Como fazer uma cadeira com as próprias mãos?
Hoje, novos modelos de móveis estofados para todos os gostos, cores e carteiras são regularmente colocados à venda. No entanto, muitas pessoas preferem fazer esses designs de móveis por conta própria, usando diferentes ferramentas e materiais. No artigo de hoje, vamos analisar ponto a ponto como as cadeiras devem ser feitas corretamente e o que é necessário para isso.
Ferramentas e materiais
Cadeiras bonitas e confortáveis podem ser feitas à mão com diferentes materiais.
Projetos de móveis muito bons são obtidos a partir dos materiais disponíveis mais incomuns.
A cadeira pode ser construída não apenas a partir de placas moldadas, barras ou metal, mas também de barris, pneus, pneus, polipropileno e tubos de PVC.
Os materiais mais comumente usados para a fabricação de base de estrutura de cadeiras são:
- a videira de salgueiro é um belo material que tem medo de umidade;
- o metal é o melhor e mais durável material, não está sujeito a destruição e quebra;
- pinho, bétula - um dos materiais de origem natural mais comuns, maleável, macio, fácil de trabalhar;
- o rattan é um cipó, não o material mais durável - para trabalhar com ele, você precisa ser capaz de tricotar corretamente e usar adesivos; o rattan faz cadeiras de jardim atraentes.
Para fazer sua própria cadeira, você precisa estocar todos os materiais e ferramentas necessárias. Se você planeja fazer uma estrutura do tipo frame, precisará dos seguintes dispositivos:
- furar;
- uma folha de lixa;
- quebra-cabeças;
- lápis e régua.
Dos materiais serão úteis:
- madeira serrada (a maioria dos artesãos prefere compensado de 20 mm);
- parafusos;
- unhas finas;
- espuma de borracha e material para estofamento de estruturas de móveis;
- cola especial para carpintaria;
- mancha;
- tinta brilhante de alta qualidade.
A cadeira pode ser feita não só com base de moldura, mas também sem ela. Essas estruturas de móveis também se revelaram fáceis de usar, mas são feitas de acordo com um esquema diferente.
Ferramentas e materiais para eles também exigem diferentes.
Das ferramentas são úteis:
- giz, lápis e régua;
- máquina de costura;
- alfinetes e tesouras;
- linha e agulha.
Os seguintes materiais serão necessários:
- material a ser usado para as coberturas de assento internas e externas;
- enchimento adequado (os artesãos domésticos muitas vezes optam por espuma de borracha barata);
- 2 zíperes: 40 cm e 1 m de comprimento.
Além disso, para realizar vários trabalhos, você precisará das seguintes ferramentas:
- furar;
- martelo;
- bússola;
- metro;
- Chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes.
É importante escolher corretamente o material mais adequado e prático para o estofamento de uma cadeira feita em casa, independentemente da sua composição - uma barra de madeira ou peças de metal.
Vamos considerar quais tipos de estofamento são os mais populares e relevantes.
- Camurça artificial. Um material bonito que não necessita de manutenção complexa e constante. A principal vantagem da camurça artificial é a sua respirabilidade, durabilidade e resistência - rasgá-la não é tão fácil. Além disso, o estofamento não mancha com a luz.
- Rebanho. Tem muito em comum com o veludo. Não tem medo de umidade, não desbota. É frequentemente utilizado na produção de móveis estofados para crianças.
- Tapeçaria. Tecido caro e sólido, tem uma trama pronunciada. A tapeçaria tem um padrão único.
- Velours. Material com textura de veludo. Externamente, parece pele artificial.
Opções de fabricação
Existem muitas maneiras de fazer cadeiras bonitas e confortáveis.
Os esquemas de trabalho variam, assim como o resultado esperado. Os designs de móveis estofados caseiros variam do simples ao incomum.
Vamos considerar passo a passo quais são as opções para a confecção desses móveis.
Suave
Em casa, você pode fazer uma excelente poltrona macia. Isso exigirá uma folha de madeira compensada e todas as ferramentas necessárias. Vamos considerar passo a passo como você mesmo pode fazer essa estrutura de mobiliário.
- Primeiramente é necessário fazer um desenho preciso do futuro produto, indicando todos os parâmetros dimensionais - com base no diagrama será mais fácil e cômodo trabalhar.
- Você precisa cortar os modelos de papelão. No futuro, eles serão usados para preparar as peças de compensado da futura cadeira. Será necessário fazer travessas, sua inclinação, curvatura e tamanho devem ser determinados com antecedência.
- Todas as peças de madeira devem ser devidamente lixadas. Os lados devem ser pintados e as partes finais devem ser reforçadas com aros metálicos especiais.
- As almofadas de espuma devem ser coladas no assento e nas costas do produto. Se desejado, o procedimento deve ser repetido para os apoios de braço. Na parte superior, a espuma de borracha é reforçada com um grampeador.
- Para embainhar a estrutura, é necessário fazer furos e fixar os aros com parafusos. Em primeiro lugar, o tecido do estofamento deverá ser puxado sobre a parte de trás do móvel, após o que você poderá passar para as demais áreas.
- Instale todas as peças em seus lugares e entre elas usando uma chave de fenda e parafusos auto-roscantes. Todas as juntas, conexões e fixadores devem ser revestidos com cola.
Cadeira de sacola
Poltronas modernas que parecem uma bolsa grande e macia são muito populares hoje em dia. Você também pode fazer essas coisas com suas próprias mãos, e não há nada de complicado nesses trabalhos.
Produtos finos podem ser obtidos a partir de 3 metros de cetim, 1 metro de tecido para a capa. Você também precisa preparar 1 m de zíperes, tesouras, inverno sintético. Ferramentas úteis: agulha, alfinetes, linha, tesoura. O esquema de ações aqui será o seguinte.
- Prepare peças de tecido usando padrões. É necessário cortar uma parte inferior grande, uma parte superior pequena e 6 cunhas. O último precisará ser costurado e os dois detalhes do fundo serão costurados. A cobertura superior do móvel é costurada de maneira semelhante.
- O zíper da peça de trabalho resultante precisará ser costurado com cuidado em uma das cunhas. Para que a capa possa ser facilmente e convenientemente removida e colocada, 2/3 do saco deve ser preenchido com enchimento e, em seguida, coloque-o na capa externa e feche o zíper.
É muito importante costurar todos os elementos constituintes de ambas as capas com o máximo cuidado para que as costuras não se dispersem sob a carga do peso da pessoa sentada.
Frameless
Muitas pessoas gostam de cadeiras macias sem moldura. São confortáveis e agradáveis ao toque. Freqüentemente, são feitos para usuários jovens. Consideremos passo a passo como fazer corretamente esses móveis interessantes usando o exemplo de uma cadeira de criança.
Uma estrutura semelhante pode ser feita de uma barra ou de um cartão barato. A frente é geralmente feita de madeira compensada. O componente traseiro pode ser construído em madeira dura. No interior da estrutura do móvel, todas as curvas e partes irregulares devem ser coladas com papelão. Quando o adesivo estiver completamente seco e fixado, a irregularidade precisará ser cuidadosamente nivelada com uma faca de construção especial. No topo da estrutura, você pode colar com segurança um pedaço de espuma de borracha. Em seguida, a estrutura caseira pode ser revestida com o material selecionado.
Poltrona-cama
As poltronas modernas, capazes de desempenhar a função de uma cama, há muito conquistaram o amor dos consumidores.
Móveis multifuncionais sempre foram populares e procurados, estavam em uma demanda invejável. Mas você não pode apenas comprar na loja, mas também fazer você mesmo.
Os encostos e assentos dessa estrutura de móveis podem ser construídos com simples placas de compensado. O plano de ação aqui será o seguinte.
- Todos os componentes deverão ser devidamente fixados com parafusos autoatarraxantes.Este último na parte superior deverá ser bem fixado com uma composição adesiva de alta qualidade.
- Todas as superfícies de madeira deverão ser cuidadosamente lixadas com uma folha de lixa.
- Os encostos laterais podem ser feitos de barras. Seu dispositivo deve conter pernas, um corrimão e 5 racks.
- O assento é feito de 3 peças principais. Cada um deles deve ser equipado com uma estrutura de madeira.
- O mecanismo de deslizamento funciona devido a dobradiças metálicas especiais. Para que funcione sem travamentos ou avarias, é imprescindível deixar pequenas lacunas.
- As sedes devem ser conectadas com parafusos auto-roscantes em chapa de compensado com barras. Todos os 3 assentos necessários devem ser do mesmo tamanho.
- Os assentos devem ser fixados com dobradiças de ferro de alta qualidade. A metade direita precisará ser aparafusada com segurança às partes laterais para que a estrutura seja o mais estável e confiável possível. As partes devem ser mantidas em uma posição quando a cadeira é separada.
- O desenho do móvel deverá ser revestido com um bom verniz ou pintado. Uma bela decoração será um travesseiro de espuma com uma bela capa.
Decoração
Mesmo móveis estofados perfeitamente executados podem parecer maçantes e monótonos se não forem devidamente decorados. Hoje, os artesãos domésticos têm muitas oportunidades para decorar e complementar com eficácia os móveis do tipo faça você mesmo. Vamos ver quais detalhes são perfeitos para isso.
- Acoplador de carro. Um detalhe chique que pode tornar caros os estofados, uma aparência verdadeiramente real. A betonilha tem um aspecto elegante tanto na pele como nos tecidos devidamente selecionados.
- Macramé. As poltronas decoradas com a técnica macramê ganham um visual incrível. Especialmente muitas vezes, desta forma, são complementados os modelos suspensos de poltronas da moda, que são feitos ou comprados tanto para chalés de verão como para ambientes domésticos comuns.
- Almofadas decorativas. Almofadas decorativas corretamente selecionadas podem tornar até mesmo um pufe simples muito mais brilhante e interessante. Estas decorações devem ser escolhidas de acordo com as cores circundantes e estampas no interior.
- Cravos para móveis. Decorações interessantes que podem dar a móveis estofados uma aparência cara e pretensiosa. Desenhos com esses elementos são freqüentemente encontrados em ambientes de estilo antigo ou chique.
- Pernas encaracoladas. A presença de pernas cacheadas no design de móveis estofados torna o design mais eficaz, elegante e expressivo. Esses produtos sempre atraem muita atenção e transformam o interior. A poltrona curva pode ser usada em uma grande variedade de estilos, incluindo os clássicos.
Recomendações
A poltrona é parte integrante de qualquer casa e interior. Se você decidir fazer este popular projeto de móveis com suas próprias mãos, então você deve se munir de uma série de dicas úteis e conselhos de artesãos mais experientes. Assim, você pode evitar muitos problemas durante o trabalho.
- Se quiser brincar com o relevo decorativo de estofados, deve dar preferência ao couro artificial. Ela é maleável em tais trabalhos e não parece pior do que um material natural e mais caro.
- Antes de iniciar o trabalho, é importante fazer um desenho correto da base da futura cadeira. Se você não puder prepará-lo sozinho, deve procurar um projeto pronto e fazer móveis com base nele.
- É importante decidir inicialmente sobre quais dimensões e características estruturais o futuro quadro terá. Sem isso, o mestre pode cometer muitos erros subsequentemente.
- É muito importante escolher um bom material de estofamento. Sua escolha depende não apenas das preferências de gosto dos membros da família, mas também das condições em que os móveis serão colocados.Por exemplo, se você comprar estofados para móveis que ficarão na varanda, deverá dar preferência a opções mais resistentes ao desgaste, que não desbotam ao sol e não absorvem os odores da rua (nem sempre agradáveis).
- Recomenda-se que as juntas da estrutura do móvel sejam processadas não com cola simples, mas com cola especial para carpintaria. Vale a pena recorrer a essa técnica para aumentar os indicadores de durabilidade e confiabilidade de móveis estofados feitos em casa.
- O material para a moldura, se houver, é escolhido por cada mestre, mas os melhores são: pinho maciço natural, bétula, carvalho. A última amostra pode ser muito cara, mas durará muitos anos e não será danificada.
- Se quiser fazer uma cadeira infantil, deve considerar que deve ser menor que as de adulto. Normalmente, seus parâmetros dimensionais não ultrapassam 60x25x15 cm.
- O trabalho relacionado aos materiais de estofamento deve ser executado com o máximo cuidado e cuidado possível. Não se apresse e faça movimentos bruscos se não quiser danificar acidentalmente o tecido / couro ou cortá-lo / prendê-lo incorretamente.
- Para trabalhar na fabricação de móveis estofados, você precisa utilizar apenas uma boa ferramenta que com certeza não o decepcionará. Se os dispositivos usados podem falhar, o resultado pode ser inesperado.
- Ao trabalhar com estofados, certifique-se de que não dobra em dobras e não role em nenhuma direção. Se esse momento for "visto", então no final a mobília pode acabar ficando desleixada e será difícil corrigir o erro.
- O pufe também pode ser estofado com bolas de plástico. Muitos DIYers preferem este método. Mas aqui você terá que enfrentar a dificuldade de colocar as bolas no próprio saco - elas apenas se esforçam para pular para fora dele.
- Preste atenção especial a todos os fechos da estrutura do móvel caseiro. Tente fortalecer o produto o máximo possível. Assim, você garantirá que a cadeira resultante durará muito tempo, não range ou estalará.
- Se estruturas de madeira são utilizadas na fabricação de móveis, elas devem ser tratadas com compostos de proteção especiais - anti-sépticos. Sem eles, a madeira pode começar a apodrecer e secar. A madeira natural muitas vezes se torna um alvo para pragas de árvores. Antissépticos de alta qualidade ajudarão a lidar com todas as doenças listadas.
- Se esta é a primeira vez que você encontra esse tipo de trabalho, escolha uma estrutura de móveis simples para a fabricação. Se você tem medo de desperdiçar material e cometer muitos erros, é melhor entrar em contato com um mestre mais experiente.
Como fazer uma cadeira com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.