Colchões duros
O sono de uma pessoa moderna não deve ser apenas confortável. É importante que junto com o relaxamento e a recuperação muscular, o corpo esteja na posição correta e a coluna esteja apoiada. Apenas colchões duros podem organizar adequadamente o sono. Eles se destacam de suas contrapartes em uma série de diferenças.
Recurso, prós e contras
Os colchões duros são os únicos que podem tornar o descanso de uma pessoa não só confortável, mas também correto. Ao contrário dos análogos de uma estrutura macia, esses colchões excluem dobras não naturais da coluna durante o sono, o que é muito prejudicial à saúde.
Colchões duros não são estruturas de madeira, como muitas pessoas erroneamente acreditam. Na verdade, esses tapetes são blocos com um acolchoamento ortopédico especial que, com uma base rígida, pode proporcionar ao usuário relaxamento muscular completo, reduzir a carga na coluna e aliviar dores nas costas, região lombar e pescoço. Esses bloqueios são reconhecidos como uma excelente prevenção de doenças do sistema musculoesquelético. Se você dormir em colchões duros e realizar uma série de exercícios especiais prescritos por um médico ortopédico, poderá se livrar gradualmente da escoliose, dos distúrbios de postura e das dores de cabeça.
Os tapetes rígidos têm vários recursos. Elas:
- são feitos de matérias-primas de origem natural e sintética;
- dependendo do tipo de construção, apresentam estrutura e espessura de bloco diferentes;
- fornecer um local para dormir com uma superfície perfeitamente plana;
- diferem no grau de rigidez, permitindo a escolha de uma opção, levando em consideração as recomendações do médico ou suas próprias preferências;
- pode ser unilateral ou bilateral, com um efeito diferente em cada lado;
- projetado para usuários de diferentes idades (desde bebês até idosos);
- implicam em carga de peso diferente, levando em consideração o tamanho do leito e o número de berços;
- diferem em diferentes formatos de bloco (padrão e não padrão);
- são feitas de forma massiva e individual (sob encomenda para medidas específicas e formato da cama);
- com base nos componentes do bloco, eles diferem em custos diferentes.
Apesar de colchões duros serem os melhores tipos de camas, eles são fáceis de usar. Você não pode pular ou pular sobre eles: o acolchoamento do bloco pode quebrar, pois não é elástico. Ao comprar tal bloco para crianças, é preciso levar em consideração a atividade da criança, tentando evitar que ele se quebre.
Além disso, a carga permitida não deve ser ultrapassada: tais modelos não são adequados para pessoas com excesso de peso. Em primeiro lugar, colocar um usuário com excesso de peso em tal colchão será desconfortável e doloroso. Em segundo lugar, sob o peso de um corpo com excesso de peso, o bloco pode quebrar. Outra desvantagem é a limitação do uso de colchões duros para idosos. Projetos mais suaves são recomendados para tais compradores.
Variedades
Pelo tipo de estrutura, os colchões duros são de dois tipos:
- monolítico;
- combinado.
O primeiro tipo é uma construção em plano fundido de uma única fibra rígida, revestida com uma capa de tecido. Estes são os tapetes mais resistentes que não têm uma camada adicional de acolchoamento de amolecimento. As opções de tipo combinado são mais variadas... Têm uma base diferente, porém, são sempre fornecidos com gaxetas adicionais (em uma ou várias camadas) para dar o grau de rigidez necessário à estrutura.
Pelo tipo de base, os colchões rígidos são divididos em:
- Primavera;
- sem mola.
Cada variedade tem suas próprias características, prós e contras. Em qualquer uma das categorias, você pode escolher modelos realmente práticos e de alta qualidade com o efeito ortopédico necessário. E em um, e em outro caso, em colchões duros, é utilizado um enchimento especial, que determina as propriedades básicas do bloco, sua durabilidade e praticidade.
Características dos colchões sem molas
Tapetes rígidos sem mola são tipos de blocos ortopédicos. Não há elementos de metal elásticos neles, então a superfície estará sempre inalterada, não sujeita a deformações. Esses colchões são geralmente feitos de matérias-primas naturais hipoalergênicas, de modo que não causam sensações negativas na pele (irritação, coceira, vermelhidão). Na maioria dos produtos, eles são muito elásticos, têm boa troca de ar, o que exclui a formação de um ambiente para o desenvolvimento de fungos, mofo e apodrecimento.
Esses blocos são ecologicamente corretos e seguros de usar. Por não conterem metal, não acumulam eletricidade estática, não irritam com um guincho e são seguros para os humanos (o que é especialmente importante na escolha de um modelo para crianças). Outra vantagem é a resistência à absorção de odores e umidade. Eles secam rapidamente de forma natural e são projetados para uso a longo prazo (10-15 anos).
Os modelos feitos com recheio natural são mais perfeitos: não emitem substâncias tóxicas e, portanto, eliminam o desconforto associado ao aparecimento de dores de cabeça e falta de ar.
A única coisa que é importante considerar na escolha de tais blocos é a composição do componente adesivo (resina natural é preferível em vez de borracha), então o sono será pleno.
O recheio mais correto das esteiras duras é a fibra de coco. É feito a partir da casca de um coco por imersão, penteação e processamento. Além da substância fibrosa, os fabricantes utilizam flocos de coco ou o método de agulha perfurada para montagem da manta, quando a matéria-prima é fixada em uma base tecida. Porém, se você precisa de uma esteira de coco de qualidade, deve optar por uma fibra impregnada com látex para manter sua forma.
Um tipo igualmente bom de enchimento para blocos rígidos é o látex natural ou sintético. O tipo natural de recheio é obtido no processo de beneficiamento da seiva da árvore de Hevea (cresce nos trópicos), o enchimento sintético é o seu análogo, não tão elástico, mas bastante duro. Por sua estrutura, o látex é um bloco poroso com aberturas em forma de células, diferenciando-se em diferentes profundidades e diâmetros. Esse enchimento é um pouco mais macio do que a fibra de coco e possui diferentes níveis de dureza em todas as zonas do bloco. Isso contribui para uma distribuição uniforme da carga do corpo sem prejudicar a saúde.
Os colchões de molas, embora considerados ortopédicos, têm efeito ortopédico apenas sob certas condições. Independentemente da cama que se compram (simples ou dupla), o principal é que o seu desenho é constituído por pequenas molas duplas e é de tipo independente. Isso significa que a malha deve consistir em mais de 1000 elementos verticais torcidos. por 1 sq. m, e é melhor se as molas forem duplas: cada uma delas é inserida em outro, de diâmetro menor ("Multipackage" e "Micropacket"). A característica do design é que cada mola é embalada em uma capa de tecido respirável. As tampas são interconectadas para manter a integridade da estrutura.
Com a pressão em uma esteira deste tipo, apenas funcionam as molas externas, sendo que as internas são conectadas exclusivamente com o aumento da pressão sobre o colchão. Devido a esta característica, a posição da coluna vertebral está correta e, graças à rígida camada de acolchoamento adicional, o efeito ortopédico é mantido.A estrutura de tal bloco é a seguinte: o núcleo consiste em um grande número de molas, elas são cobertas com fibra de coco ou látex, uma camada de hollowfiber, struttofiber, spandbond, feltro ou espuma de poliuretano é adicionada por cima. Estes colchões são mais macios do que os colchões sem molas, por isso, em alguns casos, são adequados como um bloco sobre uma cama para idosos. Já para as crianças, esses modelos não podem ser comprados nem de berço nem de berço, mesmo que as molas sejam muito pequenas e recobertas por uma grossa camada de coco.
Graus de dureza
Apesar de os colchões serem chamados de duros, seu grau de dureza é ambíguo. Existem três níveis de firmeza do colchão no total:
- suave;
- moderadamente duro;
- difícil.
Variantes suaves não se enquadram no grupo de blocos rígidos. Eles vêm em uma base de mola ou sem mola, no entanto, eles não fornecem suporte adequado para a coluna vertebral, cedem com o peso do peso e postura de enrolar dia após dia enquanto a pessoa dorme. O único obstáculo a prejudicar a saúde humana nesses blocos são as ripas localizadas na base da cama. São vigas treliçadas de madeira, espaçadas na mesma distância umas das outras.
Os colchões de dureza média diferem dos blocos muito duros, são considerados o meio-ouro, versáteis, projetados para um peso médio de um ou dois usuários, adequados para pessoas saudáveis e doentes, e não estão limitados por categorias de idade. Produtos de alta rigidez são selecionados por razões médicas. Apesar da aparente inadequação para o sono, tais designs são convenientes e relevantes, especialmente na infância. Por exemplo, eles ajudam a moldar a postura de um recém-nascido cuja coluna ainda não apresenta as curvas necessárias. Se os compararmos com colchões de molas comuns, o segundo tipo atrapalhará o desenvolvimento da postura: as costas do bebê não conseguirão relaxar durante a noite e se dobrarão dia após dia.
Um dos tipos de esteiras rígidas é um projeto com diferentes rigidez dos berços. Esses colchões são projetados para dois parceiros com pesos diferentes.... Sua diferença é o método diferente de composição do enchimento. Ao mesmo tempo, o bloco não perde suas qualidades e vida útil. Como regra, em tal bloco há sempre uma base rígida (ortopédica) e há uma camada adicional de espessura diferente necessária para suportar a coluna vertebral.
Se compararmos a rigidez dos blocos com e sem mola, então os mais rígidos são precisamente os últimos. Você não pode simplesmente pegar e comprar um colchão duro sem recomendações especiais, com base apenas na opinião do vendedor. Em alguns casos, esses modelos realmente ajudam a saúde, em outros podem agravar o problema. Por exemplo, no caso de osteocondrose, é preferível substituir esses colchões por outros moderadamente duros.
Dimensões (editar)
Os tamanhos dos colchões duros não diferem de todos os análogos existentes. Eles são feitos para tamanhos de cama padrão para crianças, um ou dois adultos. Portanto, os parâmetros do tapete podem ser pequenos, médios ou grandes, além de não padronizados (redondo, quadrado).
É importante ressaltar que cada fabricante define seus próprios padrões de móveis, portanto, o tamanho dos colchões pode variar. Normalmente, os parâmetros são indicados em centímetros, embora algumas empresas utilizem o sistema de medição em milímetros (por exemplo, 1200 por 1800, 2000 por 2000 mm). Os modelos infantis são 50x60, 100x60, 120x60 cm. Os menores são projetados para um carrinho de bebê ou berço. Para pré-escolares e adolescentes, as empresas produzem modelos com dimensões de 140x70, 80x150, 70x160, 80x160 cm.
As opções para alunos do ensino médio e adultos são grandes em comprimento e largura. Com base no número de lugares para dormir, eles podem ser 90x190, 140x190, 75x195, 80x200, 90x200, 200x120, 140x200, 160x200, 180x200. Os modelos com tamanho de 190x140 cm e mais são adequados para camas de casal.Os colchões espaçosos para uma família de três pessoas são ainda maiores: 200x200, 210x200, 210x240 cm.
Dicas de Seleção
Você deve entender imediatamente que a escolha de um colchão duro é individual: para uma pessoa em particular, você precisa comprar seu próprio colchão. Essa pode não ser a primeira opção de que você goste, já que a saúde de cada pessoa é diferente. A escolha é feita criteriosamente, levando em consideração todas as nuances:
- antes de comprar é necessário consultar as informações dos modelos nos sites dos fabricantes, levando em consideração as dimensões de acordo com o peso e o número de berços;
- na loja vale a pena verificar a qualidade da mercadoria solicitando um certificado e conhecendo os termos da garantia;
- o colchão de alta qualidade possui uma capa removível com zíper, graças ao qual é possível abrir a estrutura, determinar a rigidez e a estrutura do bloco;
- se houver uma fibra marrom escura dentro da esteira de coco, impregnada com resina natural ou látex, é um bom colchão que vai durar bastante;
- um tom claro de coco indica uma fibra imatura, o que reduzirá a vida útil, afetando a qualidade do bloco;
- o tamanho do colchão deve se encaixar idealmente na estrutura da cama (se for maior, começará a se dobrar, deformando a superfície do local de dormir e prejudicando a coluna);
- se você precisa de um colchão ortopédico para evitar problemas na coluna e nas costas, deve-se prestar atenção a um bloco sem molas feito de látex ou fibra de coco de um tipo combinado ou um modelo de dois lados "inverno-verão" (com uma camada quente em um lado e algodão do outro);
- na escolha do grau de rigidez, deve-se levar em consideração a regra: quanto menor o peso, menor a densidade do local de dormir (não se aplica a crianças e prevenção de doenças nas costas);
- idosos com mais de 50 anos não são recomendados construções de alta rigidez devido ao enfraquecimento dos músculos que sustentam a coluna vertebral;
- em caso de dor na coluna, é necessário consultar um médico: geralmente esses usuários não são recomendados colchões muito duros (a melhor opção de bloco para eles é uma versão de látex de dureza moderada);
- com osteocondrose, hérnia intervertebral, postura inadequada e problemas na parte superior da coluna, você deve prestar atenção às estruturas rígidas em uma mola ou rigidez média em uma base sem mola;
- Colchões firmes excepcionalmente sem molas feitos de fibra de coco são relevantes para as crianças: proporcionam uma posição confortável durante o sono.
Para que um colchão dure muito tempo, você deve cuidar de um protetor de colchão resistente à umidade, feito de tecido antiderrapante de origem natural. É aconselhável escolher a opção com impregnação antimicrobiana ou tratamento com íons de prata. Como o produto é comprado há muito tempo, a cor da capa também importa. Apesar de as capas removíveis poderem ser retiradas e lavadas, cobertas com roupa de cama, uma cartola colorida com estampa é mais prática.
Como deixar o colchão mais duro ou mais macio?
Na verdade, é muito simples, pois os fabricantes de colchões fabricam essas esteiras, levando em consideração os interesses do usuário. Esses colchões são chamados de dupla face. Eles são um bloco com vários graus de rigidez em ambos os lados. É feito de um ou dois tipos de enchimento, complementado com acolchoamento macio em um dos lados. Se quiser aumentar a rigidez, vire a manta com o lado duro. Quando for necessário amolecer a superfície do bloco, vire-o do outro lado.
Estruturas com rigidez lateral diferenciada são convenientes na medida em que, além de variar o grau de rigidez, evitam que a esteira endureça, excluindo sua flacidez e deformação. Eles são comprados para crianças e adultos, porque às vezes um colchão comprado pode não caber. Neste caso, um tipo de superfície semidura salvará o dia, eliminando a necessidade de devolver a esteira ao vendedor, o que muitas vezes é problemático.
Avaliações
Colchões duros são reconhecidos como uma compra benéfica para sua saúde. Isso é evidenciado pelas críticas deixadas nos fóruns dedicados à saúde infantil e nos sites de lojas que vendem esses tapetes. Os blocos rígidos estão em alta demanda. Os compradores observam que dormir sobre eles é conveniente e confortável.
As opiniões se misturam na escolha da firmeza dos colchões. Alguns compradores, após terem testado a densidade dos colchões em si próprios, notam que sentem uma diferença na espessura da camada de fibra de coco, que deveria ser superior a 1 cm, muitas vezes carecendo de rigidez. Outros se esforçam para encontrar um meio-termo para que o sono seja útil e, ao mesmo tempo, confortável. Portanto, eles suspeitam de colchões monolíticos.
Já os blocos rígidos são mais comprados para crianças, pois são adquiridos atendendo às recomendações de pediatras e ortopedistas. Os pais que se preocupam com a saúde dos filhos notam que o sono dos bebês nesses colchões é a princípio acompanhado por uma virada em busca de uma posição confortável, para depois se tornar sereno e prolongado. Depois de dormir o suficiente, as crianças geralmente acordam de bom humor e se comportam ativamente.
O vídeo a seguir o ajudará a decidir sobre a escolha deste ou daquele colchão.
O comentário foi enviado com sucesso.