Enchimentos para pufe: o que é e o que são?
Um pufe refere-se a uma peça de mobiliário sem moldura. Seu design é simples e direto - uma bolsa com um enchimento dentro. Mas é precisamente do que ela é preenchida que às vezes depende - se a cadeira se tornará um lugar de descanso favorito ou permanecerá vazia e ociosa.
Tipos de materiais artificiais
Um pufe pode ser classificado como um objeto ortopédico, pois segue perfeitamente a forma do nosso corpo e permite que os músculos relaxem de forma otimizada. Além disso, o relaxamento completo acalma e estabiliza o sistema nervoso. As propriedades úteis de móveis sem moldura dependem não apenas das propriedades ortopédicas, mas também da qualidade do enchimento.
Não é nenhum segredo que nem todos os materiais feitos pelo homem são seguros. Vamos tentar descobrir quais são saudáveis e quais são prejudiciais:
Poliestireno expandido
O material de espuma é um enchimento para praticamente todos os móveis de fábrica de fabricação doméstica. Para obter os grânulos, a espuma de poliestireno é primeiro derretida até o estado líquido, depois passada por equipamentos (extrusoras), o que dá plasticidade ao material e forma pequenas bolas de várias densidades e tamanhos.
Durante a produção do poliestireno, é possível se livrar completamente das substâncias nocivas, o material não emite toxinas, isso é comprovado pela presença de certificado e testes realizados por especialistas. O resultado é um material com excelentes características:
- possui alto índice de suavidade;
- quase não encolhe;
- higiênico;
- não tem medo de umidade;
- disponível, fácil de encontrar na venda;
- é barato.
Os produtos primários são adequados para encher móveis. Se você usar enchimento reciclável, a cadeira cederá rapidamente sob tensão constante. Ao comprar um beanbag, preste atenção ao seu conteúdo. Às vezes, fabricantes empreendedores passam um produto secundário como bolas sólidas ou, pior ainda, espuma triturada. E há uma diferença entre esses componentes.
- Bolas lisas de alta qualidade não têm mais do que 1 cm de tamanho... O enchimento deles tem uma certa suavidade e estrutura de fluxo livre. O produto primário não suporta combustão, é atóxico e possui propriedades antifúngicas. Uma bolsa feita de boas matérias-primas se adapta ao corpo de uma pessoa sentada, criando uma sensação de conforto. Se você sair da cadeira, ela recuperará rapidamente sua forma original.
- Os móveis são recheados com matérias-primas secundárias juntamente com as migalhas que sobram durante a trituração de todo o produto. Esse material tem um formato diferente e é de baixa qualidade, não dura muito em pufes.
- O pior enchimento de um beanbag é a espuma triturada. Não tem elasticidade e resistência suficientes. Esses sacos perdem rapidamente a sua plasticidade e tornam-se granulosos, dificilmente recuperam a sua forma depois de serem apertados, além disso, são capazes de manter a combustão.
Ao escolher um enchimento ou o próprio saco, certifique-se de que é feito de espuma de poliestireno primário de alta qualidade. Você pode escolher outros materiais artificiais para seus móveis sem moldura, eles são menos usados na produção, mas têm muitas propriedades positivas.
Polipropileno
Móveis feitos na Ásia geralmente contêm ervilhas de polipropileno. As bolas provaram ser um enchimento, são duráveis, têm boa fluidez, mantêm seu formato firmemente e absorvem bem. Além disso, este material é durável, não é eletrificado, não tem cheiro, pode ser lavado em temperaturas de até 40 graus. Mas a segurança do polipropileno não é boa.
Na nossa indústria moveleira, eles recusam por causa da substância tóxica que é liberada durante um incêndio, além disso, o material envolvido no fogo não se apaga por muito tempo.
Espuma de poliuretano
Um material relativamente novo, a chamada borracha de espuma modernizada. É um produto ecológico, elástico, hipoalergênico e de baixo custo, é respirável. A espuma de poliuretano (PPU) vem em frações maiores do que os enchimentos anteriores, o produto é muito denso, por isso é conveniente sob capa de couro, pois os fragmentos serão sentidos através do tecido. Para um beanbag, o PPU não pode ser considerado um bom material.
É perigoso para o fogo, não gosta dos raios solares, tem vida curta e afunda rapidamente com a carga diária.
Holofiber
Um material macio e arejado é ideal como aditivo para um material mais denso que tem elasticidade e resistência, por exemplo, poliestireno expandido. É hollowfiber que confere uma maciez aconchegante ao produto. Mas, ao encher a bolsa, é preciso tentar equilibrar perfeitamente essas duas substâncias, caso contrário ela perderá a elasticidade e a forma não voltará depois de apertada. O material em si tem boa permeabilidade ao ar, é silencioso e macio, não causa alergias, não coleta ácaros, não absorve umidade e odores.
Opções naturais
Para quem é contra toda química, mas quer ter seu próprio beanbag, existe uma alternativa - um enchimento natural. Você pode encontrar em qualquer lugar, desde fazendas até comida caseira. A regra principal é que o material esteja perfeitamente seco, livre de fungos e mofo. Móveis sem constituintes químicos são louváveis. Mas para objetividade, deve-se também alertar sobre as deficiências dos componentes naturais:
- eles podem causar alergias;
- conter ácaros;
- absorvem bem a umidade, portanto, não é recomendável deixar a bolsa por muito tempo no terraço e em outros locais abertos;
- nem sempre é possível obter até 20 litros de um componente natural;
- o material natural tem vida curta, entra em colapso e se deteriora, requer substituição;
- o conteúdo natural mantém sua forma pior do que os componentes artificiais e também fica para trás em elasticidade.
Quem não se intimida com as desvantagens que o acompanham pode escolher um dos materiais para o beanbag, que será discutido a seguir.
Grãos
Para criar um saquinho de feijão, são usados enchimentos de grãos - ervilhas, arroz, feijão e outras leguminosas. O material solto segue a forma do corpo humano, é agradável no contato e permite relaxar. Mas não há necessidade de esperar por uma recuperação rápida dele, e acaba sendo caro coletar uma sacola inteira de produtos alimentícios culturais.
Continuando o tema culinário, podemos falar separadamente do trigo sarraceno, as sensações do contato com seu recheio são ainda mais agradáveis, principalmente se a bolsa estiver "carregada" não de grãos, mas de cascas.
Cabelo de cavalo
O material é duro, mantém bem o formato da cadeira, embora você não possa dizer que é confortável. Encher um saco de crina de cavalo é bastante problemático. Você pode usar os fios como preenchimento, eles são mais macios, mas para comprá-los em grandes quantidades, você terá que gastar bem.
Pena e penugem
Esse saquinho de feijão só pode ser comprado por moradores que mantêm patos ou gansos em sua casa. As matérias-primas são secas e acumuladas gradativamente, são armazenadas em local seco até que a bolsa esteja cheia e pronta para a confecção da cadeira. Deve-se ter em mente que uma pena em sua forma natural não é adequada para um produto, uma pena e um núcleo duro são removidos dela, deixando apenas a penugem, o que significa que serão necessárias ainda mais matérias-primas do que o esperado... Um saco de feijão feito de penugem acaba sendo incrivelmente macio, arejado e leve, relaxando bem. Mas algumas pessoas são alérgicas a penas e contêm ácaros.
Com o tempo, a penugem se perde, suja e requer limpeza e restauração especiais.
Lã
As poltronas de lã são conhecidas como opções de inverno para móveis sem moldura. Eles são feitos de lã de ovelha e penugem. É melhor usar tecido para a capa, ao invés de couro e seus substitutos, então o pufe ficará muito quente, mesmo se você colocar a cadeira no chão de gelo, ela poderá em qualquer caso ser capaz de se aquecer isto.
Serragem
Não é difícil encher um saco de serragem, eles podem ser adquiridos a baixo custo em uma empresa de processamento primário de madeira (serraria). As aparas de árvores coníferas têm um custo especialmente acessível. Esse material está impregnado de resinas naturais, cujos vapores têm certo efeito terapêutico na pessoa, acalmam dores de cabeça e estabilizam alguns estados mentais. Antes de colocar a serragem no saco, é necessário separá-los cuidadosamente com as mãos e remover quaisquer lascas pontiagudas que podem rasgar o tecido e machucar o corpo. Em seguida, o material deve ser bem seco para evitar que bactérias putrefativas cresçam no saco.
Um beanbag de serragem acabado não será muito durável. Ao contrário do fofo e da lã, a serragem gasta e amarrotada terá de ser substituída por uma nova.
Feno
Quem não é alérgico a flores pode encher o saco de feno - uma opção útil e totalmente gratuita. É melhor usar ervas de julho para esses fins. O perfume de um prado de verão e a presença de plantas medicinais farão do colchão um objeto de aromaterapia. As matérias-primas devem ser colhidas em clima seco, secas à tiragem até que o material esteja completamente quebradiço, e só então carregadas em um saco, após a retirada das partes duras. A cadeira acabará sendo confortável, mas não durável, a cada temporada o recheio terá que ser preparado de novo.
Quanto enchimento é necessário em litros?
O enchedor é usado em dois casos: ao encher um novo saco e ao reabastecer material que se deforma de vez em quando. A quantidade de recheio para ambas as opções será diferente. Além disso, cada material define seus próprios requisitos para o conteúdo quantitativo. O enchimento mais popular é o poliestireno expandido; usando seu exemplo, considere as dimensões, o peso e o volume do conteúdo de um pufe:
- um produto pesando 6,5 kg e medindo 100x120 cm exigirá uma quantidade de produto da ordem de 300-450 litros;
- para um produto pesando 5 kg e medindo 90x100 cm, serão necessários 280-320 litros;
- para um produto de 4 kg e medindo 80x90 cm, você precisará de 240-280 litros.
À venda, o enchimento pode ser encontrado em embalagens de celofane na quantidade de 100 litros ou mais. Esse volume é suficiente para a formação do saco e futuros recheios.
Para encher uma cadeira, você precisará em média de 250 a 500 litros de material. A sua quantidade depende da composição, densidade e qualidade do próprio enchimento, do tecido da capa, do tamanho da cadeira e do peso do proprietário. Para um usuário pesado, o beanbag também deve caber.
Quanto à roupa de cama, você deve saber que os materiais são compactados de maneiras diferentes. Isso significa que cada saco é restaurado conforme a necessidade (uma vez a cada 2-6 meses) e na quantidade necessária, em média até 50 litros por enchimento.
O filler natural se confunde e cede com mais frequência do que o artificial, mas isso não se aplica a cereais e feijão, que são mais resistentes ao processo de compressão.
Como preencher em casa?
O pufe pode ser comprado pronto em uma loja de móveis. Quem gosta de fazer tudo com as próprias mãos pode escolher enchimentos seguros e de alta qualidade para o produto, eles estão disponíveis no mercado. Se não houver fundos ou muita imaginação, os materiais que temos à mão que nos rodeiam no dia a dia ajudarão a realizá-lo. O enchimento doméstico pode ser encontrado na cozinha e em qualquer outro cômodo. A questão é apenas na quantidade, nem toda casa tem um saco de ervilhas ou papel rasgado escondido. Portanto, os materiais para um pufe-poltrona em casa podem ser encontrados da seguinte forma:
- cereais soltos;
- ervas secas;
- sementes;
- pedaços de papel rasgado;
- Cortar tecidos, rebatidas e fios;
- corte os restos de espuma de borracha e acolchoamento de poliéster;
- pêlo de animal;
- lã de algodão.
Cada um desses materiais funcionará para encher uma bolsa, mas não será o ideal. Os cereais criarão menos problemas, embora atraiam insetos e roedores, sua estrutura de fluxo livre toma perfeitamente a forma do corpo, e a densidade permite que sirva por muito tempo sem encolher.
Feno e papel rasgado terão que ser reabastecidos com frequência, pois rapidamente se perdem. O algodão ficará fofo e macio apenas pela primeira vez, depois se tornará um caroço. Pedaços de tecido e fios podem manter sua forma por alguns meses, mas com o tempo, esse tipo de enchimento cede e começa a causar transtornos. Os sacos "funcionarão" de forma muito mais produtiva se os enchimentos como papel, tecido, fio e algodão forem complementados com pedaços de espuma de borracha. Isso ajudará a manter o volume por um tempo.
Você precisa estudar bem o enchimento antes de confiar a ele sua mobília sem moldura. Disso dependem a forma do produto, durabilidade e conforto e, em alguns casos, também os benefícios para a saúde humana.
Veja abaixo os recheios de bean bag.
O comentário foi enviado com sucesso.