Conhecendo as poltronas Voltaire

Contente
  1. O que é uma cadeira Voltaire?
  2. História da aparência
  3. Modificações
  4. Belos exemplos

O nome do antigo móvel "poltrona de Voltaire" não reflete em nada a história de sua origem. E, em geral, esta modificação da cadeira é chamada de Voltaire apenas na Rússia, enquanto na Europa é chamada de cadeira do "avô" ou "cadeira com asas". Vamos dar uma olhada nas poltronas de Voltaire.

O que é uma cadeira Voltaire?

Esse modelo tem costas altas e "orelhas", ou seja, partes enroladas para frente. O mobiliário também tem apoios de braços estreitos e confortáveis. Graças a essas características de design, a cadeira retém bem o calor, pelo que é muito apreciada pelos idosos. Hoje em dia, raramente se encontram à venda produtos totalmente autênticos, feitos de acordo com modelos antigos. E aqui variações modificadas com base na poltrona Voltaire clássica em várias cores e soluções têxteis são comuns... São especialmente apreciados em casas de campo com lareira, e isso não é por acaso, pois um dos nomes deste produto é lareira.

As cadeiras são equipadas com apoios para os pés em forma de pufes ou bancos e até mesmo mesas embutidas para bebidas ou um laptop - no espírito da época.

História da aparência

Este modelo de cadeira apareceu pela primeira vez na Inglaterra no século XVII. Foi pensado para os familiares idosos, pois eram eles que se sentiam mais confortáveis, recostados num encosto alto e macio, um encosto de cabeça confortável e apoios de braços não muito rígidos confortáveis. Além disso, os tradicionais cobertores ingleses, usados ​​para complementar a composição, criaram o máximo de conforto para os idosos ou não saudáveis. Devido à preservação do calor, sentiram-se confortáveis ​​na poltrona "avô" junto à lareira, pelo que este modelo reforçou a sua posição nos salões da lareira, tornando-se absolutamente insubstituível. E até mesmo o famoso Sherlock Holmes estava sentado perto da lareira com o Dr. Watson nessas cadeiras "orelhudas".

Na Rússia, este mobiliário apareceu sob Catarina II, e este é o tempo do "Voltaireismo" geral - o entusiasmo pelas mentes iluminadas russas com as criações do pensador francês Voltaire. Como nos últimos anos de sua vida Voltaire esteve muito doente, decidiu-se que era nesta cadeira que passava a maior parte do tempo (o que não é confirmado por nada). Assim, a cadeira do "avô" passou a ser a "de Voltaire", o que, é claro, parece muito mais sólido.

Tornou-se um item de status, um atributo obrigatório no cargo de chefe de família nobre. Antes do início da guerra russo-francesa, a popularidade deste modelo aumentou ainda mais, é até citado na literatura, por exemplo, em "Guerra e Paz" de L. N. Tolstoy.

No futuro, a cadeira “orelhuda” começou a evoluir, adquirindo características de um novo tempo - uma mesa dobrável para criatividade epistolar, um apoio para os pés dobrável para maior conforto.

Modificações

A cadeira auricular possui vários designs diferentes. Pode ser com encosto alto, afinando-se ligeiramente em direção ao assento ou formando uma forma retangular. Diretamente, as "orelhas" podem ser muito grandes, projetando-se fortemente para a frente ou indicadas por uma ligeira curvatura. O encosto é baixo e a própria cadeira é um pouco mais larga. Na maioria das vezes, nesses modelos, as costas não são estreitas, o assento está localizado um pouco mais baixo do que o normal e os apoios de braços são muito estreitos.

A moldura pode ser decorada com entalhes ao longo de todo o perímetro do produto, também pode haver um acabamento de madeira em todo o perímetro, na maioria das vezes contrastante (se o estofamento for claro, o acabamento será de madeira escura). Os modelos com amarração de carruagem nas costas e no assento (ou só atrás) são muito bonitos.A gravata pode ser complementada com botões ou sem eles - qualquer opção parece impressionante.

As modificações mais modernas da poltrona Voltaire apresentam um encosto semicircular sem cantos, mas com "orelhas" bem recortadas. Tradicionalmente, esses móveis têm pernas curvas, mas hoje os designers do tipo "pufe" criam opções sem elas. Os apoios de braços podem não ser sólidos, mas espaçados, de metal com estofamento ou de madeira. Existem até modelos de vidro. Claro, isso é mais um objeto de arte do que um objeto utilitário, mas mostra que uma poltrona antiga nunca para de assombrar as mentes dos designers modernos.

Belos exemplos

O destaque deste modelo é o seu estofamento original, que lhe permite tornar-se um adorno do interior mais moderno.

Quando você olha para esta foto, você pode ouvir imediatamente a música da série de TV Sherlock Holmes de algum lugar. Foi nessa cadeira que se sentou o lendário detetive, de acordo com a versão do diretor soviético.

O estofamento em azul e dourado é clássico e fresco.

Outra prova da versatilidade da "cadeira orelhuda" - é harmoniosa em qualquer interior.

Para informações sobre como fazer uma cadeira Voltaire com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário