Cruzetas para poltronas: o que é, como são escolhidas e alteradas?
As cadeiras de rodas são uma invenção moderna que o ajuda a trabalhar com conforto, a movimentar-se pela divisão e a reduzir o esforço das costas. Porém, com o uso impróprio, e especialmente ao tentar balançar em tal cadeira, pode ocorrer uma avaria. Na maioria das vezes, a cruz da cadeira está sujeita a deformações. Neste artigo, consideraremos por que essa peça é necessária e como substituí-la adequadamente.
O que é isso?
A cruzeta é uma parte durável da cadeira, à qual as rodas da cadeira do computador são fixadas e que é o suporte da própria cadeira. É uma estrutura com raios que se estendem do centro para a periferia, à qual são fixados roletes, e na parte central é fixado um elevador a gás da própria cadeira. Assume a maior parte da carga, distribuindo-a uniformemente sobre as rodas dispostas em círculo.
Recursos e funções
Para uma compreensão completa do que é uma cruzeta para uma cadeira, vale a pena decidir sobre todos os seus recursos e funções inerentes.
- Estabilidade. A primeira e mais importante função da travessa é garantir a estabilidade da cadeira. Se as instruções de uso forem seguidas, evita que o usuário tombe e caia, garantindo um funcionamento seguro.
- Mobilidade. A presença de rodas giratórias na cadeira facilita a movimentação pela sala, mesmo sem se levantar. Você pode simplesmente mover a cadeira para outra sala, sem ter que pegá-la e arrastá-la em suas mãos.
- Força. Os fabricantes hoje usam apenas materiais duráveis de alta qualidade para a fabricação de modelos. São resistentes a mudanças de configuração, mudanças de carga e garantem a integridade da estrutura por muito tempo.
- Design moderno. A travessa removível permite que você escolha exatamente esse detalhe que se encaixa perfeitamente no interior da sala e diretamente sob este modelo de assento.
- Padrão. Uma das características de todas as cruzes é que tais unidades são feitas com uma única tecnologia, o que facilita a substituição de um elemento estrutural avariado. Além disso, isso torna o método de auto-remoção da base o mesmo para qualquer outra cruz semelhante.
- Travessa fixa. Se o utilizador for prejudicado pela maior mobilidade da cadeira, existe sempre a possibilidade de substituir as rodas pelos chamados planadores (pernas especiais substituíveis).
Esses recursos oferecem vantagens em relação às cadeiras convencionais. São essas vantagens que permitem que as cadeiras de rodas conquistem escritórios e residências em diferentes países.
Variedades
Os modelos existentes diferem em vários parâmetros. Vamos examiná-los mais detalhadamente a seguir.
Materiais (editar)
Uma vasta seleção de materiais permite-nos desenvolver modelos para qualquer tipo de interior.
- Madeira - uma opção muito popular e elegante, mais frequentemente usada para a fabricação de poltronas personalizadas para pessoas importantes. Apenas madeiras fortes são usadas e matérias-primas de metal são usadas para o meio. As rodas são montadas em um cubo com tampa.
- Madeira + aço - uma opção que inclui a beleza dos modelos de madeira, mas ao mesmo tempo elimina completamente os problemas da madeira. A peculiaridade é que a estrutura de metal confere resistência, resistência à deformação e dilatação por umidade.
- Aço cromado - esta opção é econômica, robusta, resistente à corrosão e bastante fácil de substituir.
- Alumínio polido É uma opção relativamente cara, mas a durabilidade desses produtos justifica o preço. As travessas de alumínio podem transportar cargas de até 160 kg.
- Plástico - o material mais comum, a maioria dos assentos vendidos tem exatamente essa base. Uma travessa de plástico é uma solução económica, existem muitos modelos com vários designs que podem suportar cargas pesadas.
- Nylon - uma opção bastante sólida por relativamente pouco dinheiro. A desvantagem é que tal cruz é suscetível a quebrar quando o centro de gravidade se move para um lado, então o auto-reparo da viga quebrada é quase impossível.
Dimensões (editar)
Três parâmetros são usados para classificar os cruzamentos por tamanho. Diâmetro transversal. As vigas que saem do meio podem ter um diâmetro de 480 a 700 mm, por isso optou-se por dividir essas dimensões de acordo com o público-alvo dos compradores.
- Para crianças e adolescentes. Para esta categoria de usuários, foram desenvolvidos modelos projetados para cargas relativamente mais baixas e de tamanho menor. O diâmetro das travessas para tais cadeiras é 480–580 mm.
- Para trabalho de escritório e computador (adultos). Este é o modelo mais comum de cruzetas, cujo diâmetro varia de 600-680 mm. Suporta uma carga maior em comparação com os anteriores, é projetado para assentos maiores.
- Para gerentes (adultos). A travessa maior e mais reforçada, tem um diâmetro superior a 700 mm, proporcionando uma distribuição uniforme da carga dos assentos maciços, permite instalar nela cadeiras reclináveis, pois suporta melhor o movimento do centro de gravidade a um lado.
Diâmetro do furo do gas lift. Existem 2 opções.
- Furo 50 mm - o tipo mais popular, a maioria dos elevadores de gás tem um determinado diâmetro de tubo. É usado em modelos de orçamento e, portanto, permite que os trabalhos de reparação sejam executados de forma muito mais barata.
- Buraco 38 mm - para modelos com poltronas maciças (para executivos) do segmento premium.
... Diâmetro do furo da roda. Existem também 2 opções de tamanho a serem consideradas quando chega a hora de reparar as travessas.
- 11 mm é a solução mais comum, encontrada na maioria das travessas e, portanto, não há problema em encontrar rodas para qualquer tipo de material de piso.
- 10 mm - furo raro, funcionalmente não difere em nada da versão anterior, é utilizado em cruzes de madeira e design.
Projeto
O reforço da estrutura é obtido com o uso de materiais duráveis e peças de reforço. A colagem adicional, a soldagem dupla de costuras, a fixação de cantos de aço e elementos roscados permitem que a cadeira suporte cargas maiores em comparação com os modelos não reforçados. Na parte inferior das bases de combinação de materiais, muitas vezes há plugues que tornam a peça cruzada mais forte.
Qual é melhor?
A escolha de opções no mercado é bastante ampla, mas existem parâmetros que lhe dirão corretamente como não fazer cálculos errados com um novo suporte de cadeira. O principal critério que determina tanto a aparência da cruz quanto sua resistência é o material. É melhor comprar uma construção de uma peça única de metal cromado. Se não combinar com o estilo, você pode considerar sobreposições especiais da cor desejada. Em seguida, você deve decidir sobre o tamanho da estrutura, não se esqueça da correspondência dos tamanhos dos orifícios da cruz e outros elementos da cadeira. Você também não deve usar bases muito pequenas para assentos pequenos, caso contrário, a cadeira ficará muito volumosa e desequilibrada. Preste atenção aos orifícios para as rodas, na maioria dos bancos existe um tampão que pode ser facilmente substituído em caso de avaria.
Sutilezas de substituição
Para substituir de forma independente a travessa em sua cadeira, você precisa preparar o local de trabalho. Toda a superfície deve ser coberta com jornais ou oleado. Você precisará de um Phillips e chaves de fenda de cabeça chata, um martelo e mãos para remover a cruz da cadeira de rodas.
- Para um melhor acesso, vire a cadeira de cabeça para baixo e coloque-a em uma posição estável.
- Retire o assento da cadeira, desapertando os parafusos que a prendem à piastra (a parte que conecta a parte inferior da cadeira ao elevador a gás).
- Use uma chave de fenda plana para pegar o plugue que segura o gas lift e evita que ele deslize para fora do orifício em cruz (localizado bem no centro). Se houver uma tampa, é necessário dobrar os clipes de plástico e movê-los suavemente para cima.
- Retire o cachimbo do buraco da cruz, para isso bata levemente até sair.
- Dentro do cartucho de gás existem pequenas peças e graxa que podem cair durante a desmontagem. A lubrificação pode manchar toda a sala e pequenos detalhes se perdem - você não deve permitir isso.
- Puxe as rodas da velha aranha com um pouco de força.
- Substitua a travessa antiga por uma nova e remonte a estrutura na ordem inversa.
As cadeiras de escritório com travessa de aço possuem um conjunto de buchas e uma tampa para cada viga. Neste caso, é necessário retirar o invólucro de cada viga e, ao desmontar a cruz, retirar todos os bujões visíveis. Você não deve tentar soldar uma cruz de aço ou colar uma de plástico por conta própria - elas não receberão mais a mesma resistência.
Para informações sobre como escolher uma travessa para as cadeiras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.