Restauração de cadeira faça você mesmo

Contente
  1. Noções básicas de restauração
  2. O que você precisa para trabalhar?
  3. Tipos de atualizações
  4. Como funciona?

Hoje, muitas pessoas ao redor do mundo se inspiram na moda das reformas: móveis antigos, que na melhor das hipóteses deveriam ter ido para o campo, ganham vida nova. E isso não é devido à economia, a restauração de móveis tornou-se um dos postulados da luta contra a era do consumo e da filosofia de uma sociedade que valoriza as coisas, não o desperdício, as memórias, e não o prazer de fazer compras. E se essa filosofia está perto de você, então você pode segui-la e se dedicar à restauração de móveis, por exemplo, uma poltrona.

Noções básicas de restauração

Claro, você pode recorrer a especialistas. Às vezes, apenas os profissionais são capazes de recriar os revestimentos e formas originais. Isso vai economizar tempo e esforço. Mas com certeza você perderá o prazer de transformar, criar, fazer tudo com as próprias mãos. O processo de restauração em si não é uma substituição parcial de peças ou estofamento, tudo isso pode ser chamado de reparo normal.

A restauração de uma velha cadeira estofada está dando um novo visual. Você obtém móveis que podem ser um pouco parecidos com sua aparência anterior. Se a estética decepciona, mas tecnicamente a cadeira ainda pode ser usada, vale a pena tentar.

O que você mesmo pode fazer:

  • desmontar o estofamento;
  • faça um banner;
  • substitua ou repare as pernas.

Claro, os serviços profissionais garantem o resultado. Mas a restauração doméstica permite que você economize dinheiro e controle todo o processo.

O que você precisa para trabalhar?

Um certo conjunto de materiais e ferramentas para restauração, é claro, é necessário. Se você já possui pincéis, tintas e ferramentas padrão, precisará comprar muito menos do que se iniciar a restauração do zero. O que você precisa para atualizar seus móveis:

  • espátula e cinzel;
  • Chave de fenda;
  • martelo;
  • Cola de madeira;
  • faca de papelaria;
  • rolo;
  • um conjunto de pincéis;
  • verniz com propriedades resistentes à umidade;
  • tintas acrílicas;
  • espuma de borracha;
  • máquina de moer;
  • lixa;
  • agrafador;
  • novas fontes;
  • furador;
  • Chave de fenda;
  • agulhas grandes com fios de seda.

Todo o resto é opcional. Tecido para revestimento, decupagem para decoração de apoios de braços, rebites podem estar no projeto de design. Mas a lista delineada acima é algo que será útil em praticamente todos os casos. Com essas ferramentas, você pode restaurar sua cadeira com sucesso.

Tipos de atualizações

Restauração, restauração são divididas em tipos, que, no entanto, podem ser combinados. O que você pode fazer com uma cadeira velha?

  • Arrastar. Primeiro, você seleciona um novo tecido, pois será a essência da restauração. O próprio quadro geralmente não é tocado em tal situação. O novo tecido é anexado ao revestimento antigo ou o antigo é substituído por novos juntamente com o enchimento. Veludo, veludo cotelê, jacquard, tapeçaria, couro ecológico e flock são considerados tecidos de qualidade para estofamento. Uma crinolina densa é adequada como estofamento interno. É necessário desmontar a cadeira, desapertar os parafusos que ligam as pernas à estrutura, retirar os apoios de braços, desmontar o fundo. Em seguida, vem o trabalho de estofamento, a inserção de novas molas, etc.
  • Estofar. Este método de restauração envolve o uso de uma cadeira com uma base rígida. A pele superior é removida, o enchimento e os fixadores são removidos, novos são cortados das partes antigas, a estrutura é verificada quanto à resistência. O preenchimento é anexado ao quadro atualizado ou novo com um grampeador e, em seguida, o novo estofamento é fixado.
  • Faça uma renovação completa. É assim que se pode chamar a visão geral da obra de restauração. Isso inclui estofamento, acolchoamento e substituição completa da base. A estrutura deve ser verificada quanto a danos.Por exemplo, às vezes faz sentido substituir completamente as pernas. A superfície pode ser restaurada com vernizes, tintas (incluindo giz). É difícil realizar esse trabalho por conta própria, mas é possível.

A escolha dos materiais também depende do escopo do trabalho. Para a restauração, você pode precisar de removedores de tinta e verniz, compostos que preenchem riscos e lascas sem deixar vestígios. Muitos produtos são vendidos no mercado de construção normal, mas alguns (ceras para móveis e orlas para móveis) são adquiridos em lojas especializadas. No entanto, hoje é mais fácil encomendá-los online.

Como funciona?

Então, você decidiu refazer uma cadeira dos tempos da URSS (por exemplo, produzida nos anos 60 do século passado). Digamos que um novo tecido seja selecionado, os elementos da restauração da própria caixa também, resta apenas completar o trabalho passo a passo. Como restaurar uma cadeira velha?

  • Desmontagem. Realize esta etapa com cuidado, lembrando-se do design original da mobília sem perder detalhes potencialmente importantes. É muito importante fazer tudo com o máximo cuidado, porque os móveis em ruínas são fáceis de danificar e então simplesmente não haverá nada para restaurar. Após a desmontagem, limpe todas as conexões, fixadores e avalie a condição dos componentes. Isso orientará o resto de suas ações. Faz sentido realizar esta etapa antes mesmo de comprar tecido: você entenderá do que realmente precisa e do que pode ficar sem.
  • Além disso, o trabalho é baseado no princípio: o que fazer e o que não tocar. Por exemplo, você deve substituir o enchimento. Remova o elemento antigo, se estiver bem preservado, faça um modelo a partir dele. Corte um novo elemento ao longo dele. Experimente o elemento acabado, ajuste-o perfeitamente à superfície.
  • Se você precisar substituir os passes no pivô, retire os elementos antigos, lembrando o passo da sua disposição. Pegue os mesmos novos passes. As alças devem ser trançadas na base. Prenda-os com um grampeador de móveis ou pregos.
  • Restauração de partes da moldura. As peças gastas e deformadas são substituídas por novos elementos do mesmo tamanho e configuração. Limpe as partes visíveis de madeira com lixa fina, aplique a tinta na tonalidade desejada e, quando secar, cubra as partes com uma camada de verniz.
  • Substituição de estofamento. Cada parte da cadeira é estofada separadamente. Corte um pedaço de tecido com uma margem de cerca de 4-5 cm. Puxe suavemente o tecido ao redor do perímetro e fixe com um grampeador. O estofamento deve ser tensionado uniformemente. Os cantos são feitos por último.

Se desejar, a cadeira pode ser decorada adicionalmente.

Por exemplo, as fitas de juta são consideradas um elemento da moda hoje. E também o tipo revivido e novamente muito popular de bordado em macramê pode tornar a poltrona aconchegante e exclusiva.

Se a cadeira ainda estiver sólida, até mesmo a substituição do estofamento é possível. Isso é o suficiente para transformar radicalmente os móveis. Se tudo estiver em ordem com o estofamento, mas as pernas e os apoios de braços estiverem desgastados, sua superfície deve ser lixada adequadamente, pequenos defeitos devem ser reparados e um novo revestimento deve ser aplicado.

Se você está cansado do padrão amadeirado, pinte os apoios de braços e pernas de uma cor diferente. - branco, por exemplo. Mas somente se esses elementos não contradizerem o estofamento da cadeira. Restaurar móveis em casa não é um negócio muito rápido. Não se surpreenda se o processo levar vários dias ou até semanas. Mas o resultado vale tanto tempo quanto esforço. Os móveis, transformados nas suas mãos, serão uma decoração especial da sua casa.

Veja o vídeo abaixo para obter conselhos sobre como restaurar uma cadeira velha.

1 comentário

Mãos douradas são ótimas! Eu olhei, porque eu precisava de duas cadeiras e uma mesa no corredor para atualizar. Desejo ao mestre saúde e tudo de bom.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário