Estofamento da cadeira: instruções passo a passo
Se a cadeira velha já perdeu a aparência original, mas você não quer jogá-la fora, é perfeitamente possível tentar fazer uma constrição. Este procedimento não é particularmente difícil e, portanto, é realizado com sucesso de forma independente em casa.
Escolha de tecido
Na hora de escolher um tecido para estofar móveis, deve-se lembrar que o tecido deve ser denso e bastante durável. É importante que o material seja fácil de limpar e, se possível, seja impregnado com uma solução hidro-repelente especial. Além disso, as condições em que a cadeira será utilizada são imediatamente pensadas. Por exemplo, se animais de estimação moram no apartamento, então é melhor comprar material antivandálico, por exemplo, rebanho. Essa cobertura não se desprenderá das garras de cães ou gatos e nem mesmo será coberta com porões.
Para uma cadeira no quarto das crianças, é mais adequado um chenille ou tapete, que não se desgasta com o uso diário, mas são facilmente limpos de manchas e outras consequências das brincadeiras infantis. As vantagens desses materiais incluem:
- densidade;
- Naturalidade;
- longa vida útil.
A poltrona da sala deve ter uma aparência impressionante, por isso é melhor dar preferência a materiais como:
- jacquard;
- tapeçaria;
- couro.
O melhor é escolher tecidos com um padrão distinto que mostre o bom gosto dos proprietários.
Se os habitantes do apartamento fumam, então é razoável comprar uma tela de chenille que não absorva odores. Depois de recolhido o material, é melhor perguntar ao vendedor sobre a presença de impregnação, que oferece proteção adicional contra fatores externos.
Ferramentas e materiais
Para puxar a cadeira com sucesso, uma série de ferramentas essenciais são necessárias. Em primeiro lugar, trata-se de um grampeador de móveis, necessário para fixar o material do estofamento em uma moldura de madeira. É barato e vendido em quase todas as lojas de ferragens. Ao comprar um grampeador, você não deve se esquecer dos grampos do tamanho apropriado. No caso de o enchimento antigo já estar fora de serviço, você precisará comprar um novo - borracha de espuma, enchimento ou ambos. Este material também é fácil de comprar no departamento de construção ou doméstico.
Provavelmente, você também precisará de uma ferramenta para remover os grampos antigos. Embora qualquer bastão de metal possa realizar essa tarefa, é melhor preparar uma chave de fenda ou mesmo uma alavanca com antecedência. Se a cadeira for desmontada e remontada, você não poderá prescindir de um martelo, alicate, prego, chave ajustável e outras ferramentas necessárias.
A costura da capa propriamente dita, via de regra, é realizada em uma máquina de costura, embora esse procedimento possa ser feito com as próprias mãos, utilizando uma linha e uma agulha.
Você pode fazer o padrão certo com um pequeno resto ou um lápis especial.
Se for necessário restaurar os elementos de madeira da cadeira, não se pode prescindir de uma lixa da fração desejada, um pincel com cerdas de metal, tinta ou verniz. Ao remover os fixadores, um spray anti-ferrugem pode ser necessário. O fio e as correias de juta são úteis para encolher o próprio bloco.
Preparação
Na fase preparatória, a constrição da cadeira velha não requer quaisquer ações especiais. Você só precisa escolher o tecido certo com impregnação adicional de sujeira e desgaste, além de preparar todas as ferramentas necessárias. É importante entender imediatamente como será o resultado final e, portanto, comprar os materiais você mesmo, e não fazer o pedido pela Internet. Deve ser lembrado que uma cadeira muito velha não pode ser restaurada em casa, e é melhor deixar essa tarefa para um especialista. Caso contrário, o assento ou as pernas podem desmoronar e a mobília terá de ser jogada fora. Os artesãos profissionais também recomendam tirar fotos da cadeira de diferentes lados para realizar a sua montagem sem problemas no futuro.
Como arrastar corretamente?
O transporte de cadeiras "faça você mesmo" em casa é sempre executado de acordo com um determinado esquema.
Desmontagem
Instruções fáceis passo a passo torna possível desmontar independentemente a cadeira em componentes separados.
- O primeiro passo é remover todos os elementos removíveis, ou seja, tampas e, possivelmente, apoios de braço.
- Em seguida, a cadeira é colocada na parte de trás e as pernas são desmontadas.
- Depois de desmontados os fechos que ligam a parte traseira e a moldura, será possível separar também essas peças. Normalmente, para isso, os parafusos são desparafusados com uma chave de fenda e os pregos são arrancados com um prego.
- Os suportes antigos são removidos da parte inferior e, em seguida, ele próprio é desmontado.
- Se os apoios de braço ainda estiverem no lugar, eles também podem ser removidos desapertando os parafusos.
- No final, os grampos restantes que prendem o tecido são removidos e ele é removido, mas não jogado fora. É melhor fazer isso com cuidado e não criar lacunas, pois o material antigo pode ser necessário para criar um padrão para a nova capa. Além disso, é razoável sinalizar imediatamente onde ficava a parte superior e a parte inferior da estrutura.
- Se a cadeira era macia e o enchimento já se deteriorou, será necessário trocá-lo, o que significa que o antigo pode ser descartado imediatamente. Caso a espuma esteja em ordem, ela pode ser deixada inalterada ou simplesmente complementada com uma nova camada.
- Antes de iniciar o trabalho com o tecido, a moldura também é limpa de poeira e as ferragens danificadas são substituídas por uma nova. Os elementos de madeira podem ser lixados, repintados ou envernizados, e os que não são visíveis podem ser simplesmente revestidos com um agente de proteção.
- Em geral, o beneficiamento dos elementos visíveis da madeira é feito com lixa de grão grosso, que remove tanto a camada de verniz quanto a tinta. Em seguida, você pode usar outro tipo de lixa - já com grão fino, ou mesmo um amolador.
- Após limpar a madeira de resíduos empoeirados com um pano macio, pode-se proceder imediatamente à pintura. Para um revestimento uniforme, você precisará de pincel, esponja ou lata de aerossol - a escolha depende da característica da peça, do tamanho e da preferência pessoal. É preferível aplicar o corante em duas ou até três camadas e, após aguardar a secagem completa, usar duas ou três camadas de verniz.
Cortar tecidos
Inicialmente, ao comprar um pano de tecido, é necessário saber se isso é feito com uma margem de dez por cento do comprimento. Você pode cortar a capa usando o estofamento antigo ou usando um novo padrão desenhado nos restos de papel de parede ou folhas de papel do tamanho desejado. No primeiro caso, o novo material deve ser colocado com a face voltada para baixo no chão e, em seguida, todas as partes da capa antiga devem ser colocadas sobre ele. É importante não esquecer o tópico compartilhado. Se o estofamento do sofá for decorado com motivos, é necessário dispor os componentes da capa, levando isso em consideração. As vilosidades do material devem sempre apontar para baixo. É conveniente aplicar o padrão no tecido com uma barra de sabão ou um lápis especial. Os contornos são delineados levando-se em consideração tolerâncias iguais a cinco ou sete centímetros.
Ao usar um novo padrão, você terá que cortar os detalhes levando em consideração as dobras resultantes. Será conveniente fixar o papel na tela com alfinetes. Você pode costurar as peças manualmente ou em uma máquina de costura. Para o desenho das bordas, os especialistas recomendam o uso da costura da bainha.Ao cortar tecidos, não se deve esquecer de cortar o enchimento, que é espuma de borracha e rebatidas. Visto que o segundo material é usado para fixar o primeiro, ele também precisará ser aparado usando a capa antiga ou um novo padrão para isso. Nesse caso, não há necessidade de amplas concessões.
Se o couro for escolhido para a constrição da cadeira, é importante lembrar que a agulha da máquina de costura é capaz de costurar apenas amostras finas de material, com 1,5 milímetros de espessura. Antes de iniciar o procedimento principal, as peças de trabalho devem ser “experimentadas” no produto, fixando-se entre si com prendedores de roupa ou outro dispositivo que não agrida a pele. Somente depois de certificar-se do corte correto, você poderá prosseguir para a costura direta.
Preenchimento e montagem
Não é tão difícil puxar a cadeira sozinho sem restaurar a estrutura. Basicamente, você pode até cobrir os móveis com um novo revestimento sem remover o antigo - isso não é particularmente bem-vindo por especialistas, mas economiza bastante tempo e torna a cadeira mais volumosa. No entanto, na versão básica, a caixa antiga ainda muda junto com o preenchimento. O estofamento deve começar com o revestimento das costas. Para tal, é fixada no interior espuma de borracha, cujos cantos, se necessário, são cortados para obter uma forma arredondada, e é colocada uma manta por cima. Com um grampeador de móveis, as bordas do material são fixadas na parte de trás das costas, embora algumas pessoas prefiram usar cola comum para isso. É importante manter uma distância de vários centímetros entre os grampos e nivelar o próprio material, eliminando vincos e rugas.
Na etapa seguinte, as costas devem ser estofadas com tecido. A peça de estofamento acabada é fixada na estrutura e primeiro fixada com suportes nas laterais. O tecido se espalha gradualmente por toda a estrutura, assento e apoios de braço. Por último, o novo material é fixado nas costas do encosto da cadeira. No caso de constrição de uma cadeira de couro, o material deve ser primeiro umedecido para evitar enrugamento. Esse esquema é básico, pois às vezes a borracha esponjosa também é colocada na parte inferior do assento sobre as molas e depois é recoberta com tecido novo. Os apoios de braço também podem ser revestidos separadamente com material denso e estofados por cima dele.
Depois de concluir o procedimento de estofamento, você pode prosseguir para a montagem da cadeira. Nesse estágio, toda a sequência de análise dos móveis é repetida, mas na ordem inversa. Para não cometer erros, antes é melhor registrar cada passo com o auxílio de fotografias e não se esqueça de anotar a seqüência em que eles vão.
Em alguns casos, quando o encosto esférico ou cego da cadeira falha, basta colocar em ordem apenas esta parte, deixando o arranjo principal inalterado... Para isso, após a retirada do estofamento antigo, é necessário inspecionar o quadro quanto a possíveis danos. É provável que a culpa seja dos parafusos de montagem soltos, que são fáceis de apertar.
Se houver uma rachadura, faz sentido tentar obter uma peça de reposição semelhante ou mesmo triturá-la você mesmo. A tira de amarração solta pode ser puxada para trás com bastante facilidade e presa com um suporte. Se necessário, as mesmas fitas são simplesmente substituídas por novas, e o excesso de material é cortado com uma tesoura. A peça atualizada é revestida com material de tecido usando grampos.
A seguir, veja o workshop "faça você mesmo" sobre como puxar uma cadeira velha.
O comentário foi enviado com sucesso.