Cadeiras de vime: variedades e sutilezas de escolha

Contente
  1. Características e propósito
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Formas e tamanhos
  5. Opções de cores
  6. Fabricantes
  7. Dicas de Seleção
  8. Regras de cuidado
  9. Belos exemplos

Nem todo mundo tem uma cadeira de vime em seu apartamento, muitos vão considerá-la exótica. E, no entanto, existem locais onde este tipo de mobiliário não só é adequado, mas também se torna uma verdadeira decoração de interiores. As cadeiras de vime fazem bem no campo, numa casa de campo, associam-se ao descanso, ao relaxamento, à música calma e à total descontracção. Mas mesmo em apartamentos na cidade, você pode absorver o modelo pendente ou adormecer em uma cadeira de balanço.

Características e propósito

Móveis de vime vieram até nós desde a antiguidade. O material natural, que está sempre à mão, foi usado pelos artesãos do passado, e móveis leves e acessíveis caíram em todas as casas. Os tempos mudaram, para nós o trabalho em vime tornou-se uma curiosidade e custa muito dinheiro.

Móveis feitos de materiais naturais são bonitos, distintos e leves. É usado em áreas ecológicas, orientais, escandinavas, mediterrâneas e outras áreas étnicas. As poltronas são organicamente integradas ao estilo country, shabby chic, Provence.

Nossos contemporâneos apreciaram a beleza da tecelagem, usaram polímeros e desenvolveram tipos artificiais de materiais que imitam o rattan e as vinhas. Móveis sintéticos revelaram ser à prova d'água e não desbotam ao sol. Essas cadeiras podem permanecer do lado de fora durante toda a estação quente, sem alterar sua aparência. Eles se tornaram populares para varandas, terraços, varandas, gazebos, como móveis rústicos e para cafés ao ar livre.

O vime tem muitas vantagens:

  • sua aparência é espetacular, incomum, diversa;
  • eles têm uma rica paleta de cores de tons naturais;
  • os produtos podem ser escolhidos de acordo com a técnica de tecelagem;
  • poltronas são fortes, confiáveis ​​e duráveis;
  • suportar cargas pesadas;
  • seguro e confortável.

Das desvantagens, você pode citar incompatibilidade com estilos modernos, como minimalismo, alta tecnologia... Os materiais artificiais e naturais têm características técnicas diferentes e seus méritos são diferentes, um pouco mais tarde os concretizaremos.

Variedades

Móveis de vime não são fáceis de classificar. Ele difere em forma, cor, material, técnica, finalidade (jardim, cozinha). O produto pode ser montado no chão, montado, sobre rodas, corredores. Uma cadeira de vime não é feita apenas de uma trepadeira ou rattan, você pode obter um lindo pendurado em forma de rede, tecido com cordas na técnica de macramê.

As cadeiras são feitas de três maneiras:

  • totalmente feito de material natural flexível;
  • feito de madeira trançada com cipós, cipós e outras matérias-primas maleáveis;
  • uma cadeira combinada com a participação de qualquer material - aglomerado, metal, plástico, colchão macio, em combinação com tecelagem de ramos flexíveis naturais, cipós ou cipós.

Os produtos podem ser condicionalmente divididos nos seguintes tipos.

Simples, Clássico

Externamente, eles representam a imagem de uma cadeira tradicional e familiar com um encosto e apoios de braços confortáveis; pernas verticais comuns ou suportes estáveis ​​são usados. Graças à trama aberta, eles parecem muito impressionantes, eles podem suportar o peso de uma pessoa sentada. Para sua comodidade, eles são fornecidos com travesseiros ou colchões pequenos.

Papasanos

A cadeira do ninho é feita na forma de um hemisfério, que é colocada obliquamente sobre uma ampla base estável. O encosto, os apoios de braço e o assento estão em uma forma perfeita. O modelo foi inventado em meados do século passado, mas não ganhou popularidade imediatamente. Em nosso século, as pessoas prestaram atenção à versatilidade do produto:

  • tendo-a colocado na forma de uma cadeira, é confortável sentar-se nela com as pernas dobradas para dentro;
  • tendo-o colocado na forma de uma tigela - você obtém um sofá-cama;
  • você pode remover a cadeira do pedestal e pendurá-la em cordas do teto, e cobrir o pedestal com qualquer plano e usá-lo como mesa de centro.

Cadeira de balanço

Para fazer a cadeira balançar para frente e para trás, ela é instalada em corredores dobrados especiais. É um produto muito confortável para descansar e dormir. Especialmente pode ser apreciado por pessoas mais velhas que sofrem de insônia ou mães que acalmam bebês. Este mobiliário acalma agradavelmente não só com um movimento monótono, mas também com o cheiro a material natural, a sua energia.

As cadeiras de balanço para crianças têm um propósito completamente diferente: as crianças as percebem como um brinquedo e ficam felizes em se divertir nessas cadeiras.

Suspenso

De acordo com o método de fixação, essas cadeiras pode ser dividido em dois tipos: montado no teto e montado em um rack com suspensão... Se a divisão for compacta e o tecto for forte, é preferível utilizá-la para pendurar a cadeira, este modelo irá poupar bastante espaço, ao contrário da estrutura volumétrica com um poste persistente.

Materiais (editar)

Para criar uma cadeira, você não precisará apenas de materiais de tecelagem naturais ou artificiais, mas também de uma base sólida, uma estrutura que pode ser feita, por exemplo, de alumínio. Graças à base do quadro e à técnica de tecelagem, a estrutura pode suportar cargas pesadas.

Quadro

Uma cadeira sem moldura se transformará em uma massa informe. Toda tecelagem com aberturas deve ser puxada sobre algum tipo de base e assumir uma determinada forma. As molduras são feitas dos seguintes materiais:

  • hastes de aço ou alumínio;
  • barras de suporte de madeira;
  • ramos grossos de plantas - vime, salgueiro, bambu;
  • base de espuma de poliuretano.

A moldura não só dá força ao produto, com sua ajuda a tecelagem fica muito mais fácil, o material flexível não se enrosca, se ajusta com beleza e eficiência, na direção certa.

Tecelagem

Os produtos de vime, independentemente do material de que sejam feitos, naturais ou artificiais, têm um aspecto espectacular, elegante e original. Mas as características técnicas das matérias-primas e polímeros naturais são significativamente diferentes. As matérias-primas naturais são tratadas com compostos especiais para aumentar a resistência à água e a capacidade de resistir a fungos e bactérias. Infelizmente, ele ainda não pode competir com produtos artificiais. Vamos considerar primeiro, de que material natural, obtido em condições naturais, coisas incríveis podem ser feitas.

  • Rattan. É um derivado da matéria-prima da palmeira trepadeira (cálamo), comum no Sudeste Asiático. O comprimento de um tiro pode chegar a 300 metros. Nas Filipinas e na Indonésia, os habitantes locais tecem muitas coisas, desde cálamo - de pratos a residências completas. Suas vantagens incluem beleza refinada, segurança ambiental, leveza, resistência (suporta um peso de até 120 kg) e opções de tonalidades.
  • Videira. Uma videira é chamada de brotos finos e longos de uma planta rígida ou herbácea, por exemplo, uvas, galhos de salgueiro, choupo preto. Varas de muitas variedades de salgueiro são adequadas para vime - vassoura, salgueiro, salgueiro, pau-brasil, amêndoa, bem como partes flexíveis de outras plantas. Para matérias-primas, são utilizadas hastes anuais com diâmetro não superior a 10 mm. As armações das poltronas são feitas de ramos de salgueiro, com mais de três anos (20–40 mm de diâmetro).
  • Raízes de coníferas. As raízes flexíveis de cedro, pinheiro, abeto e abeto são utilizadas em peças em bruto para móveis de vime. O material pode ser obtido na extração de madeira ou no arrancamento de árvores velhas.
  • Bambu. A erva da família dos cereais, em alguns países orientais é considerada um símbolo de longevidade e felicidade, por isso a presença de móveis de bambu é bem-vinda. Para a tecelagem, são utilizadas matérias-primas com diâmetro de 5 mm, calibradas e tratadas termicamente. O produto acabado é protegido com verniz, após o qual está pronto para servir também ao ar livre.

Os produtos de bambu de vime são freqüentemente comprados para cafés ao ar livre, terraços e gazebos. No interior, também têm um aspecto fantástico, têm um sabor natural e podem suportar muitos estilos de interiores.

Esta não é toda a lista de materiais naturais usados ​​para criar móveis. As cadeiras feitas com matérias-primas naturais possuem uma energia especial, são ecologicamente corretas, confiáveis, com os devidos cuidados, são duráveis, possuem vários tons e podem suportar um peso de até 120 kg. Mas eles também têm propriedades negativas:

  • o material natural é sensível à geada;
  • raios ultravioleta;
  • umidade ativa frequente.

Isso significa que muitos deles estão sujeitos a inchaço, ressecamento e descoloração, é melhor não deixá-los por muito tempo ao ar livre. No interior, móveis de vime não devem ser colocados perto de radiadores e lareiras.

As cadeiras tecidas com materiais artificiais produzidos à base de polímeros com adição de borracha têm características completamente diferentes. Para a tecelagem, são utilizadas fitas sintéticas de diferentes larguras e comprimentos. Esses produtos são seguros, não contêm impurezas tóxicas, respondem bem às geadas e à umidade abundante, têm uma variedade de cores e não desbotam ao sol. As cadeiras podem suportar uma carga de até 400 kg, são despretensiosas na manutenção e muito mais baratas do que os produtos naturais. Móveis de rattan artificial são usados ​​em ambientes externos, onde podem permanecer durante toda a temporada.

Além de plantas e polímeros, cordas, náilon e fios naturais são freqüentemente usados ​​para tecer móveis. A técnica de tecelagem desses materiais é chamada macramê. Cadeiras feitas de fios parecem mais elegantes e aconchegantes.

Formas e tamanhos

As dimensões das cadeiras podem ser muito diferentes - desde pequenas cadeiras para crianças a tronos espaçosos com encosto alto, concebidos para pessoas com muito peso. As dimensões médias de uma cadeira de balanço têm os seguintes parâmetros: largura 600–750 mm, profundidade 600–1200 mm, altura 900–1400 mm. E o diâmetro da almofada da cadeira papasan na versão standard é de 110 cm.

Uma variedade de formas (quadrada, redonda, oval) permite escolher uma poltrona em qualquer interior de acordo com o gosto do proprietário ou a intenção do designer:

  • a cadeira do ovo faz você se sentir protegido;
  • produto suspenso em forma de gota;
  • as cadeiras de design têm um formato incomum;
  • o modelo é feito em forma de cauda de pavão;
  • em forma de trono.

Opções de cores

Pode parecer para alguns que o material natural é monótono e sem características. Este é um equívoco, simplesmente não há sombras chamativas e venenosas nele. As cores da natureza são suaves, aconchegantes e perfeitas. Ao mesmo tempo, eles são diversos, além do preto e branco, é possível encontrar uma extensa paleta de cores, contrastando modelos feitos de diversos tons de material natural são especialmente bonitos. Considere exemplos de cadeiras em cores diferentes:

  • modelos verdes pendurados: um em forma de maçã, o outro em figo;
  • poltrona clássica branca;
  • a cor laranja pode se tornar um destaque no interior;
  • a cor amarela palha parece muito natural;
  • modelo castanho com tonalidade castanha;
  • com notas de tonalidade avermelhada;
  • produto marrom escuro, virtualmente preto;
  • exemplos de poltronas combinadas feitas de diferentes tipos de materiais naturais.

Fabricantes

Os móveis de vime das Filipinas e da Malásia, onde o cálamo é cultivado, tornaram-se mundialmente famosos. Mas a qualidade superior (praticamente sem costuras) e uma variedade de produtos de vime são produzidos em fábricas na Alemanha, Espanha e Itália.

Sueco famoso IKEA produz poltronas em materiais naturais de diversos tipos, para crianças e adultos. Os produtos suecos são populares no mercado russo. fábricas Kwa, Brafab, bem como a empresa holandesa Azzura.

A empresa nacional Rammus se provou bem com os produtos da ecorotan.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma cadeira de vime, você precisa decidir sobre sua finalidade e localização.Se o modelo for adquirido para varanda, coreto, varanda, é melhor escolher um rattan artificial. Para um quarto de criança, materiais naturais e ecológicos são preferíveis. As crianças adoram cadeiras de brinquedo - balançando, girando, penduradas. Para um estado de relaxamento, uma cadeira de balanço é adequada. A área de jantar terá opções clássicas. É importante que a cadeira corresponda ao estilo do interior.

Ao escolher um produto, deve-se prestar atenção para que ele contenha o mínimo possível de costuras, não possua elementos salientes. Vale a pena perguntar de que matéria-prima é feito o produto, de que material é usado a moldura - isso afeta a resistência e a durabilidade do produto.

Regras de cuidado

            Móveis de vime não requerem nenhuma manutenção especial. Os produtos naturais devem ser lavados periodicamente com água e sabão e, em seguida, secos. Uma escova de cerdas delicadas ajudará a remover a sujeira das ranhuras. Com modelos artificiais, você não pode ficar em cerimônia, eles não são prejudicados por uma imersão preliminar, uma escova dura e um bom banho.

              Belos exemplos

              A tecelagem é usada para criar não apenas rendas e itens de malha, mas também obras-primas de móveis, Isso pode ser visto considerando belos exemplos:

                • quarto branco no estilo minimalista;
                • uma cadeira extraordinária de formato incrível;
                • modelo moderno incomum;
                • Conjunto confortável e luminoso: uma poltrona e um pufe.

                Como tecer uma cadeira de vime, veja abaixo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário