Poltrona de madeira compensada: variedades de design e criação do tipo faça você mesmo

Contente
  1. Tipos de cadeiras
  2. Seleção e preparação de madeira compensada
  3. Materiais e ferramentas necessários
  4. Instruções de trabalho

Um mestre novato pode fazer uma cadeira de madeira compensada simples e confortável para uma residência de verão. Um especialista tem habilidade e capacidade suficientes para criar um produto espetacular exclusivo que irá decorar a sala de estar. Neste artigo, iremos dizer-lhe quais são os tipos de cadeiras e como pode fazê-las você mesmo.

Tipos de cadeiras

Hoje vamos falar sobre poltronas, que não são encontradas em todas as casas. Sua singularidade reside no material usado. Se desejar, você pode fazer produtos de forma independente a partir de uma superfície curvada ou de lamelas (tiras). Os produtos de design são muito mais complexos; recentemente, os móveis de compensado paramétrico se popularizaram. Ele contém linhas extraordinárias - suaves, curvas, aerodinâmicas, mas ao mesmo tempo não perde funcionalidade.

Para seus produtos, os designers escolhem materiais seguros hipoalergênicos, que podem ser instalados em todas as salas de estar, incluindo quartos de crianças.

As poltronas de compensado são variadas em forma, tamanho, finalidade e métodos de execução. Convencionalmente, podem ser divididos em cadeiras fixas e cadeiras de balanço. Vamos tentar entender sua diversidade usando alguns exemplos.

  • Modelo rotativo de designer criado por dobragem cruzada de lamelas.
  • Conjunto exclusivo de móveis em contraplacado em forma de poltrona e banqueta.
  • O produto é feito de placas de compensado coladas e unidas em uma grossa madeira maciça.
  • Um exemplo de cadeira paramétrica de madeira compensada. É produzido em forma de onda, o que lhe permite balançar sem recorrer a corredores.
  • Modelo fixo bicolor feito de pequenos elementos figurados.
  • O produto padrão é "shell". É instalado em 3 ou 4 pés.
  • Cadeira de computador feita de fragmentos de madeira compensada.
  • Modelo com "casa" para animais de estimação.
  • Um exemplo de como você pode decorar um produto com assento e encosto macios.
  • Modelo esculpido de uma cadeira de balanço.
  • Projeto de produto paramétrico duplo.
  • O modelo original da cadeira do autor sobre três suportes.
  • Uma extravagante peça de madeira compensada dobrada para interiores modernos.
  • Cadeira de balanço sobre corrediças, com desenho contrastante.
  • Cadeira trono em contraplacado de bétula.
  • Um belo modelo incomum, mas não projetado para pesos pesados.

Seleção e preparação de madeira compensada

O contraplacado é um produto feito a partir de várias camadas de folheado de madeira e, quanto mais camadas, mais espessa e resistente é a folha. O folheado é colado com um composto especial, transformando-se em lâminas lisas e confiáveis. Em muitos aspectos, a resistência e durabilidade do produto dependem da cola, portanto, o produto deve ser adquirido de fabricantes confiáveis. A madeira compensada de qualidade possui características técnicas elevadas. Apesar do seu baixo peso, é suficientemente forte e pertence a um produto amigo do ambiente. O material corretamente processado é resistente ao desgaste, à umidade e ao estresse mecânico.

O produto está prontamente disponível, é comprado em qualquer loja de ferragens e é barato. O material é processado livremente, é fácil de serrar, colar, pintar ou envernizar.

Você pode cortar ou queimar lindos padrões nele. A madeira compensada é feita de folhas de diferentes árvores. Por exemplo, um produto feito de variedades de coníferas tem uma bela estrutura e um ornamento exclusivo. O vidoeiro tem um tom rico e uniforme, é resiliente e elástico. Ao escolher madeira compensada para um produto, você deve se lembrar que existem 3 tipos de madeira compensada:

  • completamente sem polimento;
  • processado em um lado;
  • processado em ambos os lados.

    Para criar uma cadeira, é necessário adquirir a terceira opção, e sua espessura deve ser de no mínimo 15-20 mm. Além do mais, você precisa prestar atenção à qualidade do material... Não deve ser empapado ou áspero, a textura fibrosa freqüentemente racha e lasca durante o processamento. A cadeira pode precisar de folhas de diferentes espessuras, finas (1,5 mm) são processadas à mão, para uma superfície grossa, usa-se uma serra elétrica. Uma seção transversal pode ser feita com uma faca de trabalho afiada ao longo dos contornos marcados.

    Materiais e ferramentas necessários

    Antes de começar a trabalhar, você precisa começar a preparar uma ferramenta e um material de trabalho. Para trabalhar na cadeira, você precisará de:

    • folha de contraplacado durável, com pelo menos 20 mm de espessura;
    • serra de vaivém manual e elétrica;
    • furar;
    • parafusos e pregos com cabeças volumosas;
    • tela de esmeril para rejuntamento;
    • mancha, verniz ou tinta;
    • cola de marceneiro.

    Você também precisará de uma fita métrica e um lápis de marcação. Quando as ferramentas e o material são coletados, você pode ir diretamente para o trabalho na cadeira.

    Instruções de trabalho

    Uma cadeira de madeira compensada é bastante realista de se fazer com as próprias mãos. Em primeiro lugar, você precisa fazer um desenho e determinar as dimensões. Se você não quiser fantasiar, pode encontrar um esquema pronto na Internet. Como exemplo, considere um modelo de cadeira de balanço feita de tiras individuais de madeira compensada.

    1. De acordo com o desenho, um gabarito de papel é preparado, em seguida, aplicado a uma folha sólida de madeira compensada e cada detalhe é desenhado. O modelo é transferido para o material de trabalho da forma mais econômica possível.
    2. Cada detalhe é cuidadosamente recortado com um quebra-cabeças.
    3. Papel esmeril deve ser usado para processar o corte da serra.
    4. Todos os elementos são cobertos com uma solução antibacteriana especial com um pincel. Depois de seca, a cola de madeira é aplicada em todas as superfícies para ajudar a evitar que as peças se espalhem durante a montagem.
    5. Os furos para parafusos e pregos são marcados e perfurados nos detalhes.
    6. A estrutura do assento é montada com as peças preparadas.
    7. As ripas de madeira compensada são fixadas ao quadro.
    8. Tudo o mesmo é feito com as costas.
    9. Os corredores (4 peças) são cortados com um arco.
    10. O assento e os corredores são mantidos juntos por conectores de madeira compensada cortada.
    11. Em seguida, a parte traseira é fixada. Pode ser instalado de forma permanente ou com o auxílio de peças ajustáveis, tornadas móveis (capazes de alterar a inclinação).
    12. Na última etapa, os corrimãos são montados na estrutura do assento.

      Quando o trabalho principal na cadeira termina, chega o momento do acabamento. Tudo depende da finalidade do produto. Se for para um mirante no jardim, deve ser coberto com um composto antifúngico e protegido com uma camada de tinta e verniz. Para uma sala, a cadeira pode ter um visual mais caseiro: forrada com tecido ou couro sintético, use enchimento para assento e encosto, acrescente conforto com travesseiros.

      O estofamento do produto deve ser iniciado pelas costas, pregando-se o tecido com pequenos pregos. Se não há desejo de se envolver no arranjo, mas é necessário conforto, aconselhamos que dê uma olhada mais de perto na euro-capa acabada, de tamanho adequado, ela repetirá completamente a forma do modelo. Fazendo uma cadeira com suas próprias mãos, você não só pode fazer uma peça funcional, mas também economizar dinheiro e também obter muito prazer com a criatividade.

      Como fazer uma cadeira de balanço com as próprias mãos, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário