Características do cultivo de açafrão em uma panela
Quem já plantou açafrão pelo menos uma vez não vai mais trocá-lo por outra opção, tanto que atrai com sua ternura e aparência incomum. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características do cultivo de açafrão em uma panela.
Descrição da planta
Os açafrões pertencem ao gênero Saffron da família Iris. Do grego, o nome da planta é traduzido como fio, elas realmente têm folhas excessivamente finas, e algumas variedades têm estigmas filiformes, dos quais é feito o famoso tempero açafrão. As flores de açafrão parecem tulipas, taças de vinho ou uma taça velha. Eles são considerados um símbolo de juventude e amor. Uma planta perene de baixo crescimento não cresce mais do que 20-25 centímetros. Reproduz-se em pequenos bolbos escamosos de forma arredondada e ligeiramente achatada.
O açafrão não forma brotos, mas durante o período de floração pode liberar um monte de placas estreitas.
A flor é composta por seis pétalas, que, dependendo da variedade, diferem na forma: estreita, linear, esgalgada nas laterais. Os botões podem ser monocromáticos ou bicolores, pintados ou com padrão de listras. Uma flor solta não tem mais de 5 centímetros de diâmetro. Existem cerca de 300 variedades de açafrão no mundo, algumas delas especialmente cultivadas para a obtenção de temperos de confeitaria - açafrão.
Variedades adequadas para o lar
As variedades holandesas são recomendadas como plantas de envasamento. Isso inclui o seguinte:
- Prins Claus emite um aroma agradável e persistente; se as condições apropriadas forem criadas, ele pode florescer no inverno;
- Jeanne d'Arc assemelha-se a snowdrops, apenas com flores maiores, o núcleo dos botões é dourado;
- Registro de flores com um pequeno caule, mas inflorescências volumosas de uma rica cor roxa;
- Pérola azul na tradução significa uma pérola de cor azul; variedade com botões azuis, amarelos na base.
Como regra, os produtores não param em apenas uma opção, eles criam caleidoscópios inteiros de diferentes açafrões em seus peitoris. A única condição é não plantar variedades diferentes juntas em um recipiente, caso contrário, você pode obter brotos de tamanhos diferentes e floração não simultânea. As seguintes variedades também são adequadas como flores de interior:
- Cream Beauty (tom suave e cremoso);
- Amarelo Dourado (híbrido);
- Lembrança (cor roxa escura);
- Crocus Oxonian (com botões de um azul profundo e coração laranja dourado).
A variedade Gipsy Girl com flores amarelo claro e um padrão de tigre merece atenção especial.
Condições de detenção
Antes de começar a cultivar um açafrão, você precisa determinar o local mais favorável para o crescimento de uma flor em vaso. Os açafrões são amantes da luz, então eles se sentirão confortáveis no parapeito da janela no lado sul da casa. Mas devemos levar em conta o regime de temperatura. Uma varanda pode ser um local ideal para cultivar essas plantas. O frio moderado nesta área do apartamento na primavera criará condições favoráveis para o desenvolvimento e a floração. Quando os botões aparecerem, a temperatura já estará entre + 18– + 20 graus.
O açafrão não é considerado uma cultura extravagante. Se você seguir uma série de regras, a planta crescerá sem muita atenção. É necessário fornecer apenas as seguintes condições:
- iluminação adequada;
- regime de temperatura (não superior a +20 graus);
- umedeça regularmente o solo e escorra.
Vamos considerar esses pontos com mais detalhes.
Iluminação
Crocus precisa de mais ou menos iluminação em diferentes estágios de desenvolvimento. Por exemplo, os bulbos recém-plantados são mantidos em um local escuro e fresco. Quando os brotos atingem o nível de 5 centímetros, ganham força, precisam de uma boa iluminação, para que os vasos sejam colocados mais próximos dos raios solares. Eles são novamente reorganizados na zona de sombra durante a floração para que os botões permaneçam abertos por mais tempo.
Temperatura e umidade
Uma planta com flores precisa de frescor, a temperatura do ar não deve ser superior a 16 graus Celsius. Uma temperatura mais alta já é destrutiva para as flores, depois de algumas horas, as pétalas começarão a cair.
As condições ideais são porão, pois é fresco, com pouca luz e com umidade adequada.
Pote e solo
O número de bulbos plantados dependerá do tamanho do vaso. Uma vez que cada cabeça tem até 3 cm de diâmetro, geralmente 5-10 lâmpadas são colocadas em um recipiente. É importante que se desenvolvam livremente, sem interferir entre si, sem tocar o interior do vaso. Para isso, o pote deve ser baixo e largo. Nos pontos de venda, é apresentada uma escolha de embalagens especiais para lâmpadas.
O solo deve ser leve (solto). Você pode usar um substrato de flor pronto, mas pode facilmente fazer você mesmo a composição desejada: misture em proporções iguais as misturas de grama e folhas com areia, de preferência grossa. É necessário cobrir o fundo com uma espessa camada de areia e colocar terra em cima. Esta opção é adequada se o açafrão precisar ser propagado posteriormente. Ao criar uma camada de drenagem, são usados tijolos, telhas, cascalho.
Certifique-se de colocar os pratos sob a panela para coletar o excesso de líquido após a rega.
Material de plantio
O material de plantio determina qual planta você obtém no final. Se você pegá-lo corretamente, há uma garantia de que o açafrão florescerá lindamente. Para cultivar açafrão em vasos em casa, você precisará de variedades especiais holandesas para uso interno. Têm inflorescências grandes que ficam espetaculares em vasos, o que não se pode dizer dos açafrões naturais, de baixa decoração e de pequena floração. Os híbridos também não são adequados para o envasamento, uma vez que tais variedades requerem cuidados especiais, sem os quais existe uma grande probabilidade de não florescerem, os seus botões simplesmente cairão sem florescer.
Importante! O tamanho do bulbo afeta a qualidade da flor. Idealmente, não deve ter mais de 5 centímetros.
Cuidado correto
Em cada estágio de desenvolvimento, os cuidados com o açafrão são realizados de maneiras diferentes. Para que floresça, é necessário recolher os bolbos, guardá-los e plantá-los correctamente, para depois seguir rigorosamente as medidas agrotécnicas no domínio do cuidado desta espécie.
Rega
O açafrão não adora umidade, por isso não é regado mais do que 1 a 2 vezes por semana, pois uma crosta seca se forma no topo. Em casos raros, a rega é aceitável após 2 dias. O palete é prontamente liberado do excesso de água, que é de vidro após umedecer o solo no pote
Durante a estação de crescimento e floração, a tecnologia de irrigação muda: a água não é despejada de cima, mas de baixo para dentro da panela, que está localizada sob o vaso. Por meia hora, as plantas ficam "bêbadas" o suficiente, e depois o líquido restante também é retirado. A rega frequente e abundante pode causar o apodrecimento das lâmpadas.
Se você umedecer o solo antes de plantar, isso será suficiente, você não deve derramar mais no bulbo. No futuro, a irrigação deve ser feita em pequenas porções de água e tentar não tocar nas pétalas durante o procedimento.
O açafrão é regado com mais intensidade durante o período de emergência dos brotos e antes da queda das flores, então esse evento é realizado com menos frequência.
Top curativo
. Imediatamente após entrar no solo, o açafrão não precisa ser alimentado e, posteriormente, os fosfatos e a composição de potássio são usados para a fertilização.Esses curativos promovem um forte crescimento, criam a base para a formação harmoniosa dos botões. Eles são introduzidos sequencialmente nos seguintes casos:
- como surgiram os primeiros brotos (potássio e fósforo na proporção de 2: 1);
- no momento da formação do botão (relação potássio e fósforo 1: 1);
- após o murchamento das flores (composição uniforme 1: 1).
A alimentação do açafrão só é útil quando a planta está na fase ativa de seu desenvolvimento. Nesse período, é necessário alimentar as plantas com minerais três vezes. É importante notar que o fósforo prolonga o tempo de floração, e o potássio "alimenta" os bulbos, o que os ajuda a hibernar.
Importante! Ao cuidar do açafrão, é importante limpar a planta de flores e folhas murchas. Mas não é recomendado fazer isso antes do tempo, uma vez que tais ações enfraquecerão a base da raiz - o bulbo. Para a "hibernação", os açafrões procuram um canto escuro com baixa temperatura do ar.
As sutilezas da destilação
A flor de açafrão é fácil de planejar se esse processo for estimulado. Para enraizar, o açafrão pode "sentar-se" em um ambiente fresco por 3 meses, portanto, por um cálculo simples, você pode obter botões frescos, por exemplo, para o dia de Ano Novo. Nesse caso, é necessário tratar os bulbos do final do verão ou do início do outono. Para ter flores frescas na primavera, respectivamente, elas são mantidas por mais tempo. Forçar terá sucesso se você seguir o seguinte conjunto de regras:
- plante apenas uma variedade em um vaso, caso contrário, as plantas terão alturas diferentes e cada um terá seu próprio período de forçamento;
- é necessário plantar os mesmos bulbos, pois os grandes florescem mais cedo;
- para preservar a floração, o açafrão é levado para um local fresco durante a noite, onde a temperatura do ar não ultrapasse os 3 graus Celsius.
Se esses requisitos forem atendidos, será possível admirar o açafrão por até 20-25 dias. Este período pode ser facilmente estendido por mais meio mês devido à observância do regime de temperatura. Durante o ovário em botão, o ar na sala não deve aquecer acima de +16 graus.
Possíveis dificuldades
Vamos considerar com mais detalhes as seguintes possíveis dificuldades ao cultivar açafrão em uma panela:
- um erro comum dos floristas ao cultivar o açafrão da variedade errada; você precisa saber que para a destilação é preferível pegar variedades de primavera, o trabalho com elas começa no primeiro mês do outono;
- se você regar demais a planta, as folhas começarão a amarelar e os bulbos podem se infectar com foulbrood.
- na hora de comprar material de plantio (bulbos), é preciso saber a época do seu florescimento; tipos de açafrão de primavera são plantados em setembro, e os de outono - no verão;
- se os açafrões não forem devidamente cuidados e protegidos de fatores adversos, suas folhas começarão a amarelar, o que pode causar clorose.
Importante! O material de sementes de alta qualidade, boa drenagem e alimentação oportuna evitarão que os cultivadores de flores tenham problemas no cultivo desta bela flor.
Muitas vezes surge a questão de como proteger o açafrão para que não congele na varanda. Considere opções com uma varanda aberta e fechada.
- Em condições abertas e desprotegidas, os potes de açafrão criam um abrigo especial. Para isso, utilizam-se caixas ou caixas, nas quais são colocados recipientes com plantas, tendo previamente coberto o fundo do recipiente preparado com espuma ou pranchas. O espaço livre interno é preenchido com serragem, papel ou outra massa seca. Para este caso, as aparas são adequadas. Serapilheira ou plástico bolha é puxado por cima de tal abrigo, você pode levar qualquer material não tecido disponível.
- Se as plantas estiverem em uma sala envidraçada, certifique-se de que a terra nos vasos não seque. As flores precisam de rega regular. Nesse caso, eles não precisarão da proteção específica da primeira opção, mas também não fará mal "embrulhar" os açafrões.No inverno, os potes não ficam no chão, são colocados em bancadas ou cavaletes especiais, pode-se embrulhá-los em malhas velhas, estopa ou outros meios improvisados.
Como plantar açafrões, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.