Plantando e cuidando de açafrões

Contente
  1. Descrição
  2. As melhores espécies e variedades para cultivo
  3. Características do plantio em terreno aberto
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Cavando e armazenando lâmpadas
  6. Como crescer em casa?
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Ao escolher safras de jardim para plantar no campo, os jardineiros novatos costumam escolher açafrões. Estas plantas com flores são muito fáceis de cuidar e têm botões ricos e vibrantes. Neste material, você se familiarizará com as peculiaridades do plantio e cultivo de açafrões, bem como aprenderá sobre as complexidades de cuidar dessas plantas com flores.

Descrição

Os açafrões (ou açafrão) pertencem ao gênero açafrão e pertencem à família Iris. Essas plantas com flores têm tubérculos bulbosos e são culturas hortícolas perenes. Diferenças externas dos açafrões: bulbos achatados com um diâmetro de até 7 cm, uma haste curta não desenvolvida com brotos estreitos verdes crescendo diretamente das raízes, 2 ou 3 botões (dependendo da variedade) em forma de cálice ou copo com um diâmetro de até a 5 cm.

O florescimento do açafrão pode ocorrer na primavera ou no outono e durar até 20 dias. Os botões são caracterizados por tons brilhantes de limão, roxo e cobalto. Além disso, existem variedades de açafrão com flores em tons pastéis e botões pintados de dois tons.

As melhores espécies e variedades para cultivo

No momento, os cientistas conseguiram identificar cerca de 80 variedades individuais de açafrão, bem como mais de 300 variedades dessa planta. Abaixo serão apresentadas as variedades botânicas e variedades de açafrão que são mais frequentemente usadas pelos jardineiros. Todos os açafrões podem ser divididos em apenas 3 variedades distintas, dependendo do período de floração.

  • Início da primavera. Este grupo inclui todas as variedades de açafrão, cujo período de floração ocorre no final do inverno ou nos primeiros dias da primavera. A espécie é resistente à geada e geralmente cresce até 9 cm de altura.
  • Com floração primaveril ou flor grande. As variedades deste grupo geralmente florescem 2-3 semanas após a floração das variedades no início da primavera. Essas plantas se distinguem por uma grande altura de até 15 cm e flores brilhantes contrastantes de branco, roxo e azul.
  • Florescência de outono. Isso inclui todas as variedades de açafrão, cujo período de floração cai em setembro-novembro. A coloração aqui pode ser muito diferente - do branco e amarelo ao roxo com listras.

Entre as variedades de açafrão mais populares e bonitas para cultivo em um jardim estão: Ruby Giant, Blue Pearl, Princess Beatrix, Jeanne D'Arc, Golden Yellow e Flower Rackord.

Características do plantio em terreno aberto

O próprio procedimento de plantio de açafrão pode ser condicionalmente dividido em várias etapas: a seleção do momento ideal para o plantio, a escolha do material de plantio, a seleção do local para o desembarque, bem como o próprio procedimento de desembarque.

Tempo ideal

O momento do plantio do açafrão é selecionado com base nas características da variedade da flor, bem como nas condições climáticas externas do local. No final da primavera ou início do verão, geralmente são os açafrões com flores de outono que são plantados. Nesse caso, os jardineiros esperam até que a terra aqueça um pouco e seque com a umidade. Se o açafrão for plantado durante o derretimento da neve, os bulbos da planta apodrecem. A melhor época para o plantio na primavera é abril, mas se você plantar açafrão na Sibéria ou nos Urais, o momento terá que ser ligeiramente alterado para as estações mais quentes do verão.

O outono é considerado a escolha clássica para o plantio de açafrão primaveril. Nesse caso, você precisa entender que os bulbos de açafrão devem criar raízes no solo antes mesmo do início do frio para suportar o inverno sem dor. Para isso, as flores precisam de pelo menos um mês com uma temperatura sempre quente. A partir dessas informações, pode-se presumir que é melhor plantar esses açafrões o mais tardar no início ou no final de outubro.

Essas datas são mais adequadas para o plantio de açafrões na região de Moscou - para as regiões do norte, concentre-se em um setembro mais quente ou no final de agosto. Se os açafrões forem cultivados em casa, eles também podem ser plantados durante o inverno. Neste caso, realiza-se o chamado forçamento - numa sala com açafrões, cria-se um efeito de estufa com uma temperatura ambiente estável e um elevado nível de humidade.

Como escolher o material de plantio?

A seleção de bulbos de qualidade para o plantio é um processo muito importante que afeta diretamente a aparência, a quantidade e a saúde das inflorescências no futuro. A seguir estão os fatores que o ajudarão a identificar bulbos de açafrão bons e inadequados para o plantio.

  • Um dos principais sinais de lâmpadas saudáveis ​​e viáveis ​​é o peso pesado e a alta densidade. Se as lâmpadas forem leves, letárgicas ou escamosas, é mais provável que não germinem.
  • Outro sinal de um bulbo doente é a presença de manchas escuras em sua superfície. Normalmente, essas lesões localizadas são chamadas de podridão seca - uma doença fúngica que pode ser transmitida através do solo ou de roedores.
  • Preste atenção à integridade da semente - os bulbos devem estar livres de feridas e vestígios de danos mecânicos. Se as feridas forem recentes, podem ser borrifadas com cinza de madeira, o que protegerá a planta da decomposição.
  • No caso de cultivo competente e armazenamento de bulbos antes do plantio, eles não devem ter brotos extras, bem como raízes brotando.
  • É melhor realizar exatamente 2 verificações do material de plantio. Após a coleta dos bulbos no local, deve-se realizar uma verificação para eliminar imediatamente os espécimes doentes e secos; a segunda verificação é realizada antes do próprio procedimento de plantio.

Seleção de assento

A escolha de um local para o plantio de açafrões em terreno aberto é um ponto igualmente importante no momento do plantio. Os principais fatores para a seleção de um local para o plantio de açafrão serão indicados a seguir.

  • A maioria das variedades e tipos de açafrão simplesmente adora luz natural abundante, razão pela qual as áreas mais abertas são geralmente escolhidas para plantá-los. Esta situação está mais relacionada com as variedades de açafrão de outono, uma vez que o sol no outono não é quente o suficiente para prejudicar as flores. Quanto aos açafrões da primavera, também podem ser plantados próximos a arbustos ou árvores grandes, pois durante a floração as árvores ainda estarão "nuas".
  • O açafrão precisa fortemente de umidade durante o período de crescimento ativo, no entanto, a estagnação de umidade perto desta planta não deve ser permitida - há uma grande chance de apodrecimento dos bulbos. É por isso que os açafrões são geralmente plantados em áreas elevadas ou em grandes canteiros, mas não em terras baixas, onde a umidade se acumula constantemente após as chuvas.
  • Quanto ao solo adequado para o plantio do açafrão, essas plantas se desenvolvem em solo neutro, leve e fértil. Loams ou loams arenoso com uma quantidade suficiente de nutrientes são mais adequados aqui. Para tornar o solo mais leve, areia ou cascalho são adicionados ao solo. Para reduzir o nível de acidez do solo, ele é tratado com cal.
  • Se em seu local forem observadas pragas na forma de roedores, que destroem periodicamente os tubérculos das plantas ou vegetais do jardim, os açafrões devem ser plantados longe dos locais favoritos desses "hóspedes". As áreas mais favoritas dos roedores são os matagais de plantas perenes.

Instruções

Depois de selecionar o material de plantio e escolher um lugar no jardim para o plantio de açafrões você pode começar a plantar as próprias raízes.

  • Profundidade de plantio. Ao escolher este indicador, você precisa levar em consideração o tipo de solo do seu site. Por exemplo, se o solo no local do plantio de açafrão for leve e permeável, você pode escolher uma profundidade padrão de 2-3 comprimentos de bulbo - geralmente até 9 cm. Se o solo for pesado, então é melhor plantar as lâmpadas alguns centímetros mais altas. A profundidade também depende da idade do bulbo - se for uma cultura de raiz grande e adulta, então a profundidade padrão é escolhida, se jovem e pequena - até 5 cm em solo leve e até 3 cm em solo pesado.
  • Drenagem. Os jardineiros preferem plantar açafrões em buracos com uma camada de drenagem pré-arranjada feita de cascalho, composto ou tijolo quebrado. Isso vai afastar a umidade dos bulbos das plantas.
  • Distância. Você precisa entender que o açafrão pertence às culturas hortícolas que geralmente crescem em pequenos grupos. Como regra, os bulbos de açafrão são plantados a uma distância não superior a 5 cm um do outro - isso deixará espaço para o sistema radicular e os bulbos jovens que se formam durante o ano.
  • Após o pouso. Já após o plantio dos bulbos nas covas com drenagem, as covas são preenchidas com substrato preparado de solo de várzea e turfa (em proporções iguais), enquanto o solo do local de plantio é compactado e regado abundantemente.
  • Uma camada de cobertura morta. Se você plantar uma variedade de açafrão de primavera no outono, para que os bulbos não apodreçam durante o inverno, o local de pouso é coberto com folhas caídas, agulhas ou ramos de abeto - isso vai isolar o solo, proteger o açafrão de geadas severas e evitar o crescimento de ervas daninhas nas proximidades.

Muitas vezes surgem situações em que os açafrões precisam ser transplantados para outro lugar devido a um aumento no número de bulbos jovens em um buraco. Recomenda-se o transplante de açafrão primavera no outono, outono - na primavera ou no verão. Durante o transplante, o arbusto de açafrão-mãe é retirado do solo, limpo do solo e dividido em bulbos independentes, cujo processo de plantio não é diferente do plantio de raízes adultas.

Se o processo de divisão dos tubérculos não ocorreu sem a formação de feridas e danos, todos os locais doloridos devem ser tratados com cinza de madeira. O açafrão comprado na loja deve ser transplantado imediatamente para um novo local, ao mesmo tempo que se observa suas próprias regras. Nesse caso, todos os pedúnculos da planta são cortados e a planta, junto com o torrão de terra, é retirada do vaso, separada (se necessário) e então plantada de acordo com o esquema padrão.

Como cuidar bem dele?

Muitos jardineiros preferem cultivar açafrões em suas casas de verão, uma vez que essas plantas com flores são pouco exigentes para cuidar. Todo o cuidado se resume a regar e fertilizar o solo próximo ao açafrão.

Rega

Ao contrário de outras culturas hortícolas, os açafrões não precisam de mais rega durante os períodos de floração. O período de floração dos açafrões de primavera e outono cai no outono e na primavera - estações durante as quais o solo fica saturado de umidade ao máximo e a quantidade de chuva aumenta. Regar essas plantas é aconselhável apenas quando o círculo do tronco seca durante a seca prolongada e durante o crescimento ativo. Um ponto importante durante a rega é afrouxar qualitativamente o solo no círculo próximo ao caule próximo aos açafrões. Isso permitirá que a umidade alcance as raízes mais rapidamente e não fique estagnada no solo.

Top curativo

Como cobertura para os açafrões, você pode escolher fertilizantes orgânicos e minerais. Se falamos de fertilizantes minerais, então para aumentar a floração e estimular o crescimento do açafrão, utilizam-se preparações com alto teor de potássio, fósforo e nitrogênio. Aconselha-se que essa alimentação seja realizada no máximo 2 vezes por ano. No primeiro caso, a cobertura é realizada no inverno, onde os grânulos de fertilizante são espalhados sobre a neve para que sejam absorvidos pelo solo junto com a umidade durante o período de degelo. A segunda cobertura é geralmente realizada após o período de floração, aqui os fertilizantes devem consistir precisamente de potássio ou fosfato.

Quanto aos fertilizantes orgânicos, então os açafrões têm uma atitude positiva em relação a todos os tipos de alimentação natural com uma condição - a matéria orgânica não deve ser fresca... Há muitos casos em que os açafrões foram regados ou fertilizados com esterco fresco ou composto, após o que as plantas secaram e murcharam rapidamente. Ao usar matéria orgânica na fertilização de açafrões, você precisa escolher exclusivamente estrume sedimentado, húmus ou composto. Além disso, a matéria orgânica não é introduzida diretamente no solo e não se mistura com a água para regar os açafrões.

O esterco apodrecido ou húmus é espalhado exatamente perto do círculo do tronco de açafrão. A alimentação adicional com matéria orgânica pode ser realizada no início da primavera (no caso de plantio de variedades de outono). Nesse caso, o local de desembarque é escavado com o auxílio de máquinas agrícolas ou pá, após o que é misturado ao esterco e compactado.

Cavando e armazenando lâmpadas

Normalmente os açafrões são mantidos por pelo menos 4 anos em um local permanente, após o qual você pode notar um claro aumento no número de novos bulbos e brotos em um local de plantio. No caso de formação de um grande número de raízes jovens, a escavação da planta é obrigatória. Se não for feito, o açafrão terá mais vegetação e menos botões a cada ano. É aconselhável desenterrar o açafrão depois do período de floração, durante o período de dormência ou depois que a folhagem da flor secou e amarelou. Para os açafrões da primavera, escolhe-se maio ou início de junho, e para os açafrões de outono - o final do outono. O procedimento de escavação em si deve ser realizado com muito cuidado para não danificar os rizomas.

Com a ajuda de uma faca desinfetada ou podador, os bulbos jovens são separados da raiz materna de açafrão. Frutas podres, secas ou muito danificadas são jogadas fora, e as boas são limpas do solo, separadas por tamanho e colocadas em recipientes de papelão ou madeira para armazenamento posterior. Antes de plantar os bulbos em terreno aberto, eles devem ser armazenados em local seco, sombreado e bem iluminado com temperatura de até 20 graus.

Antes de plantar os bulbos em local permanente, eles devem ser tratados com fungicidas para prevenir doenças fúngicas em plantas jovens (geralmente é utilizado permanganato de potássio). Para que os bulbos se enraízem melhor em um novo local e lançem os primeiros brotos mais rápido, eles são mantidos em soluções estimulantes de crescimento por não mais que meia hora (Kornevin é um exemplo clássico).

Como crescer em casa?

O processo de cultivo de açafrões em casa é chamado de forçar - envolve a criação de condições artificiais durante o inverno. Normalmente, forçar é usado para variedades de açafrão de inverno que são incapazes de suportar os invernos sem dor, ou para ajustar o período de floração da planta a uma determinada data. Os principais pontos a serem observados ao destilar o açafrão em um apartamento estão abaixo.

  • Bulbos grandes e maduros são mais adequados para o cultivo de açafrão em casa. Certifique-se de que não haja danos na superfície das lâmpadas.
  • Antes do plantio do material de plantio no recipiente, os bulbos devem ser mantidos por cerca de um mês em ambiente seco e ventilado, cuja temperatura deve diminuir gradativamente. Alguns jardineiros recomendam colocar tubérculos de açafrão na geladeira - esta é a maneira mais eficaz de regular a temperatura.
  • Antes de escolher a data de plantio dos bulbos no solo, lembre-se que os açafrões só poderão florescer 3 meses após o plantio no recipiente.
  • Para o plantio de plantas, recipientes largos, mas rasos, com orifícios inferiores para remoção de umidade e uma boa camada de drenagem são adequados. Como solo para o plantio, são adequados os tipos padrão de solo para o cultivo de plantas de jardim.
  • Os bulbos devem ser plantados a uma distância de pelo menos 3 cm um do outro - não permitir que os frutos toquem.
  • Ao contrário do plantio em campo aberto, em casa, as pontas dos bulbos não são enterradas, mas permanecem na superfície da terra.
  • Um pote ou recipiente com açafrão é colocado em um local fresco - geralmente eles são colocados na varanda, onde são armazenados no parapeito da janela.

Às vezes, os jardineiros não usam bulbos, mas sementes para o cultivo de açafrões dentro de casa. Este método de propagação do açafrão é característico apenas para algumas variedades. As sementes de açafrão são colhidas após a secagem da cápsula da flor. O processo de plantio em si é realizado em meados da primavera ou início do outono.

  • Antes do plantio da semente, o solo deve ser desinfetado e tratado com estimulantes de crescimento e, em seguida, regado. Além disso, o solo para o plantio deve ser solto e leve.
  • As sementes são espalhadas uniformemente sobre o solo e levemente pressionadas contra ele. Em seguida, o recipiente com as sementes é coberto com um filme ou vidro transparente e colocado na geladeira por 2 a 2,5 semanas.
  • 2,5 semanas após o armazenamento das sementes na geladeira, as sementes junto com o recipiente são plantadas na horta e cobertas com agrofibra até os primeiros brotos. Assim que aparecerem, regue com um pulverizador.

Doenças e pragas

A maioria das variedades de açafrão tem imunidade notável que protege a planta de muitas doenças. Em casos raros, os açafrões são infectados com fungos ou vírus na forma de clorose, fusarium e podridão cinza ou seca. A maioria dessas doenças pode ser transmitida à planta através do solo, alguns fungos surgem devido a altos níveis de umidade e uma variedade de podridões é freqüentemente transmitida por pragas e roedores.

Na luta contra doenças fúngicas, os fungicidas convencionais ajudam na maioria. Se o bulbo da planta apodreceu ou se observam sinais de podridão cinzenta, é melhor desenterrar essa raiz e descartá-la. Lembre-se de que o fungo se espalha muito rapidamente para as plantas vizinhas, portanto, os sinais da doença devem ser notados o mais cedo possível.

Roedores e toupeiras são hóspedes frequentes dos suculentos bulbos de açafrão. Para se livrar deles, você pode instalar escarificadores ultrassônicos especiais no local ou colocar iscas de comida para eliminar as pragas.

Uso em paisagismo

Brilhante e cheio de botões de açafrão serão a decoração perfeita para qualquer jardim. Em termos de período de floração, essas plantas são simplesmente únicas - dependendo da variedade, os açafrões podem florescer no início da primavera ou no final do outono, quando outras culturas do jardim já terminaram de florir ou ainda não começaram a florescer... O açafrão se refere especificamente a plantas de baixo crescimento e, portanto, é geralmente usado para decorar escorregadores alpinos, meios-fios ou caminhos de jardim. Freqüentemente, os jardineiros compram várias variedades de açafrão de uma só vez para criar canteiros de flores coloridos e coloridos. Quanto à compatibilidade com outras flores e plantas, os açafrões ficam melhor com peônias, rosas, tulipas, ásteres e cravos. Certifique-se de procurar plantas com período de floração idêntico.

Plantar açafrões na primavera no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário