Cadeiras conversíveis: o que são e como escolher?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Projeto
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher?
  7. Lindos exemplos no interior

No mundo moderno, grande importância é atribuída à praticidade de qualquer item, mesmo os móveis de hoje devem ser capazes de desempenhar várias funções. Isso é especialmente verdadeiro para poltronas, que hoje são produzidas em uma variedade de modelos de transformadores e podem desempenhar várias funções, dependendo das necessidades dos proprietários.

Peculiaridades

Uma cadeira clássica padrão assume uma estrutura rígida que possui um formato fixo para maior confiabilidade e durabilidade. Não possui mecanismos para alterar a posição das peças individuais, mas uma cadeira transformadora foi projetada para alterar essa situação. Esses móveis têm amplas possibilidades de ajuste da posição do encosto, corrimão ou apoio para os pés, graças aos quais o produto pode se transformar de forma irreconhecível, transformando-se, por exemplo, em uma espécie de divã. A conversão também pode ser considerada para outros fins - por exemplo, alguns modelos se dobram para um tamanho muito compacto, o que os torna fáceis de armazenar e transportar. É claro que, em busca da comodidade, os fabricantes não se esquecem do lado estético da questão, tornando seus produtos visualmente atrativos.

Tal design é muito conveniente em condições de espaços pequenos ou de orçamento limitado, quando uma peça de mobiliário deve ser capaz de desempenhar as funções de diferentes produtos. Graças ao uso de materiais diversos e de alta qualidade, os fabricantes conseguem alcançar uma variedade e individualidade de modelos que podem caber em qualquer interior, enquanto sua vida útil pode ser muito longa. É dada muita atenção à facilidade de manutenção - na maioria dos casos, dobrar e desdobrar está ao alcance até de um adolescente médio.

Embora os transformadores muitas vezes sejam adquiridos para economizar dinheiro, ainda não vale a pena escolher as soluções mais baratas, caso contrário, a qualidade das conexões regulamentadas pode falhar.

Visão geral da espécie

O conceito de cadeira transformadora é tão vasto que móveis completamente diferentes podem ser ocultados sob o mesmo termo. Vamos tentar entender brevemente o que essa estrutura pode ser.

Poltronas reclináveis

Este termo misterioso esconde aquela cadeira dobrável com a qual toda pessoa ambiciosa sonha - este é o próprio trono em que se senta qualquer chefe que se preze. O produto dobrável permite descansar na posição sentada, reclinada ou reclinada, é praticamente uma cama dobrável, mas com estofamento caro e os melhores enchimentos. Nas opções mais caras, o mecanismo é elétrico, a cadeira 3 em 1 é desdobrada com o toque de um botão. Também é possível a presença de "bônus" embutidos na forma de um mini-bar, alto-falantes ou um massageador.

Poltronas-camas

Em essência, essa mobília lembra muito um sofá dobrável, que durante o dia se destina, antes, a sentar-se, e à noite seu mecanismo de dobramento permite alongar o assento, transformando-o em uma cama completa. A cadeira é feita de acordo com o mesmo princípio, só que muito mais estreita: durante o dia apenas uma pessoa pode sentar-se nela, à noite ela se transforma em um dormitório muito compacto, inferior até mesmo a uma cama de solteiro. Este tipo de mobiliário é adequado apenas em condições de grande limitação, podendo ser utilizado como um alojamento adicional para os hóspedes.

Frameless

Esta é uma das soluções mais originais no mundo das poltronas, que surgiu literalmente nos últimos anos.Na verdade, é um colchão macio e espesso que, se necessário, pode ser estendido no chão para acomodar numerosos convidados. Com a ajuda de fechos especiais e graças a um corte específico, este colchão é dobrado para que adquira um encosto vertical e se transforme em cadeira dobrável. O inconveniente está na ausência de pernas em quase todos os modelos, sendo aconselhável apoiar as costas pelo menos na parede.

Espreguiçadeiras

Este tipo de mobília provavelmente já foi visto por qualquer pessoa que já descansou em uma praia equipada - em casa, as espreguiçadeiras parecem iguais às margens de corpos d'água. Na verdade, Esta é uma variante de uma cama dobrável, cuja cabeceira pode ser levantada, assumindo a posição vertical e servindo de encosto.

Jogando-o de volta, você obtém uma analogia quase completa de uma garra comum na forma de um tecido esticado sobre uma moldura localizada ao redor do perímetro.

De outros

O imaginário dos designers modernos não conhece fronteiras e só se limita à falta de procura do consumidor, pois à venda é possível ver móveis que, num caso, servem de poltrona e quase tudo - poltronas são um excelente exemplo... As soluções modulares podem envolver um mecanismo de transformação um pouco mais complexo até a desmontagem da estrutura e subsequente remontagem em uma forma diferente - esta solução é especialmente importante se o proprietário do móvel for uma criança em rápido crescimento. Conseqüentemente, uma cadeira que não possui outras funções de móvel, mas pode crescer com o proprietário, também pode ser chamada de transformador.

Materiais (editar)

A cadeira transformadora, pela sua versatilidade, é utilizada de forma muito mais ativa do que as suas contrapartes monofuncionais, por isso é muito importante estar atento aos materiais com que é feita. O material de alta qualidade é capaz de estender a vida útil de tal produto para mais de dez anos, enquanto matérias-primas de baixa qualidade levarão inevitavelmente a um rápido desgaste da compra.

Wireframes

Para transformadores, a carga principal recai sobre a carcaça - devido à sua capacidade de transformação, não pode nem mesmo teoricamente ser integral, portanto, deve ser escolhida com especial cuidado. As opções são as seguintes:

  • madeira natural - sem dúvida a opção mais confiável e durável por várias décadas à frente, ao mesmo tempo que ecologicamente correta, mas, infelizmente, a mais cara;
  • MDF - as aparas de madeira, prensadas a alta pressão, apresentam grande parte das características da madeira natural com resistência e durabilidade ligeiramente reduzidas, mas também com preços mais fiéis;
  • Aglomerado - as mesmas aparas de madeira, mas coladas, por causa das quais não podem se orgulhar de resistência e durabilidade, nem mesmo de segurança ambiental, mas muitas vezes são preferidas na busca de economias máximas (e muitas vezes injustificadas);
  • plástico - material moderno, cuja principal vantagem é a resistência eficaz à umidade e a ação destrutiva de pragas.

Ao mesmo tempo, há um aumento enorme tanto no custo quanto na qualidade do material.

Excipientes

A maciez do assento depende de como o espaço entre o estofamento e o quadro é preenchido, bem como por quanto tempo a cadeira manterá seu nível inicial de conforto. Infelizmente, na maioria dos casos, o consumidor não tem a oportunidade de conferir com o que exatamente a cadeira está recheada, por isso resta contar apenas com as promessas da etiqueta - por isso, não faz sentido considerar opções específicas, já que você não poderá avaliar sua durabilidade. A melhor maneira de verificar a qualidade é testando, tentando sentar na cadeira de sua preferência na loja. A prática mostra que é improvável que um fabricante que gastou dinheiro em uma boa estrutura e estofamento economize com enchimento e arruíne sua reputação.

Estofo

Não só o conforto do proprietário depende do material do estofamento, mas também da aparência do móvel após anos de uso, se ele pode ser lavado e limpo com eficácia. Também aqui são possíveis várias opções, mas terá de escolher entre várias categorias:

  • tecido liso - a solução mais barata, que resultará em problemas rápidos na forma de fácil absorção de sujeira, dificuldade de limpeza e baixa resistência a esforços mecânicos;
  • têxteis melhorados - tecidos especiais com propriedades repelentes de sujeira e maior resistência mecânica, essa solução custará significativamente mais, mas permitirá que você mantenha a aparência original do móvel por mais tempo;
  • couro sintético - um análogo mais barato do couro genuíno, difere do "original" para melhor no cuidado despretensioso e no aumento da resistência ao desgaste, mas vulnerável a arranhões e cortes;
  • Couro genuíno - um material de elite, cujo custo assustará a maioria dos consumidores, é caracterizado pela maior resistência ao desgaste e à estética se você precisar de cuidados especiais.

Projeto

Ao decidir sobre uma cadeira transformadora, é importante basear-se nas características de design da sala em que ela está localizada. Em interiores clássicos, por exemplo, uma certa severidade de tonalidades é importante, os contornos dos móveis devem ser predominantemente regulares e com ângulos retos, sem curvas e geometria irregular. Em um design clássico, até uma cadeira transformadora deve parecer cara. - se você não pode comprar o modelo mais caro, procure uma cópia mais barata.

Contra, interior moderno concentra-se em algum tipo de "sabor", portanto, linhas arredondadas e formas irregulares serão consideradas apenas vantagens... Aqui você pode experimentar de forma mais ampla, dando preferência aos tons mais brilhantes.

Tente se afastar de materiais banais e há muito conhecidos em favor de algo que parecerá futurístico.

Dimensões (editar)

A escolha de uma cadeira transformadora em termos de dimensões depende fortemente de quais funções adicionais são fornecidas para um modelo específico. Se falamos de móveis que se transformam em cama, o tamanho mínimo de um beliche é de 160 por 60 cm, mas esse espaço é suficiente apenas para uma criança. Um adulto precisa de pelo menos 180 por 80 cm, mas mesmo assim este é apenas o limite mínimo.

Observe que a maioria das cadeiras com apoios de braços são listadas com a largura dos apoios de braços e podem limitar significativamente o espaço dos assentos. Ao adquirir uma cadeira com 90 cm de largura, você obtém uma largura "útil" de apenas 60-70 cm na saída., o que em alguns casos pode ser um problema.

Como escolher?

Determinar a escolha de um modelo específico, preste atenção aos critérios fundamentais, que podem ser globalmente divididos em três grupos.

  • A cadeira deve fornecer o nível de conforto esperado. Se for utilizado para dormir ou relaxar, o produto deve ser o mais confortável possível, os modelos para alimentação do passageiro à mesa devem ser feitos de materiais que não deixem marcas.
  • As qualidades estéticas não podem ser relegadas a segundo plano - os móveis não devem parecer um corpo estranho no interior de uma casa ou chalé de verão. O conforto completo está fora de questão se visualmente não gostar do lugar onde está descansando.
  • Todos os materiais, peças feitas com eles e o mecanismo de transformação devem ser convencidos de sua confiabilidade e durabilidade. Porém, é melhor não acreditar nas impressões visuais e táteis - peça ao vendedor para mostrar os documentos que comprovem a qualidade.

Lindos exemplos no interior

Uma cadeira chaise longue não significa realmente economizar espaço, uma vez que tal peça de mobília raramente é muito compacta, mas ao mesmo tempo ela sozinha substitui duas peças gerais de mobília.

A cadeira sem moldura certamente agradará as pessoas que amam uma atmosfera informal. Em forma de poltrona, é muito fofa e aconchegante, podendo ser ampliada até o tamanho de um colchão completo, deixando toda a companhia por perto durante a noite.

    A poltrona-cama apenas dobrada é um exemplo de estética, mas quando desdobrada ficará escondida pela roupa de cama. Além disso, esses móveis não são para a beleza, mas para a vida.

    Para obter informações sobre como fazer uma cadeira transformadora dobrável de madeira compensada, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário