Como escolher um estilo para sua cama?
Muitos estilos diferentes são usados agora para decoração de interiores. E para criar um design completo e bonito, você precisa escolher o mobiliário adequado. Este artigo discutirá qual cama você precisa escolher para um determinado estilo de quarto.
Variedades de estilos
A escolha moderna de estilos de interiores permite que você encontre um design para todos os gostos: do luxo da decoração de um palácio ao exotismo africano. O estilo no qual você pode escolher uma cama para si será discutido mais adiante.
Clássico
Em sentido estrito, o estilo clássico é denominado o estilo dos tempos da antiguidade. Portanto, em tal interior, seria lógico encontrar uma cama com cabeceira de madeira e estribo alto. Também pode ser decorado com um dossel de chiffon e ornamentos gregos tradicionais.
Classicismo
Esse é o estilo que costumavam chamar de clássico. Ele veio do interior do palácio. A estilística pode ser distinguida pelo entrelaçamento característico de elementos de decoração antiga (padrões tradicionais, colunas e estátuas) com o esplendor da decoração do palácio. A cama de estilo clássico, via de regra, tem cabeceira macia com debrum de madeira entalhada e dourada. Para decorar tal cama, portanto, é necessário usar tecidos caros com um brilho brilhante e padrões tradicionais.
Estilo império
É caracterizada pelo uso de estilística egípcia antiga e da antiguidade tardia, bem como do imperialismo romano. Em interiores neste estilo, pode-se encontrar uma abundância de dourados, contrastando com a madeira escura ou mesmo ébano. Padrões antigos e emblemas militares são usados ativamente, por exemplo, lanças, flechas, uma coroa de louro. Assim, a cama será feita de madeira escura com elementos de douramento. Também pode ser decorado com um dossel, um padrão angular romano característico e uma coroa de louros na cabeceira da cama.
Barroco
O estilo é caracterizado por uma decoração e esplendor ricos e excessivos. Linhas retas são difíceis de ver em uma cama barroca. A decoração é muito complexa e volumosa, composta inteiramente por cachos, caules e folhas. Bem como para o estilo Império, uma abundância de douramento é característica.
Rococó
É o sucessor do Barroco, mas com decoração menos opulenta. É caracterizada por linhas suaves e curvas, sofisticação e sofisticação. Essa cama terá pernas curvas e esculpidas que terminam em cachos. Pode ser feito de madeira clara e escura. A decoração consiste em linhas suaves fluindo umas nas outras e criando padrões complexos.
Moderno
Refere-se aos estilos já modernos que substituíram a pompa e pretensão da decoração. O interior utiliza madeira, metal e vidro colorido. Todos os móveis, desde móveis a corrimãos de escadas, são compostos de linhas caprichosas e entrelaçadas, muitas vezes desprovidas de simetria. Ao mesmo tempo, os motivos que lembram galhos de árvores, folhas e flores são característicos. Uma cama Art Nouveau pode ter uma cabeceira de madeira ou de metal. Para a fabricação de móveis, utilizam-se madeiras de diferentes tonalidades.
Uma característica distintiva é o entrelaçamento de linhas em formas incomuns e a ausência de pequenos elementos no padrão.
Étnico
Os estilos étnicos têm suas raízes em uma ampla variedade de culturas ao redor do mundo, de leste a oeste e de norte a sul. Entre eles, você pode encontrar um estilo escandinavo contido e um oriental brilhante.Consequentemente, a cama terá todas as características de uma cultura particular, por exemplo, torres altas e um dossel de chiffon para o leste, ou uma base baixa para o Japão.
Uma característica distintiva de todos os estilos étnicos é o uso de madeira com processamento mínimo. Ou seja, cor e textura naturais.
País americano
Este estilo é caracterizado por camas altas com uma cabeceira sólida e estribo feito de tábuas retas simples. Pode ter uma forma reta, mas mais frequentemente é realizada com uma borda semicircular. Os cantos da cama são decorados com elementos esculpidos de várias formas. A madeira pode ser de cor natural ou pintada com tinta clara (branco, azul, bege).
Rústico
As camas neste estilo são feitas de troncos de árvores e galhos grossos ou de tábuas com processamento mínimo. Encontra-se o uso de tábuas mesmo com casca de árvore. Os modelos de prancha distinguem-se por linhas retas e ângulos retos. Nos cantos da cama, via de regra, há postes retos. Esses e outros modelos não possuem decoração e não são processados com tinta. Também é melhor usar têxteis de cor lisa e natural: bege, marrom ou branco.
escandinavo
As camas de estilo escandinavo são feitas de madeira clara. Às vezes são pintados com tinta clara (branca ou bege), mas o estilo é mais característico da cor natural da madeira. Os modelos têm formato simples com cabeceira baixa e retangular. Rodapés e elementos decorativos são muito raros.
Mediterrâneo
As camas de estilo mediterrâneo têm muito em comum com as orientais. Eles são feitos de madeira, têm torres altas nos cantos ou um dossel. O tecido do dossel é claro, translúcido, branco. Muitas vezes existe um desenho apenas com uma moldura para um dossel, sem tecido pendurado. Nesse caso, a moldura geralmente é decorada com um padrão ou entalhe. A cama pode ser em madeira natural ou pintada de branco ou azul. Essas cores também são usadas para têxteis.
A decoração interior nas cores branca e azul é típica deste estilo como um todo.
inglês
As camas em estilo inglês são feitas de madeira escura ou mogno e geralmente têm cabeceira estofada. A cabeceira da cama e o estribo podem ter uma borda curva ou esculpida. Outra característica são as "orelhas" nas bordas da cabeceira da cama. Assim, lembra a letra russa "P". Elementos esculpidos nos cantos, molduras (sobreposições retangulares) ou padrões florais são usados como decoração. Têxteis de cama de estilo inglês devem ser escolhidos com listras, xadrez ou flores.
Shabby chic
Essa cama pode ser de madeira e metal. O principal é que atende aos requisitos do estilo: é caro e antigo. Pode ser tanto móveis antigos com arranhões e pintura descascada em alguns lugares, quanto novos - especialmente envelhecidos para o chique gasto. Os tecidos podem ser lisos ou com um padrão característico de rosas. O esquema de cores dos móveis e tecidos deve ser escolhido entre tons pastéis de menta, bege, rosa, pêssego e creme.
francês
A cama, como todos os móveis de estilo francês, tem os traços característicos do classicismo, império e rococó: cabeceiras esculpidas, monogramas, motivos florais e pernas curvas com cachos nas pontas. É feito de madeira e, via de regra, pintado de cor clara. Muitas vezes tem uma cabeceira macia. Escolha tecidos leves com um padrão floral clássico. As camas de estilo provençal são mais simples e não têm estofamento macio. Na maioria das vezes, eles têm uma cabeceira e uma peseira uniformes e sólidas. Decorado com retângulos recortados ou linhas cruzadas.
Existem também modelos com cabeceira curva, decorada com um pequeno padrão floral e retângulos característicos.
Chalé
As camas neste estilo incorporam características dos estilos escandinavo e francês.Eles vêm em formas simples com contornos retos, como móveis de latitudes setentrionais. Ou podem ter postes decorativos nos cantos ou tábuas cruzadas nos pés, como os modelos franceses.
Uma característica distintiva do estilo é a utilização de madeira escura com o aspecto mais natural.
russo
Em contraste com o estilo rústico, uma cama de estilo russo é feita de tábuas ou toras processadas. Pode ter decoração esculpida na cabeceira da cama e postes nos cantos. Os têxteis são característicos dos padrões tradicionais russos.
Colonial
O estilo se distingue pelo entrelaçamento de princípios europeus de design de interiores com características coletadas dos territórios coloniais. Assim, uma cama neste estilo geralmente tem um dossel ou torres altas esculpidas características. Fabricado em madeira escura. É melhor escolher têxteis com padrões tradicionais do Norte e do Sul da África.
Moderno
Cama com estilo alta tecnologia, como regra, tem uma cabeceira brilhante uniforme em branco, cinza ou preto. Talvez em pernas de metal. Os têxteis devem ser escolhidos em uma única cor, de preferência em um tom suave. Para móveis de estilo techno o mesmo esquema de cores é característico do hi-tech. O mesmo se aplica aos materiais de que é feito. No entanto, uma cama de estilo techno pode ter formas mais bizarras, como uma base plana que é mais larga do que um colchão.
Camas com estilo minimalismo pode não ter uma cabeceira. Se for, pode ser duro ou mole. A cor da madeira natural praticamente não é utilizada. Em regra, os móveis são feitos de placa de MDF e têm um revestimento decorativo colorido. É melhor escolher tecidos lisos. Pode ser em tons suaves ou bastante brilhantes. Para estilo ecológico a mesma forma simples é característica do minimalismo. Mas neste caso, uma árvore com a aparência mais natural é usada.
Exótico
Camas em estilo oriental têm características brilhantes: torres altas esculpidas, dosséis de chiffon, madeira escura e uma abundância de tecidos coloridos. estilo chinês assim como oriental tende a madeira escura e vermelha. No entanto, a forma da cama é muito mais simples. Terá uma cabeceira retangular sólida e uma base baixa. Portanto, é melhor escolher têxteis com elementos vermelhos. A marca registrada da cama em estilo marroquino é uma cabeceira em forma de cúpula. Bem como têxteis em tons castanho-avermelhados com ornamentos nacionais.
Náutico
A principal característica do estilo náutico é a combinação de três cores: branco, azul e bege (ou marrom claro). Consequentemente, a cama deve ser decorada nesta faixa. O formato da cama é o mais simples possível: com cabeceira e peseira sólidas e retas, via de regra, pregadas em pranchas retas. A madeira pode ser natural ou branca. Os têxteis são mais adequados para o azul ou combinado com o branco.
Belos interiores
Vamos começar com uma cama que se adapta à maioria dos interiores modernos. Graças ao seu design elegante, fará parte da decoração de toda a sala. Muitos quartos são decorados em tons de marrom, pois isso tem um efeito benéfico no estado emocional. E os tons de café, além disso, também parecem muito requintados e sofisticados. Por isso, a cor do café com leite, com que é feita a cama, é bastante relevante e ajuda a criar um ambiente aconchegante e com ótimo design.
O modelo a seguir é um excelente exemplo de uma cama Art Nouveau. A cabeceira e a peseira de metal, feitas de linhas suaves e entrelaçadas, parecem muito originais e incomuns. É isso que distingue este estilo no interior. Tal cama atrai muita atenção, por isso a decoração do quarto deve ser abordada com muito cuidado para não adicionar detalhes desnecessários ao interior.
O próximo modelo é feito em uma personificação moderna do estilo Rococó. Uma cama preta elegante com linhas fluidas graciosas e acabamentos suaves será uma conclusão digna de um interior Rococó respeitável e extravagante - no estilo Art Déco ou eclético.
Agora vamos ver um exemplo de como uma peça de mobiliário pode se tornar o centro de uma composição de design. "Orelhas" da cabeceira de uma cama moderna no estilo inglês, estofamento macio e uma superfície em relevo podem criar instantaneamente uma imagem requintada e aristocrática de um quarto moderno, mesmo sem elementos adicionais e detalhes de decoração.
Finalmente, considere uma cama adequada para um design minimalista, escandinavo ou de estilo ecológico. Linhas retas e ângulos regulares criam uma aparência elegante e moderna, enquanto a cor natural da madeira torna o quarto aconchegante e confortável.
Para informações sobre como equipar adequadamente um quarto e escolher uma cama, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.