Escolhendo uma pistola elétrica
As pistolas elétricas são escolhidas para fornecer uma qualidade de revestimento adequada. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é essa técnica, o que acontece, quais as vantagens e desvantagens que ela tem. Além disso, forneceremos uma breve visão geral dos melhores modelos, falaremos sobre as nuances de escolher e usar uma unidade clássica.
Recursos, prós e contras
As pistolas pulverizadoras têm um design simples. O aparelho possui um bico, um tanque, uma carcaça com bomba eletromagnética embutida, uma alça e um cabo de força. A distribuição da matéria corante é realizada pelo ar que entra.
O tanque da pistola para pintura pode ser de plástico ou alumínio. O pistão embutido, acondicionado em um corpo cilíndrico, é responsável por sugar e ejetar a mistura. O dispositivo também inclui um eletroímã, uma barra oscilante e uma válvula que abre e fecha o fornecimento de material.
O princípio de funcionamento é converter eletricidade em pneumática. Um jato de tinta e verniz é fornecido do recipiente sob pressão. Graças ao bico, é atomizado. Em seguida, a tinta vai para a superfície a ser tratada.
Muitas vezes, uma pistola de pulverização elétrica não tem um compressor enorme. Isso o torna fácil de usar. Porém, devido à falta de compressor, a lista de possíveis materiais utilizados é reduzida.
Além disso, os dispositivos não podem aplicar camadas finas de tinta.
Em modelos raros com minicompressor embutido, a qualidade do jato é melhor. Como muitos análogos, eles não deixam névoa de tinta. As pistolas elétricas têm muitas vantagens inegáveis. Eles são usados em esferas domésticas e profissionais.
Substituem perfeitamente o trabalho manual, não deixam manchas, carecas, resíduos de cerdas, como é o caso ao usar pincéis comuns ou rolos de pintura... Fornece coloração uniforme de áreas de diferentes tamanhos.
Versátil, móvel, difere no princípio de trabalho... Com a ajuda deles, superfícies de diferentes tipos são pintadas em diferentes posições. Eles são usados para pintar bases verticais, horizontais, inclinadas, tetos, figuras de vários graus de complexidade.
Eles são usados para pintar fachadas de casas, para decoração de interiores de instalações residenciais e não residenciais.... Eles provaram ser bons pintando portões, carros.
Eles têm um custo acessível e funcionalidade ideal. Os aparelhos são fáceis de usar, economizam tempo e força física para pintar diferentes superfícies. Eles têm diâmetros de bico diferentes.
No entanto, os dispositivos são difíceis de limpar. É bastante difícil enxaguá-los depois do trabalho. Além disso, outras variedades não se destinam a materiais de silicato à base de água.
Visualizações
Os dispositivos podem ser classificados de acordo com vários critérios. De acordo com o tipo de pressão, são divididos em 3 grupos: baixa, média e alta. A primeira linha inclui produtos com pressões de até 3 atmosferas. No segundo - até 10, no terceiro - 10-55.
Os modelos diferem no princípio da pulverização de líquido. Por exemplo, pistolas elétricas marcadas HP são equipamentos de alta pressão com alta velocidade de pulverização de tinta.
Variedades marcadas SR - modelos com valores médios de pressão. LVMP - marcação de bicos de média pressão que utilizam pouco material. NTE, pelo contrário, indica que o aparelho consome muita tinta.
Com base no princípio de operação, as pistolas elétricas são ar e sem ar. Cada tipo de produto possui características próprias.
Ar
Dependendo do projeto, os dispositivos do tipo ar são equipados com uma bomba superior, inferior ou especializada. A distribuição da matéria corante está relacionada ao design do produto.
O princípio de operação é semelhante aos modelos pneumáticos. Depois de ser alimentado no bocal, a composição pigmentada se desfaz em pó disperso devido ao ar. No entanto, o método para obter o fluxo de ar é diferente.
Os pulverizadores de tinta elétricos usam um motor elétrico de solenóide ou turbina. Com base na potência do soprador, ele pode ser embutido ou independente.
Esses dispositivos são selecionados levando em consideração as necessidades de energia. Devido à ausência de um receptor, o funcionamento do motor elétrico é constante. Além do mais, os aparelhos funcionam ruidosamente, o som é comparável ao trabalho de um aspirador de pó clássico.
Em geral, essas pistolas de pulverização são confiáveis e duráveis em operação. Fácil de montar, desmontar e manter. Dependendo do modelo, apresentam aumento de produtividade, adequação do suprimento de mistura e da largura da tocha. Eles têm garantia e instruções em russo.
Eles economizam o corante usado, minimizam sua perda ao tingir qualquer substrato. Eles funcionam sem vibrações, são ergonômicos e compactos. No entanto, eles podem ter uma tampa do tanque com vazamento.
Essas variedades pintam as superfícies de alta qualidade com uma camada solta, mas, ao contrário de outras modificações, formam uma névoa colorida. Portanto, ao usar tecnologia, você deve usar equipamentos de proteção.
Na maioria das vezes comprado por artesãos domésticos. Têm peso médio de 1400-2500 g, tanque embutido com capacidade de 1 litro, consomem 350 ml de tinta por minuto. Fornecido com vários acessórios. Em termos de qualidade de trabalho, são inferiores às contrapartes pneumáticas.
Sem ar
Uma pistola elétrica deste grupo pulveriza a tinta por meio de alta pressão (500 atmosferas contra 8 para análogos do ar). Ele funciona às custas de uma bomba de pistão de êmbolo, é eficaz para trabalhar com materiais especialmente viscosos.
Ao colorir, nenhuma nuvem colorida é formada. No entanto, o bico correto deve ser selecionado antes da pintura. Caso contrário, gotejamentos, flacidez e irregularidade da camada não podem ser evitados.
Essas modificações são compatíveis com uma ampla gama de materiais usados. Eles distribuem perfeitamente várias tintas, vernizes automotivos, soluções de priming na superfície. Eles trabalham com manchas e óleos. A consistência das substâncias pode ser diferente.
Eles economizam consumíveis e são equipados com um reservatório com capacidade para 800-1000 ml de líquido. Por um minuto, eles conseguem consumir desde 300 ml de tinta, que, dependendo da variedade, pode ser consumida do recipiente com a mangueira utilizada.
As pistolas de pulverização do tipo êmbolo são convenientes na operação e têm um custo ideal. No entanto, ao pulverizar, são formadas partículas de tinta maiores do que as das contrapartes do tipo pneumático.
Por conta disso, os aparelhos apresentam maior consumo da tintura. Algumas unidades são exigentes quanto à viscosidade dos materiais usados. Corante muito espesso obstrui o bico. Eles raramente são usados em trabalhos industriais.
Tipo de comida
De acordo com o método de operação, as pistolas elétricas são estacionárias e recarregáveis. As variedades em cadeia constituem a maior parte do sortimento colocado no mercado.
Eles têm cardinalidade diferente dependendo do tipo de tarefas. Sua vida útil é limitada pelas capacidades do motor elétrico. No entanto, as pistolas pulverizadoras não podem funcionar sem um gerador em locais onde não existe uma fonte de alimentação central.
Top models
Muitos fabricantes líderes possuem modelos que são os melhores em termos de praticidade, conforto, custo e outros parâmetros. A classificação dos melhores produtos inclui produtos de várias marcas.
- Wagner W 550 - uma pistola de pulverização de turbina com a marca de qualidade europeia Perfect Spray.Conectado a uma rede de 220 V, pesa 1300 g, é considerado um dos melhores e mais confiáveis aparelhos de ar com um revestimento de alta qualidade da superfície processada.
Trabalha com esmaltes, soluções de primer, tintas e vernizes, pigmentos. Ele processa uma superfície de cerca de 5 m2 em 12 minutos. A opção doméstica clássica para o lar. Não é adequado para trabalhar com emulsão à base de água, tintas de fachada.
- "Zubr" ZKPE 350 - Spray de ar chinês para tintas e vernizes com viscosidade otimizada (por exemplo, verniz). Pulveriza perfeitamente compostos à base de látex, esmaltes, óleos.
Tem desempenho suficiente para uso doméstico. Economiza o material usado, tem valores mínimos de perda de tinta. Não faz barulho nem vibra durante a operação. A única desvantagem é o cabo curto.
- Ryobi P 620 - pulverizador de tinta portátil, alimentado por bateria. Móvel, destinado à pintura de paredes e demais decoração de interiores. Equipado com um bico móvel, graças ao qual pode pulverizar o corante verticalmente, horizontalmente, circularmente.
Adquirido para trabalhar com materiais diversos. É muito procurado devido à sua compactação, mobilidade e baixo peso.
Autônomo, refere-se a dispositivos do tipo universal. Possui ótimas características técnicas.
- Bosch PFS 1000 - pistola de pulverização sem ar de fabricante renomado para cobertura de pequenas superfícies. Graças à tecnologia Bosch Spray Control, não há perda de tinta desnecessária.
Fácil de operar, econômico de operar, tem um preço baixo. Adequado para pintar superfícies de madeira, metal. Tem 2 desvantagens: não é equipado com controle de fluxo de material e pode funcionar intermitentemente quando inclinado para trás.
- Intertool DT-5060 - pulverizador de tinta airless para o processamento de substratos de concreto, tijolo, metal, operando em rede 220 V. Equipado com mangueira flexível, pulveriza perfeitamente diversos tipos de líquidos (tinta, primer e outros).
Graças ao sistema HVLP, cobre de forma qualitativa e uniforme as superfícies de trabalho sem desperdiçar consumíveis. É adquirido a baixo custo, não possui vibrações. Equipado com alça de ombro, reservatório de alumínio.
Não se destina à pintura de superfícies com materiais com suspensões abrasivas.
- Sturm SG9645B - pistola de pintura airless para pintura de superfícies internas e externas. Projetado para trabalhar com materiais de diferentes consistências, incluindo produtos à base de cal e giz de água.
Gasta 320 ml de solução por minuto, distribui a tinta sobre a superfície com alta qualidade. Possui reservatório com capacidade de 0,6 l, proporciona pintura circular, vertical e horizontal.
- "Energomash KP-9660R" - modelo do fabricante líder com uma capacidade do tanque de 0,7 litros. A posição do tanque é mais baixa, há um ajuste manual da alimentação do material e da potência de pulverização, além da proteção contra poluição, poeira, umidade.
Alça de ombro incluída. As características distintivas do dispositivo são o fluxo suave do material, o tamanho pequeno e a distribuição precisa da tinta. Contras - a falta de um tanque sobressalente e o aquecimento da caixa durante a operação de longo prazo.
- Fubag EasyPaint S500 / 1.8 - um modelo em rede para pintar paredes internas e externas, bem como garagens. Tem uma potência de 600 W, tem um princípio de funcionamento a ar. Tem capacidade para 0,27 litros por minuto e está equipado com depósito de meio litro.
Pesa 2,5 kg, trabalha com materiais com viscosidade de 20 din. Não possui filtros, mas economiza no consumo de tintas e vernizes e é compacto. Destaca-se pelo baixo nível de ruído durante a pintura.
- ELITECH KE 800P - poderoso nebulizador de ar (800 W) com capacidade de 900 ml por minuto. Tem um volume de tanque de 800 ml, pesa 2,7 kg e é utilizado para a pulverização de composições de tintas em paredes internas e externas.
Projetado para materiais espessos, possui um limite de viscosidade de 80 din.Equipado com alça de transporte, caracteriza-se por uma cobertura uniforme das bases, sendo econômico no uso do líquido utilizado. A única desvantagem é a produção incompleta de material do tanque.
Como escolher?
Para escolher um modelo de pulverizador de tinta elétrico prático e de qualidade para uso doméstico ou profissional, é necessário considerar vários fatores.
É necessário partir do fabricante, preço, materiais do corpo, elementos nodais. Além disso, as nuances de peso são as dimensões do produto, seu peso e facilidade de uso.
Ao escolher entre fornecedores confiáveis, você deve olhar atentamente para fabricantes com histórico comprovado e comentários deixados sobre marcas por compradores reais. As marcas Wagner, Bosch, Zubr, Stavr, Sturm, assim como as empresas descritas anteriormente, destacam-se em uma ampla lista de marcas.
Escolhendo o tipo de alimento, eles levam em consideração suas próprias preferências. Variantes do tipo de rede são voláteis, mas podem funcionar uma ordem de magnitude mais do que análogos com baterias. Se esta opção for escolhida, preste atenção ao comprimento do cabo (quanto mais comprido, melhor).
Os modelos de bateria são mais convenientes de usar, mas sua energia é muito menor. Em média, eles podem pulverizar tinta por mais de 30 minutos. Muitas vezes são mais pesados devido às baterias disponíveis.
Ao escolher um produto, leve em consideração a potência, aliada a características como o consumo do corante, o tamanho do bico injetor. Como regra, quanto mais potente for a pistola, maior será o seu desempenho e maior será o peso.
Se você quer uma opção boa e poderosa para uso doméstico, vale a pena comprar um aparelho de 300-600W. O equipamento profissional tem uma alta potência (até 1000 W e mais).
Para determinar o tipo de bomba, proceda de considerações de conveniência. As opções do tipo remoto parecem aspiradores de pó. São modelos de pisos que facilitam a carga de peso sobre o artesão. Com essa coloração, apenas a pistola em si é mantida em suas mãos.
Produtos com bomba embutida exigem habilidade. Eles têm um formato de tocha estável, mas durante o trabalho não é possível evitar a névoa colorida, que é ruim para pintar em ambientes fechados.
É importante determinar o volume do tanque. Se for suficiente, a necessidade de reabastecimento constante desaparecerá. Assim, será possível reduzir o tempo de trabalho e cobrir uma grande área de cada vez. O valor ideal é de 1-2 litros.
Nem todas as pistolas de pulverização são igualmente boas para pulverizar materiais de viscosidades variadas. Os indicadores 20-30 din indicam que os modelos são projetados para pulverizar primers, misturas anti-sépticas, bem como corantes líquidos. Os valores de viscosidade para materiais espessos são de 40 din.
Ao escolher um modelo de pulverizador de tinta, eles prestam atenção à compatibilidade com substâncias específicas. Nem todos os dispositivos podem distribuir corretamente fachadas espessas e tinta a óleo.
É melhor comprar um produto com opções ajustáveis... Por exemplo, para versões com uma bomba interna, essas podem ser opções para ajustar o suprimento de tinta, bem como o formato do alargamento.
As unidades de sopradores externos têm opções. Normalmente, esta é a configuração do diâmetro do bico, fluxo de ar e pressão. Além disso, algumas variedades são equipadas com limpeza rápida.
Dicas de uso
Para que a coloração da superfície seja uniforme e eficaz, é necessário usar o dispositivo adquirido corretamente.
Antes de pintar a base preparada, é necessário cobrir com uma película tudo que pode ficar manchado devido ao assentamento da tinta. Você não deve começar a trabalhar sem proteção. Quando é necessário pintar parcialmente um objeto, eles pegam um filme e fita adesiva, criam os contornos necessários com a ajuda deles.
Se o trabalho for planejado em ambientes fechados, você precisa cuidar do sistema de ventilação. Quando ela não está lá, eles abrem janelas ou portas. Além disso, não se esqueça dos meios de proteção.
Para que o revestimento seja uniforme e de alta qualidade, é necessário evitar erros comuns.
-
Para uma boa distribuição de tinta, use um bico com um orifício menor... Antes do trabalho, é necessário verificar se as aberturas do dispositivo não estão obstruídas.
-
Em caso de pulverização de má qualidade, os bicos devem ser enxaguados ou limpos. Às vezes, a solução é adicionar fluido.
-
Para evitar a formação de névoa de coloração, vale a pena reduzir a pressão. Além desta configuração, é necessário substituir o bico, alterar o diâmetro do seu furo.
-
Se o líquido não espirrar, você precisa desmontar o pulverizador... É provável que o filtro esteja quebrado ou o bico esteja entupido com grandes partículas abrasivas do material usado.
Para evitar que a pistola fique obstruída, às vezes é necessário diluir a tinta.
Leia as instruções de uso antes de usar o dispositivo. O cumprimento de todas as normas contribui para um trabalho de qualidade e prevenção de avarias.
Antes de usar o pulverizador, verifique a embalagem da tinta. Deve dizer se é compatível com este modelo. Em seguida, o líquido é bem agitado, após o que parte é derramada em um recipiente separado.
Para evitar quebras, ele é filtrado e, em seguida, despejado no recipiente da pistola pulverizadora. Você precisa encher o tanque com a composição em 2/3, então você precisa verificar as configurações. Para fazer isso, pegue um jornal e aplique uma camada de tinta diretamente sobre ele.
Antes de pintar, preste atenção na viscosidade. O material muito espesso não preencherá as rachaduras e prejudicará a aparência do revestimento acabado. O solvente é selecionado com base no tipo de tinta. Por exemplo, óleo secante é usado para óleo e água destilada para água dispersa.
Se for fornecida muita tinta, aperte o parafuso de ajuste. Também vale a pena ajustar o fluxo de ar para os jatos laterais. Em uma área pequena, o suprimento de ar deve ser reduzido.
Após fazer as configurações, coloque roupas especiais, respirador, óculos de proteção e luvas. Então eles começam a trabalhar.
Ao pintar a superfície, mantenha a distância do orifício de pulverização até a base a ser aparada. A distância mínima deve ser de 20 cm. Em valores menores, os gotejamentos não podem ser evitados.
Aumentar a distância exigirá mais tinta. A pintura deve ser executada segurando a ferramenta perpendicularmente à superfície a ser aparada. Os movimentos das mãos devem ser uniformes.
Não diminua ou acelere o movimento da pistola de pintura. As paredes são pintadas com listras de cima a baixo. Cada tira seguinte deve entrar ligeiramente na anterior. Após a primeira camada, você precisa aplicar outra 1 camada de material. A repintura não é realizada antes da secagem da primeira camada.
Ao pintar madeira, os movimentos das mãos devem ser ao longo da fibra. Isso preservará o padrão natural da árvore.
O comentário foi enviado com sucesso.