Como escolher um colchão ortopédico?
Uma pessoa passa quase a terceira parte de sua vida em um sonho. Um sono saudável e de qualidade depende de muitos fatores e, em primeiro lugar, do tipo de colchão. Só um colchão ortopédico pode garantir excelente saúde e bom humor durante todo o dia.
O que é melhor: com mola ou sem mola?
Todos os colchões modernos com efeito ortopédico podem ser classificados em dois tipos - com mola e sem mola. Cada tipo tem suas próprias características e vantagens e, portanto, não se pode discutir qual desses dois tipos é o melhor. A maioria das pessoas tende a acreditar que um colchão ortopédico deve ser firme, mas não é o caso.
A escolha do modelo depende de muitos fatores, incluindo preferência pessoal.
Colchões de molas
Os colchões baseados em um bloco de molas são divididos em dois grupos.
Com um bloco de molas dependentes
O primeiro inclui modelos com bloco dependente de molas, que se distinguem pelo baixo preço. Aqui, as molas são conectadas umas às outras com um fio de metal e presas à estrutura. Esse bloco também é chamado de Bonnel.
O desenho de tais modelos é organizado de forma que quando uma das molas é desviada, as vizinhas também se dobram, criando o efeito de uma rede.
Infelizmente, essa não é a única desvantagem. Com o tempo, as molas começam a ranger fortemente e se deterioram rapidamente. Além disso, esses modelos não têm propriedades ortopédicas, por isso é melhor não usá-los para pessoas com doenças da coluna vertebral.
Com bloco de mola independente
O bloco independente de molas em colchões pertencentes ao segundo grupo é organizado de forma um pouco diferente. Cada mola nesses colchões é embalada em uma capa separada e, quando aplicada em uma determinada área, é comprimida independentemente do elemento vizinho.
Este tipo de colchão não só se distingue pela sua fiabilidade e durabilidade, mas também garante o correcto posicionamento do corpo, dobrando-se apenas nos locais onde é realmente necessário. Na hora de escolher um colchão com bloco de molas, é preferível dar preferência aos modelos com bloco de molas independente.
Colchões sem molas
Os colchões sem molas diferem dos modelos anteriores na sua concepção, em que não existem elementos metálicos, nomeadamente molas. Existem modelos de várias camadas e de uma única camada com vários graus de rigidez.
Em modelos de camada única, um material é usado, o mais comum é a espuma de poliuretano. Em modelos multicamadas, diferentes materiais são usados, dispostos em uma determinada sequência.
Devido à presença de diferentes recheios no colchão, os produtos são criados não apenas com vários graus de rigidez, mas também com várias propriedades adicionais.
Modelos contendo materiais como struttofiber têm propriedades adicionais... Dependendo das fibras tecidas neste material, é feita uma distinção entre colchões quentes e frios. As fibras de pele de cabra, que retêm bem o calor, entrelaçadas na fibra de vidro, criam o efeito de um colchão quente.E as fibras de linho, quando adicionadas ao mesmo material, criam o efeito contrário, ou seja, não permitem que o colchão aqueça.
Além disso, alguns colchões sem molas, devido à adição de um material como o Memory Foam, que possui uma estrutura de espuma, às suas camadas, têm a propriedade de se adaptarem ao corpo humano. A forma adquirida pelo colchão corresponde ao contorno da pessoa que nela se encontra. Depois de se levantar do colchão, o enchimento é capaz de restaurar sua forma original em poucos minutos. Infelizmente, nem todo mundo gosta das condições de sono confortáveis criadas por produtos com uma propriedade adicional como o efeito memória. Há razões para isso. Baixar a temperatura ambiente torna-o muito difícil.
Os colchões sem molas têm muitas vantagens. O mais importante e, sem dúvida, importante são as excelentes propriedades ortopédicas, expressas no bom suporte da coluna vertebral. Vários graus de rigidez - esta é uma oportunidade para cada pessoa escolher a opção certa para ela. E, claro, a longa vida útil dos produtos sem blocos de mola é um fator importante na escolha.
As desvantagens dos colchões sem molas incluem o alto custo de tais produtos e maciez insuficiente.
Sabendo sobre todas as vantagens e desvantagens das opções com e sem mola, você também deve se concentrar nos sentimentos pessoais... Para isso, basta testar os itens que você mais gosta na loja, ou seja, deitar e escolher aquele que mais lhe agrada.
Escolhendo um enchimento
Para que a escolha de um colchão não seja espontânea, mas pensada, é necessário aprender a entender os enchimentos mais populares.
Espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano é um tipo de espuma de borracha com propriedades aprimoradas. Ele está incluído não apenas nas opções sem mola, mas também como uma camada adicional em produtos com bloco de mola. PPU é capaz de suportar cargas significativas por uma vida útil bastante longa.
O maior nível de rigidez do enchimento permite que os fabricantes produzam colchões com boas características ortopédicas a um preço acessível.
Mas também existem pequenas desvantagens neste material. O PUF tem uma estrutura bastante porosa, devido à qual absorve bem a umidade, sendo extremamente difícil de evaporar. Além disso, é difícil de limpar.
Látex
O látex é frequentemente usado como enchimento. A estrutura porosa desta carga é obtida pela formação de espuma e processamento da seiva da planta de Hevea. Os produtos que contêm látex são caracterizados pela resistência ao desgaste e pela capacidade de suportar cargas significativas.
O colchão ortopédico de látex é capaz de acompanhar os contornos do corpo e, assim, sustentar a coluna na posição correta. O látex refere-se a materiais que não causam reações alérgicas e têm a capacidade de remover umidade rapidamente.
O látex artificial difere um pouco em propriedades de sua contraparte natural. Com o tempo, ele seca e se torna quebradiço. O látex natural tem apenas uma desvantagem: seu alto custo.
Structofiber
A Structofiber é feita de fibras sintéticas e tem muitas vantagens. Este material bastante elástico não queima e não causa reações alérgicas. Além disso, devido à sua estrutura, remove perfeitamente o excesso de umidade. Alguns tipos de colchões, que incluem este enchimento, têm propriedades ortopédicas pronunciadas. Com ele, você pode criar opções com diferentes níveis de rigidez. Além disso, os produtos que incluem struttofiber têm uma longa vida útil.
A única desvantagem desse enchimento é seu custo bastante alto.
Coira
A fibra de coco ou fibra de coco tem uma estrutura bastante resistente.É usado como camada adicional em quase todos os colchões. Este material natural não está sujeito à degradação, pois é bastante resistente à umidade. A fibra de coco é um material altamente ecológico, pois não contém substâncias tóxicas. A superfície dura deste material, juntamente com outros preenchimentos, é recomendada para uso em várias doenças da coluna vertebral.
As desvantagens deste enchimento incluem maior fragilidade e alto custo do material. Mas com os devidos cuidados (a fibra de coco não resiste a golpes violentos), o enchimento vai durar muito tempo.
Existem outros enchimentos, mas todos são usados com muito menos frequência na fabricação de colchões.
Rigidez e tamanho
Atualmente, os fabricantes de colchões oferecem uma grande seleção de modelos com uma grande variedade de tamanhos. Para determinar corretamente o tamanho do colchão certo para você, é necessário tomar várias medidas:
- Você precisa adicionar 15-20 cm à sua altura, o valor resultante é o comprimento mínimo do colchão. A largura permitida é calculada da seguinte forma: deite-se de costas com as mãos atrás da cabeça. A distância entre os cotovelos com uma pequena margem é a largura mínima.
- Se precisar de um colchão para cama de casal, as mesmas medidas deverão ser feitas pelo parceiro. Os valores resultantes são somados e alguns centímetros de estoque são adicionados ao valor.
Além disso, ao escolher um produto, é necessário comparar o tamanho do produto com a área do quarto. A placa de tamanho padrão o ajudará a fazer a escolha certa.
Os valores obtidos de comprimento e largura podem ser comparados com os tamanhos padrão produzidos pelos fabricantes:
- Como regra, as larguras dos modelos individuais são de 80 e 90 cm.
- Considera-se que um colchão e meio tem 120 cm de largura.
- A largura dos produtos duplos é de 140, 160, 180 e 200 cm. O comprimento dos colchões standard está disponível em três versões: 190, 195 e 200 cm.
- Se desejar, você sempre pode solicitar um colchão de comprimento e largura individualmente exigidos, mas tal produto custará um pouco mais do que a versão padrão.
Para um sono confortável, o colchão deve ter uma certa firmeza. Existem diferentes tipos de rigidez. Os produtos mais macios apresentam baixo grau de dureza, seguidos de produtos com grau de dureza abaixo da média. Aí vem a média, depois dela - acima da média e por último - alta rigidez.
Produtos com baixo grau de dureza são feitos de látex; espuma de borracha ou algodão é usada como camada adicional. A dureza média é formada graças a cargas como espuma de poliuretano, látex, struttofiber. A alta rigidez é obtida pela adição de componentes como fibra de coco, struttofiber, alternando com outros enchimentos.
Para selecionar um colchão para uma altura / peso específico de uma pessoa, você pode usar a seguinte placa.
Qual colchão é adequado para uma pessoa saudável?
Para uma pessoa saudável, o colchão é selecionado com base na idade e no peso corporal. Para os jovens cuja idade ainda não ultrapassou a marca dos 25 anos, opções com dureza média ou de superfície dura são mais adequadas. Essa recomendação não é acidental, pois a formação do sistema musculoesquelético ocorre antes dos 25 anos e para excluir a curvatura da coluna vertebral é necessário dormir em uma superfície plana e dura.
Bebês de até três anos de idade são mais adequados para um colchão, que inclui fibra de coco. Uma superfície dura e ao mesmo tempo plana terá um efeito benéfico na formação da coluna vertebral. Além disso, este enchimento é bem ventilado. Ao completar três anos de idade, é permitida a troca do colchão. Um produto com superfície dura pode ser substituído por uma versão semidura com bloco de mola independente.
Outro indicador importante levado em consideração na escolha do colchão é o peso corporal:
- Para pessoas com um físico frágil, produtos com baixo grau de dureza sem coco são adequados.
- Para pessoas cujo peso ultrapassa a marca de 100 kg, é melhor dormir em um colchão duro sem molas.
- O produto com molas reforçadas é adequado para pessoas com peso entre 80 e 100 kg.
- Pessoas com peso médio (não mais de 80 kg) podem escolher a opção com bloco de molas independente, acoplado a látex.
Para mais informações sobre como escolher o colchão certo, veja o próximo vídeo.
Como combinar para uma pessoa idosa?
Para os idosos, que, via de regra, têm doenças do sistema musculoesquelético, superfícies excessivamente duras podem causar insônia. A opção mais aceitável para eles seriam colchões com um bloco independente de molas de dureza média.
Se você encontrar alguma doença do sistema músculo-esquelético, é melhor escolher um colchão de dupla face.
Fazendo a escolha certa para osteocondrose e hérnia espinhal
Na presença de uma doença como a osteocondrose, você deve escolher um colchão que tenha um grau de rigidez diferente de cada lado. Durante os períodos de exacerbação, acompanhados de fortes dores, é melhor usar o lado com superfície macia. Na ausência de dor, o colchão é virado para o outro lado, que possui uma superfície de dureza média.
Uma alternativa à versão dupla-face é um colchão macio, que pode ser utilizado para osteocondrose da região lombossacra.
Na presença de uma doença como a hérnia de disco, a melhor opção seria o uso de colchão assimétrico. Para pessoas que sofrem de osteocondrose torácica, um produto com uma superfície de dureza média é adequado e, em alguns casos, uma superfície dura será a melhor opção.
O colchão, que contém o preenchimento Memory Foam, que possui memória de forma, ajudará a reduzir a tensão muscular em qualquer tipo de osteocondrose acompanhada de dor aguda.
Qual deve ser o protetor de colchão?
Qualquer colchão com propriedades ortopédicas é impensável sem uma capa ou protetor de colchão. Uma capa de boa qualidade possui qualidades como durabilidade, resistência, elasticidade e higroscopicidade.
A capa de colchão tem essas propriedades, graças ao material jacquard. É melhor que as fibras do tecido sejam naturais ou mescladas.
A fixação da capa do colchão deve ser firme, com contornos bem definidos. É melhor que a capa tenha zíperes, graças aos quais pode ser retirada e lavada se necessário. Se o tecido jacquard com o qual a capa do colchão é costurada estiver impregnado, todas as camadas do colchão serão protegidas contra umidade e sujeira e não haverá necessidade de lavá-lo com tanta frequência.
Melhores melhores empresas
Cerca de 40 fabricantes se dedicam à produção de colchões com propriedades ortopédicas. A classificação das maiores empresas pode ser distribuída da seguinte forma:
- Em primeiro lugar está o conhecido fabricante Ascona (Região de Vladimir), que produz mais de 150 tipos de colchões em diversas categorias de preços. Nem todos os modelos desta empresa possuem capas de colchão removíveis. Há comentários positivos e negativos sobre a qualidade dos colchões. Esta empresa difere de outros fabricantes pela garantia de longo prazo, que varia de 10 a 30 anos para alguns modelos.
- Empresa Cônsul (Moscou) vem ocupando esse nicho há muito tempo, portanto, é familiar para muitos compradores. Os produtos fabricados sob esta marca são bem divulgados e bastante caros. Destaca-se entre as demais pela produção de modelos com 320 molas por metro quadrado.
- O honroso terceiro lugar é ocupado pela empresa Toris (Região de Vladimir). Este fabricante se concentra mais em produtos de látex. Os produtos desta empresa apresentam uma vasta gama de tamanhos e preços acessíveis.
- Empresa Ormatek (Região de Ivanovo) vem produzindo colchões não faz muito tempo. Todos os colchões desta empresa possuem capas removíveis e embalagem dupla.Produtos que variam em preço e conteúdo estão disponíveis para quase todos os segmentos da população.
Avaliações
Os colchões ortopédicos são muito populares entre os clientes. A maioria das pessoas comprou esses colchões por conselho de especialistas que foram observados. Os colchões têm recebido boas críticas de muitos compradores, graças ao efeito positivo da sua utilização.
A normalização do sono e a redução da dor na coluna são notadas por quase todos os compradores. Dos pequenos inconvenientes, na opinião de muitas pessoas, é possível notar o vício de longo prazo à peculiar superfície do colchão e seu alto preço.
O comentário foi enviado com sucesso.