Açafrões de outono: tipos e características de cultivo

Contente
  1. Características gerais
  2. Visão geral das espécies e melhores variedades
  3. Regras de embarque e transferência
  4. Recursos de cuidados
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Todo jardineiro deseja ter um jardim que não enfraqueça com a chegada do outono, mas que permaneça luminoso e exuberante. Os açafrões de outono tornam esses sonhos realidade - essas plantas com flores têm inflorescências incrivelmente brilhantes e delicadas que começam a florescer no início do outono. Neste artigo, você conhecerá as variedades populares de açafrões de outono, bem como as peculiaridades do cultivo dessas plantas únicas.

Características gerais

Açafrão de outono ou açafrão com flor de outono são plantas de jardim de baixo crescimento, que se distinguem por botões em forma de taça ou cálice de cor limão, roxa ou cobalto.

O açafrão de outono difere dos açafrões clássicos da primavera apenas no período de floração, que pode durar do final de agosto a novembro.

Visão geral das espécies e melhores variedades

Os jardineiros distinguem cerca de 10 variedades distintas de açafrões com flores de outono, que diferem entre si na forma das flores, na altura e também na cor dos botões. Abaixo, você encontrará as variedades mais populares desses açafrões.

  • Bela. Esta variedade pertence aos primeiros açafrões do outono - o período de floração dessas plantas começa nos primeiros dias do outono. É caracterizada por grandes flores em forma de cálice que podem ser brancas, cobalto ou lilás.
  • "Zonatus". O período de floração desta cultura cai em meados de setembro ou início de outubro. As flores grandes da planta (até 4 cm de comprimento) apresentam uma tonalidade rosa delicada e possuem um núcleo amarelado característico. Além disso, essas plantas têm um leve odor adocicado.
  • Ocre pálido. Ele difere de outras variedades em botões leves em miniatura com pétalas muito estreitas. Além disso, os botões da planta têm um rico centro amarelo.
  • Flor longa. Este tipo de açafrão outonal floresce mais tarde do que qualquer outra pessoa - do início a meados de novembro.

Esta espécie não tem restrições de cor, mas tem um formato de botão alongado.

  • Crocus Sharoyan. Este tipo, talvez com mais frequência do que outros, pode ser encontrado no projeto de projetos paisagísticos para chalés de verão. Essas plantas têm uma rica cor amarelo-limão que se destaca fortemente contra o fundo dos canteiros de flores. A flor é composta por pétalas arredondadas e seu período de floração ocorre em meados de setembro (às vezes mais tarde).
  • Zephyr. Esta variedade de açafrão de outono, de tamanho reduzido, tem pequenos botões em forma de cálice de delicada cor rosada e lilás. Flores brancas com um tom rosado são freqüentemente encontradas.
  • Semeadura. Esta variedade de açafrão alto é cultivada ativamente por seus estigmas exclusivos, que hoje são usados ​​como tempero. O açafrão semeado pode atingir os 30 cm de altura e possui grandes flores roxas com estigmas avermelhados que exalam um aroma muito forte.
  • Kholmovoy. É uma das variedades mais curtas de açafrão. Essas plantas não atingem mais de 12 cm de altura e se distinguem por botões brancos com listras roxas brilhantes nas pétalas.
  • Crocus Pallas. Uma variedade comum de açafrão com flor de outono - o período de floração começa em setembro, e a própria planta tem grandes botões roxos claros de até 5 cm de diâmetro.
  • Banatsky. Esta é uma das variedades mais altas de açafrão de outono - até 30 cm de altura.Uma característica distintiva da espécie são 2 fileiras de pétalas. A primeira linha consiste em 3 grandes pétalas abertas de cor lilás, a segunda - de pequenas pétalas rosadas circundando o estigma.

Regras de embarque e transferência

Os açafrões não precisam de cuidados específicos, mas o plantio dessas plantas deve ser feito com muita responsabilidade. Todos os procedimentos de plantio para o açafrão de outono podem ser divididos em 2 fases:

  • escolher um local adequado;
  • plantar uma flor.

Seleção de assento

Em muitos aspectos, as condições para o local de plantio de açafrões de outono coincidirão com as condições para o plantio de variedades de primavera, no entanto, também tem suas peculiaridades.

  • A maioria das variedades de açafrões com flores de outono adora a luz do sol, mas se houver sol constante e quente em seu local, a planta deve ser plantada em sombra parcial. Algumas variedades de açafrão, como a Sharoyan, precisam de sombra regular para uma floração abundante, por isso é melhor plantá-las perto de árvores ou arbustos grandes.
  • Ao procurar um local para o açafrão de outono, deve-se abandonar imediatamente as áreas ventosas com muitas correntes de ar e ventos frios. É melhor escolher um local onde a planta seja protegida do lado dos ventos por outras culturas, uma cerca ou uma extensão.
  • Evite plantar açafrão em terras baixas e locais onde a umidade se acumula durante as enchentes da primavera. Os bulbos dos açafrões de outono são muito suscetíveis ao apodrecimento, por isso é mais sábio plantar essa cultura em pequenas colinas ou formar pequenos canteiros de terra elevados (por exemplo, um escorregador alpino). Uma opção universal seria instalar drenagem de alta qualidade no orifício de açafrão.
  • Os açafrões de outono diferem nas preferências individuais para o tipo de solo no local para seu plantio. O melhor de tudo é que eles se dão bem com o solo franco-arenoso ou franco-arenoso claro, que absorvem rapidamente a umidade. Se você tiver uma variedade holandesa de açafrão de outono à sua disposição, essas flores podem crescer em qualquer tipo de solo. Quando o solo no local é insuficientemente nutritivo, algumas semanas antes do plantio deve ser fertilizado com fertilizantes minerais ou orgânicos (composto, cinza ou húmus) e totalmente desenterrado. Se falamos sobre o tipo de solo em termos de nível de acidez e álcalis, então um solo neutro é mais adequado para o açafrão.

Pouso em terreno aberto

O processo de plantio de açafrão de outono não é muito diferente do plantio de variedades de açafrão de primavera. Os principais pontos de plantio dessas plantas serão indicados a seguir.

  • 2 semanas antes de plantar os bulbos de açafrão no solo, certifique-se de alimentar os canteiros de flores onde as flores crescerão.
  • A profundidade dos buracos para o açafrão de outono não é tão importante, aqui é a largura que é muito mais importante - com o tempo, a planta adquire um grande número de brotos e bulbos adicionais, que formam uma bola massiva e densa.
  • Se você pretende propagar ativamente o açafrão de outono, os bulbos devem ser colocados em grandes potes de polímero e colocados no solo com eles - isso o ajudará a desenterrar com segurança bulbos de açafrão no futuro para cultivar novas flores. Se o açafrão for plantado na área apenas para complementar a paisagem, então os bulbos são plantados sem vasos.
  • Ao contrário dos açafrões da primavera, o açafrão de outono deve sempre ser plantado em grupos de 5 ou mais bulbos. Durante o plantio, mantenha uma distância de pelo menos 5 cm entre os frutos, a profundidade de plantio deve ser escolhida em função do tamanho dos próprios bulbos e tubérculos - os bulbos grandes são sempre plantados mais fundo. Idealmente, a profundidade de plantio do açafrão de outono deve ser o dobro do tamanho do próprio tubérculo. Além disso, a profundidade depende muito do tipo de solo - para solos mais leves, deve ser maior (até 9 cm).
  • Se falamos da influência da profundidade de plantio no desenvolvimento da própria planta, então o número de bulbos obtidos com ela depende dela.Por exemplo, ao plantar um tubérculo até 5 cm de profundidade em um buraco no futuro, será possível encontrar até 10 tubérculos jovens.
  • Para plantar o açafrão de outono em terreno aberto, os bulbos são colocados à mão nos buracos cavados, depois borrifados com terra e levemente compactados. Após o plantio, é necessário regar.

Transferir

Essas plantas podem ser transplantadas para outro local durante a primavera ou nos primeiros dias do outono (dependendo da variedade). O transplante geralmente é realizado se os arbustos de açafrão consistirem em muitos brotos e houver um óbvio transbordamento do "ninho" de plantio.

Para preparar os bulbos para o plantio, eles devem ser bem secos por 2-3 meses em uma área quente e ventilada. Após a secagem, as camadas secas são removidas dos bulbos, raízes velhas e escamas são removidas.

Se durante este procedimento não ocorreu sem danos, polvilhe todas as feridas com cinza de madeira.

Antes de plantar os bulbos, que é feito da mesma forma que o plantio de tubérculos adultos, não se esqueça de verificar se há podridão ou bulbos vazios. Jardineiros experientes desaconselham o transplante de açafrão de outono mais de uma vez a cada 3-4 anos.

Recursos de cuidados

Todas as variedades de açafrão, incluindo o açafrão que floresce no outono, diferem em requisitos simples de cuidado, mas para que essas flores pareçam tão brilhantes quanto possível e floresçam o máximo possível, será útil seguir uma série de regras.

Rega

Os açafrões de outono, dependendo da variedade, podem precisar de rega regular e intensa, mas a maioria das variedades ainda tolera uma longa falta de umidade e pode se sentir bem em solo moderadamente úmido.

É por isso que a rega do açafrão de outono é realizada apenas quando o círculo próximo ao caule da planta está completamente seco.

Se você plantou açafrões de outono em uma área ensolarada e o verão é quente e sem chuva, é recomendável espalhar uma camada de cobertura morta de alta qualidade de agulhas, serragem, palha ou esterco podre perto da flor. Se os açafrões são plantados em um clima de monção, uma camada de drenagem é organizada no buraco da planta e o círculo próximo ao caule próximo à planta é coberto com areia para drenar a umidade.

Usualmente, os açafrões não precisam aumentar o número de regas durante o período de floração, ao contrário de outras culturas hortícolas... Se na sua região há uma primavera seca com pouca neve no inverno, às vezes vale a pena regar os açafrões - isso os ajudará a formar bulbos saudáveis.

Top curativo

Se os açafrões de outono plantados em terreno aberto não precisam de rega especial, essas plantações de jardim não podem ficar sem fertilizantes. Os fertilizantes com fósforo e potássio melhoram o aspecto das folhas da planta, renovam a cor dos botões e prolongam o período de floração do açafrão. Usualmente, A cobertura é introduzida no solo para aumentar o número de brotos ou durante doenças virais ou fúngicas.

Acredita-se que a fertilização do açafrão no outono, independentemente da espécie, é necessária apenas uma vez por ano - no início do outono. Pequenas porções de potássio, superfosfato e nitrogênio são geralmente usadas para alimentação (a turfa deve ser descartada).

Com uma grande quantidade de fertilizante, a planta vai adquirir muitos brotos verdes, mas o número de botões permanecerá o mesmo. Durante o verão e até o final da floração, o açafrão não deve ser fertilizado.

Particularmente notável é a alimentação do açafrão durante seu transplante para um novo local. Nesse caso, o solo para o plantio é cuidadosamente preparado. É melhor escolher uma mistura de solo de prado, areia ou cascalho fino como substrato. Isso tornará o solo mais leve e arejado, permitindo que o ar e a umidade sejam absorvidos de maneira mais eficiente pelo solo. Se for observado solo empobrecido com uma pequena quantidade de nutrientes no local do plantio do açafrão, esterco podre é introduzido no solo.

Afrouxamento

Normalmente, os açafrões de outono são plantados no verão ou no final da primavera e, portanto, algumas condições para cuidar dessas plantas são diferentes. Por exemplo, durante todo o período de crescimento ativo e até a floração, o solo no círculo próximo ao caule próximo ao açafrão de outono deve ser regularmente solto. Isso não apenas permitirá que a umidade passe rapidamente para o bulbo da planta, mas também proporcionará uma boa permeabilidade ao ar.

Durante o procedimento de soltura do solo, procure não tocar nos bulbos.

Reprodução

Acredita-se que as variedades de outono e espécies de açafrão são muito mais fáceis de propagar do que o açafrão primaveril clássico. O fato é que em apenas 1 ano essas plantas são capazes de formar até 7 bulbos independentes, que, após a morte do tubérculo-mãe, podem começar a crescer plenamente. Normalmente, a separação dos bulbos é realizada precisamente durante o transplante de arbustos de açafrão de outono já maduros.

Se o transplante e a divisão do arbusto-mãe em bulbos jovens não forem realizados, eles começarão a florescer não antes de 3 anos após a formação. Se eles forem plantados em um local permanente separado, você verá a floração em um ano.

Normalmente, esse método é escolhido para a criação de açafrões de outono, já que o cultivo com sementes leva muito tempo e as mudas geralmente perdem todas as diferenças varietais. Além do mais, é simplesmente impossível propagar algumas variedades de açafrões de outono com a ajuda de sementes.

Doenças e pragas

Felizmente, os açafrões de outono são extremamente saudáveis ​​quando se trata de infecções fúngicas e virais. Em casos raros, e apenas em novas variedades de açafrão de outono, você pode encontrar o chamado podridão seca... Esta é uma doença incrivelmente perigosa, pois ataca os bulbos de açafrão e se espalha rapidamente para os tubérculos vizinhos. Infelizmente, essas plantas não podem ser tratadas - seus bulbos devem ser jogados fora ou queimados imediatamente.

Os portadores desta doença são geralmente roedores na forma de toupeiras e ratos do campo, que também não são avessos a festejar com bulbos de açafrão de outono de dar água na boca. Para evitar o aparecimento de tais hóspedes no local, os açafrões devem ser plantados longe dos canteiros de plantas perenes, onde geralmente vivem os roedores. Você pode se livrar da maioria dos roedores com a ajuda de iscas especiais para alimentos que contenham veneno.

Outra praga potencial do açafrão de outono é colheres de borboletasque deixam grandes lagartas cinzentas nos brotos e pétalas da planta. Você pode se livrar deles com a ajuda de inseticidas ou removendo manualmente as lagartas do mato.

Uso em paisagismo

Os açafrões de outono são uma verdadeira salvação para os jardineiros que sonham em organizar um jardim sempre florido.

Quando todas as outras plantas da casa de verão já estão murchando, o açafrão outonal agrada a todos os transeuntes com suas cores vivas e ricas.

Devido ao fato de que os açafrões de outono ainda pertencem a plantações de jardim subdimensionadas, eles geralmente são preferidos para serem plantados em lancis, escorregadores alpinos ou para criar padrões volumétricos coloridos em canteiros de flores com a ajuda deles.

Os açafrões de outono parecem especialmente atraentes no outono contra o fundo de folhas de árvores caídas - é por isso que muitas pessoas gostam de plantá-los separadamente de outras plantas de jardim. Alguns jardineiros preferem plantar várias variedades diferentes de açafrão de outono no local ao mesmo tempo para criar um canteiro de flores colorido e colorido. Porém, para obter um belo resultado, é necessário selecionar variedades dessas flores com os mesmos períodos de floração.

Uma vez que algumas variedades de açafrão-do-outono podem prosperar na sombra, essas plantas podem ser plantadas perto de arbustos altos ou coníferas. Como alternativa, os açafrões podem ser plantados ao longo dos caminhos do jardim - essas plantas raramente crescem e não interferem na passagem pelo local.

Plantando e deixando os açafrões de outono no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário