Características da poda de groselhas na primavera

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Preparação
  4. Esquemas para poda de arbustos
  5. Cuidados de acompanhamento

Os benefícios de comer frutas são enormes. Tendo uma casa de veraneio, vale a pena pensar no que exatamente precisa ser plantado nela, quais safras exigirão um pequeno dispêndio de esforço e financiamento e darão uma boa colheita de frutos saborosos.

Além das frutas favoritas como morangos, framboesas, amoras e outros, as groselhas não são menos úteis e saborosas. Para obter uma colheita abundante de groselhas, você precisa ser capaz de cuidar do arbusto, cortá-lo corretamente e em tempo hábil na primavera.

A necessidade de um procedimento

Cada cultura no jardim tem suas próprias características de desenvolvimento e os cuidados com ela podem ser diferentes. Ao cultivar groselhas, é importante saber quando e como alimentar a cultura, com que frequência regar, quais as condições para proporcionar o crescimento normal e a frutificação ativa. Os arbustos desta planta lançam novos ramos todos os anos e, com o tempo, a planta torna-se muito espessa, o que afecta negativamente o seu estado.

A poda pode ser realizada duas vezes por ano, no outono e na primavera. Cada jardineiro decide por si mesmo qual opção está mais perto dele. Muitas pessoas pensam que podar groselhas na primavera é mais benéfico, as principais vantagens são:

  • modelagem correta e precisa do arbusto;
  • a capacidade de podar ramos doentes e não hibernados;
  • criar condições confortáveis ​​para as futuras frutas, para que sejam mais bem iluminadas pelo sol;
  • a ausência de ramos desnecessários permite ao arbusto investir toda a sua força na formação e amadurecimento de frutos grandes;
  • a criação do comprimento ideal dos ramos minimiza as chances de enraizamento acidental da cultura.

Além das vantagens que podem ser obtidas podando-se groselhas na primavera, há também uma desvantagem. Se o procedimento for atrasado e o arbusto começar a se desenvolver ativamente, a poda pode causar a morte da planta ou seu forte enfraquecimento. Além disso, o corte prematuro de ramos pode estimular o aparecimento de uma quantidade excessiva de novos brotos, o que afetará negativamente o processo de frutificação.

A poda da primavera é realizada para os seguintes fins.

  • Para a cura do mato, já que todos os ramos estragados afetados por pragas e doenças são removidos.
  • Para rendimentos, porque graças ao número ideal de ramos, o sol e o vento penetram no mato, o que permite que o fruto cresça grande e saboroso. O espessamento da planta interfere no fluxo total de componentes úteis à cultura.
  • Para decoratividade. A aparência do arbusto deve ser uma decoração do jardim, e não estragá-lo. Uma planta bem aparada parece boa e dá melhores frutos, e um arbusto negligenciado não trará nenhum benefício significativo.

Para que a groselha frutifique bem e em grande quantidade, é importante não só cortar os ramos, mas também fazê-lo da maneira correta, escolhendo o momento ideal para isso.

Cronometragem

Como mencionado anteriormente, a poda da groselha pode ser feita no outono e na primavera. Os próprios jardineiros determinam quando é mais conveniente para eles realizarem esse procedimento, mas a maioria está inclinada a acreditar que o trabalho da primavera é mais favorável para o arbusto. Para retirar o excesso e preparar a planta para a safra, é importante escolher o momento certo para iniciar o trabalho. O tempo de poda pode variar dependendo da região e dos indicadores de temperatura. Depois do inverno, os arbustos ficam dormentes, o suco não circula pelos galhos, o que significa que é absolutamente seguro remover o excesso de crescimento.Se você atrasar o início do trabalho e cortar a planta revivida, isso pode retardar o seu crescimento e afetar negativamente a frutificação futura.

Recomenda-se podar os arbustos de groselha em março e, em regiões frias, também se pode trabalhar em abril, se as plantas não se afastaram completamente do inverno. O arbusto ganha vida logo após o inverno, por isso é importante não perder o momento certo.

O período ideal na faixa do meio é o início de março. Nos subúrbios, dependendo das condições meteorológicas, as obras começam no final de fevereiro ou março. Nas regiões do sul, eles também são guiados por indicadores de temperatura: se o inverno for quente e a neve derreter, pode-se começar a trabalhar com os arbustos de groselha.

Preparação

O sucesso de qualquer trabalho no jardim depende da capacidade de realizar certas atividades. Com experiência e conhecimento, é possível podar os arbustos de maneira adequada e oportuna, aplicar fertilizantes, água e manter as plantas em ótimas condições, colhendo frutos estáveis ​​e com alta produtividade. Na falta de experiência, é necessário estudar detalhadamente as características de crescimento e desenvolvimento da groselha, o processo de poda, as variedades deste procedimento e familiarizar-se com os cuidados com os arbustos.

Qualquer preparação de arbustos para a temporada consiste em limpar as folhas velhas, tratar o solo de pragas e doenças com soluções especiais, soltar o solo e regar. Se você não remover as folhas velhas, existe o risco de doenças e pragas nas plantas jovens, e o arbusto ficará estragado. Afrouxar o solo permitirá que o ar chegue mais rápido ao sistema radicular, o que acelera o despertar da planta. As medidas de irrigação irão nutrir o solo e fornecer um suprimento de umidade para o crescimento de novos brotos. Para que a groselha cresça bem, é importante podá-la corretamente, retirando galhos estragados, velhos e desnecessários.

Esquemas para poda de arbustos

Para podar adequadamente as groselhas e outras safras, você precisa conhecer as principais características desse processo. Para iniciantes, existem vários esquemas, depois de ler sobre eles e assistir a um vídeo sobre o assunto, você pode obter conhecimentos básicos. A necessidade de podar galhos se resume aos seguintes objetivos:

  • formar novos brotos;
  • permitir que o sol e o vento caiam no meio do mato;
  • prevenir o aparecimento e propagação de fungos e doenças;
  • aumentar a frutificação do arbusto;
  • remover galhos secos, estragados e doentes;
  • rejuvenescer a planta.

Os iniciantes podem trabalhar com arbustos em etapas:

  • corte todos os ramos secos;
  • cortar todos os rebentos que cresçam do solo até uma altura de 10 cm;
  • apare todos os galhos que crescem dentro do arbusto;
  • realizar a retirada de todos os processos que crescem para as laterais, aumentando o volume do arbusto.

A correta formação do arbusto é a chave para o rápido crescimento da planta e boa frutificação. Se a groselha está muito espessa, o vento não sopra bem no interior da planta, criam-se ali boas condições para a reprodução de pragas e o desenvolvimento de doenças. Uma quantidade insuficiente de sol, que não consegue romper a densa vegetação, também afeta negativamente o desenvolvimento da cultura, deixa de crescer ativamente e se comporta mal.

O corte de quaisquer arbustos permite-lhe manter o jardim em ordem, minimizar os riscos de doenças e a presença de pragas, criar um aspecto bonito e apelativo do local e obter uma colheita saborosa e rica. Se a poda do arbusto foi feita no outono, na primavera basta desbastar o arbusto, se alguns ramos não hibernaram. Ao compreender as regras básicas de poda, você pode arrumar facilmente as groselhas. Existem diferentes esquemas de poda de arbustos, cada um com suas próprias características.

Rejuvenescedor

O arbusto de groselha pode produzir bons rendimentos por 5 anos, após os quais o número de frutos começa a diminuir. Para rejuvenescer a planta, é necessária a realização de podas antienvelhecimento. A essência do método é ativar o fornecimento de energia aos galhos - quanto menos, melhor o arbusto cresce, por isso é importante remover o excesso de caules. Dependendo da idade do arbusto, o procedimento pode ser diferente.

  • Uma planta com menos de 10 anos de idade precisa remover todos os galhos velhos, estragados e doentes. É importante que a quantidade cortada não ultrapasse um terço de toda a bucha, caso contrário pode morrer. É importante inspecionar os topos das hastes para verificar se há problemas - se houver, os galhos são aparados até o primeiro broto lateral.
  • O rejuvenescimento do mato velho, que tem mais de 10 anos, é feito de forma mais intensa. É necessário selecionar 5 talos saudáveis ​​e fortes nele, cortar o resto. Após tal poda, o arbusto dá novo crescimento no menor tempo possível, e a planta começa a se desenvolver com renovado vigor.

Plantas muito velhas, com mais de 20 anos, não são mais podadas, tais arbustos não sobreviverão a intervenções extremas e morrerão.

Formativo

Para que os arbustos no local tenham uma aparência organizada, bonita e frutifiquem bem, eles precisam ser modelados. A poda formativa é realizada todos os anos e consiste em etapas simples para manter o arbusto em ótimas condições.

  • A primeira poda deve ser feita assim que a muda for plantada no local de crescimento principal. Todos os ramos danificados e feios são removidos da planta, os saudáveis ​​são encurtados para 3-4 botões. O corte é feito acima da gema e o galho é cortado na diagonal.
  • Um jovem arbusto do segundo ano de vida tem 2-3 ramos de dois anos e 3-4 rebentos anuais. É necessário selecionar 6-7 caules saudáveis ​​crescendo do solo e encurtá-los para uma altura de 30 cm, os ramos restantes são cortados a uma altura de 20 cm. Qualquer crescimento horizontal que cresça abaixo de 20 cm do solo deve ser removido. Esses galhos tiram muitos nutrientes e umidade do arbusto, o que não permite que um forte crescimento cresça rapidamente.
  • No terceiro ano de crescimento da groselha, é necessário deixar cerca de 15 ramos saudáveis ​​que crescem do solo, retiram todos os fracos, horizontais e crescendo caoticamente. Encurte os topos dos rebentos em 15 cm para estimular um crescimento vigoroso.
  • A partir do quarto ano, a mata é considerada adulta, já possui cerca de 20 galhos fortes que precisam ser monitorados. Os rebentos que crescem do solo devem ser cortados, os ramos horizontais também devem ser removidos, as bordas dos caules são encurtadas em 10-15 cm.

Nas treliças

Para cultivar groselhas em treliças, você precisa colocar suportes e puxar um arame ou linha densa de jardim sobre eles. A distância entre as linhas não deve ser inferior a 1,5 metros, e os arbustos devem ser plantados a 1 m de distância. A peculiaridade do método de cultivo em latada é que os arbustos são amarrados a suportes, o que permite distribuir uniformemente a luz e garantir a permeabilidade ao ar para a planta. Os ramos mais baixos são cortados para proteger a cultura de pragas e doenças indesejáveis ​​que podem entrar no arbusto a partir do solo.

A poda da groselha para este cultivo é efectuada de forma a que não fiquem no arbusto mais de 4 ramos, que se prendem ao arame inferior, todo o resto da vegetação é removido. Os ramos da treliça são dispostos verticalmente e em diferentes direções, externamente o arbusto parece um leque. No segundo ano de crescimento da cultura, os brotos são amarrados a um segundo fio, os ramos do meio são um pouco mais curtos do que o resto e os ramos horizontais também são aparados. Os processos basal e nulo são completamente removidos.

Após o sexto ano de crescimento da groselha, é necessário rejuvenescer o arbusto.

No porta-malas

Um método alternativo para o cultivo de groselhas é formar um caule - uma planta semelhante a uma pequena árvore. Para podar uma colheita dessa forma, você deve seguir essas recomendações.

  • Encontre o rebento mais forte e saudável, que tem aproximadamente 1 m de comprimento.
  • Remova todos os outros ramos.
  • Corte os rebentos laterais do tronco do arbusto. Para manter a planta em pé, você pode fixá-la com um tubo ou de outra forma e depois amarrar as groselhas de diferentes lados.
  • Ameixa como se fosse qualquer arbusto ou árvore.
  • Até 5 ramos mais fortes são deixados anualmente, o resto é cortado.
  • Os rebentos do ano passado foram cortados pela metade.
  • Remova os ramos que crescem nas raízes e aqueles que formam uma copa irregular ou têm desenvolvimento problemático.
  • Arbustos de cobertura morta perto do tronco.

Esses arbustos ocupam pouco espaço, são bonitos e proporcionam uma boa colheita, porém, são menos duráveis ​​e não toleram bem as geadas, por isso a opção de cultivo padrão não é adequada para todas as regiões.

Cuidados de acompanhamento

A poda oportuna de groselhas tem um efeito positivo na planta e permite que ela cresça rápida e ativamente a partir do momento em que o arbusto acorda. Se for necessário remover muitos galhos grossos, a cultura pode ficar mais difícil de suportar esse processo, então você pode ajudá-la e usar um campo de jardim especial para processar os cortes. Para prepará-lo, você precisa:

  • derreter e misturar parafina e colofónia na proporção de 6: 3;
  • adicione óleo vegetal (2 partes);
  • leve para ferver e deixe no fogo por meia hora;
  • espere até que a composição esfrie e possa ser aplicada às fatias.

Após a poda, você precisa realizar uma série de atividades para cuidar da groselha:

  • regar o solo se estiver seco;
  • capina;
  • tratamento de arbustos de pragas e doenças.

Se a cultura crescer mal, é necessária uma alimentação oportuna: os fertilizantes são aplicados no início da primavera, na época do aparecimento das inflorescências, na formação do ovário e na preparação para o inverno. A combinação da competente poda dos arbustos com o cuidado integral da colheita permite-lhe desfrutar de frutos silvestres saborosos e saudáveis ​​durante muitos anos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário