Cadeiras com apoio para os pés: o que são e como escolher?
Cadeiras com apoio para os pés são comuns desde os tempos antigos - na verdade, durante o tempo da aristocracia, não havia outras cadeiras. Em nossos dias de igualdade e busca pelo conforto universal, essa solução deve estar ao alcance de todos os consumidores, e tudo o que resta é descobrir como encontrar a opção ideal para você.
Peculiaridades
Móveis premium modernos devem combinar duas características principais ao mesmo tempo - não apenas para parecer luxuoso, mas também para fornecer um nível adequado de conforto. Hoje em dia, uma cadeira com apoio para os pés não pode mais ser chamada de algo de elite - eles são comuns e podem ser encontrados em cada segundo ou terceiro apartamento. Pode-se afirmar que hoje esse tipo de móvel vive um segundo pico de popularidade, substituindo o rígido mobiliário soviético, que, sejamos honestos, não foi criado para o conforto.
A principal vantagem de tal móvel é que se trata de uma espécie de cama dobrável com assento. Você pode sentar-se nela e reclinar-se ou até mesmo deitar-se. Para um escritório, esta é quase uma opção ideal - depois de ter passado meio dia sentado bem e com a sensação de que seu corpo já está dormente, você poderá se permitir um bom descanso em posição horizontal nos momentos de uma pequena pausa. Sem dúvida, o estofamento e o enchimento desses móveis proporcionam um alto nível de conforto, enquanto a estrutura complexa e muito robusta garante ao proprietário da cadeira uma longa vida útil.
Para ser justo, uma poltrona com este design ainda não é muito comum pela simples razão de que também não são isentas de deficiências. Em primeiro lugar, o que foi descrito acima é um mecanismo bastante complexo e bastante caro - muitas pessoas acham mais fácil comprar um sofá pequeno do que um monstro. Além do mais, uma cadeira com apoio para os pés não é necessariamente uma estrutura dobrável - em muitos modelos que imitam os clássicos, o suporte é apenas um pufe separado, o que ajuda a ficar confortável, mas não dá a oportunidade de se deitar.
Finalmente, a estrutura dobrável desdobrada ocupa muito espaço e, em uma sala apertada, simplesmente não pode ser usada totalmente.
O uso de tais móveis parece ser mais apropriado para várias categorias de pessoas.
- Pensionistas. Em nosso país, após a aposentadoria, muitas pessoas sentem uma deterioração significativa na saúde e uma diminuição na quantidade de energia em relação ao que era antes. O descanso de qualidade fornecido por tal cadeira pode compensar parcialmente as mudanças relacionadas à idade.
- Pessoas que sofrem de doenças vasculares nas pernas. Para essas pessoas, estar constantemente em pé ou mesmo em uma posição sentada clássica é exaustivo e doloroso. A única maneira de neutralizar sintomas desagradáveis é relaxar as pernas pelo menos por um tempo, e o design do móvel em questão torna isso possível.
- Aqueles que têm que andar ou ficar muito em pé. Se o trabalho cotidiano dispensa essas façanhas, você não deve se surpreender se uma pessoa se cansar regularmente e sentir sensações desagradáveis nas pernas. A variabilidade de posições na cadeira permite que você faça seus negócios à noite, sem ir para a cama.
- Pessoas emocionalmente ativas. Os especialistas provaram que um descanso confortável com a capacidade de assumir a postura mais confortável leva a uma diminuição geral da irritabilidade e à probabilidade de colapsos nervosos. Sem essa cadeira, você pode sofrer de insônia e depressão, mas com ela, sua saúde deve melhorar.
Visão geral da espécie
Os designers modernos desenvolveram muitas opções de cadeiras com apoios para os pés, e algumas delas diferem significativamente umas das outras. Para escolher a melhor opção para você, primeiro você precisa descobrir quais soluções existem.
- Conjunto com pufe ou banco. Este é um verdadeiro "avô" de todas as poltronas semelhantes - historicamente apareceu primeiro e era uma poltrona separada com um apoio para os pés macio independente, que pode ser colocado a uma distância do assento que seja conveniente para um determinado "passageiro". Apesar do aparente inconveniente, esta é a melhor opção para um apoio para os pés ajustável - você pode movê-lo como quiser.
Para um interior clássico, especialmente se houver uma lareira na divisão, esta é definitivamente a melhor solução.
- Reclinável com suporte dobrável. Essa cadeira deve ser considerada a mais prestigiada do nosso tempo - não só tem um encosto reclinável e um apoio para os pés embutido retrátil, mas também muitas outras comodidades. O dobramento suave é garantido por uma forte inclinação para trás, mas também existem modelos elétricos com um mecanismo de elevação. Os designers colocam nesses móveis muitos "bônus", desde um frigobar até alto-falantes e massageadores embutidos. Se você quer se sentir como o gerente de uma grande empresa, precisa ter esses móveis.
Materiais (editar)
Da composição da sua cadeira depende a durabilidade e o conforto - por isso, na hora de escolher, preste muita atenção aos materiais da estrutura e do estofamento.
Básico
Os básicos são aqueles materiais com os quais é feita a estrutura, são o coração da cadeira, são responsáveis por garantir que ela não perca a forma pelo maior tempo possível. Danos graves na estrutura significam o colapso de todo o produto, portanto, são escolhidos os materiais mais duráveis e confiáveis para sua fabricação. E as opções são as seguintes:
- madeira natural - muito caro, mas ideal em todos os outros aspectos, incluindo uma vida útil de várias décadas, resistência e confiabilidade, respeito ao meio ambiente;
- MDF - um produto de processamento de madeira de qualidade bastante elevada, que custa menos matéria-prima natural, mas ao mesmo tempo é bastante durável e, segundo os fabricantes, é inofensivo;
- Aglomerado - Outro produto menor para marcenaria, é muito barato, mas é criticado principalmente em todos os critérios, pois não difere em durabilidade, resistência ou segurança ambiental;
- metal - tal como a madeira, é totalmente seguro, garante uma utilização a longo prazo e suporta cargas significativas, ao mesmo tempo que é mais barato, mas tende a permanecer sempre fresco, o que não é bem-vindo numa câmara fria;
- plástico - um nome coletivo para materiais fundamentalmente diferentes que podem ser duráveis e completamente seguros com a mesma probabilidade de serem frágeis e tóxicos.
Estofo
O material do estofamento influencia não só a percepção estética da cadeira, mas também a facilidade de manutenção e a possibilidade de limpeza em caso de contaminação. Existem muitas opções de estofamento hoje, globalmente elas podem ser divididas em 3 categorias, embora o ideal, é claro, você deva escolher tendo em conta um material específico. Vamos considerar apenas as categorias.
- Materiais naturais avaliados por serem 100% ecológicos, na maioria dos casos também são hipoalergênicos, a menos que se trate de lã. Para a segurança de seu uso, o estofamento natural é perdoado por sua relativa fragilidade e, às vezes, alto custo. Esses materiais geralmente permitem a passagem de ar e umidade e tendem a esticar.
O couro é arrancado da fileira geral, que não absorve sujeira e é considerado durável, mas também é muito caro.
- Sintéticos outrora foi criado para nivelar as desvantagens dos materiais naturais, é durável, não se amassa, mantém uma determinada forma, não causa alergias, não desbota nem encolhe durante a lavagem. Em operação, entretanto, existem outras desvantagens - tal tecido é menos permeável ao ar, portanto, tem um efeito estufa para a pele e até mesmo é capaz de acumular cargas estáticas.
- Soluções combinadas de origem mista pode combinar as melhores qualidades de produtos naturais e sintéticos, nivelando as carências de ambas as fontes, mas é importante entender que existem amostras mais ou menos bem sucedidas.
Opções de design
As cadeiras com apoio para os pés retrátil geralmente são apoiadas em pernas que podem suportar uma carga significativa, independentemente da posição que seu "passageiro" tomará. Variações de tal solução de design geralmente repetem o princípio de projetar qualquer outra poltrona. - na maioria das vezes, eles têm quatro pernas localizadas nos cantos. Menos comuns são os modelos com duas pernas laterais, cada uma delas imitando corredores de trenó, ou seja, em certo sentido, também têm quatro pernas que formam duas voltas.
Por último, para o mobiliário de escritório, costuma-se utilizar um suporte clássico em forma de uma perna central, que na parte inferior apresenta uma ramificação em várias "pernas" radiais, que garantem estabilidade.
Um segmento completamente separado de móveis é cadeiras de balanço com apoio para as pernas na forma de um pufe separado - tal solução ainda não é muito comum, mas, segundo os proprietários, tem um nível de conforto decente. A versão clássica assenta num par de patins laterais, cujas extremidades são dobradas para cima na frente e atrás, mas também tem designs mais modernos.
Uma das variedades funciona graças ao mecanismo de pêndulo - os apoios pertencem a qualquer um dos tipos descritos acima, mas são imóveis, enquanto o pêndulo apenas balança o assento muito suavemente. Existem também balancins de mola - uma mola confiável escondida em uma das pernas é responsável por balançar para cima e para baixo ou para a esquerda e para a direita.
Como escolher?
Claro, o principal critério de seleção é a conveniência máxima para o futuro proprietário, e essa característica é bastante abstrata. Portanto, primeiro você precisa decidir por que precisa dessa cadeira e o que exatamente deseja dela. Concentre-se não apenas na suavidade, mas também na capacidade de transformação do produto - se você deseja reclinar totalmente, então será muito apropriado escolher um modelo com estribo deslizante embutido.
Sabendo que só você vai usar a cadeira, não tenha preguiça de experimentar todos os modelos de que gosta e escolha apenas aquele que se adapta perfeitamente à posição que lhe parece confortável.
Não se esqueça de prestar atenção às dimensões da estrutura, principalmente se tiver uma altura fora do padrão.
Essa cadeira pode ser comprada para todos os membros da família ou até mesmo para convidados e, nesse caso, a ênfase deve ser na versatilidade e na capacidade de se adaptar às necessidades de diferentes pessoas - procure por itens ajustáveis. Além disso, não se esqueça disso a peça de mobiliário deve caber no interior tanto no estilo quanto na cor.
Lindos exemplos no interior
- Versões clássicas de uma poltrona com pufe são mais apropriadas em interiores clássicos, enfaticamente ricos e mais "simples" como um estilo rústico. Você pode se livrar da rigidez inadequada escolhendo um modelo mais brilhante.
- Os modelos com apoio para os pés embutido são geralmente considerados parte integrante do escritório, mas, em princípio, são igualmente adequados em qualquer sala de estar, especialmente se for projetada em um estilo simples.
- As opções acima são consideradas clássicas, portanto, com todas as suas vantagens, não diferem na originalidade. Felizmente, os designers avançados também oferecem soluções mais modernas.
No próximo vídeo, você encontrará um tour rápido pela cadeira para computador de escritório Smart com apoio para os pés.
O comentário foi enviado com sucesso.