Tudo sobre pistolas de pulverização
Aprender tudo sobre pistolas pulverizadoras pode ser de grande benefício. Mas primeiro você precisa descobrir qual é o dispositivo e os tipos de tal técnica, como escolher uma pistola de pulverização para tinta a partir das classificações principais. Teremos que explorar mais as pistolas pulverizadoras de baixa pressão e outros modelos.
Características e propósito
Já a partir do próprio nome "pistola de pulverização" pode-se tirar uma conclusão importante sobre a essência desse dispositivo. Este nome abreviado indica pistolas de tinta spray... Em comparação com os métodos tradicionais de coloração manual, esses dispositivos funcionam com muito mais precisão e conveniência. Os projetistas certificam-se de que todos os reguladores e outros componentes necessários para o uso normal sejam fornecidos. O pulverizador trabalha por muito tempo sem grandes revisões, graças ao estoque de peças de reposição bem planejado. Aqueles que experimentaram tal dispositivo em ação pelo menos uma vez nunca dirão que rolos e escovas comuns são mais convenientes.
As pistolas de pulverização modernas não economizam apenas energia. Eles são muito mais produtivos do que pintar à mão e podem trabalhar em grandes superfícies, aplicando-lhes corantes de várias composições.
O que é importante, se a tecnologia for observada, não será difícil aplicar a tinta em uma camada uniforme. Estruturalmente, tal dispositivo pode ser implementado de forma diferente.
Mas sempre existem requisitos básicos gerais:
-
a leveza da máquina e suas peças individuais;
-
fadiga mínima dos pintores durante o trabalho;
-
alto desempenho anticorrosivo;
-
uso de cabeças pulverizadoras de vários tamanhos, o que permite vários modos de processamento.
Em qualquer caso, a tinta também passa pelo filtro. Seu uso elimina o entupimento da cabeça de tinta. O princípio básico de operação de uma pistola de pulverização pode ser expresso na pulverização:
-
sem ar;
-
pneumático;
-
de uma forma mista.
Ao escolher um sistema sem ar ou combinado, será possível reduzir o consumo da composição de coloração por unidade de tempo. Esses sistemas também são bastante eficientes.
Mas você precisa entender que apenas profissionais experientes serão capazes de usá-los para que não haja borrões.
Iniciantes são mais propensos a usar máquinas pneumáticas manuais. Sua simplicidade e leveza, no entanto, acabam se transformando em baixa produtividade.
E também é necessário levar em consideração como a mistura de corantes entra na unidade de pulverização. Isso pode acontecer:
-
do recipiente superior;
-
do tanque inferior;
-
sob pressão do sistema de abastecimento;
-
do acumulador de tinta lateral.
Até algumas décadas atrás, as pistolas pulverizadoras eram usadas apenas por profissionais. Mas a situação mudou há muito tempo - existem dispositivos de colorir para uso doméstico.
Modelos simples são bastante convenientes. Esses dispositivos, além da coloração propriamente dita, são usados para:
-
tectos caiados;
-
aplicar um primer;
-
verniz de pulverização;
-
removendo papel de parede;
-
controle de pragas de plantas ornamentais e de campo;
-
aplicação de compostos anticorrosivos;
-
manipulações de confeitaria.
Visualizações
Pneumático
Este é um visual clássico para uma pistola de pulverização.... Este projeto foi desenvolvido antes de outras opções. Salienta-se que permite trabalhar com rapidez e, sobretudo, sem perda de qualidade. A tecnologia é muito simples: primeiro, a tinta e o verniz são quebrados em partículas separadas e, em seguida, eles formam uma espécie de tocha.Além das tradicionais pistolas de pulverização de alta pressão (também chamadas de sistemas convencionais), existem dispositivos de baixa pressão; neste último caso, ainda há uma diferença de volume.
Com todas as vantagens da pneumática, muito corante é pulverizado fora da superfície tratada. Reduzir esse valor é um desafio com o qual os engenheiros estão constantemente lutando.
Sabe-se que as pistolas pneumáticas foram utilizadas no primeiro terço do século XX. Mas é curioso que a primeira versão tenha sido desenvolvida com o propósito de uso puramente médico. Apenas recentemente surgiram sistemas de baixa pressão que são mais econômicos do que a tecnologia "convencional".
Mecânico
Esses dispositivos também são necessários. São utilizados sem ligação ao compressor, como no caso anterior, não sendo necessário acionamento elétrico. O deslocamento do líquido e sua liberação para a superfície desejada é realizado pela ação de uma bomba manual. Esta técnica é relativamente compacta e autônoma e pode ser usada mesmo quando outros dispositivos são ineficazes. Dentro da caixa estão escondidos:
-
unidade de sucção e descarga;
-
bloco cilíndrico;
-
bomba de êmbolo;
-
mangueiras de sucção e entrega.
Elétrico
Falando sobre os métodos de pulverização de tintas e outras substâncias, seria estranho ignorar sua distribuição com a ajuda de um motor elétrico. Pistolas elétricas são capazes de operar tanto com ar como sem ar. Entre eles, existem modelos portáteis relativamente compactos e estações de pintura. No segundo caso, a potência da unidade é visivelmente maior, assim como o desempenho. Mas os tamanhos não diferem muito.
Classificação das melhores marcas
Comece uma visão geral das pistolas pulverizadoras pertinentes a partir do modelo BOSCH PFS 5000 E. Este é um dispositivo elétrico, cujo corpo se assemelha a um triângulo tridimensional. O consumo de corrente típico é de 1,2 kW. Limpeza rápida disponível e equipada com 3 cabeças pulverizadoras. Peso significativo e ruído grave são desvantagens sérias.
Se esses problemas são compensados pelo ajuste do suprimento de ar e tinta, cabe aos compradores decidir.
Entre os fabricantes de pistolas pulverizadoras profissionais industriais e de construção, a tecnologia se destaca Wagner... É adequado para trabalhos complexos. Também existe um segmento doméstico no sortimento Wagner. Os produtos desta marca emitem uma nuvem de aerossol relativamente pequena (graças à tecnologia inovadora). A vida útil dos dispositivos é bastante longa.
Os adeptos de modelos comprovados e relativamente simples de natureza puramente mecânica devem dar preferência aos consoles KSOM... Esta marca bielorrussa é usada há muito tempo.
O fabricante se recusa deliberadamente a fabricar dispositivos de alta tecnologia.
Entre as pistolas pulverizadoras chinesas de baixo custo estão:
-
Hilda;
-
DEKO;
-
Iwata;
-
TASP;
-
Osioc.
Na Itália, os pulverizadores são feitos por Walcom, Asturomec, Foxweld. Se falamos de fabricantes de outros países, os dignos de nota são:
-
Patriot (EUA);
-
Ryobi (Japão);
-
Marcas russas "SPETS" e "Caliber".
Critérios de escolha
É perfeitamente possível escolher pistolas pulverizadoras mecânicas (também são manuais) para uso doméstico. Esses sistemas são adequados para tarefas simples - caiar paredes ou tratar árvores no jardim. Mas pintar qualquer grande superfície com tal técnica já é bastante doloroso. Você não pode contar com precisão ao realizar o trabalho. É verdade que a "mecânica" costuma servir por muito tempo.
Os trabalhos de construção e reparação de pleno direito, especialmente para grandes áreas, são executados de forma mais correta com uma pistola de pulverização pneumática. Neste caso, atenção já deve ser dada ao uso de compressores e receptores, suas características, bem como controles. A vantagem da pneumática moderna é que ela é adequada até mesmo para tintas espessas e vernizes sobre madeira, para outras substâncias viscosas.
Os sistemas de alta pressão pintam de forma rápida e uniforme e são baratos.Mesmo uma distribuição significativa de tinta nas laterais não reduz sua popularidade nos segmentos doméstico e profissional.
Mas pintores experientes geralmente preferem a variante HVLP, que é grande em volume e projetada para baixa pressão. Ele irá transferir 60-65% da mistura de corante exatamente para a superfície a ser pintada. No entanto, não se pode prescindir de um compressor de alta qualidade que forneça ar totalmente limpo. Em mãos habilidosas, essa máquina é usada para pintar em metal, esmalte ou ferrugem. No âmbito da reparação de automóveis e industrial, é procurado o tipo LVLP, que é mais caro que os outros, mas permite a transferência de até 80% da substância necessária para a superfície pintada.
Para pulverizadores elétricos, o desempenho está diretamente relacionado à potência do motor. Para o trabalho diário na vida cotidiana, é o suficiente, de acordo com especialistas, 700 watts. A pintura decorativa é frequentemente realizada com modelos de 200 watts. Eles são adequados para estêncil e pintura em substratos de vidro. A velocidade de tingimento é geralmente correlacionada com a quantidade de tinta emitida por minuto.
As máquinas de ar são boas devido à formação de uma camada uniforme e sólida. É fácil ajustar a potência de acordo com suas necessidades. No entanto, a turbina estará bem barulhenta. A tecnologia sem ar usa uma bomba de pistão. É improvável que esse dispositivo pinte objetos grandes, mas completará uma folha profissional ou uma porta de garagem.
É importante prestar atenção à massa de tais modelos. Se a pistola pulverizadora contém uma bomba portátil, pode muito bem pesar até 5 kg. As versões mais simples (1-1,5 kg) são adequadas para trabalhos delicados por muito tempo. Eles são freqüentemente usados para decorar molduras.
A intensidade da tinta spray é determinada pela seção transversal do bico. Esmaltes, vernizes e tintas líquidas são alimentados através de um orifício de 0,13-0,17 cm de tamanho. Para sujeira, misturas de massa e tinta espessa, um canal de pelo menos 0,18 cm é necessário. Para tornar a máquina mais versátil, muitas vezes é equipada com acessórios substituíveis.
Uma solução alternativa é ajustar a seção transversal do bico.
Os entusiastas de workshops e aerografia devem prestar atenção ao conforto do cabo. Nesse caso, a facilidade de aderência e a capacidade de resposta às manipulações são muito importantes. Conhecedores avançados escolhem os modelos por design. É importante considerar a composição química da tinta.... Por exemplo, a tinta a óleo normalmente tem uma alta viscosidade e, portanto, deve ser usada de uma maneira especial.
As formulações à base de água também são bastante viscosas, mas ao mesmo tempo são muito pegajosas. É importante notar que equipamentos de última geração podem trabalhar com segurança com quase todos os corantes.... No entanto, é recomendável discutir este ponto com antecedência. Convencionalmente, uma pistola de pulverização também pode ser considerada um bico para uma lata de spray com uma mistura de aerossol. Apesar de seu desempenho limitado, esse dispositivo pelo menos mantém suas mãos limpas.
Dicas de uso
Vale a pena considerar que a pistola deve ser usada com muito cuidado. Todas as superfícies para pintura e outros tipos de processamento são preparadas com antecedência. Metal e pedra devem ser desengordurados. A viscosidade da tinta também é selecionada individualmente. Pode ser alterado adicionando um solvente.
Antes de usar um novo aparelho ou uma tinta incomum, um teste deve ser realizado. É preciso ver se o corante está borbulhando, se é aplicado uniformemente. Deve ser lembrado que os sistemas elétricos e pneumáticos são fontes de maior perigo. Ao trabalhar com eles precauções básicas devem ser seguidas.
Como configurar um dispositivo específico está claramente descrito nas instruções em anexo. Também descreve como enxágue após o término do trabalho.
A coloração é realizada a partir do ângulo dos planos. Mova o aparelho da esquerda para a direita. Cada tira é aplicada abaixo da anterior, porém, cobrindo-a em 50%. Ao pintar as paredes, as listras devem ficar 10-12 cm umas sobre as outras sequencialmente.É muito simples evitar manchas ao trabalhar com uma pistola de pulverização - basta começar pelas bordas e só depois passar para os planos horizontais.
Só então você pode pintar tudo junto - horizontais e bordas. Pintores inexperientes fazem as coisas de maneira diferente, e é por isso que enfrentam problemas. Se aparecerem riscos, eles terão que ser removidos ou lixados. Bons resultados são obtidos apenas por coloração em 2 camadas. O segundo é feito somente depois que a massa inicialmente aplicada estiver completamente seca.
Se for decidido pintar o teto, é necessário emitir um jato não superior a 70 cm, só neste caso a tinta será aplicada de maneira uniforme. A tinta deve ser pulverizada em um ângulo de 90 graus em relação à superfície. O trabalho circular é recomendado. Tal como acontece com as paredes, 2 camadas devem ser aplicadas ao teto em sucessão.
A madeira é pré-tratada com vernizes, primários e outros materiais preparatórios. As superfícies metálicas são pré-tratadas com solventes e lavadas com água morna.
Se as áreas estiverem danificadas, devem ser massajadas. Mova a pistola pulverizadora lentamente e sem sacudir. Vários elementos são coloridos de todos os lados.
As tintas para martelos só podem ser aplicadas com pistolas pulverizadoras profissionais equipadas com compressor. Os bicos devem ter uma grande seção transversal. O corante é diluído com xileno ou solvente. A tinta de martelo é aplicada estritamente em uma passagem, criando listras sobrepostas. Isso pode ser feito em 1, 2 ou 3 camadas de sua escolha.
O comentário foi enviado com sucesso.