Como fazer a cama com as próprias mãos?

Contente
  1. Visualizações
  2. Determine o tamanho
  3. Opções de base de colchão
  4. Características do produto de metal
  5. Materiais populares
  6. Como fazer um modelo de duas camadas em casa?
  7. Opções de decoração
  8. Ideias interessantes

Não há peça de mobiliário mais importante em um apartamento moderno do que uma cama. Uma pessoa precisa descansar depois de um árduo dia de trabalho, e a cama pode ajudar com isso. Claro, escolher uma cama não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, simplesmente impossível. Se, por algum motivo, escolher uma cama para uma estadia agradável não deu certo, você sempre poderá lidar com a situação sozinho. A seguir, descreveremos como fazer a cama com as próprias mãos.

Visualizações

Em primeiro lugar, é importante notar que a aparência, o tamanho e os materiais com os quais a cama será feita dependem totalmente da imaginação e da capacidade financeira de quem a monta. As opções são diferentes: desde uma simples cama de solteiro em madeira até uma grande cama de casal, em forma de nave espacial, decorada com vários elementos. As opções mais comuns podem ser identificadas.

Um modelo simples e familiar, escolhido por muitos justamente pela simplicidade de execução. Quatro pés, duas fixações laterais nas laterais, duas costas e fundo em ripas. Em uma palavra - um clássico.

Outro passo na arrumação de camas moderna foi equipar seus produtos com caixas - para armazenar várias coisas nelas, desde roupa de cama até alguns itens pessoais. Quase todas as camas podem ser equipadas com caixas, mesmo após o término de sua montagem.

Hoje, camas transformadoras estão ganhando popularidade. Como o nome indica, essa cama pode ser transformada em uma peça de mobiliário completamente diferente com um leve movimento da mão. Ele permite que você economize muito espaço livre no apartamento.

Também há muitas opções de transformação, e aqui estão as principais:

  • Cama guarda-roupa... A estrutura dessas camas é geralmente feita de metais leves, mas fortes, que não podem se deformar sob estresse constante durante o sono, bem como quando armazenados dobrados. A cama em si é uma estrutura vertical com três paredes, gavetas embutidas e um mecanismo de elevação no qual a estrutura é instalada.

Quando dobrado, o armário pode ser fechado tanto com a parte inferior da moldura quanto com portas especiais que se abrem durante o sono. A grande desvantagem deste design é o número limitado de coisas que podem ser colocadas nas gavetas do armário. Eles não serão usados ​​com muita frequência. No entanto, o lugar que ajudará a salvar essa cama na maioria das vezes cobre esse menos.

  • Cama-mesa... Na maioria das vezes, esse tipo de transformação é usado em famílias com crianças que frequentam a escola. O tamanho da mesa (e da cama que sai dela) é muito limitado e é bastante difícil para um adulto ter um sono agradável. Para reforçar toda a estrutura, é utilizada uma parede de móveis com armários e estantes, na qual é montada uma mesa, cuja parte distante se transforma em cama.
  • Possivelmente, poltrona-cama é o tipo mais comum de camas dobráveis ​​sem moldura na maioria dos apartamentos. Esses produtos também são chamados de frameless. Um lugar adicional para dormir para uma pessoa, bem como uma cadeira confortável no resto do tempo, é melhor do que você pode imaginar.Anteriormente, essa poltrona era parte integrante de um conjunto com um sofá, mas hoje, devido à crescente popularidade da decoração de apartamentos no estilo minimalista, a moda para esses produtos está desaparecendo rapidamente.
  • Pufe-cama... A mesma cama transformadora, mas sem braços e encosto. Uma cama dobrável moderna com recheios de qualidade e molas de caixa. Esta opção é adequada para quase todos os apartamentos, uma vez que este produto ocupa muito pouco espaço, dobra-se na cama em poucos segundos e é ideal para dormir.

Os produtos horizontais dobráveis ​​podem ser considerados um tipo separado de camas que podem ser feitas à mão. Esses modelos diferem dos transformadores porque não se transformam em uma peça separada do móvel, mas são dobrados com a ajuda de um mecanismo especial em uma parede de móvel, na qual quase tudo o que é necessário pode ser adicionalmente embutido.

As camas flutuantes são o grito da moda moderna. Eles, é claro, não flutuam, mas devido à organização original dos elementos que sustentam a cama, parece que nada a está sustentando. A decisão de fazer e instalar este modelo em seu apartamento é bastante ousada, mas ao mesmo tempo extremamente interessante.

Existem muitas opções diferentes para decorar o espaço debaixo da cama. São luzes, cintilando com todas as cores do arco-íris e criando o efeito de romance e mistério, e vários tapetes que transformam o ambiente em um ambiente suave e agradável. Existem muitas opções, basta conectar sua imaginação.

A última variedade sobre a qual vale a pena falar são as camas suspensas. Eles parecem muito bonitos e verdadeiramente únicos, embora seja mais fácil fazer a cama, mesmo com as próprias mãos, do que outras peças de mobília. A principal condição para a utilização desse tipo de berço é a capacidade de alocar um espaço suficientemente grande para ele, uma vez que o mecanismo de suspensão tende a oscilar com pequena amplitude.

Determine o tamanho

Ao fazer algo com suas próprias mãos, você precisa levar muitas coisas em consideração. Na hora de escolher uma cama, seu tamanho será um fator muito importante. Claro, o tamanho também depende de uma variedade de nuances.

A primeira nuance é a necessidade de um certo número de lugares para dormir no quarto. Se o quarto permitir, você pode fornecer uma cama de qualquer tamanho. Claro, muitos fazem clássicos individuais e duplos. Assim, surge a seguinte nuance.

Para quase todas as camas feitas por você, você precisa escolher um colchão, que deve caber perfeitamente no tamanho da cama. Esta é uma escolha muito importante, uma vez que um colchão selecionado incorretamente pode levar a um sono insatisfatório, levando a vários distúrbios nervosos, psicose, bem como problemas com o esqueleto humano. Atualmente, os colchões são confeccionados nas seguintes faixas de tamanho:

  • 90×200;
  • 120×200;
  • 140×200;
  • 180×200;
  • 160×200;
  • 80×190;
  • 180×80;
  • 90×190;
  • 70×160;
  • 120×180;
  • 150×200;
  • 90×180;
  • 170×80.

Focando nesta grade dimensional, vale a pena calcular o tamanho da futura cama. Claro, tudo deve ser feito o mais cuidadosamente possível. Não deve haver imprecisões.

Opções de base de colchão

Tendo decidido as dimensões, pode proceder à seleção de uma parte tão importante da cama como base para o colchão. Sim, claro, pode passar sem colchão, substituindo-o por um enchimento não removível das mesmas poltronas-camas e móveis semelhantes, mas em casa é extremamente difícil fazê-lo, portanto, na maioria das vezes as camas são feitas embaixo o colchão.

Eles são assim:

  • Hoje já é considerada uma relíquia do passado, mas em alguns lugares ainda é possível ver uma base plana. Consiste em placas marteladas, formando escudo de madeira, em que o colchão é colocado. Praticamente não há vantagens neste design (em comparação com opções mais modernas), mas há muitas desvantagens.

Primeiro, o colchão se deforma muito rapidamente e perde suas propriedades úteis. Em segundo lugar, um sonho com tal motivo não é dos mais agradáveis. Em terceiro lugar, o colchão não é ventilado, pelo que pode ficar húmido, o que pode provocar o aparecimento de vários parasitas ou o início do apodrecimento, o que também não é muito agradável.

  • Fundo de ripas... A opção de base mais comum. Esse produto é vendido em quase todas as lojas e pode ser substituído com um leve movimento da mão. Consiste em várias tiras de dobra (lamelas) feitas de materiais diferentes (geralmente é usada madeira), colocadas a uma distância igualmente pequena umas das outras e colocadas na moldura. Ele se encaixa diretamente no nicho do colchão.

Existem opções com amortecedores que distribuem automaticamente o peso pelo colchão e produtos sem eles, projetados para cargas leves. Se algo acontecer com as lamelas, conforme mencionado acima, elas podem ser substituídas, mesmo que uma de cada vez.

  • Ortopédico... Em tal fundo, uma estrutura de metal sempre fica na base - um tubo que mantém toda a estrutura. As lamelas nessa base dobram melhor - devido a um método especial de fabricação associado à colagem do material do qual as peças são feitas. Os chamados suportes laterais, feitos de plástico e projetados para segurar as lamelas, são fixados na moldura.
  • Plástico... Tais bases são bastante diferentes de todas as opções anteriores, pois contam com molas plásticas, que permitem dar maior elasticidade à estrutura e a capacidade de controlar o nível de rigidez do berço. Claro, essa opção também é mais cara, mas seu componente ortopédico faz você pensar cem vezes se vale a pena economizar na saúde.

Características do produto de metal

Ao escolher vários metais como os principais materiais para fazer uma cama, você deve se certificar de que o material selecionado será o mais forte possível e pode suportar cargas pesadas. Hoje, as camas de metal são ainda mais baratas do que as de madeira. Na maioria das vezes, para a fabricação da moldura, são utilizados tubos de perfil, com os quais é mais fácil trabalhar. Comprá-los também é bastante simples.

Como em qualquer negócio, a fabricação de uma estrutura de cama de metal enfrenta várias dificuldades. Em casa, por exemplo, é quase impossível fazer esses produtos, pois é preciso ter uma ferramenta bastante específica para cortar, processar e soldar estruturas metálicas. Porém, todos os esforços serão justificados, pois no final você conseguirá uma cama que servirá fielmente por muitos anos. É possível que ainda mais de uma geração.

Também deve-se ter em mente que uma cama de metal:

  • Tem mais peso do que análogos.
  • Muitas vezes, é indissociável, portanto, o local de instalação deve ser escolhido com sabedoria.
  • Devido às juntas e soldas mal processadas, pode danificar os elementos internos, o piso e causar ferimentos em crianças e adultos.

É possível fazer uma cama até mesmo com tubos de polipropileno, que serão muito mais baratos, mais convenientes de compor, mas ao mesmo tempo menos duráveis. Essas estruturas não são projetadas para grandes pesos e são recomendadas para uso apenas na fabricação de camas de bebê. Claro, ninguém proíbe fazer uma cama de adulto, mas isso é repleto de deformação rápida, destruição - e apenas um sonho ruim.

Materiais populares

Decididos o tamanho, a moldura e a base do colchão, vale a pena pensar num outro elemento muito importante. Sobre o material a partir do qual todos os elementos anteriores serão feitos. Claro, a madeira será a escolha mais ecológica, visualmente agradável e esteticamente correta, mas seu custo pode assustar muitos artesãos.

Se o preço não é o principal para você, então deve prestar atenção ao fato de que você precisa escolher apenas as espécies de madeira da mais alta qualidade para a cama, como carvalho, faia, freixo, mogno, bétula e outros. Os materiais devem estar bem secos e isentos de pequenas fissuras. Claro, não deve haver nós também. Podem ser tábuas ou barras, fixadas com uma cola especial - para se obter as chamadas tábuas coladas. Quando as placas estão prontas, são revestidas com um verniz especial à base de água que preserva sua aparência e as protege da umidade por muitos anos.

  • O tipo de árvore mais difícil de entender é Aspen... Por alguma razão, é esta árvore que muitos mestres (e pessoas comuns) associam a várias superstições, que diferem tanto que é extremamente difícil para uma pessoa despreparada entender isso, e muitas vezes impossível.

Claro, essa espécie de árvore é famosa não apenas por superstições. Mesmo os conhecedores mais habilidosos não conseguem decidir em que época do ano é melhor cortar o álamo para processamento posterior. Alguns dizem que é o fim da primavera, outros preferem o fim do verão. Em geral, tudo é muito ambíguo.

  • O material mais popular e mais barato hoje está se tornando PVC - ou cloreto de polivinila... Este material é um plástico incolor, muito conveniente para processamento e uso posterior. Possui características médias em termos de relação qualidade-preço, razão pela qual é tão popular, porém, especialistas afirmam que o policloreto de vinila, quando aquecido, emite vapores perigosos que podem prejudicar a saúde humana.
  • Aproximadamente no mesmo nível de popularidade com o PVC está MDF - ou fração fina... O nome, claro, soa um tanto incomum, mas na realidade são apenas placas feitas pelo método de alta pressão (a partir de fibras de madeira de densidade média).

O MDF tem uma desvantagem bastante óbvia. Claro, estamos falando de uma combinação muito ruim com água. Muita umidade para tal material é destrutiva, uma vez que as fibras comprimidas secas incham, destruindo a estrutura original da placa, bem como o revestimento de tinta e verniz, o que afeta muito a aparência e a possibilidade de operação posterior do produto como um todo .

  • Conforme mencionado acima, além de madeira e plástico, também são utilizadas camas vários metais, de chapas de ferro simples a ouro e platina. Os recursos desta escolha são descritos na seção correspondente.

Como fazer um modelo de duas camadas em casa?

Pode parecer que fazer uma cama de beliche não é muito necessário para a maioria das pessoas, mas para famílias que criam dois ou mais filhos, esse modelo é uma verdadeira salvação. Claro, se houver um quarto separado para as crianças, então você pode colocar um par de camas para cada bebê, mas vale a pena entulhar o espaço extra que pode ser usado sob a parede sueca, por exemplo.

De madeira

Esse modelo é o mais simples possível, então quase qualquer mestre (mesmo um iniciante) pode fazê-lo. Essas camas são chamadas de clássicas. Esse mobiliário consiste em apenas 11 elementos necessários:

  • racks verticais - 4 pcs .;
  • almofadas para postes verticais - 4 unid .;
  • gavetas - 4 peças;
  • tiras longitudinais para placas de quadro - 4 pcs .;
  • painéis superiores da cabeceira e peseira - 4 pcs .;
  • pranchas centrais da cabeceira e peseira - 4 pcs .;
  • corrimãos de escada - 1 unid.;
  • degraus de escada - 3 pcs .;
  • guarda-corpos - 4 pçs .;
  • ripas para base do colchão - 24 unid .;
  • placas de extremidade da estrutura de suporte - 4 peças.
  • Primeiro você precisa instalar a cabeceira e o estribo. Para fazer isso, as tiras superior e central correspondentes são fixadas aos postes verticais no nível necessário.
  • Em seguida, as gavetas são instaladas em ranhuras especiais, que são fixadas com parafusos auto-roscantes.
  • Depois de instalar a estrutura, pode-se começar a consertar o guarda-corpo da escada e seus degraus.
  • Podemos dizer que a montagem está completa. Resta apenas processar adicionalmente todas as juntas para evitar o aparecimento de rebarbas e lascas, bem como instalar as ripas da vedação em ambas as camas e colocar as ripas transversais para apoiar o colchão.

Como montar uma cama extraível com pódio?

A cama pódio é uma das variedades de transformadores, no entanto, este móvel difere deles por não se transformar em mais uma peça de mobiliário, mas quando dobrada passa a fazer parte da divisão como um todo. O pódio é uma elevação artificial que serve de piso na sala.

Quando você vai começar a montar, você precisa perceber que fazer uma estrutura tão complexa é, embora seja uma solução muito prática, mas ao mesmo tempo esse trabalho é muito difícil. Para instalar esses móveis, você deve entrar em contato com um especialista.

Se os serviços de um especialista não forem necessários, aqui estão algumas dicas de montagem:

  • Primeiro, você precisa fazer um esboço do futuro pódio - junto com uma cama embutida. Para isso, é necessário saber com a maior precisão possível as dimensões do cômodo, a altura da estrutura da cama, sua largura e comprimento, a altura do colchão que será utilizado para dormir, bem como a altura das rodas com o qual a cama rolará para fora de seu "armazenamento".

Em vez de rodas, pode-se usar um mecanismo especial, mas sua instalação também deve ser levada em consideração nos cálculos, já que suas partes tornam a cama um pouco mais larga. Em nenhum caso deve-se escolher a altura da estrutura da cama próxima à abertura da qual será removida, para evitar emperramento e outros problemas de funcionamento.

  • Assim que o esboço é finalizado, tudo é medido com precisão milimétrica, é necessário prossiga com a seleção de materiais a partir dos quais todos os elementos serão criados. Ao criar tais estruturas, você deve prestar atenção ao reforço adicional dos suportes do pódio - a fim de evitar o colapso. Recomenda-se a utilização de contraplacado ou MDF como piso do pódio, pois têm a resistência necessária, mas ao mesmo tempo não são muito pesados.
  • Após a escolha dos materiais, pode-se iniciar a montagem, mas antes é necessário desmontar os rodapés, pois eles certamente interferirão na instalação do bastidor. Numa fase inicial, de acordo com um esboço previamente traçado, é necessário montar uma moldura na qual deverá ser deixado espaço para a própria cama, espaço de armazenamento para outras coisas, bem como escadas. A próxima etapa na montagem será a estrutura da cama, também criada a partir do esboço. Depois de todas as manipulações, falta montar as caixas de armazenamento, embainhar a moldura do pódio com compensado ou MDF e prender uma escada.

Tudo. A cama do pódio está pronta.

Modelo caseiro com mecanismo de elevação: instruções passo a passo

Como acontece com qualquer outra cama - a montagem deste modelo deve ser iniciada com a criação de um desenho. Quanto mais detalhado e melhor for feito, mais fácil será a montagem da cama. É difícil aprender, é fácil lutar. Se não houver experiência na montagem dessas camas, você pode obter desenhos prontos na Internet ou de fabricantes.

Então, o desenho está pronto, é hora de decidir sobre os materiais e ferramentas necessários. Para a montagem, serão necessárias tábuas, ripas de madeira, aglomerado (aglomerado), parafusos auto-roscantes com conjunto de chaves de fenda e mecanismo de levantamento. Infelizmente, fazer isso com as próprias mãos é extremamente difícil, então você tem que comprá-lo. O mecanismo de elevação é a gás e mecânico. O mecanismo de gás pode ser fixado em uma determinada posição e sem.

Depois que tudo que você precisa estiver montado, você pode prosseguir para o mais importante - para a preparação das peças e montagem:

  • Primeiramente, é necessário confeccionar paredes laterais, gavetas, cabeceiras e também fundos para caixas de aglomerado ou MDF.
  • De uma barra, você precisa montar uma estrutura para a base.
  • Em seguida, é criada a base para o colchão - de tábuas e ripas de madeira.
  • Uma moldura pode ser montada a partir dessas peças.Depois de montada a estrutura, a cama está quase completa. Resta apenas prender as gavetas e paredes laterais, prender o fundo das gavetas e fixar a cabeceira da cama.
  • O toque final será a instalação do mecanismo de levantamento e o revestimento do produto acabado. Para o revestimento, é melhor usar folhas de espuma de borracha dispostas em várias camadas. Isso adicionará maciez e conforto à roupa, bem como esconderá todos os cantos pontiagudos.

Você pode cobrir a espuma de borracha com um pano ou outros materiais - como couro sintético ou couro. O principal é que o material selecionado corresponda ao interior geral da sala. Isso dará à cama uma aparência estética e completa.

Como fazer uma cama redonda corretamente?

As camas redondas, embora sejam soluções de interior interessantes, ainda não são instaladas com muita frequência nos apartamentos, uma vez que nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de instalar um móvel deste tipo no centro da divisão, onde está inserido. No canto, ele "comerá" o espaço livre.

Como antes, a preparação deve começar com um desenho, o detalhe mais importante de qualquer negócio. É necessário combinar o tamanho do cômodo em que a cama será instalada com as dimensões futuras da própria cama. Na maioria das vezes, os modelos redondos são feitos em dobro.

Tendo decidido as dimensões e preparado tudo que você precisa, você pode começar a fazer peças e montar:

  • Para começar, dois semicírculos devem ser cortados de duas folhas de MDF ou madeira compensada usando ferramentas de medição especiais - a futura base da cama.
  • Uma cruzeta especialmente montada com barras de comprimento igual ao diâmetro da base é fixada ao círculo acabado, no qual as pernas são instaladas, e outra cruz, coroando a estrutura da cama.
  • Após a preparação das cruzes, pernas adicionais são instaladas ao redor do perímetro do círculo, projetadas para melhor estabilidade do leito.
  • Após essas manipulações, a moldura é virada - e podemos dizer que sua montagem está completa. A última etapa da criação será a instalação das laterais do colchão de compensado fino, além de recobrir o produto acabado com espuma de borracha (para maciez) e tecido (para beleza).

Opções de decoração

Como mencionado acima, a montagem da cama depende em grande parte da imaginação do montador e de sua capacidade de pagamento, o que dá muitas opções para o produto final. Se falamos de decoração, então a este respeito, o número de opções é simplesmente enorme. O principal é poder escolher o método adequado. É preciso bom gosto para isso.

Com a ajuda de várias estatuetas decorativas, incrustações, imitações de pedras preciosas ou joias verdadeiras, entalhes, combinações de diferentes tipos de estofos e outras opções, até a cama mais simples pode ser transformada numa obra de arte. Até mesmo couro ou couro sintético simples podem mudar completamente a aparência de uma cama. Se você adicionar um acoplador de carro lá, o resultado será simplesmente incrível.

Na decoração, não se deve ir muito longe, como em qualquer outro negócio, caso contrário todos os esforços feitos levarão à pretensão e perda da beleza do produto acabado.

Ideias interessantes

Além dos tipos de camas descritos acima, que você pode criar com suas próprias mãos, também existem outras bastante incomuns - e muito interessantes para uso em interiores.

Uma dessas soluções não padronizadas é uma cama feita de garrafas plásticas. Claro, este não é o auge da arte, e a conveniência de tal projeto é altamente questionável. Porém, se você equipar esses móveis com iluminação e usar as garrafas com tantas pernas sob uma base real sob o colchão, então pode ficar muito, muito bom.

As camas em estilo loft não são padrão, mas estão ganhando popularidade no mundo moderno. Por si só, este estilo implica o design de todo o quarto na forma de uma oficina ou sala de fábrica, portanto, a cama deve ser adequada. Você pode, por exemplo, pendurá-lo no teto para que fique lá em uma estrutura especial até a hora marcada.À noite, a cama é baixada e usada para o fim a que se destina. Uma solução sem moldura interessante, você não vai dizer nada.

O último tipo de cama fora do padrão pode ser chamado de camas feitas no estilo japonês. Na Terra do Sol Nascente, o princípio do minimalismo estrito é amplamente utilizado. Isso também se aplica às camas. Eles parecem muito interessantes e muitas pessoas notam isso.

Para informações sobre como fazer a cama com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário