Cadeiras de rattan: variedades e dicas para escolher
Rattan são os caules da planta cálamo. Seu outro nome é palmeira de rattan. Ela cresce nas regiões tropicais da Ásia. Os caules longos são usados para a produção de vime ou decoração de elementos internos individuais. Eles são usados para fazer móveis e decorações. Na produção moderna, um análogo de imitação artificial é usado.
Vantagens e desvantagens
Para as vantagens deste material Pode ser atribuído:
- Amizade ambiental;
- versatilidade;
- estética;
- praticidade.
A importância das propriedades ambientais dos materiais com os quais esses ou aqueles itens de interior são feitos há muito tempo foi observada por especialistas. Rattan é um desses materiais. Não é tóxico, não emite substâncias nocivas, ao contrário dos equivalentes de plástico. Com o contato tátil, não causa reações alérgicas. Somente tintas e vernizes aplicados a ele podem ser alergênicos.
Os produtos de rattan se encaixam organicamente em quartos decorados em diferentes direções estilísticas. Ficará igualmente bem no contexto do estilo escandinavo, design Hi-Tech. As propriedades do material permitem alargar a lista de variações de formas e modificações, o que permite combinar eficazmente peças de mobiliário com design de interiores e alarga o âmbito de aplicação de uma abordagem criativa ao design.
Os produtos tecidos de rattan parecem caros e de prestígio. Itens de mobília como poltronas são freqüentemente usados em salas de estar, corredores e salas de recepção. Eles são projetados não apenas para cumprir sua função-alvo, mas também para melhorar a percepção visual da sala.
Cadeiras de vime são práticas. Eles são menos suscetíveis à abrasão, poluição e mais resistentes a cargas destrutivas. Como a estrutura do rattan é elástica e a tecelagem cria amortecimento, os produtos podem ser submetidos a cargas que excedem a carga média em móveis fabricados com tecnologia convencional.
Os itens mais comuns feitos de rattan são as cadeiras.
Em termos de suas características visuais e parâmetros técnicos, eles podem diferir significativamente uns dos outros, o que determina sua finalidade.
Tipos de material
A principal diferença entre as cadeiras de vime modernas é a composição do material de que são feitas. A variedade de materiais divide-se em dois grupos: naturais e artificiais.
Natural
O rattan natural é o caule de uma palmeira que pode atingir vários metros de comprimento. Em sua composição, o material se aproxima da estrutura da madeira. Ao mesmo tempo, possui um limiar de flexibilidade extremamente elevado, o que permite fabricar cadeiras a partir dele com elementos de forma irregular.
Para a utilização dos caules na fabricação de poltronas, eles são colhidos em determinadas épocas do ano e submetidos a medidas preparatórias para sua adequação. Na tecnologia de preparação de vime, o vapor quente é o principal processo de produção. As hastes são colocadas em um recipiente cilíndrico alto, que é abastecido com vapor quente sob pressão. A estrutura molecular das pré-formas amolece, adquirindo propriedades elásticas, após as quais se torna adequada para o uso.Em condições de processamento manual, os caules não são cozidos no vapor, mas fervidos em água quente no mesmo recipiente cilíndrico.
Na fabricação de cadeiras, as hastes podem ser utilizadas com ou sem casca. A presença ou ausência de casca confere ao produto características externas individuais.
Artificial
Os modelos modernos de cadeiras de vime são confeccionados em material artificial, pois isso diminui o custo do processo de aquisição e produção, o que também diminui o valor de mercado dos produtos. Graças a isso, um número maior de consumidores pode adquirir esse tipo de produto.
Para manter as propriedades do rattan natural e artificial próximas, os fabricantes usam uma combinação de componentes naturais e sintéticos. Para isso, utiliza-se celulose e náilon. O resultado é uma matéria-prima com características semelhantes às do original.
O rattan fabricado é virtualmente indistinguível do rattan silvestre. As diferenças podem ser perceptíveis apenas na aparência e na resistência à influência de ambientes agressivos.
O material artificial pode ser lavado, limpo, tratado com produtos químicos domésticos e outros meios, cuja ação pode afetar negativamente o mesmo produto feito de rattan de origem natural.
Tipos de tecelagem
As cadeiras de vime podem diferir não apenas nas características do material usado, mas também na forma de tecelagem. Os principais tipos de cadeiras de tecelagem:
- openwork;
- sólido;
- combinado.
A tecelagem a céu aberto envolve o uso de tecnologias de amarração de varetas em várias sequências e combinações geométricas. Por exemplo, o padrão pode ser em forma de diamante, espiral, circular. A tecelagem perfurada em forma de roseta é popular, quando o padrão se espalha do centro para as bordas.
A tecelagem sólida é uma sobreposição camada por camada de galhos uns sobre os outros com intercalação passo a passo. Eventualmente a estrutura do produto pode ser feita em variações retas, arredondadas, diagonais ou em zigue-zague.
A combinação de métodos de tecelagem confere ao produto uma aparência original e características estilísticas especiais. Ao escolher esta tecnologia, todos os elementos individuais da cadeira são feitos em sua própria versão completa. O uso de duas tecnologias ao tecer um elemento não é aconselhável e benéfico do ponto de vista do design.
Modelos
Entre toda a variedade de modelos de cadeiras de vime, as principais direções podem ser observadas.
Clássico
São cadeiras que têm um estilo de design padrão e uma lista de elementos constituintes: uma ou mais pernas, apoios de braço, encosto, apoio de cabeça. Em um projeto específico da cadeira, certos elementos de um propósito padrão podem ou não estar presentes. Esse produto pode ser usado tanto como um jardim, quanto como um item no interior da cozinha de um apartamento. Devido à presença ou ausência de um mecanismo de suporte especializado, a cadeira pode ser estacionária ou rotativa.
Cadeiras de balanço
Essas cadeiras são semelhantes em design às modificações clássicas. Sua principal diferença é a presença de corredores semicirculares ou outros. Os meios mecânicos de oscilação podem ser independentes do método de tecelagem.
Suspenso
A cadeira suspensa tem uma estrutura rígida característica à qual um meio de restrição - uma corda ou corrente - é preso. Essa cadeira também pode ser suspensa por uma mola, o que cria uma sensação especial durante o uso. Uma característica distintiva de tais produtos é a ausência de pernas de apoio. Dependendo do método de suspensão, ele pode ser giratório ou voltado para apenas um lado escolhido. Na forma, costumam assemelhar-se a um meio ovo ou a um ninho de pássaro, o que também confere ao seu interior um carácter especial.
Um balanço multi-assento de jardim pode ser executado em um princípio semelhante.
Dimensões (editar)
Os parâmetros dimensionais das cadeiras de vime diferem dependendo dos modelos e podem variar significativamente tanto em termos de largura quanto em outros indicadores. Os padrões geralmente aceitos são sempre mantidos (isto se refere à altura do assento acima do nível do chão, a altura dos apoios de braço, a largura mínima da abertura de patamar).
Essas dimensões são derivadas empiricamente e padronizadas. O desvio deles, mesmo ditado por decisões de design, pode levar a inconvenientes na operação do produto. Para evitar esses problemas, os fabricantes se esforçam para otimizar a combinação de características estilísticas com parâmetros de praticidade.
Projeto
O estilo e o design da cadeira de vime são amplamente determinados pelas características semelhantes de toda a sala. Dependendo da direção do design escolhido, a cor, a forma e o modelo do produto podem ser diferentes.
Se for suspenso, na maioria dos casos está equipado com uma almofada adequada, o que torna a operação mais confortável. Em casos onde quando é instalado em uma varanda ou em uma determinada área de uma casa de verão, a roupa de cama amaciante geralmente não é usada... Isso se deve ao fato de que o espaço aberto da rua afeta a cadeira na forma de umidade, luz solar e outros fatores, sendo o travesseiro o mais suscetível a tais influências.
A cadeira de vime pode ser confeccionada com assento inicialmente estofado. Tais modificações não implicam na capacidade de cuidar da cama ao removê-la ou recolocá-la. Nestes casos, é aconselhável a utilização de tapetes de cobertura especiais, que servem para manter o assento macio em bom estado.
A cor desempenha um papel importante na escolha de uma cadeira. A tonalidade deve corresponder ao esquema geral de cores da sala. Por exemplo, se a sala for dominada por brancos, então a cadeira que melhor se encaixa será branca.
Fabricantes
Empresas que produzem cadeiras de vime e as vendem sob a marca Marca IKEA, oferecem uma ampla seleção desses produtos, que se diferenciam nas características do modelo, na presença ou ausência de mecanismos de transformação e outros parâmetros.
Cuidado e manutenção
O cuidado de uma cadeira de vime depende do material de que é feita e da finalidade a que se destina. Se o rattan for natural, é necessário minimizar seu contato com a umidade, fogo aberto e outros fatores indesejáveis de influência.
Tais produtos, se as características permitirem, podem ser tratados periodicamente com agentes protetores, que incluem vernizes, tintas, manchas e outros tipos de impregnação.
Uma cadeira feita de materiais artificiais também precisa de manuseio e manutenção adequados. Não deve ser usado com cargas que excedam o nível prescrito pelo fabricante e não deve ser mantido próximo ao fogo ou ao sol.
Dicas de Seleção
A escolha de tal item de interior deve ser baseada nas preferências do usuário, depende das características estilísticas do interior e da finalidade pretendida: uso em casa, no campo ou em um apartamento.
Além disso, ao escolher, você deve levar em consideração a seguinte lista de parâmetros:
- a cadeira não deve ser muito pesada;
- deve ser forte e seguro para adultos e crianças;
- o material de sua fabricação deve ser projetado para uso de longo prazo;
- as características externas devem se ajustar bem ao design da sala;
- o modelo deve ser confortável.
Veja no vídeo a seguir os segredos da fabricação de móveis de vime.
O comentário foi enviado com sucesso.