Como escolher um colchão para cama de casal?

Contente
  1. Tipos de colchões
  2. Qual colchão escolher?
  3. Levamos em consideração o tamanho
  4. Avaliação de marcas populares
  5. O que não esquecer?
  6. Como fazer isso sozinho?
  7. Avaliações

Não há uma única pessoa para quem dormir não importe. É imprescindível descansar durante a noite, relaxar os músculos, se recuperar e animar o dia que tem pela frente. E se a situação é mais simples com camas de solteiro, uma cama para dois lugares tem características próprias, caso contrário, você pode esquecer um bom descanso. Para que um sonho não seja apenas sereno, mas também correto, é preciso saber escolher um colchão para cama de casal.

Tipos de colchões

Todos os colchões existentes para camas de casal podem ser divididos em dois tipos:

  • com molas de metal;
  • sem molas.

Cada um dos tipos tem suas vantagens e desvantagens, é desenvolvido com tecnologias modernas, atende aos padrões internacionais e em estruturas caras leva em conta a distribuição correta da carga na carroceria.

Ambos os tipos de colchões têm muito em comum, são eles:

  • diferem em vários graus de rigidez, permitindo ao usuário adquirir a opção mais conveniente para ele;
  • calculado para o peso médio de duas pessoas;
  • dependendo do desenho do bloco, podem ter efeito ortopédico e de massagem;
  • feito de materiais diferentes, muitas vezes com camadas adicionais;
  • equipado com capa própria que cobre a estrutura do tapete;
  • pode ter uma capa de estofamento removível adicional;
  • têm um custo diferente dependendo do preço dos componentes;
  • são clássicos ou de dupla face com um calor diferente da camada superior do colchão (opções "inverno-verão") e o grau de rigidez (por um lado - duro, por outro - moderadamente duro);
  • podem ser de diferentes tamanhos (padrão e não padrão) e formas (retangular, redondo).

Para entender como eles se diferenciam e como escolher o melhor colchão para duas pessoas, é preciso conhecer a estrutura de cada tipo de bloco.

Colchões de molas para dois lugares

Todos os colchões de molas são divididos em dois tipos:

  • independente;
  • tipo dependente.

Ambas as variedades possuem elementos metálicos torcidos elásticos dispostos verticalmente. Dependendo do projeto, o número de molas em um bloco pode variar de 500 a 700 peças. Cada bloco é uma malha de aço, na qual as próprias molas são o principal enchimento.

Qual é a diferença entre blocos de mola? A diferença entre o bloqueio dependente e independente é pequena, mas determina o suporte correto para a coluna. Cada elemento da estrutura com molas dependentes (bonnel) é conectado a elementos próximos, bem como às bordas superior e inferior da estrutura metálica do colchão.

A principal diferença entre as molas de um tipo independente é a falta de conexão dos elementos metálicos entre si.... A integridade da malha é criada pela fixação das capas têxteis colocadas em cada mola de um bloco independente. Além disso, cada mola tem sua própria capa tecida individual. É esse recurso que muda fundamentalmente o funcionamento das molas.

Quando o colchão é carregado (sob a pressão do peso corporal), funcionam apenas as molas sobre as quais é realizada a carga.

Em um tipo de bloco dependente, muito mais molas caem sob o peso do corpo. (trabalhadores e aqueles que puxam com eles), criando uma formação de onda.

Esta característica do colchão com molas independentes evita que um dos adormecidos role para o outro, caso o peso dos parceiros seja diferente. Em um bloco de tipo independente, cada pessoa se deitará na sua metade do tapete, sem interferir no sono do segundo.

Se você escolher entre dois tipos de bloco de molas, pode ter certeza na hora de comprar um colchão com bloco de molas independentes. Bonnel não é adequado para uma cama para duas pessoas, não proporciona descanso adequado e suporte correto para a coluna de duas pessoas.

Um correto e bom colchão de casal que vai durar muito tempo (até 15 anos) é uma versão reforçada do bloco com molas independentes. Neste projeto, cada mola possui uma segunda, que é acionada exclusivamente sob carga aumentada.

Esse colchão não dobra desnecessariamente, não deforma e, se complementado com acolchoamento de alta qualidade, tem um efeito ortopédico.

Bloco sem mola

Este projeto é dividido em três tipos:

  • monolítico, que é um bloco fundido de pequena espessura, revestido com uma capa de tecido;
  • combinado, caracterizado por, além do núcleo, o bloco possuir camadas adicionais para proporcionar a rigidez e o efeito necessários;
  • escamoso, em que o bloco consiste em camadas de preenchimento do mesmo tamanho e espessura, coladas entre si, diferindo em sua composição e grau de rigidez.

Alguns dos tipos mais populares de estofamento de cama de casal hoje são:

  • látex natural - um filler, obtido durante a produção da seiva da árvore tropical Hevea, caracterizado por alta qualidade e características práticas;
  • látex sintético - um análogo artificial do látex natural, um pouco inferior a ele em elasticidade, mas com excelentes características de desempenho;
  • espuma de poliuretano (PPU) - espuma de borracha para móveis do tipo HR, um material bastante resistente, resiliente e elástico, não deformável sob carga constante;
  • Coira - uma substância fibrosa obtida durante o processamento da casca de um coco, uma carga densa e resistente.
  • Além dos preenchimentos principais, o bloco usa camadas intermediárias de hollowfiber, struttofiber, winterizer sintético.

Além da diferente composição da embalagem, cada bloco possui sua própria estrutura. O colchão de látex é reconhecido como a unidade sem molas mais confiável para uma cama de casal. Possui orifícios em forma de células, que possuem diferentes profundidades e diâmetros, que se diferenciam nas diferentes zonas do bloco, pois implicam em um nível diferente de pressão corporal sobre o tapete.

A espuma de poliuretano não tem orifícios, por isso é mais densa, não é comprimido sob o peso de duas pessoas e, com a adição de camadas ortopédicas de outro preenchimento, fornece uma superfície confiável para um local de dormir para duas pessoas.

A fibra de coco é o tipo de recheio mais difícil. Este tapete não é apenas duro: garante a posição correta do corpo durante o sono, relaxa os músculos das costas, pescoço, coluna lombar, alivia tensões, sensações dolorosas desagradáveis ​​e dormência dos membros.

No entanto, em sua forma pura, esse tapete é adequado apenas para crianças, pois tem uma espessura pequena e não foi projetado para o peso de dois usuários.

Acampamento

Colchões de camping (infláveis) são uma categoria separada. Esses tapetes são ótimos para ocasiões individuais, como caminhadas ou como opção de hóspede quando você precisa acomodar convidados.

Podem ser do tipo dobráveis ​​(seccionais), equipados com bomba separada ou embutida, dependendo do modelo, possuem beliche compacto ou amplo para duas pessoas, diferenciam-se pelo tipo de cobertura flocada.

Qual colchão escolher?

Ao escolher um colchão de casal sem molas, vale a pena considerar algumas das nuances:

  • Para uma construção planejada para uso diário, vale a pena escolher entre um bloco de espuma de látex ou poliuretano de um tipo combinado.
  • Se você precisa de um bloco bom e confiável, pode optar pela opção à base de látex, aditivo de coco na forma de uma camada de borda superior e inferior.
  • Se você deseja um tapete mais macio, pode escolher a opção com uma base de coco localizada no núcleo revestido de látex do bloco.Como as construções de látex são muito caras, ao escolher um colchão confiável, você pode olhar para um bloco de espuma de poliuretano com uma fibra de coco e camadas adicionais para suavidade ideal.

Ao escolher um colchão para cama de casal, você pode enfrentar um dilema que muitas vezes é desconcertante. Cada vendedor recomenda seu próprio produto. No entanto, não existem critérios claros que distinguem uma unidade com mola ou sem mola. Cada um decide por si o que gosta mais:

  • as molas são consideradas preenchedoras de blocos confiáveis, mas com o tempo podem ranger, esticar e até quebrar, deformando a superfície do local de dormir;
  • esteiras sem mola são hipoalergênicas, não acumulam eletricidade estática, portanto não prejudicam a saúde;
  • colchões sem molas são anatômicos, são capazes de memorizar os contornos do corpo, tão necessários para os idosos e o grosso dos compradores;
  • esteiras com molas são mais grossas (ao contrário das contrapartes sem mola que diferem na altura da esteira de 15 a 18 cm, os blocos de mola têm uma altura de 18 a 24 cm);
  • colchões de molas podem ser não apenas em camadas, mas também de design assimétrico, devido ao qual um grau diferente de rigidez de bloco é criado neles;
  • os sistemas sem molas são fáceis de limpar, devido à ausência de vazios internos, não acumulam poeira no mesmo volume das opções de mola, não permitem a formação de mofo e bolor.

Se você precisa de um colchão para pessoas com grande diferença de peso, pode adquirir uma versão com bloco de molas de rigidez variável, dividido em duas metades. Nesse modelo, cada metade tem seu próprio grau de rigidez, projetado especificamente para o peso médio de homens e mulheres. A unidade de mola independente com embalagem assimétrica tem um lado com uma camada de látex e o outro com uma fibra de coco.

Isso permite vários graus de rigidez para maximizar o conforto para cada usuário.

Com mais detalhes sobre como escolher um colchão de qualidade para uma cama de casal, os especialistas contarão a partir do vídeo a seguir.

Levamos em consideração o tamanho

A cama para duas pessoas deve ser espaçosa. Se não houver espaço suficiente para dormir, o resto não será confortável. O tamanho mínimo de um colchão de casal deve ser de pelo menos 140x190 cm. O padrão europeu para um colchão para dois é cerca de 180x200 cm (para estatura típica e alta).

Ao escolher um colchão de casal, é preciso lembrar do estoque de comprimento e largura. Na hora de comprar um tapete, é importante contar com a altura dos usuários, acrescentando um comprimento mínimo de 20 cm ao maior. A largura também é importante. Para quem não gosta de se aninhar em uma cama estreita, os fabricantes oferecem opções com padrões "reais": 198 cm de largura e 213 cm de comprimento.

O sono deve ser sereno e completo. De acordo com o grau de dureza, os colchões modernos são:

  • suave;
  • moderadamente duro;
  • difícil.

É melhor recusar imediatamente os tapetes macios. Essas construções não apenas não ajudarão a coluna, mas também forçarão o corpo a assumir posturas não naturais durante toda a noite, sobrecarregando as costas e interferindo no fluxo sanguíneo. Estruturas muito rígidas são preventivas, são indicadas para pessoas com doenças do sistema musculoesquelético. A melhor dureza, segundo os especialistas, é moderada.

A rigidez moderada é suficiente para não prejudicar a saúde, é projetado para um peso médio de dois usuários, garante um sono correto e confortável, distribuindo uniformemente a carga por todo o tapete.

Avaliação de marcas populares

Para facilitar a navegação em uma grande seleção de fabricantes antes de comprar, você pode dar uma olhada mais de perto nos produtos de empresas com altas classificações entre os compradores:

  • Intex - colchões de casal infláveis ​​de fabricante nacional com encosto de cabeça, capazes de suportar uma carga de até 270 kg. Eles diferem no design lacônico, possuem divisórias e, dependendo do modelo, podem ser de uma ou duas seções (transformadores).
  • Ascona É um fabricante líder de colchões de molas e colchões sem molas com designs de blocos avançados para máximo conforto durante o sono ou relaxamento. A marca produz colchões com uma caixa especial que mantém o formato do bloco e protege o usuário de uma possível queda.
  • Promtex-Orient - Mecanismos de mola com moldura de espuma de poliuretano, separados por uma camada de spunbond. Modelos versáteis e funcionais com dupla rigidez, dependendo da escolha do lado do bloco.
  • Ormatek - modelos práticos de colchões com caixa de proteção emoldurando as bordas do bloco. As estruturas sem molas são caracterizadas por uma ótima rigidez, alta capacidade de carga, efeito ortopédico e são equipadas com uma prática coberta de jacquard ventilado.

O que não esquecer?

Ao escolher um colchão, você não precisa confiar apenas na escolha de uma marca comprovada. É importante ter em mente pontos como:

  • tipo de revestimento (idealmente tecido jacquard);
  • preenchimento antialergênico e impregnação antimicrobiana do bloco;
  • espessura ótima do colchão (no mínimo 15 cm);
  • a presença de uma segunda tampa (removível);
  • custo razoável de um bloco duplo;
  • equilíbrio de rigidez para dois;
  • a diferença no peso dos parceiros.

Não se apresse na loja: a escolha de um colchão para cama de casal deve ser minuciosa. Se você não prestar atenção a todas as nuances, o resto pode ser confortável apenas para um dos dois usuários. Na hora de comprar, você pode "experimentar" o colchão, sentando sobre ele e avaliando o grau de elasticidade, rigidez, elasticidade e conforto do colchão como um todo. Não se pode ir a extremos, adquirindo uma opção muito mole ou muito dura, pois isso levará não só ao desconforto, mas também a uma rápida quebra do bloqueio.

Deve-se ter em mente que as metades do colchão serão utilizadas de maneiras diferentes, já que os pesos dos parceiros são diferentes.

Como fazer isso sozinho?

Poucas pessoas sabem, mas alguns designs de colchão podem ser feitos por você. Por exemplo, se você tem uma capa velha, pode fazer um padrão com base nela e montar as peças em um estofamento novo e cheio de estilo. Como enchimento, você pode usar inverno sintético, feno, lã de ovelha ou acolchoamento químico em formato de folha. Para melhorar a qualidade do bloco, você pode fazer um núcleo denso de espuma de borracha para móveis comprando-o em uma loja especial. Em seguida, para dar ao bloco uma maciez ideal, você pode adicionar um inverno sintético, palha ou uma fina camada de lã (para que o colchão fique quente de um lado).

O principal é remover as dimensões da cama ou colchão velho.

Uma opção interessante seria um tapete de sopro. Nesse caso, compram folhas de diferentes cargas do mesmo formato. Em seguida, são colados com ajuda de cola especial, as bordas são aparadas, todas as bordas são fechadas com forro de poliéster ou acolchoado de poliéster, e é colocada uma capa.

Para informações sobre como escolher o colchão certo, veja o próximo vídeo.

Avaliações

A questão da escolha de um colchão para cama de casal é uma das mais discutidas. Isso é evidenciado pelas inúmeras avaliações de clientes deixadas nos fóruns de sites da Internet dedicados ao tema do sono saudável. Em geral, a opinião da maioria dos compradores é coincidente - a melhor compra de um colchão para cama de casal é um tipo independente de box spring.

Os modelos em que o tapete tem dois graus de rigidez são especialmente populares entre os compradores. Este design é conveniente na medida em que permite que ambos os usuários durmam bem e elimina a necessidade de comprar dois colchões para não interferir um no outro. É este bloco de efeito relaxante e ortopédico que se denomina o melhor.

1 comentário

Obrigado pelo artigo útil e interessante!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário