Qual é a aparência de um açafrão e como cultivá-lo?
Açafrão É uma planta ornamental pertencente à espécie perene bulbosa de baixo crescimento da família Iris. O segundo nome do açafrão é açafrão, esta delicada flor desabrocha no início da primavera ou fecha a estação das flores para as plantas de jardim no final do outono. Durante séculos, as pessoas usaram os estigmas amarelos brilhantes da flor como um corante natural e um aditivo alimentar picante.
O que é isso?
Crocus (açafrão) Não é apenas um jardim, mas também uma planta selvagem que pode ser encontrada em prados, estepes e florestas no Oriente Médio, Ásia, países mediterrâneos, bem como na Europa. Estas flores perenes e anuais escolhem zonas de resistência de inverno para seus habitats, as plantas toleram bem a falta de luz e umidade. A descrição da planta é bastante simples: externamente, a flor parece um copo em um caule, consistindo de várias pétalas ovais.
Na natureza, as plantas são curtas, enquanto as formas híbridas podem crescer para tamanhos maiores. Cada flor tem estigmas amarelos, por isso a planta recebeu o nome de "açafrão", que significa literalmente "amarelo" em árabe.... É pelos estigmas amarelos que os açafrões são valorizados pelo uso benéfico da planta, enquanto os jardineiros amam essas flores por sua beleza e facilidade de crescimento.
Como regra, os açafrões crescem até 10-12 cm de altura e seus bulbos têm um diâmetro de no máximo 3-3,5 cm... Cada cebola tem escamas protetoras e também está equipada com um sistema radicular fibroso. O talo do açafrão praticamente não é pronunciado, a natureza deu a ênfase principal desta planta na flor e na folhagem pontiaguda. As folhas da flor são coletadas em uma roseta de raiz, brotam da cebola sob a cobertura de escamas protetoras.
Uma planta cresce a partir de uma cebola, que floresce como uma única flor, cujo diâmetro pode ser de 2 a 5 cm e a cor é muito diversa: branco, lilás, variegado bicolor ou com manchas ovais, rosa, amarelo, lilás pálido, creme. O pedúnculo da flor é curto.
O início da floração pode ser na primavera ou no outono, não dura mais do que 2-3 semanas.
Espécies e variedades populares
As variedades de açafrão são subdivididas de acordo com o início do período de floração. Hoje, os criadores conhecem mais de 100 variedades de plantas de jardim de semeadura ou bulbosas.
Primavera
Essas variedades de açafrão florescem depois que a neve derrete no início da primavera, quando a folhagem das árvores ainda não apareceu e as flores do jardim ainda não despertaram depois do inverno.
- Amarelo dourado. Um tipo comum de açafrão bulboso perene, de origem seletiva. A planta é usada na jardinagem para decorar canteiros de flores no início da primavera. O açafrão cresce até 8 cm, as folhas são coletadas em uma roseta basal, o caule é subdesenvolvido. A forma da folha é linear, as flores são cálices, pintadas de amarelo brilhante. Após o término da floração, a planta forma uma cápsula da semente, composta por três ninhos. A variedade floresce cedo, as flores amarelas aparecem no final de fevereiro - início de abril (dependendo das condições climáticas da região de cultivo). Adora solos drenados e nutritivos com predominância da mistura arenosa.
- Blue Pearl. Açafrão de jardim com floração abundante e precoce. As flores são de tamanho médio, têm uma coloração amarela no meio da base, e a parte principal da pétala é colorida em tom azul claro.Na luz do sol forte, a flor parece branca. Esta espécie cresce até 9-10 cm, a cebola forma até 4 cm de diâmetro.A floração começa em meados de março ou início de abril, após o derretimento da neve. A planta pode crescer bem por até 4 anos sem mudar de local e cresce bem ao mesmo tempo. Os bulbos são plantados em agosto.
- Registro de flores... Espécime de flor grande, em que a flor em taça atinge 5 cm de diâmetro. As pétalas ovais são de cor púrpura profunda. Uma característica da flor é o tubo alongado - até 4 cm - de cor lilás escuro. O pistilo é bem definido, cresce mais alto que os estames. Esta variedade começa a florescer no final de abril - início de maio.
- "Príncipe Claus"... Esta espécie é famosa por sua coloração em dois tons. O tom principal das pétalas é branco-azulado, é complementado por manchas ovais de cor púrpura escura. O diâmetro das flores em taça é de 4-5 cm, a planta é grande, pode atingir até 15 cm de altura. A época de floração é abril.
O açafrão desta variedade cresce em sombra parcial, tolera secas e invernos gelados.
- "Grand Mater"... Uma grande flor com uma tonalidade azul-violeta. A altura da planta é de cerca de 15 cm. Ela floresce em abril, o diâmetro da flor é grande - até 5 cm de diâmetro. As pétalas externas da flor são maiores em estrutura do que as internas. A planta tem boa resistência e robustez no inverno.
- "Avançar"... Variedade botânica com flores de até 8-10 cm na cor amarelo-lilás. A floração é única e curta, é de 1-2 semanas, começa no final de março - início de abril. A planta cresce até 15 cm de altura, não tem medo de geadas, é resistente à seca, não exige a presença de luz abundante. Em um lugar, este açafrão pode se desenvolver totalmente em 5, e às vezes 6 anos, crescendo bem.
- "Vanguarda"... Grande variedade de açafrão, que cresce até 15 cm, as flores são grandes até 10 cm de comprimento, as pétalas externas são brancas e as internas são lilases claras. A floração é única, a duração não é superior a 10 dias, os botões abrem em março-abril. Esta variedade tem um aroma brilhante e pronunciado e uma rica folhagem longitudinal verde.
- "Tricolor". Uma variedade em miniatura de açafrão híbrido que cresce em condições de jardim. Esta variedade atinge uma altura não superior a 7 cm e a floração começa imediatamente após o derretimento da cobertura de neve. As flores são pequenas, de cor púrpura-azulada, no interior apresenta-se um anel branco e amarelo-alaranjado. A floração não dura mais de 14 dias. Esta planta perene cresce igualmente bem tanto no lado ensolarado quanto na sombra.
Os açafrões da primavera estão entre os primeiros a abrir a estação das flores no jardim e encantar os olhos em uma época em que a folhagem, a grama e as flores ainda não ganharam massa.
Outono
Além das prímulas, as variedades de açafrão de jardim também incluem variedades de flores de outono... Dependendo das condições climáticas da região, os açafrões florescem de setembro a dezembro, embora as folhas das plantas tenham murchado no verão.
Algumas variedades de açafrões de outono são apresentadas a seguir.
- Kochi. Cultivo de outono de açafrão de jardim, que floresce no final de setembro - início de outubro. A folhagem não cresce durante a floração, as flores são grandes, têm uma cor púrpura azulada com veios escuros. A variedade tolera bem o inverno e cresce rapidamente.
- "Holoflower". Floresce de setembro a outubro, a flor é cálice, de tamanho médio, os tons variam, podendo ser vermelha com tonalidade roxa ou lilás-lilás. O estigma das flores é franjado. A planta prefere solo bem hidratado e cresce rapidamente em um só lugar.
- "Bonito"... Um belo açafrão perene em floração, cujas flores são de cor lavanda com veios roxos. O diâmetro da flor é bastante grande e chega a 8 cm, a altura da flor é de 8 a 10 cm Pode haver muitas flores em uma planta, até 7 a 10 peças.A floração, dependendo da região, começa em setembro ou outubro. Resistente às geadas do solo outonal.
- "Cartwright". Durante a floração, forma flores perfumadas de lavanda azulada. Esta planta requer solo solto e nutritivo. Esta variedade possui uma subespécie chamada "Albus". Suas flores também se formam no outono, mas são brancas.
Esses açafrões criam raízes bem em jardins ornamentais ou jardins de pedras, a variedade tem estigmas amarelos-vermelhos brilhantes em saturação de cor.
- "Zonatus". Uma variedade perene de açafrão que floresce em setembro e forma flores de cálice rosa com um núcleo amarelo brilhante. Os estames desta variedade são especialmente adstringentes e podem ser usados como especiarias. A altura da flor é pequena, apenas 3-4 cm, e o diâmetro é muito maior e quando aberta tem cerca de 6 cm. A planta é de tamanho médio, não cresce mais que 10 cm. Durante a floração, emite açafrão um aroma agradável. A roseta de raízes das folhas tem uma cor esmeralda escura.
- "Bela"... Esta variedade tem uma peculiaridade - ela começa a florescer mais cedo do que todas as outras flores de outono. A planta produz flores em tons de branco, azul, lilás ou lavanda. A planta é grande, até 20 cm, e cresce muito rapidamente, ocupando um grande espaço. A floração começa em setembro e dura 2 semanas. Esta variedade parece espetacular contra o fundo de coníferas ou folhagens ornamentais de arbustos.
- "Semeadura"... Ele ocupa um lugar especial entre todos os outros açafrões, pois é uma matéria-prima valiosa do ponto de vista da medicina e da culinária, e também é usado como corante. Este tipo de açafrão é cultivado não só na horta, mas também em escala industrial. O estigma da flor é rico em pigmentos corantes e óleos essenciais. A flor contém o componente corante crocina, que se dissolve perfeitamente em meio aquoso e é usado para tingir têxteis e produtos alimentícios, além disso, este açafrão é usado como tempero no preparo de pratos de carne ou peixe e arroz.
Até agora, graças à seleção, um grande número de várias variedades de açafrão foi criado. Em meio a tanta abundância, todo florista poderá escolher o tipo que mais lhe agrada para enfeitar seu jardim com essas lindas flores.
Plantar e transplantar
Antes de plantar bulbos de açafrão ou replantar plantas crescidas, você deve preparar o terreno para eles. Um substrato de solo leve e nutritivo é preferível para a planta, que vai passar bem e ficar solto devido ao conteúdo de areia e composto (ou húmus) nele. Os açafrões não gostam de terras baixas pantanosas ou compostos de solo acidificados, e estrume fresco e verde também é prejudicial para eles.
As plantas que florescem na primavera podem ser plantadas no solo no outono, já em setembro. As variedades que florescem no final do outono não são plantadas no solo antes de julho. A profundidade da cova de plantio depende diretamente do tamanho da cebola... Os bulbos pequenos são colocados em covas a 2 ou 3 cm de profundidade, os médios podem ser plantados com 5-6 cm de profundidade e os muito grandes são plantados a uma profundidade de 8 ou 10 cm. No processo de plantio, a distância entre as lâmpadas devem ter 5 ou 10 cm.
A cada 4-5 anos, o açafrão precisa ser transplantado para outro lugar. Isso é necessário para que as flores das plantas não sejam esmagadas e retenham suas propriedades varietais.
O espaço do jardim pode ser encontrado em todos os lugares para acomodar os açafrões. - este é um terreno rochoso, um jardim de pedras ultramoderno, um meio-fio ou um rabatka, um círculo de tronco de árvore, um espaço entre arbustos. Os açafrões podem ser colocados em vasos suspensos ou vasos de plantas. Como essas plantas florescem primeiro, elas não serão perturbadas por outras plantas ou pela folhagem das árvores ou arbustos.Depois de completarem o ciclo de floração, os bulbos reterão sua força até o próximo ano em um modo dormente, de modo que não precisarão da luz do sol no momento em que outras plantas de jardim ganharem força.
Antes de iniciar o trabalho de plantio, você deve completar processamento de lâmpada de açafrão... A preparação consiste na desinfecção das cebolas numa solução de preparados fungicidas ("Skor", "Fundazol", "Vitaros", etc.) ou permanganato de potássio normal. Após a desinfecção, é bom mergulhar as lâmpadas num estimulador de crescimento - “Epine”. Essa preparação preliminar do material de plantio protegerá as plantas de doenças e vírus.
A maior parte dos fungicidas é preparada dissolvendo 2 ml da droga em 1 litro de água. Esse montante de recursos será suficiente para preparar 1 kg de cebolinha para o plantio. O tempo de retenção do material na solução é de pelo menos 30 minutos. Os açafrões tendem a crescer rapidamente, por isso precisam ser plantados uniformemente em todo o território designado para esse fim.
Recursos de cuidados
Para um crescimento e desenvolvimento favorável da planta você precisa de potássio e fósforo.
Se você deseja que grandes botões se formem nos açafrões, é necessário alimentá-los com componentes de fósforo. E para que lâmpadas fortes e viáveis se formem, é necessário introduzir elementos de potássio.
- Inicialmente, o açafrão é alimentado no início da primavera, quando aparecem os primeiros brotos, enquanto a proporção de potássio e fósforo é de 2: 1.
- Na segunda vez, é necessário fertilizar durante o período de formação dos botões.
- Na terceira vez é necessário alimentar o açafrão após a floração, quando as flores estão completamente murchas. Na segunda e na terceira alimentação, a proporção de potássio e fósforo é de 1: 1.
Durante a estação de crescimento você precisa monitorar não apenas uma boa nutrição, mas também a umidade do substrato do solo. Uma superabundância deve ser evitada, mas a seca, apesar da resistência dos açafrões, não deve ser constante. O solo deve ser umedecido regularmente e moderadamente.
Recomenda-se regar bem à medida que os rebentos germinam e humedecer o solo assim que começar a secar.
Após o final do período de floração, é necessário esperar até que as flores e a folhagem estejam completamente secas.... Só a partir desse momento é que os bulbos começam a ser desenterrados para serem transplantados ou armazenados até a primavera. Se o transplante não for planejado, os bulbos são deixados para o inverno no solo, enquanto as folhas secas e os pedúnculos são cortados da planta. Se o inverno for muito rigoroso na sua região, para um inverno bem-sucedido, o açafrão pode ser coberto com ramos de abeto.
Caso seja necessário um transplante de bulbo, em julho-agosto, eles são desenterrados do solo, espécimes viáveis são escolhidos e eles se livram das cebolas subdesenvolvidas... O material de plantio deve ser armazenado em local ventilado onde o ar não aqueça acima de 20-22 graus Celsius.
Reprodução
O método de melhoramento mais comum para o açafrão é cultivo de bulbos... O material de plantio é obtido no meio do verão. Você pode fazer a reprodução em massa dividindo as cebolas anualmente, para que as plantas se rejuvenescam constantemente e formem filhos viáveis.
O açafrão pode ser cultivado com sementes. Este método de criação é longo e complexo, raramente usado entre os jardineiros. Depois que uma muda viável, cultivada a partir de sementes, se enraíza no solo, o açafrão terá que esperar quase 5 anos para florescer.
A propagação do açafrão a partir das sementes é a seguinte:
- as sementes são preparadas preliminarmente por imersão em uma solução desinfetante de potássio manganês e, em seguida, em uma preparação que estimula o crescimento;
- a semeadura é feita mais perto de outubro ou em março-abril;
- as sementes são semeadas em uma mistura umedecida de areia e solo, embora não seja necessário um forte aprofundamento, o material de plantio é distribuído uniformemente sobre a superfície do substrato;
- em seguida, a estufa é coberta com vidro e colocada em local frio por 3 semanas, por exemplo, na geladeira;
- em seguida, a estufa com sementes é transferida para uma sala no parapeito de uma janela com boa iluminação;
- quando aparecem os primeiros brotos, o solo deve ser umedecido com pulverizador;
- depois que as mudas ficam mais fortes, eles mergulham e as plantam para crescer em pequenos vasos de flores.
O cultivo do açafrão não requer nenhuma habilidade ou ferramenta especial. Esta atividade emocionante pode ser realizada até mesmo em um apartamento. A germinação do açafrão pode ser programada para coincidir com o feriado de inverno ou primavera. Para que as cebolas brotem ao mesmo tempo, antes do plantio, elas são escolhidas para serem do mesmo tamanho, então não só o crescimento, mas também a floração das plantações será amigável e simultânea.
Se você planta açafrão dentro de casa, então literalmente em 21-28 dias as plantas florescerão, isso durará dependendo de sua variedade, mas em média será de 10-15 dias. Após o fim da floração dos açafrões, deve-se regar até que a folhagem e os caules das flores sequem completamente - isso é necessário para que os bulbos se encham e se fortaleçam.
Após o tingimento da parte aérea, as cebolas são desenterradas e colocadas em armazenamento, após 10-12 dias de secagem à temperatura ambiente.
Doenças e pragas
Como todas as flores de jardim vivas, o açafrão híbrido às vezes está sujeito a doenças. Você deve se familiarizar com os tipos de doenças mais comuns.
- Doenças de natureza viral... Manifesta-se pela formação de manchas esbranquiçadas nos pedúnculos, que levam à deformação das folhas e pétalas. Os insetos podem carregar vírus. Para evitar que a propagação da doença se espalhe, é mais aconselhável livrar-se dessa planta para preservar a saúde de outras espécies, enquanto os bulbos, em regra, permanecem saudáveis nessas flores.
- Doenças de etiologia fúngica. O início da manifestação do fungo pode servir como calor e alta umidade. Os esporos de micélio penetram no bulbo e o infectam. O bulbo torna-se letárgico, enrugado e manchas de cor rosa ou branca são visíveis sob suas escamas. Após a derrota, o tubérculo não será mais capaz de se recuperar e germinar, portanto, esse material deve ser destruído. Depois de cavar, as cebolas dos açafrões que crescem nas proximidades precisam ser desinfetadas com permanganato de potássio, secas e só então guardadas para armazenamento.
- Doença de clorose... Ela se manifesta no fato de que a folhagem da planta começa a amarelar. A razão para isso pode ser a falta de absorção de elementos de ferro pela planta, danos aos bulbos ou drenagem insuficiente do solo.
Além de doenças, os açafrões também podem sofrer invasão de pragas de jardim. Eles podem ser não apenas insetos, mas também roedores.
- Ratos, toupeiras. Esses moradores do jardim, cavando suas passagens e tocas, danificam o sistema radicular dos açafrões. Além disso, os roedores adoram mordiscar lâmpadas e muitas vezes até arrastam seus pilares para a toca. Depois de tal ataque, a flor morre. Só pode ser salvo se a lâmpada não for totalmente destruída. Para fazer isso, você precisa desenterrar a cebola e polvilhar as áreas danificadas com cinzas ou carvão amassado. Em seguida, o bulbo é deixado secar por várias horas ao ar livre e, em seguida, é novamente coberto com terra. Para salvar os açafrões, é necessário armar armadilhas de camundongos e não deixar o gramado em um raio de 3 m do plantio dessas plantas, pois os ratos fazem seus ninhos no gramado.
- Lagartas de borboletas em forma de concha. Esses insetos colocam suas larvas no solo. As lagartas fazem buracos nos bulbos para se alimentar e devoram as raízes. Até que as lagartas passem para o estágio de pupação, elas podem ser destruídas com preparações inseticidas.
- Lesmas no solo. Eles tendem a se multiplicar em substratos de solo argiloso. Para afastar lesmas dos açafrões, os jardineiros recomendam derramar uma camada de areia grossa do rio ao redor da cebola, através da qual as lesmas não passarão.Além disso, preparações especiais de jardim são usadas para combater lesmas.
- Derrota por pulgões, tripes. Durante a invasão de insetos nocivos, a parte aérea da planta é afetada. A folhagem fica amarela e ondulada, as flores não se desenvolvem bem. Para combater os insetos do jardim, as plantas são pulverizadas com soluções de preparações inseticidas.
Para prevenir doenças de açafrão ou infestações de pragas, você precisa examiná-las cuidadosamente durante a remoção de ervas daninhas e irrigação. Se forem encontrados espécimes doentes, tome medidas imediatamente para curá-los ou removê-los do canteiro de flores.
Belos exemplos na paisagem
- Os açafrões decorativos são um dos primeiros a brotar depois do inverno em um canteiro de flores, assim que a neve cai. Eles são uma verdadeira decoração do jardim e são usados em paisagismo.
- Os açafrões podem ser cultivados como plantas do meio-fio e podem ser usados para decorar encostas rochosas onde apenas plantas ampelosas viáveis podem crescer.
- O açafrão floresce cedo, esta característica é muito apreciada pelos jardineiros quando as flores são agradáveis aos olhos após um longo inverno.
- Durante o despertar dos açafrões, eles não têm rivais no jardim - outras flores ainda dormem, então o açafrão é considerado uma prímula.
- Açafrões plantados no gramado decoram o jardim e criam uma visão espetacular até que uma nova grama verde comece a aparecer.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.