Tudo sobre como configurar uma pistola de pulverização

Tudo sobre como configurar uma pistola de pulverização
  1. Ajuste da tocha
  2. Configurando a pressão de entrada
  3. Estágios subsequentes
  4. Como configurar uma arma com uma posição de reservatório diferente?

Pintar vários objetos e superfícies com um dispositivo como uma pistola de pulverização implica a criação de uma camada uniforme de alta qualidade e boa densidade, sem a formação de quaisquer irregularidades ou manchas. Em princípio, esta ferramenta pode fazer isso sem dificuldade, especialmente se conectada a um bom compressor. Mas uma conexão simples pode não ser suficiente para obter um resultado de alta qualidade. Para que a potência da pistola seja totalmente revelada, ela deve ser devidamente ajustada, definindo a melhor pressão, bem como alguns outros indicadores. Vamos tentar descobrir qual é o esquema desse processo e quais ações devem ser tomadas para isso.

Ajuste da tocha

A configuração da pistola para pintura começa com o ajuste da tocha. Este elemento será responsável pela área sobre a qual a tinta será aplicada. Se você deseja pintar uma grande área de superfície, deve definir o valor máximo ou próximo a ele. Se você precisar combinar várias cores ou aplicar em uma área pequena, seria melhor reduzir este parâmetro. A mudança é feita por meio de um regulador especial, que deve ser girado no sentido de aumento ou no sentido contrário.

Quando a alavanca está no máximo, o spray será muito fino e a tinta ficará seca nas bordas. Além disso, isso causará um consumo muito alto de tinta e acarretará em despesas financeiras desnecessárias, além disso, será necessário tempo adicional para a mistura. É melhor configurar assim: desparafusar o regulador até o máximo, depois girar um pouco no sentido de diminuir.

Nós adicionamos isso para aplicar tinta, a tocha é segurada na posição vertical, mas para pintar locais estreitos, seu ângulo deve ser alterado quase para horizontal.

Mas você não deve definir o modo de pulverização fraca, pois uma concentração alta causará listras e vazamentos.

Configurando a pressão de entrada

Outro ponto referente ao ajuste da ferramenta de pintura é o ajuste da pressão do tipo injetor. Afinal, deve-se entender que a pressão de ejeção da tinta é determinada pela pressão do ar, que é regulada por uma válvula especial. Se o indicador for muito alto, em vez de uma forma oval, será obtida uma semelhante a um peso. Isso significa que os limites serão borrados, os respingos simplesmente sairão dos limites do contorno. Com baixa pressão, a tinta formará aglomerados densos que se formarão em uma camada espessa na superfície.

O método mais simples para selecionar o nível de pressão necessário para iniciantes será o seguinte algoritmo:

  • abra a válvula completamente;
  • teste de pulverização a uma distância de 250-300 milímetros;
  • gire o regulador para baixo até que a mancha tenha o formato desejado e a camada de tinta aplicada fique uniforme.

Se, por algum motivo, os respingos não puderem ser removidos e a pistola continuar a "cuspir" e não pulverizar tinta, isso indica que se formou um entupimento no dispositivo e precisa ser limpo.

Naturalmente, é importante notar que, se a pistola for nova, esse problema não pode surgir.

Além disso, o dispositivo pode ser ajustado por meio de um regulador com manômetro, localizado na alça. Conforme o ar se move, parte da pressão desaparece. Mas o regulador permite selecionar corretamente o valor da pressão.

Se o dispositivo estiver equipado com um manômetro embutido, não haverá problemas. A configuração será feita assim:

  • o parafuso de ajuste da largura do alargamento abre completamente;
  • você precisa puxar o gatilho do spray;
  • o nível de pressão necessário é definido graças ao regulador de volume da massa de ar.

Se a pistola para pintura tiver um dispositivo separado, o ajuste da pressão de entrada será feito da seguinte forma.

  • Os parafusos responsáveis ​​pela vazão de ar e mudanças nas dimensões da nuvem devem ser ajustados no máximo. A velocidade do spray de tinta não importa.
  • A alavanca da pistola deve ser pressionada de forma a iniciar o fornecimento de gás comprimido. Ao girar o parafuso de ajuste no manômetro, a pressão de entrada necessária deve ser selecionada. Se a pistola pulverizadora for convencional, estamos a falar de valores de 3-4 bar. Se o modelo estiver com baixa pressão de entrada - 1,5-2 bar.
  • Agora coloque o regulador de tinta na posição máxima. Quando o operador estiver convencido de que todos os parafusos estão na posição correta e a viscosidade da tinta está correta de acordo com o padrão, o teste do dispositivo pode começar.

Se a pistola não tiver nenhum elemento de medição, você pode tentar estabelecer um nível de pressão aproximado usando o manômetro do mecanismo de filtragem ou o redutor do compressor. Existem dois aspectos a serem considerados aqui.

  • A pressão em um filtro não contaminado deve ser de cerca de 0,3 a 0,5 atmosferas. Se estiver entupido, o valor recomendado é aumentado cinco vezes.
  • Parte da pressão desaparece à medida que as massas de ar se movem ao longo da mangueira. Estamos falando de um valor de cerca de 0,6 atmosferas.

Para preparar o dispositivo para uso, desparafuse o parafuso de suprimento de gás ao máximo. Em seguida, abra o ajustador de tamanho de nuvem e puxe o gatilho.

Resta ajustar a pressão no redutor, levando em consideração a perda.

Estágios subsequentes

Agora vamos falar um pouco sobre os próximos passos na configuração da pistola de pintura, que pode ser útil para pintar madeira ou aplicar um agente de coloração em outros tipos de superfícies. Vamos começar no momento em que a tinta é aplicada.

Suprimento de tinta

Quando o tamanho da tocha for adequado para o usuário e o melhor nível de pressão estiver definido, você pode começar a ajustar o spray. Para tanto, a pistola é dotada de um parafuso especial, responsável por regular o abastecimento da tinta. No início do teste, ele deve ser aparafusado até a extremidade e, em seguida, torcido gradualmente na outra direção conforme você aplica as impressões de teste. Os profissionais aconselham não definir um alto nível de abastecimento de tinta desde o início, pois desta forma você pode acidentalmente esgotar todo o estoque da composição e estragar a superfície a ser tratada.

Se a vazão for muito alta, existe o risco de a cabine de pintura ficar suja. Com este tipo de trabalho por unidade de tempo, o consumo de material será muito alto, e pequenos atrasos no uso e uma pequena distância do aparelho da superfície causam a formação de manchas que dificilmente podem ser chamadas de estéticas.

Por esse motivo, um nível reduzido de suprimento de material parecerá mais preferível, porque, se desejado, é muito mais fácil aumentar o nível de suprimento durante a operação do que diminuí-lo.

Para entender exatamente a melhor forma de configurar uma pistola de pulverização para pintar todos os tipos de superfícies, você deve ter pelo menos uma pequena base de conhecimento sobre como os materiais de tinta e verniz são fornecidos a esse dispositivo.

Não há nada complicado aqui, porque o mecanismo de alimentação consiste em uma agulha de aço cobrindo a entrada, cujo curso é limitado pelo parafuso de ajuste acima mencionado.

A simplicidade deste projeto permite que o operador faça mudanças rápidas e as mais insignificantes no modo de operação do dispositivo, dependendo das necessidades e da situação atual.

Distância para a superfície

Se falamos de um aspecto como a distância à superfície, então não há consenso entre especialistas e especialistas. Alguns dizem que, para metal ou qualquer outra superfície, a distância entre ele e a pistola de pulverização deve ser de cerca de 10 centímetros, enquanto outros - até 30 centímetros. Essa grande diferença pode ser explicada de forma muito simples - modelos diferentes são usados ​​em todos os lugares, que têm características diferentes, incluindo potência. Seria melhor seguir as seguintes recomendações:

  • para HVLP - 100-150 milímetros;
  • para LVLP - 150-200 milímetros;
  • para bicos convencionais como HP - 200-250 milímetros.

Como configurar uma arma com uma posição de reservatório diferente?

Deve ser dito que no mercado você pode encontrar modelos com uma localização superior e inferior do reservatório de tinta. A segunda opção será mais simples. Ambos os tipos de modelos possuem determinados recursos.

  • O modelo de tanque superior é uma excelente solução para materiais de alta viscosidade. Também é conveniente usar sob o verniz. Mas não é muito conveniente usar tal dispositivo devido ao fato de que sempre precisa ser mantido no mesmo ângulo, o que não é tão fácil se se espera um trabalho de longo prazo. A troca do material, neste caso, também não será o processo mais fácil, por isso será melhor consumir totalmente a tinta e o verniz do recipiente.
  • Um dispositivo com capacidade inferior pode ser considerado mais prático. Sua única característica é ser totalmente inadequado para trabalhar com tintas de alta viscosidade.

É necessário dizer que a localização do reservatório sobre a alça é um tanto inconveniente em termos de fadiga das mãos. Por exemplo, se o fundo do tanque pode ser facilmente apoiado com a outra mão, quando ele está localizado no topo, isso é muito mais difícil de realizar.

Ou seja, a única vantagem do modelo top tank é que ele só é melhor quando se usa tinta com viscosidade diferente.

A configuração do dispositivo também deve ser realizada levando em consideração os seguintes aspectos.

  • Mantenha a arma sempre à mesma distância da superfície. Estamos falando de valores de 20-30 centímetros.
  • O desvio da pistola de pulverização para o lado é inaceitável. Se sua mão estiver cansada, é melhor fazer uma pausa. É claro que será difícil fazer sem flutuações mínimas, mas se forem muito fortes, a tinta na superfície será distribuída de forma desigual.
  • Ao pulverizar nas pontas, não há necessidade de economizar tinta e verniz desviando o dispositivo de uma posição estritamente vertical. É melhor gastar um pouco mais de substância do que enfrentar a má qualidade do revestimento resultante.
  • A primeira demão deve ser aplicada horizontalmente e a segunda verticalmente. O deslocamento das faixas deve ser feito em 30-60 milímetros, deve haver uma boa secagem entre as camadas e não deve haver nenhuma aderência.
  • A velocidade de coloração no modo normal é de 30-40 milímetros por segundo e você não deve se desviar desses valores. Mantenha o dispositivo nivelado e mova-se o mais suavemente possível.

Configurar uma ferramenta de aplicação de pintura para iniciantes pode parecer assustador se você não seguir os pontos mencionados acima.

Mas se forem observados, mesmo uma pessoa inexperiente pode fazer o ajuste correto da pistola de pulverização.

Você pode aprender como configurar uma pistola para pintar um carro no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário