Poltrona-sofá: descrição e seleção
A palavra "divã" há muito deixou de ser associada a um hospital. Hoje o sofá é uma poltrona compacta e confortável que pode ser colocada em um apartamento e usada para um bom descanso. Vamos descobrir as nuances da escolha dessa peça de mobiliário.
Peculiaridades
Em geral, o propósito funcional do sofá é o mesmo de uma cadeira comum, embora haja várias características distintivas. A poltrona sempre tem estofamento macio e confortável, e seu formato é mais requintado e sofisticado do que o de uma poltrona clássica.e, portanto, esta peça de mobília se encaixa perfeitamente em diferentes estilos de ambiente. O sortimento moderno de móveis é bastante amplo e variado, entre os modelos certamente você encontrará um exemplo mais adequado para o design de uma determinada sala. Ao mesmo tempo, a poltrona divina tem um leque de funções mais amplo: por exemplo, pode ser colocada não só no apartamento, mas também utilizada como cadeira dentária ou de pedicura.
Parâmetros pequenos economizam espaço, o que é muito importante para apartamentos pequenos. Como regra, os modelos de sofá costumam ser baratos. Estas cadeiras podem ser instaladas não só na sala, mas também no quarto, na cozinha, no quarto das crianças ou no corredor.
Variedades
As cadeiras-sofás podem ser apresentadas de diferentes formas. Os mais populares são várias opções.
- Em forma de vírgula. Neste modelo, o assento se curva acentuadamente na área dos joelhos. Refere-se a uma aparência confortável, mas não muito adequada para uma pessoa com doenças vasculares das pernas, pois neste caso os membros podem ficar dormentes.
Vários designs podem ser oferecidos com almofadas ou apoios de cabeça.
- Direto. Este modelo se assemelha a um sofá tradicional. Às vezes, uma almofada lombar é incluída. As desvantagens do produto incluem o encosto com um ângulo de deflexão apenas ligeiramente superior a 90 graus.
- Transformers. Este tipo está localizado em uma base pesada e permite ajustar o encosto, assento, posição das pernas. Uma peça muito cómoda e confortável que pode ter um formato extravagante e tem apoios de braços.
- Semicircular. Esta cadeira é feita sobre uma estrutura, que se caracteriza por uma transição arredondada das costas para o apoio das pernas com uma deflexão para dentro. A área do joelho é angular e ligeiramente elevada, o que aumenta o conforto durante o repouso.
Materiais e cores
Em primeiro lugar, deve ser dito sobre os tipos de estrutura em que uma poltrona moderna pode ser feita. Existem várias variedades.
- De madeira. A madeira é uma matéria-prima durável e confiável. As coníferas são especialmente procuradas na produção de móveis. Durante a fabricação, o produto é impregnado com anti-séptico e envernizado.
- Tábuas de madeira. Preste atenção aos corpos de prova de MDF polido ou laqueado, que se distinguem por uma estrutura mais densa e, portanto, confiabilidade. Se a escolha recaiu sobre placa de fibra, aglomerado, OSB, então tenha em mente que esses materiais são bastante vulneráveis a alta umidade e superaquecimento.
- Madeira compensada. Amostras dessa matéria-prima são feitas com as placas mais grossas. Não é muito confiável e durável, mas é uma opção bastante econômica.
- Metal. Modelos com revestimentos brilhantes são especialmente comuns, os quais mantêm uma bela aparência de superfície e protegem o material de processos corrosivos.
- Plástico. O PVC é usado principalmente na produção. São matérias-primas duráveis que podem ser adquiridas a preços acessíveis.
Na maioria das vezes, os sofás são bonitos, claros, brilhantes, mas precisam de cuidados adequados e manuseio cuidadoso, já que o plástico é muito vulnerável a arranhões.
Em seguida, considere as opções de preenchimento que podem ser usadas na fabricação de uma poltrona.
- Látex. Pode ser natural ou artificial. Difere em respirabilidade, hipoalergenicidade, resistência à subsidência e durabilidade.
- Borracha de espuma. Material bem ventilado e finamente poroso que mantém sua forma perfeitamente, mas é sensível à umidade e seca por muito tempo.
- Lighttech. Ele pode se adaptar a uma determinada forma dependendo das características do corpo da pessoa em repouso. Externamente, não é particularmente estético, mas possui características de alto desempenho.
- Openform. Alternativa para blocos de mola. Suporta uma carga elevada, por isso é adequado para descansar pessoas com um grande peso corporal.
- Crina de cavalo torcida. É um material resistente que mantém perfeitamente a sua forma, mas não é muito fácil de cuidar, pois requer tratamento periódico com anti-séptico e também tem um custo elevado.
Ao escolher uma poltrona para sua casa, preste atenção ao estofamento, pois disso depende tanto a aparência do produto quanto o conforto do ciclista.
- Tecidos naturais. Eles são materiais respiráveis que absorvem bem a umidade. Entre as deficiências, há uma tendência a encolher e a desaparecer rapidamente.
- Lona artificial. Tem uma aparência atraente e durabilidade, mas baixa permeabilidade ao ar.
- Combinações. Misturar tecidos naturais e sintéticos permite criar materiais quase desprovidos das desvantagens de ambas as opções.
- Couro sintético. Um espécime popular que parece bastante sólido e é estável e fácil de cuidar.
- Couro. Este é um material caro que, embora pareça prestigioso, requer cuidados sérios. Além disso, essa opção é vulnerável a danos mecânicos.
Escolha a cor do sofá dependendo da divisão onde ficará.
Se este for um escritório, escolha as opções neutras de preto ou marrom; os espécimes em cores branco e pastel são adequados para o quarto; para a sala e cozinha, a cor é escolhida tendo em conta o esquema de cores de toda a divisão; para um quarto de criança, você pode encontrar uma amostra em tons alegres e brilhantes - amarelo, vermelho, roxo, verde.
Como escolher?
Preste atenção ao ângulo do encosto. O exemplo mais conveniente tem uma relação de inclinação do encosto ao assento de pelo menos 120 graus. Dê preferência a modelos com ângulo ajustável.
E também preste atenção ao tamanho do produto. Normalmente, a cadeira eleva-se acima do chão ao nível de 60 cm, e o comprimento varia de 2,2 a 2,5 m. Para salas pequenas, escolha opções em miniatura com comprimento de cerca de 1,5 m, que também se encaixam perfeitamente na decoração de um quarto de criança.
Para informações sobre como fazer uma poltrona com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.