Colchões ortopédicos
Atualmente, todos querem ter uma vida o mais confortável e saudável possível, por isso no mercado moderno não só os produtos de origem natural são muito procurados, mas também diversos itens para o uso diário. O critério mais importante é o sono. Para um sono saudável, é necessário um colchão ortopédico - isso agora é reconhecido por muitos. Para escolher a opção certa, você precisa entender qual delas é reconhecida como a melhor e quais as vantagens que tem.
O que é e como é diferente de um colchão normal?
Esse colchão fixa a posição das costas, pescoço e parte inferior das costas para que a pessoa não sinta desconforto durante o sono. Esse produto é capaz de apoiar a coluna vertebral devido à sua base sem mola. E os enchimentos, que são colocados por todo o corpo, se adaptam o máximo possível ao corpo de cada pessoa.
É importante notar que o corpo é único, e cada um tem certas posições de dormir nas quais as pessoas se sentem confortáveis. Portanto, um colchão ortopédico (em oposição a um regular) deve seguir todas as curvas e não ter buracos ou protuberâncias. A opção mais popular é um colchão com uma firmeza média, pois muito firme pode prejudicar a coluna e muito mole não retorna ao seu formato anterior.
Outra característica desse produto é justamente a ortopedia. Durante o sono, é impossível controlar a posição das costas, por isso, ao escolher um colchão normal, pode facilmente contrair escoliose ou condrose. Este resultado só pode ser evitado com a compra de um colchão do tipo adequado.
O peso dos colchões ortopédicos é bastante significativo, pois nesse produto existem todos os tipos de preenchimentos que podem relaxar as costas durante o sono, trazendo conforto.
As opções leves são destinadas a idosos, gestantes e aqueles que estão em reabilitação no período pós-operatório.
Deve-se notar que os colchões duros são adequados para quem sofre de doenças articulares, para crianças com coluna vertebral em fase de desenvolvimento e para quem tem excesso de peso.
Benefícios, vantagens e desvantagens
É este tipo de colchão que recentemente se tornou popular e procurado em nosso país. Não pode curar doenças associadas à coluna, mas pode eliminá-las em um estágio inicial de desenvolvimento.
Os benefícios deste produto são:
- na medida em que leva a um estado de relaxamento muscular completo;
- repete todas as curvas;
- elimina o aparecimento de vários fungos e bactérias com a ajuda de uma impregnação especial;
- distribui a carga por todo o corpo, aliviando o estresse na coluna;
- feito de materiais naturais que eliminam o risco de alergias.
Impossível não citar as vantagens de um colchão ortopédico com memória de forma.
- ajusta-se ao peso da pessoa;
- conveniente em qualquer época do ano;
- difere em propriedades ecológicas e medicinais;
- não permite que a coluna se dobre;
- tem características anatômicas.
Não se esqueça das desvantagens.
- Tanto um colchão de molas quanto um colchão sem molas têm um peso pesado, deve ser revisto a cada seis meses.
- Outra desvantagem significativa é que as camadas coladas podem ter cheiro específicoque desaparece dentro de alguns dias.
Também têm contra-indicações: são proibidos para quem sente dores na região lombar.
Visualizações
Atualmente, a escolha de um colchão é um processo bastante trabalhoso e demorado, pois entre os diversos modelos é necessário destacar a opção mais confortável e conveniente, aquela que não cause nenhum dano à saúde. Existem vários modelos diferentes no mercado hoje. Para obter um colchão de qualidade realmente alta, você precisa entender os tipos:
- Mola com molas independentes. A essência de tal produto são as molas, que são colocadas em uma caixa especial e funcionam separadamente umas das outras. Este tipo repete ao máximo cada curva do corpo. Esse colchão tem um efeito ortopédico, permite sentir um estado de total conforto durante o sono, distribui a carga. Esses modelos têm um preço alto, mas garantem um sono de qualidade e saudável.
- Água. Esse colchão na aparência não difere do normal. No entanto, basta deitar - e a diferença, claro, é sentida. Leveza é a palavra-chave nas características desse produto. Esses colchões são céticos, mas apresentam uma série de vantagens.
Os modelos aquáticos melhoram a circulação sanguínea, apoiam as costas, têm sistema de aquecimento, para que o local nunca fique frio, têm um sistema de rigidez que se adapta a qualquer tipo de corpo. Eles são hipoalergênicos e capazes de acalmar os nervos.
- Sem mola. Esses colchões são preenchidos com vários enchimentos na forma de algodão, linho ou látex. Distinguir entre alto e baixo grau de ortopedicidade - dependendo do preenchimento. Pode ser escolhido de acordo com as recomendações do médico, pois, por exemplo, colchões muito moles são contra-indicados para crianças, e para quem sofre de doenças lombares, pelo contrário, não é recomendado escolher modelos duros.
- Verão inverno. Este tipo de colchão possui uma superfície dupla face, uma das quais retém o calor e a outra retém a umidade, nivelando a superfície. Por um lado tem uma base macia, por outro é duro. O preço desses produtos é diferente, pois tudo depende exclusivamente do enchimento e do material do modelo selecionado.
- Rolo de enrolar. Este tipo é muito fácil de transportar, pois cabe facilmente até no interior do carro. No entanto, esse modelo tem uma série de desvantagens que precisam ser mencionadas. Ao torcer, uma carga significativa atua sobre o colchão, o que pode estragá-lo significativamente. Após a compra, não pode ser usado por 72 horas, esse fator é um dos mais negativos.
- Dobrando. Pode parecer que este tipo de colchão não difere do habitual, mas é constituído por três partes dobráveis que podem ser dobradas e caber facilmente num dos armários. Ele servirá como um excelente ajudante se houver convidados. Afinal, esse colchão dobrável substituirá a cama e será o mais confortável possível, pois se adapta tanto quanto possível às características do corpo humano. Entre as características estão o peso relativamente baixo devido à espessura, compacidade, controle de temperatura e resistência à umidade.
-
Com bolas dentro. É o colchão com bolas de polímero que tem efeito de massagem, profilaxia para várias dores nas costas e melhora o sono com a sua forma de onda dupla. As ondas transversais apoiam o corpo e proporcionam um efeito de massagem. Os transversais relaxam todas as partes do corpo.
- Com pratos. Este colchão é escolhido por muitos. Ele atua em todos os grupos musculares e relaxa durante o sono. Graças às placas embutidas, é perfeito para quem tem lesões articulares, ciática, artrose, artrite ou osteocondrose. Com a ajuda deles, ocorre certo aquecimento da área dolorida, bem como a retirada da dor.
- Bilateral. Esses modelos permitem dormir nos dois lados, mas devem ser virados a cada seis meses para evitar deformações.Você pode comprar esse tipo de colchão tanto em termos de rigidez quanto diferentes, tudo depende da preferência pessoal.
Ressalta-se que cada colchão é dividido em classes:
- Prêmio. Ao criar esses colchões, são utilizadas estruturas multicamadas, que garantem um bom sono e descanso. Eles são feitos de materiais de alta qualidade (de acordo com os desenvolvimentos modernos). Para se sentir confortável depois de dormir, para não ficar letárgico e não ter problemas de coluna, vale a pena gastar uma vez em caros modelos de elite. Os proprietários desses produtos não ficam desapontados com sua escolha.
- Economia. Esta opção é bastante confiável - apesar de seu preço de orçamento. Com a ajuda de certas tecnologias, este produto apoia as costas para que fiquem numa posição uniforme durante toda a noite, relaxa vários grupos musculares - e simplesmente proporciona conforto. Deve-se notar que o baixo custo não é razão para se duvidar de tal colchão. (Ao contrário de um colchão padrão comum) é durável e durável.
- Regular. Eles têm um bloco de mola clássico, mas não têm propriedades ortopédicas inerentes aos modelos acima. No mercado moderno, os colchões acolchoados vêm ganhando grande popularidade, mas apenas pelo baixo custo. Se você deseja cuidar da sua saúde, esta opção deve ser excluída, já que os modelos de algodão não suportam a coluna vertebral, deformam-se facilmente e absorvem a umidade.
Hoje em dia, quase todos os fabricantes procuram se adaptar aos interesses e gostos do comprador, fabricando colchões de diversos formatos e enchimentos. Por exemplo, colchões redondos e produtos para camas deslizantes são muito procurados no mercado.
As tendências da moda não param. Os produtos concebidos para dormir, feitos precisamente em forma de círculo, já não são novidade para ninguém. Esta opção é ideal não só do ponto de vista estético, mas também funcional. A beleza desse colchão se alia à praticidade, já que não possui cantos ou linhas retas. Mas deve-se observar que precisa ser revirado ou revirado todos os meses para evitar o aparecimento de depressões.
Composição e enchimentos
Os modelos modernos são geralmente feitos de materiais de qualidade. Colchões acolchoados desconfortáveis há muito tempo são uma coisa do passado, eles praticamente não são encontrados nas lojas. Para escolher um colchão que esteja o mais próximo possível de seus desejos, você precisa considerar vários tipos de enchimento. Assim, você pode determinar totalmente a escolha, tomar a decisão certa:
- Látex. Este enchimento é um dos ideais porque é natural. Acontece que o látex da seiva da árvore Hevea, que passa por um processamento especial e ganha a aparência a que estamos acostumados. Devido à sua naturalidade, o látex não permite o aparecimento de ácaros, fungos diversos, por ser ecologicamente correto.
Esta opção é muito conveniente, pois se ajusta ao corpo humano, dobrando-se nos lugares certos - e vice-versa. Este produto é durável e tem como característica a ausência de aquecimento durante o sono, especialmente no verão.
- Fabricado em espuma de poliuretano (PPU). Esse material é bastante específico, mas externamente se assemelha à borracha de espuma comum. É hipoalergênico, resiliente e elástico, possui propriedades ortopédicas. Muitas pessoas pensam que o material artificial ou a espuma podem causar danos, mas isso está completamente errado. Os modelos de poliuretano não contêm nenhum composto químico que possa afetar adversamente a saúde.
Para que tal colchão agrade aos proprietários por muitos anos, é necessário seguir algumas regras: tirar o pó com aspirador, secar somente em ambiente ventilado ou ao ar na hora de lavar, virar o produto a cada seis meses (para evitar deformação).
- Borracha de espuma. Este enchimento tradicional está perdendo sua antiga popularidade a cada dia, à medida que está sendo substituído por um grande número de materiais de primeira classe.Mas os colchões de espuma atualmente são adquiridos por pessoas que sacrificam a saúde devido ao baixo custo desse modelo. Entre as qualidades positivas estão a multifuncionalidade, facilidade de manutenção, boa ventilação e resistência à umidade.
- Orthofiber. Esse enchimento é artificial, é criado com uma tecnologia especial e tem uma estrutura elástica. Por conta disso, o colchão possui características como alta ortopedia e máximo conforto. Esse colchão não deforma, tem boa permeabilidade ao ar e resistência.
- Bambu. Na hora de criar um colchão, não se utiliza o tronco da árvore em si, mas sim o seu enchimento interno, que é a base. Ele é criado sem o uso de quaisquer elementos químicos. Este preenchimento tem efeito antibacteriano. É adequado para pessoas com asma ou vários tipos de alergias. A fibra é bastante leve, tal colchão é "arejado". Os odores desagradáveis não o invadem, uma vez que o ar entre as fibras de bambu pode circular livremente. Pode ser usado por muito tempo, pois não sofre deformação, portanto, é elástico e durável.
- Holofiber. É criado artificialmente. Devido às partes leves de poliéster, esse enchimento não perde sua forma, é altamente respirável e está sempre cheio de calor. As vantagens de um tal colchão incluem o facto de ser adequado para quem sofre de alergias e não ser inferior a outros tipos de enchimento. Entre as características estão elasticidade, ventilação, durabilidade, absorção mínima de odores, ausência de fungos e bactérias.
- Gel. Esse enchimento é o melhor em lembrar sua forma. Devido à sua estrutura, o gel pode memorizar três direções ao mesmo tempo. São os colchões de gel que se destinam a pessoas que se submetem a uma reabilitação após uma cirurgia. Este produto é muito confortável e apreciado por alguns consumidores. No entanto, raramente é comprado, pois seu aplicativo é restrito.
Rigidez
Qualquer colchão, via de regra, suporta as costas e a coluna devido à sua rigidez inerente. Semelhante os produtos são divididos em vários grupos que todos precisam conhecer - para escolher o colchão certo corretamente:
- Suave. É adequado para pessoas leves ou idosas. Não se deve comprar esse tipo de colchão para crianças e adolescentes, pois o esqueleto deles está apenas se formando e a maciez excessiva só pode piorar a situação.
- Semi rígido. Este colchão, devido à sua firmeza média, é capaz de apoiar a saúde das costas e da coluna. Muitas pessoas que compraram o modelo semirrígido relatam melhorias marcantes no sono, humor e bem-estar.
- Duro. Essas opções são destinadas a pessoas que sofrem de doenças como escoliose e osteocondrose. Eles são adequados para crianças que estão apenas desenvolvendo seu sistema esquelético. Pessoas gordas não deveriam dormir nesses colchões.
Dimensões (editar)
É necessário abordar a compra de um colchão e uma cama com sabedoria e precisão. Esses dois produtos simplesmente precisam se encaixar perfeitamente em tamanho, caso contrário, você pode simplesmente esquecer o sono saudável. Um colchão muito grande pode se curvar e um colchão pequeno não preenche completamente a cama, criando fendas.
Mesmo um colchão caro de primeira qualidade e classe, com a escolha errada, pode trazer muitas sensações desagradáveis, e neste caso, você obterá o mínimo de prazer e conforto dormindo. Para distinguir entre colchões, você precisa agrupar os tamanhos disponíveis.
Solteiro: 80 × 190 cm; 80 × 200 cm; 80 × 180 cm; 80 × 160 cm; 90 × 200 cm.
Um e meio: 120 × 190 cm; 120 × 195 cm; 120 × 200 cm; 110 × 190 cm; 150 × 200 cm; 135 × 200 cm.
2 quartos: 140 × 190 cm; 140 × 195 cm; 140 × 200 cm; 160 × 190 cm; 160 × 200 cm; 180 × 190 cm; 180 × 195 cm; 180 × 200 cm; 190-200 × 190 cm; 190-200 × 195 cm; 190-200 × 200 cm; 190 × 90 cm; 200 × 200 cm; 100 × 200 cm; 100 × 190 cm; 175 × 90 cm.
Padrão para crianças: 60 × 120 cm; 70 × 190 cm; 70 × 160; 70 × 200 cm; 70 × 140 cm.
A altura do colchão depende exclusivamente de suas preferências de gosto.
Mas deve-se notar que as pessoas com sobrepeso devem esquecer os desejos individuais na hora de escolher, uma vez que é desejável que adquiram modelos de alto tipo. Desta forma, o grau máximo de deflexão do colchão pode ser evitado.
Classificação dos melhores fabricantes
No mercado moderno existe uma vasta gama de colchões, cada um com características especiais. Cada fabricante se adapta o máximo possível a um potencial comprador, aprimorando seu produto e tornando-o original. Mas para a escolha correta de um colchão, não basta saber sua finalidade e principais pontos. Somente com a ajuda de avaliações e empresas comprovadas você pode compare todas as informações e adquira um colchão realmente de alta qualidade que durará muitos anos:
- Colchões alemães são famosos por sua alta qualidade e tornam o sono de uma pessoa o mais agradável e saudável possível. Na hora de criar qualquer modelo, os alemães (graças às tecnologias inovadoras e aos materiais de alta qualidade) criam colchões de primeira, com os quais você sentirá o conforto logo na primeira noite. Em suma, simplesmente não adianta ceder às dúvidas sobre a qualidade dos colchões alemães.
- É interessante notar um fabricante chamado Ikea. São seus produtos de alta qualidade e preços acessíveis. A empresa disponibiliza uma vasta gama de colchões com um período de garantia superior a 20 anos. Se o colchão não combina com você, a loja pode devolver o dinheiro em até três meses a partir da data da compra, o que é muito conveniente. A empresa produz colchões de molas, sem molas, chapéus de coco e infantis.
- Os colchões italianos são considerados o padrão de durabilidade, qualidade e máximo conforto nos tempos modernos. Ao criar qualquer modelo, os italianos usam apenas novos materiais e tecnologias: espuma de látex ou materiais com memória de forma. Eles praticam com sucesso o uso de materiais com textura porosa, o que torna o colchão duro, respirável e hipoalergênico. Os colchões são impregnados de compostos naturais que afetam a pessoa apenas de forma refrescante.
Como escolher para uso diário?
Ressalta-se que o colchão deve ser selecionado não só por critérios externos, mas também por características internas, dependendo do material de que é feito, do grau de rigidez e da finalidade associada à idade, peso e doença.
Um colchão para idosos, via de regra, deve ser moderadamente macio, pois um modelo duro pode machucar as articulações e prejudicar a saúde. A escolha deve ser feita com muita seriedade e cuidado. Freqüentemente, essa escolha é um problema insolúvel, uma vez que a maioria dos idosos tende a ser conservadora. Isso, infelizmente, tem um forte efeito na saúde, pois mesmo a menor cavidade pode causar curvatura da coluna vertebral.
Os médicos recomendam a escolha dos colchões ortopédicos nessa idade, pois eles repetem todas as curvas do corpo e voltam à posição anterior o mais rápido possível.
É necessário levar em consideração que o desconforto interfere no adormecimento para pessoas de idade avançada. Seu sono é muito sensível e, literalmente, cada solavanco ou depressão são sentidos. Para evitar esses inconvenientes, você precisa escolher o colchão certo.
Todo mundo sabe que quilos extras fornecem estresse adicional para a coluna. Colchões padrão não são projetados para tais cargas, ocorre flacidez, o que afeta negativamente a saúde. Para pessoas obesas e com muito peso, dormir neste caso não será útil. Ao contrário, aparecerá um estado de sonolência e fadiga.
Colchões projetados especialmente para esta categoria de pessoas agora podem ser encontrados em quase todos os fabricantes. As principais características e critérios serão alta resistência, resistência à deformação, tensões e propriedades ortopédicas.
Os colchões para adultos podem ser completamente diferentes em suas características de design. Tudo depende apenas de desejos pessoais ou das recomendações de um médico. Dependendo do grau da doença na coluna ou nas articulações, escolhe-se um colchão duro ou moderadamente duro, que só pode proporcionar ao proprietário sensações agradáveis e garantir um sono saudável.
Após cirurgia na coluna, com hérnia, com osteocondrose da coluna lombar, é necessário comprar um colchão que será dotado de propriedades ortopédicas e que assumirá ao máximo a forma do corpo humano, ajude a relaxar os músculos do pescoço e coluna.
É necessário mencionar o colchão com compressor - um produto anti-decúbito. Ao comprar um produto desse tipo, você precisa prestar atenção ao que ele é feito. A opção mais adequada seria um colchão feito de tecido emborrachado, que pode ser limpo sem muita dificuldade. Ele deve ter um sistema de sopro para que não haja desconforto. Mas o mais importante é a presença de um compressor silencioso.
Na hora de escolher um modelo para um aluno, é necessário comparar apenas colchões duros ou produtos com dureza média (com molas independentes). É preciso levar em consideração a altura e o peso do adolescente - fatores muito importantes. A melhor opção, claro, seria um colchão com enchimento natural, que só terá efeito positivo na saúde da criança.
Cuidado e manutenção
Cada colchão tem sua própria vida útil. No entanto, é possível prolongá-lo por vários anos, bastando fazer algum esforço, cuidando bem dele. O principal é colocá-lo corretamente para que não se deforme, para que não haja dobras ou saliências adicionais.
A fundação desempenha um papel importante aqui. É a treliça de madeira que promove a passagem do ar e possui excelentes propriedades anatômicas. Será mais difícil mover uma cama com estrutura de ferro, você só pode colocá-la no chão e esquecer de se mexer. No entanto, tendo essa base, você pode ter certeza de que ela não quebrará sob a influência de um grande peso corporal ou de crianças que saltam.
As malas mais confortáveis são, claro, as malas com zíperes., portanto, vale a pena dar uma olhada nesse tipo específico (por causa do grau máximo de conveniência).
Vale destacar também a capa do colchão, que deve ser limpa. Se for removível, pode ser facilmente removido e lavado na máquina de escrever, enquanto o não removível deve ser limpo à mão, removendo as manchas com um produto especialmente projetado.
Outra parte indispensável de uma cama confortável é o topper. É um colchão fino e requer pouca manutenção. Basta sacudi-lo ocasionalmente e lavá-lo - de acordo com as características do material com que é feito.
Deve-se notar que um patch com efeito ortopédico, se houver, também requer manutenção. Mas você precisa se lembrar que em nenhum caso você deve derrubá-lo. Você só pode aspirar e, de preferência, apenas escová-lo.
Opinião dos consumidores
Na hora de escolher qualquer colchão, é necessário estudar todas as suas características, características e ler as opiniões de quem já comprou este ou aquele modelo de alguns fabricantes.
Um grande número de avaliações positivas são direcionadas aos colchões por Askona Victory. Eles são muito ativamente anunciados e populares, porque são dotados de qualidades como manter a forma, dobrando-se nos lugares necessários para isso.
Outro bom colchão (de acordo com comentários de clientes) é Ormatek Season Max 4D Matrix. Este modelo é dupla face, é dotado de duas faces, diferentes em rigidez, o que é muito conveniente. Graças à sua unidade de molas independente, ingredientes naturais e propriedades anatômicas, não só trará prazer ao usuário, mas também garantirá um bom sono saudável.
Talvez o terceiro colchão popular seja o "Sporty Spring" Schlaraffia. A empresa está no mercado há mais de 100 anos e por isso conquistou a confiança dos clientes.É este modelo que tem não só características positivas, mas também um preço bastante razoável, que não pode deixar de agradar aos consumidores. Este colchão é diferente porque está dividido em duas partes, cada uma com uma firmeza diferente. Este colchão é destinado a casais, já que cada lado é feito levando em consideração as características anatômicas femininas e masculinas.
Há uma variedade de fatores a serem considerados ao escolher a melhor opção. Compare vários produtos, suas características - e depois será possível determinar a escolha. Desta forma, você não ficará desapontado no final.
Para informações sobre como escolher o colchão ortopédico certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.