Elevador a gás para uma cadeira: dimensões, regras de seleção e substituição

Contente
  1. O que é isso
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Tipos e tamanhos
  4. Como escolher
  5. Como mudar

Hoje, quase todos os escritórios têm uma cadeira de escritório especial, chamada de cadeira de escritório, na qual os funcionários se sentam em suas mesas. É muito mais confortável do que uma cadeira normal, porque permite ajustar a altura, permitindo-lhe escolher o melhor nível para uma determinada pessoa sentada. Além disso, em tal cadeira, você pode reclinar as costas, se necessário. Uma das avarias mais frequentes de tais cadeiras é a perda da capacidade de ajustar a altura do assento. E a razão para isso é o mau funcionamento de uma peça como um elevador a gás. Vamos tentar descobrir que tipo de detalhe é e o que é.

O que é isso

O elevador a gás, que é parte integrante das cadeiras de escritório, é um dispositivo que em sua aparência se assemelha a um sistema de elevação de carroceria, mas é um pouco menor em tamanho. Outro nome para este dispositivo é uma mola a gás.

Externamente, o elevador a gás da cadeira é um tubo de metal com algumas peças de tamanhos diferentes.

O mecanismo desta mola a gás é preso à parte superior da base do assento e, por baixo, à travessa. A altura de levantamento dependerá das dimensões do mandril pneumático. Normalmente, seu comprimento varia de 13 a 16 centímetros.

Deve-se notar que o gas lift tem 3 funções.

  • Amortecendo a carga de choque na coluna. A questão é que, quando uma pessoa se senta em uma cadeira, o mecanismo funciona como um amortecedor, fazendo o assento saltar e reduzindo significativamente a carga na coluna. Graças a essas propriedades, as cadeiras tornam-se muito mais confortáveis ​​e fáceis de usar. Ou seja, você pode sentar-se e levantar-se rapidamente, sem medo de que apareçam problemas nas costas.
  • Ajuste do assento. Usando um mandril pneumático, você pode levantar ou abaixar a cadeira em alguns segundos sem nenhum esforço sério. Basta pressionar a alavanca por baixo, e a estrutura ou cairá com o peso de sua massa, ou se levantará se você se levantar dela, o que reduzirá a resistência.
  • A possibilidade de rotação circular da cadeira. Isso permite que você acesse livremente tudo o que está localizado a uma distância de até 50 centímetros e vire quando necessário, se necessário. O mecanismo especial é feito de forma que você possa girar em torno de seu eixo sem problemas.

    Na verdade, o elevador a gás é um cilindro hidráulico especial projetado especificamente para cadeiras de escritório.

    Dispositivo e princípio de operação

    Se falamos sobre o dispositivo da parte em questão, deve-se dizer que as partes principais deste projeto são esses elementos.

    • Botão. Ao pressioná-la, a válvula fecha e abre, o que libera o gás de uma câmara para a outra, o que permite ajustar a altura de toda a estrutura. A pressão ocorre por meio de uma alavanca localizada sob o assento da cadeira. Embora às vezes possa estar localizado em outro lugar.
    • Haste de elevação. Esta parte estende-se ou cai no corpo, dependendo do aumento ou diminuição da altura do assento. A propósito, esta parte é especialmente durável, porque a massa de uma pessoa sentada exerce a maior pressão sobre ela.
    • Vários tipos de vedações e buchas. Eles são necessários para a conexão de alta qualidade de várias peças e para a vedação de cavidades onde o gás geralmente está localizado.
    • Válvula de gás. Esta parte mantém todo o mecanismo em posição e abre quando a altura do assento precisa ser alterada.
    • Cavidades externas e internas, assim como o bypass. Devido ao movimento do gás por essas partes do mecanismo, a altura é regulada.
    • Rolamento de suporte. Ele está localizado na parte inferior e é responsável pela rotação livre da cadeira em diferentes direções. O ponto forte desse tipo de conexão é a sua simplicidade, o que garante sua durabilidade.

      Se falamos sobre o princípio do gas lift, então não pode ser chamado de complicado. Vamos começar com isso o mecanismo consiste em um par de reservatórios e uma válvula que pode ser aberta e fechada. É o seu trabalho que faz com que o gás se mova ao longo do canal de desvio entre os tanques. Se o assento estiver na posição para baixo, o pistão estará na posição elevada máxima. Quando você pressiona a alavanca, a válvula se abre, o gás começa a se mover para outro reservatório e, assim, empurra o pistão, que se move para baixo e levanta a cadeira.

      Assim que a cadeira estiver no nível desejado, basta soltar a alavanca para travá-la. A válvula fechará imediatamente e a cadeira ficará na posição desejada. Se precisar abaixar a cadeira, basta pressionar a alavanca, depois ela abaixará com o peso da massa da pessoa. Ou seja, para levantar a cadeira, você precisa se levantar dela. Como você pode ver, o princípio do gas lift é extremamente simples.

      Tipos e tamanhos

      Existem diferentes tipos de elevadores a gás, por isso, para selecionar a opção correta, você deve conhecer os vários modelos de mecanismos e o que eles têm de especial. Normalmente são todos feitos de aço da mais alta qualidade. Normalmente, os elevadores de gás são divididos em classes, dependendo da espessura. Existem 4 deles.

      • Uma característica dos modelos que pertencem ao primeiro é que a espessura do aço aqui é de apenas 1,2 milímetros. Esses são os dispositivos mais baratos;
      • No segundo grupo, a espessura do aço será um pouco mais - 1,5 milímetros;
      • O terceiro grupo já terá uma espessura de aço de 2 milímetros. Esses elevadores de gás podem suportar uma carga de até 120 kg.
      • O último grupo é formado pelos dispositivos mais duráveis, onde a espessura do aço é de 2,5 milímetros. Esse elevador a gás reforçado pode suportar 30 quilos a mais do que os modelos do terceiro grupo.

      Além disso, os dispositivos considerados podem diferir no diâmetro da caixa. Eles podem ser de 2 tipos.

      • 38 milímetros. Esta opção não é usada com muita frequência. Geralmente é usado em cadeiras executivas onde a cruz é muito alta.
      • 50 milímetros. Usado em 90% dos assentos.

      Outro parâmetro importante será o comprimento do mecanismo em questão. A gama de configurações de altura dependerá disso.

      Existem os seguintes grupos de elevadores de gás para este critério.

      • De 20,5 a 28 centímetros. Esta versão será usada em produtos de escritório relativamente acessíveis, projetados para sentar em mesas com características padrão. Tal gas lift será curto devido ao fato de que sua faixa de ajuste é extremamente pequena.
      • De 245 a 310 milímetros. Esses elevadores a gás são usados ​​em locais onde a estrutura deve ser elevada. Embora o comprimento do dispositivo seja maior, a faixa de sintonia aqui será ainda menor do que a do análogo mencionado anteriormente.
      • De 290 a 415 milímetros. São os mecanismos mais longos, que oferecem amplas possibilidades de ajuste de altura, o que possibilita uma grande mudança de posição.

          Esses grupos de elevadores a gás são considerados os principais, embora outros modelos possam ser encontrados no mercado. Por exemplo 180 mm. Mas eles são usados ​​com pouca frequência, razão pela qual são mais uma exceção à regra.

          Como escolher

          Dado que existem diferentes categorias de elevadores a gás, e esta é uma parte que falha de vez em quando, não será supérfluo considerar como escolher o elevador a gás certo. Para começar, deve-se dizer que a razão para as avarias dos elevadores de gás, por causa das quais eles devem ser trocados, são os seguintes pontos.

          • Defeitos de fabricação. Este problema é uma exceção, mas ainda ocorre, especialmente nas versões mais disponíveis.
          • Sobrecarga do gas lift. Acontece que uma estrutura que se destina a uma massa é utilizada por pessoas cujo peso ultrapassa este indicador, pelo que o desgaste das peças componentes ocorre de forma acelerada.
          • Uso impróprio. Acontece que um móvel ou qualquer outro elevador a gás pode falhar devido ao fato de uma pessoa se sentar abruptamente em uma cadeira ou mesmo fazê-lo correndo. Esse uso da cadeira exige um simples aperto na válvula.

            Nesses casos, a substituição do gas lift é necessária. Mas, para implementá-lo, você precisa escolher o caminho certo. Isso é extremamente importante, pois uma discrepância em certas características pode levar ao desgaste acelerado do novo dispositivo e sua subsequente quebra. Para evitar que isso aconteça, você deve fazer uma escolha com base nesses momentos.

            • Diâmetro do porta-copos. Pode ser de 2 tipos, portanto, de acordo com este critério, será fácil determinar a opção desejada.
            • Altura do elevador do gás. Neste caso, é necessário medir o comprimento, levando em consideração que a peça ficará localizada dentro da cruz.
            • Dimensões do produto. Observe que os elevadores de gás são feitos com dimensões diferentes, portanto o tamanho deve ser levado em consideração na hora de escolher.
            • Carga máxima. É necessário selecionar a classe do mecanismo em função da massa que deverá suportar durante o uso. Além disso, deve-se levar em consideração que outras pessoas podem usar a cadeira.

            Como mudar

            Como foi dito, se o elevador de gás quebrar, é quase impossível consertá-lo, o que significa que precisa ser substituído. Para fazer isso, primeiro você precisa preparar certas ferramentas e entender o algoritmo das ações. Você precisará ter os seguintes itens em mãos:

            • um novo elevador a gás para substituir o antigo;
            • chave de fenda em cruz;
            • martelo;
            • deriva anular;
            • WD-40 líquido;
            • vice.

              Portanto, antes de substituir o gas lift por um novo, é necessário remover o antigo.

              Por esta processamos as articulações das partes da cadeira com WD-40 líquido... Deixamos a estrutura neste estado por cerca de 12 horas para que a mistura entre nas juntas. Agora você precisa começar a desmontar a cadeira e desconectar o assento. Isso requer uma chave de fenda Phillips. Com a sua ajuda, soltamos os parafusos que fixam o assento à piastra. Em seguida, viramos a cadeira e desmontamos o assento junto com a capa decorativa, que está localizada no elevador.

              Agora você precisa desconectar o elevador da travessa e da piastra. Isso pode ser feito derrubando o gas lift com um martelo de borracha. Para acelerar esse processo, você pode usar um drift. Antes de iniciar o trabalho, remova o anel de retenção especial da cruz. Trata-se de um cheque, localizado na parte de trás da cruz, onde o mandril pneumático está preso.

              Agora é necessário retirar o cartucho pneumático da piastra. Este trabalho deve ser feito com o máximo de cuidado possível para não deformar as conexões. A martelagem deve ser feita em locais diferentes para que o gas lift possa ser alcançado com cuidado.

              Só é necessário instalar um novo cartucho de gás.

                Primeiro, inserimos na travessa até ouvir um clique, aplicando algum esforço, e colocamos uma caixa protetora, após o que conectamos tudo à piastra. Resta montar a cadeira na ordem inversa.

                O vídeo abaixo mostra como escolher o elevador a gás certo para sua cadeira.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário