Camas de madeira faça você mesmo

Camas de madeira faça você mesmo
  1. Materiais (editar)
  2. Escolhendo um tamanho
  3. Dispositivo
  4. Podium self-made
  5. Como fazer um beliche de madeira?
  6. Dicas úteis
  7. Lindas ideias para interiores de quartos

Se você visitar qualquer grande loja de móveis, sempre haverá uma grande variedade de camas de vários tipos e modificações. Se desejar e possível, você pode comprar qualquer, mas muitas vezes acontece que esta ou aquela opção não cabe no interior existente da casa, ou a cama é muito grande e volumosa, ou simplesmente não se adequa à qualidade e estilo de desempenho . Neste caso, existe uma difícil, mas às vezes a única saída: fazer uma cama de madeira com as próprias mãos.

Materiais (editar)

Por se tratarem de materiais de alta qualidade que garantem a durabilidade dos móveis, se você os escolher de forma arbitrária, terá muito mais vantagens com isso. Obviamente, fazer uma cama com as próprias mãos exigirá muito mais tempo e esforço do que apenas comprá-la ou solicitar um conjunto de fabricantes de móveis profissionais. No entanto, a escolha pessoal e o controle constante sobre a qualidade de sua criação darão frutos e serão recompensados ​​com a longa vida útil de um móvel tão importante feito por você.

Escolhendo como material Madeira sólida, recorde-se que tem um preço bastante elevado e algumas dificuldades a nível dos trabalhos preparatórios e do próprio processo de confecção das camas.

Na falta de experiência adequada no manuseio de madeira maciça, é melhor escolher opções mais simples, embora qualquer produto criado, por exemplo, de pinho maciço ou carvalho, terá uma aparência muito bonita e terá durabilidade invejável.

Um dormitório feito de troncos naturais parece muito impressionante, mas aqui há tanto a dificuldade de adquiri-los quanto a irrealidade de instalar tal cama em quartos pequenos.

Considerando as especificidades de trabalhar com uma matriz, o uso mais comum é diferentes tipos de madeira: será muito mais fácil criar você mesmo uma cama a partir de uma barra ou de tábuas aplainadas ou aparadas.

A única nuance que você deve prestar atenção na hora de comprá-los é a boa secagem: se o produto for originalmente feito de barra úmida, ao secar a estrutura começará a ranger ou deformar.

Cama de escudo - também uma opção barata e boa. As placas de móveis são placas maciças que são coladas a partir de peças separadas de madeira.

Este produto irá deliciá-lo com a sua beleza e praticidade, a resistência das tábuas permite até fazer talhas sobre elas, mas, como no trabalho com a madeira, aqui são necessárias algumas competências: a especificidade das tábuas de mobiliário implica a presença de elementos internos tensões, que devem poder ser tratadas corretamente na prática.

Fração de fibra de madeira finamente dispersa (MDF) - um material barato e razoavelmente durável que parece muito bom após processamento adicional (por exemplo, com a aplicação de verniz).

À venda você pode encontrar placas de MDF com ou sem verniz acabado, o que será uma vantagem significativa se o fabricante planeja realizar o processamento por conta própria.

Placa de partícula ou aglomerado - também conhecido de muitos materiais, caracterizado pela facilidade de serragem e processamento, porém, deve-se ter em mente que é melhor utilizá-lo não para a fabricação de estruturas de suporte da cama, mas para caixas, costas e elementos decorativos.Se a placa já for vendida laminada, você economiza muito tempo.

É melhor comprar acessórios para a futura cama de aço durável do que de alumínio. Os elementos de alumínio são certamente muito mais baratos, mas o aço é muito mais resistente, e seria melhor não economizar nisso, mas cuidar da qualidade por todos os lados.

É importante ter em mente que os fechos de metal precisarão ser apertados conforme a base de madeira seca, e se os fechos forem de aço, a cama assumirá toda a carga de uma vez e, no futuro, não haverá problemas com a força da estrutura.

Escolhendo um tamanho

Em primeiro lugar, é importante determinar o tamanho da futura cama: deles dependem o conforto do sono e a presença de um bom descanso.

O comprimento ideal do berço pode ser de até 200 cm, e a largura deve ser selecionada, dependendo das preferências individuais e características corporais.

A propósito, a classificação usual de camas (simples, duplas e "camião") era desenvolvida com base nos parâmetros de largura, não de comprimento, que devem ser levados em consideração especialmente no planejamento de dimensões e na elaboração de um desenho.

Uma pequena cama individual pode ter 90 cm de largura e 80 cm de comprimento, o que é ideal para fazer modelos infantis. Você também pode considerar uma opção com dimensões de 100x100 cm, se a área do quarto das crianças permitir. Uma cama de 150x150 ou 150x190 cm já se aproxima dos parâmetros de uma cama e meia, porém as dimensões ideais para um adulto são 150 cm de largura e 190 cm de comprimento. Você também pode aumentá-los se o quarto tiver uma área suficiente e a cama não parecer volumosa no quadro geral.

Na hora de fazer o desenho, também é importante levar em consideração o fato de que o melhor comprimento da cama para uma pessoa de qualquer idade deve ser sempre 15 cm maior que sua altura real - com uma margem, que proporcionará o máximo conforto e liberdade durante dormir.

Não é recomendável fazer a cama muito baixa: a distância mínima do chão ao colchão deve ser de 50 cm, o que garantirá uma carga mínima na coluna vertebral.

Há mais uma sutileza que deve ser levada em consideração na hora de fazer a cama: quanto mais velha for a pessoa, mais alta deve ser.

Claro, o colchão é uma parte importante de qualquer cama. Deve ser adquirido com antecedência para planejar todos os tamanhos com base em seus parâmetros. Um colchão ortopédico padrão pode ter de 1,5 a 2 m, com altura de 25 cm. Em casos extremos, você mesmo pode fazer - de espuma de borracha e outros materiais adequados.

Dispositivo

Um simples leito de vigas e pranchas pode ser feito muito rapidamente, seguindo um certo algoritmo de ações.

Para isso, você precisará de:

  • pranchas 2 pcs (dimensões 250x30cm) - para as paredes laterais da cama;
  • pranchas 3 pcs (dimensões 200x30cm) - frente, costas da cama e cabeceira;
  • vigas 5 pcs 4x4cm, comprimento 200 cm - estrutura de suporte da cama e suas pernas;
  • ripas 27 unidades 150x4x2 cm;
  • parafusos auto-roscantes e outros acessórios, conforme a necessidade;
  • verniz, "mancha", cola de construção para madeira.

Você também precisará de um pequeno conjunto padrão de ferramentas: uma chave de fenda, uma serra elétrica, uma serra de metal, um avião.

Para a limpeza dos elementos - lixa, de preferência de grão fino, para as medições - uma fita métrica, para um conhecimento preciso das dimensões dos cantos - um quadrado, um simples lápis para marcar.

A serragem de uma árvore deve ser feita aos poucos, tendo previamente feito marcações com um simples lápis, ou pegue um cortador e faça marcações com ele. Normalmente, no processo de fabricação de elementos, você precisa fazer vários iguais. Neste caso, primeiro é recortada a primeira parte, que servirá de gabarito, e todo o resto já será fabricado com uma orientação aos seus parâmetros.

Ao cortar, é necessário limpar imediatamente com lixa de grão fino.

Todos os cantos da cama devem ser estritamente retos, 90 graus, portanto, as medições terão que ser feitas freqüentemente e com cuidado e só então prenda as peças juntas. Caso contrário, a cama não será forte e se quebrará rapidamente sob o peso do corpo da pessoa. Todos os elementos são primeiro colados cuidadosamente com cola de construção e só depois já estão fixados com segurança na árvore por meio de buchas auto-roscantes.

Não se esqueça de remover os resíduos de cola, pois a sua presença complicará significativamente as etapas subsequentes do processamento.

Depois de cortar todas as peças, você pode prosseguir diretamente para a montagem e instalação da cama.

A localização das vigas que desempenham a função de suporte deve ser determinada dividindo o comprimento da parede frontal e posterior por três. Anote a figura resultante. Tenha em atenção que o colchão deve ter sempre pelo menos 5 cm de profundidade na cama + 2 cm a mais (espessura das ripas) e + 4 cm (espessura das barras dos elementos longitudinais) são obrigatórios. O valor final é de 11 cm, devendo ser notado no topo de ambas as paredes da futura cama, frente e verso - aí serão fixadas as barras do suporte principal.

As barras são aparafusadas por dentro. Na hora da fixação, é importante observar os parafusos autorroscantes para que não "cortem" a superfície do produto - a fim de evitar danos ao aspecto estético da cama. O comprimento dos parafusos autoatarraxantes é geralmente calculado com antecedência.

Após o aparafusamento das barras, mede-se 7 cm (do topo do tabuleiro para as laterais) e é feita uma marca com régua e lápis. As vigas são aparafusadas nas laterais da cama com um desvio de 6 cm de cada lado, depois disso, mais 2 pequenos pedaços de madeira são fixados verticalmente na borda das vigas - com um vão de 20 mm na borda da tábua.

A cabeceira é montada na parede frontal. Todas as superfícies e bordas a serem coladas são cuidadosamente revestidas com cola. As peças de trabalho são coladas o mais firmemente possível para que não haja rachaduras e fendas desnecessárias.

A cabeceira da cama é reforçada com várias ripas (geralmente são três). As ripas são coladas com cola de construção e adicionalmente aparafusadas. Todos os elementos acabados são tratados com tinta para madeira - para que adquiram a cor e tonalidade desejadas. Após a mancha, como de costume, faz-se um tratamento com verniz, que se recomenda que seja feito duas vezes.

Depois que todos os elementos estiverem prontos, passamos diretamente para a montagem final. Fazemos uma moldura, fixando suas partes com buchas auto-roscantes. Sobre as vigas de apoio são colocadas duas vigas de suporte, previamente aparafusadas às paredes posterior e frontal, e fixadas. Para dar estabilidade máxima à estrutura, as pernas são fixadas adicionalmente às barras de suporte - é melhor fazer isso por dentro, por questões estéticas.

A estrutura de suporte está pronta e bem fixada, podendo agora colocar e aparafusar as ripas, deixando uma distância uniforme de 4 cm entre elas. O espaço entre as paredes da cama e as ripas deve ser de pelo menos 2 cm. No final , monta o encosto, coloca um colchão na cama e você pode começar a usar ...

Podium self-made

Como você sabe, a cama do pódio em suas muitas variantes está se tornando cada vez mais popular em nosso país. Os artesãos-fabricantes de móveis inventam maneiras muito interessantes e práticas de instalar exatamente essas estruturas em qualquer lugar: de uma grande casa de campo ao "Khrushchev" de pequeno porte, onde pode ser muito problemático colocar uma grande quantidade de móveis. São muitos os modelos de passarela, porém, o mais compacto deles é justamente aquele onde há várias caixas de cabeceira para roupa de cama e outras coisas.

Devido ao facto de a presença de tais camarotes no interior da estrutura permitir libertar significativamente o espaço envolvente, esta versão do pódio é a mais popular entre os proprietários de pequenos apartamentos e quartos.

Aqueles que desejam adquirir uma cama de pódio compacta muitas vezes se perguntam como fazer um modelo simples com caixas com as próprias mãos.

Falando da simplicidade deste modelo, cabe ressaltar que não vamos falar aqui de um monolítico, mas de uma base de moldura, que deve ser o mais forte possível para suportar as cargas que estão por vir.

Para calcular tudo corretamente, você precisará de um desenho detalhado com as dimensões de todas as caixas e de cada barra (ou escudo) da moldura nela inscrita - dependendo do material de fabricação escolhido.

As caixas de linho localizadas dentro do pódio ou debaixo da cama têm a desvantagem de acumular poeira constantemente, pois estão localizadas junto ao chão. No entanto, esta desvantagem geralmente não é fortemente levada em consideração no caso em que não há outra saída, mas há um desejo de salvar o espaço circundante da melhor maneira possível.

Apesar de tal modelo na vida cotidiana ser considerado bastante simples, muito terá que ser levado em consideração no planejamento. O chão tem sua própria mecânica e certas propriedades, e as divisórias da cama irão interagir com ele o tempo todo. Esta é outra razão pela qual a estrutura do quadro deve ter um maior grau de resistência.

Para a autoprodução desta versão da cama do pódio, é melhor usar materiais de madeira serrada. Isso irá garantir a resistência da estrutura a fim de evitar mais problemas, além disso, a resistência das vigas monolíticas permite "contornar" possíveis problemas com a distribuição da carga da seguinte maneira.

A longarina é calculada por analogia com o desenho do quadro - "cume", que normalmente é instalado em caminhões projetados para pesos pesados.

Isso significa que o quadro deve estar apoiado em uma viga forte e espessa, que irá suportar todas as cargas emanadas das vigas, "espalhadas" em diferentes direções.

Para a fabricação de tal cume, é melhor levar duas vigas grandes de 100x50. O resto das vigas da estrutura de suporte são feitas de vigas 100x100. Outros pormenores podem ser feitos também em madeira (se o tempo e os recursos financeiros o permitirem), ou em aglomerado, que combinará perfeitamente com qualquer tipo de material de madeira, desde que não seja utilizado para elementos de sustentação da cama.

Deve-se lembrar que os painéis aglomerados, pela peculiaridade de esfoliar, não aceitam cargas alternadas ou concentradas.

No entanto, com um forte desejo, você pode fazer uma cama de pódio em uma estrutura inteiramente de aglomerado. Será uma estrutura em painel, colocada sobre uma cruz, que serve de suporte principal, com ausência total de pequenas peças. As placas são instaladas "de ponta" no piso e suportam o piso por baixo. A travessa principal com sobreposições ocupa a maior parte de toda a carga.

Claro, as placas do painel devem ser grossas o suficiente, pelo menos 30 mm.

As gavetas vão caber no interior, mas esta opção tem uma desvantagem significativa: devido à impossibilidade de organizar a cruz de outra forma, metade do espaço debaixo da cama ficará sem uso.

Das duas opções propostas para um pódio com caixas, você pode escolher aquela que for a mais adequada e possível de fabricar.

Como fazer um beliche de madeira?

Um beliche de madeira é uma ótima opção quando se trata de arranjar dois lugares para dormir no berçário ou de liberar o máximo de espaço possível para a criança no quarto. Os materiais mais baratos e ao mesmo tempo duráveis ​​que podem ser usados ​​na fabricação são tábuas e vigas de pinho.

Ao calcular a quantidade de materiais e traçar um desenho, é importante levar em consideração a distância da camada inferior até a parte inferior da camada superior - seu valor recomendado é 85 cm. Isso proporcionará uma posição confortável abaixo não apenas de um criança, mas também um adulto.

Abaixo estão os principais elementos de uma cama de beliche com seus tamanhos padrão (um elemento):

  • cremalheiras verticais 38x76x1730 mm;
  • reforço de cremalheiras 38x76x1730 mm;
  • elementos da estrutura de suporte (moldura) 38x140x2030 mm;
  • tiras da cabeceira (inferior e superior) 20x140x914 mm;
  • tiras para o pé (inferior e superior) 20x140x914 mm;
  • barra central (ibid.) 20x90x914 mm;
  • cerca de segurança lateral 20x90x1800 mm;
  • guarda-corpos de escada 20x90x1510 mm;
  • degraus de escada 20x64x482 mm.

A estrutura de suporte é montada a partir de quatro placas pré-preparadas. Para a confiabilidade da moldura, uma tira adicional é colada longitudinalmente à placa e aparafusada a ela com parafusos.

As barras, coladas à tira que sustenta o colchão longitudinalmente, servirão de base sobre a qual as ripas deverão ser colocadas transversalmente.

Os corrimãos são feitos de pranchas processadas simples e os corrimãos das escadas são feitos de pranchas com a possibilidade de reforço do quadro.

Os pontos de fixação dos degraus devem ser indicados com antecedência e, durante a montagem, certifique-se de que os elementos metálicos que os fixam não entrem em contato com as ferragens de fixação da moldura. Os pés e a cabeceira da cama são fixados com parafusos - na parte inferior com uma estrutura de suporte. Os parafusos auto-roscantes devem ser serrados pela borda.

A segunda camada também é montada de maneira semelhante, e a cerca com uma escada também é fixada. Quanto à cerca, se houver vontade e tempo, pode ser feita na lateral da parede. Trate a cama acabada com tinta e verniz, deixe secar - e você pode colocar os colchões.

Dicas úteis

Às vezes, acredita-se que o uso de pregos comuns na fabricação de móveis não é mais moderno e impraticável, mas não é assim. Os pregos podem não só se tornar a peça mais barata do móvel, mas também facilitar o trabalho do marceneiro, sem exigir nenhuma ação preparatória na forma de furação com furadeira.

Provavelmente, poucas pessoas percebem que paletes comuns de materiais de construção podem ser usados ​​como base para uma sólida cama de madeira.

Eles ganham não apenas pelo preço barato, mas também pela boa qualidade, porque é improvável que madeira ruim seja usada para transportar e armazenar tijolos pesados.

Além disso, com o tempo, usando tais paletes para os fins a que se destinam, a árvore pode encolher e secar perfeitamente, o que é uma vantagem indiscutível.

As paletes podem ter uma aparência mais decente lixando e conectadas umas às outras com longos tarugos auto-roscantes. Eles também podem ser pintados e envernizados para dar-lhes uma aparência estética mínima. Para fazer uma cama de casal completa, você precisa de apenas quatro desses paletes de construção e, a partir de oito paletes ou mais, você pode construir qualquer pódio que desejar.

O papelão não deve ser usado para fazer as pernas da cama.: como já mencionado, este material, apesar de seu uso generalizado, não é adequado para a fabricação de peças que possam suportar cargas pesadas. Se você levar isso de ânimo leve e fizer as pernas da cama de material de aglomerado, na melhor das hipóteses elas irão delaminar e a cama irá ranger constantemente e, na pior, podem simplesmente não suportar o peso.

A cama em si é projetada não apenas para suportar o colchão, mas também deve ter propriedades que distribuam uniformemente a carga entre ela e a estrutura da cama. As tábuas da cama devem ser colocadas soltas de acordo com o princípio da lamela, e a tábua de compensado do próprio colchão já está colocada por cima.

As tábuas de ripas são melhor colocadas lateralmente do que longitudinalmente, porque é assim que elas se dobram ligeiramente para baixo de acordo com os movimentos do corpo.

Lindas ideias para interiores de quartos

Para um quarto de criança, há um grande número de maneiras de fazer um conjunto de duas camadas, que não pode consistir apenas em dois beliches.

Por exemplo, existem opções na forma de transformadores, quando durante o dia, por meio de um mecanismo simples, a cama embaixo se transforma facilmente em uma escrivaninha.Se desejar, também é possível fazer esse tipo de estrutura de dois andares com as próprias mãos.

Para crianças em idade pré-escolar e primária, será uma excelente solução para fazer grades e escadas de cama com as ferramentas disponíveis, ou simplesmente pedaços e pequenos troncos encontrados na floresta, lixados e processados ​​usando métodos convencionais de carpintaria. Um interior tão inusitado vai decorar o berçário, e sempre dará alegria à criança e a possibilidade de espaço adicional para brincadeiras.

Uma cama extraível do pódio será a melhor solução quando você precisar criar um espaço interior aconchegante em um quarto pequeno. Durante o dia, pode ser retirado dentro do pódio, liberando espaço para receber convidados.

Uma estrutura robusta de tal produto, que se baseia em uma estrutura de cumeeira de madeira maciça, permitirá que você coloque um escritório aconchegante com uma mesa de computador e prateleiras para livros no topo do pódio. Se você cuidar da decoração exterior de tal opção com um laminado de alta qualidade feito de materiais naturais, a sala ficará muito bem, apesar de sua pequena área.

Um grande quarto em uma casa de campo é uma ótima desculpa para colocar uma luxuosa cama de casal com qualquer design desejado.

Um quarto com uma cama esculpida sempre parece muito atraente, e se você dominar a escultura em madeira por conta própria, amplos espaços abertos para a criatividade se abrirão.

Você pode recortar figuras de vários animais ou pássaros e fixá-los nas costas e nos pés da cama e, se quiser recortar padrões, madeira de alta qualidade permitirá que você faça isso.

Aliás, materiais mais baratos, como o aglomerado, também não têm medo desse tipo de trabalho e estão bastante adaptados para usar uma técnica de rosqueamento simples e aceitável.

Ao usar paletes para materiais de construção para fazer uma cama, um verdadeiro artesão criativo certamente será capaz de encontrar aplicações para os orifícios neles.

As próprias paletes podem ser camufladas, como segue, lixando e pintando em alguma cor incomum, e dentro dos orifícios você pode colocar uma iluminação absolutamente segura para a cama na forma de lâmpadas ou lâmpadas LED. Eles não aquecem e são bastante adequados para um design de estilo próprio.

Se a cama for feita na forma de um pódio simples com um colchão por cima, isso também abre um grande espaço para o pensamento criativo. Afinal, a cabeceira dessa cama pode ser decorada como você quiser: por exemplo, tire tábuas velhas do armário, lave-as, aplique verniz por cima, escreva algo nelas em uma linguagem incompreensível, fixe na parede do cabeceira da cama - e um quarto "orçamento" místico no estilo feito à mão pronto.

Os amantes de tudo o que é quente e macio podem comprar várias almofadas do mesmo formato e cor e ainda fixá-las na cabeceira - você ganha uma espécie de painel com um toque de humor caseiro simples e aconchegante.

Almofadas decorativas grandes e coloridas podem ser fixadas a um tubo de metal montado na parede usando faixas de cores fortes. É importante lembrar que travesseiros de plumas não são adequados para tais fins, pelo fato de serem bastante pesados. Para o design decorativo, travesseiros feitos de inverno sintético ou hollowfiber são perfeitos.

Uma cama dupla pódio caseira que não fica ao lado da parede também pode se tornar um espaço para criatividade se você colocar estantes com livros dentro do pódio, em vez das gavetas tradicionais. Os livros podem ser reais e "falsos", e se em algum lugar da casa houver livros antigos com folhas amareladas, então, enchendo as estantes com eles, você pode criar uma atmosfera indescritível de um interior verdadeiramente vintage no quarto.

As tábuas normais que estão no galpão há muito tempo não devem ser jogadas fora. Eles também podem ser usados ​​para criar uma atmosfera rústica maravilhosa, decorando a cabeceira de uma pequena cama no campo. As placas são pré-dimensionadas, lixadas e envernizadas.Tingi-los com uma cor diferente não vale a pena - é melhor usar uma tinta para realçar a cor escura afetada pelo tempo. A cama pode ser equipada com uma colcha de retalhos e travesseiros coloridos.

Se houver desejo, tempo e oportunidade, é real não só fazer a cama com as próprias mãos, mas também projetar de forma independente o quarto para que pareça inusitado e confortável, sempre criando um bom humor para seu dono.

Cama faça você mesmo: sobre isso - no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário