Cadeira de balanço de madeira faça você mesmo
Uma cadeira de balanço é uma peça de mobiliário bastante popular na vida de uma pessoa moderna. É tão bom relaxar em uma cadeira confortável em um dia de folga, após uma semana de trabalho. O movimento de balanço da cadeira o ajudará a se sentir confortável e calmo.
No entanto, o custo dessas cadeiras muitas vezes excede nossas capacidades, por isso muitos artesãos preferem fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos. Isso não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Basta preparar o material e os desenhos necessários, e você se tornará o feliz dono da sua própria casa para um agradável passatempo.
O que você precisa?
O material mais conveniente que pode ser adquirido sem esforço excessivo na loja é a madeira. Os produtos de madeira têm um belo visual clássico, são amigos do ambiente e combinam bem com qualquer interior.
As coníferas ocupam um lugar especial devido ao seu baixo peso e densidade, o que será conveniente no processo de fabricação.
Você pode dar ao produto características individuais e qualquer formato. Assim, por exemplo, os produtos de lariço são resistentes à deformação, oscilações de temperatura e umidade, não têm medo de tensões e danos e, sem dúvida, possuem uma aparência estética. Mas os mais atraentes ainda parecem produtos de espécies de madeira de elite, como freixo ou carvalho.
Tendo escolhido o material, você precisa preparar as ferramentas. Para construir uma cadeira de balanço com suas próprias mãos, você precisará de:
- quebra-cabeças;
- plano;
- Sander;
- fresa;
- nível (preferencialmente laser);
- várias chaves de fenda;
- lápis de construção;
- fita métrica para medir o comprimento do material;
- braçadeira.
Características dos desenhos
Os desenhos para fazer uma poltrona em casa podem ser feitos por você mesmo ou você pode pegar os já feitos. Você deve primeiro decidir sobre as dimensões desejadas e a aparência da cadeira. Se você decidir fazer um desenho sozinho, então para iniciantes você deve tomar uma cadeira como base, ela tem um design bastante simples, ângulos retos.
Escolhendo um tamanho
As dimensões da cadeira de balanço podem variar dependendo de onde você gostaria de usá-la. Recomenda-se fazer os de jardim um pouco mais largos do que os tamanhos padrão, os mais compactos se encaixam perfeitamente no interior da casa. Uma cadeira padrão baseada em uma cadeira comum tem as seguintes dimensões:
- altura - 1020 cm;
- largura - 720 cm;
- o comprimento do produto em seção transversal é de 1500 cm.
É necessário fazer o desenho de um assento quadrado, com cerca de 60 cm de tamanho. A espessura do assento pode ser medida em aproximadamente um centímetro e meio. Para as pernas, você vai precisar de barras com cerca de 110 cm de altura, a altura das pernas dianteiras geralmente é de 60 cm. De acordo com suas preferências, esses parâmetros podem variar.
Como fazer isso sozinho?
Simples
O progresso de fazer uma cadeira simples deve começar com a preparação das peças. De acordo com o desenho, recortamos assento, pernas, costas. Os elementos do produto são fixados com ranhuras e cola, o que permitirá um melhor encaixe entre eles.
Corredores de madeira compensada
Para os corredores, recomenda-se a utilização de uma folha de contraplacado com uma espessura de cerca de 1,5 cm, sendo as peças cortadas com uma serra vertical. O comprimento de uma peça simples é de 1 m. Nas pernas do produto, as ranhuras são recortadas iguais à largura do material original. No nosso caso - 1,5 cm, tomamos a profundidade das ranhuras cerca de 10 cm. Além disso, instalamos as ranhuras previamente preparadas nas ranhuras. Na zona de encaixe dos patins, fazemos um furo com 2 cm de diâmetro, a reentrância deve ser lubrificada, nele é instalado um espigão.
Corredores de bloco
Cortamos ranhuras em barras com espessura de 4,5x4,5 cm. As extremidades das pernas devem ser ajustadas para se encaixar nas ranhuras. O material do canal é então colocado em água fervente para torná-lo mais flexível. Com a ajuda do inventário, eles dão aos corredores a curva desejada. Depois disso é necessário deixar o produto secar e instalar nas ranhuras, durante a colagem... Para um melhor resultado, recomenda-se apertar o produto no local da colagem com elásticos.
Após a montagem do produto conforme o seu desenho, pode-se lixar a superfície e tratá-la com verniz ou mancha, o que aumentará a vida útil da cadeira. Deve ser lembrado que para prolongar a vida útil das estruturas de madeira, elas devem ser tratadas com um agente antiparasitário e um líquido antifúngico... Um tratamento repelente de água também é desejável.
Se você planeja usar a cadeira como mobília de jardim, não deve usar o estofamento.
Porque mesmo sob um material resistente à umidade, pode aparecer mofo. É melhor fazer mini-colchões removíveis. No entanto, para a casa, você pode adicionar individualidade ao visual de sua cadeira com a ajuda de espuma de borracha, acolchoamento de poliéster e tecido para estofamento.
Wicker
A cadeira de balanço de vime distingue-se pela complexidade da tecelagem do encosto e do assento. Recomenda-se a utilização de uma videira para o entrançamento das superfícies, é feita a partir de rebentos jovens de salgueiro, de pequena espessura. Esse material tolera bem a umidade, o que é adequado para uso ao ar livre como mobília de jardim.
Para a estrutura, elementos estruturais suficientemente rígidos devem ser usados, por exemplo, hastes maiores.
Na moldura, é necessário fixar o cipó com a primeira camada ao longo do perímetro do produto a uma curta distância. Depois disso, a segunda camada deve ser fixada em um padrão quadriculado. Além dos assentos e encostos, as pernas do produto podem ser entrelaçadas. Deve ser entendido que a tecelagem é um processo bastante complexo que requer certas habilidades, portanto, para um iniciante, esta não é a opção mais adequada.
Outras opções
A opção mais fácil para uma cadeira de balanço de jardim é fabricá-la com um carretel de cabo. Deve ser desmontado e recortado nas ranhuras circulares para o encosto e o assento. Cole as juntas com cuidado ou prenda-as com fixadores. Dessa forma, você obtém uma pequena cadeira de jardim sem muita dificuldade.
Produtos feitos de hastes de metal são difíceis de fabricar; certas habilidades em estruturas de soldagem são necessárias aqui. É mais conveniente soldar produtos de hastes entre si do que produtos de tubos, pois nos pontos de soldagem a área de contato dos tubos será mínima, o que pode afetar a vida útil da estrutura. Existem também certas dificuldades em dobrar os corredores, o que exigirá equipamento adicional.
Tal produto terá um peso bastante impressionante, portanto, raramente são feitas poltronas de metal.
Recomendações
Recomenda-se construir barras transversais para equilibrar a cadeira. Portanto, se o produto tiver uma inclinação maior para frente, as tiras são montadas na parte de trás. Quando inclinado para trás, o contrapeso é montado na frente, que por sua vez pode ser usado como apoio para os pés.
Se decidir fazer uma cadeira com as suas próprias mãos, preste atenção à escolha do material, porque em casa é muito difícil fazer um produto de metal adequado. mas construir uma cadeira de balanço feita de madeira ou compensado não será difícil, mesmo para um iniciante... E para adicionar beleza ao seu próprio produto, você pode fazer padrões, costurar capas removíveis ou anexar vários elementos decorativos.
No próximo vídeo, você pode assistir ao processo de criação de uma cadeira de balanço.
Legal, principalmente o vídeo, obrigado!
O comentário foi enviado com sucesso.