Medidores de pressão da pistola de pulverização: objetivo e princípio de operação
Usar um manômetro para uma pistola de pulverização melhora a qualidade da superfície pintada e reduz o consumo de tinta. Com o artigo, você aprenderá porque medidores de pressão comuns e modelos com regulador de pressão de ar para pistola de pulverização são necessários, os princípios de operação e como conectá-los corretamente.
Compromisso
Para pintar um produto com rapidez e qualidade, é necessário configurar corretamente o equipamento. A pressão do ar no atomizador desempenha um papel importante nisso. Se estiver fraca, a tinta irá se soltar em grandes gotas, manchas e granulação aparecerão no produto. Se for muito forte, a cor ficará irregular.
O manômetro instalado no compressor não fornecerá a precisão de medição necessária. O fluxo de ar enfraquece nas conexões e transições, se perde na mangueira, cai no separador de umidade. As perdas totais podem ser de até 1 ATM.
Portanto, é aconselhável que um profissional e um artesão doméstico usem um manômetro especial para a pistola de pulverização. Com sua ajuda, você pode:
-
determinar com precisão o suprimento de gás para o atomizador;
-
ajustar a pressão;
-
suavizar as flutuações no fluxo de ar no sistema;
-
prevenir acidentes.
Variando a pressão, um revestimento protetor espesso pode ser obtido no produto. Ou dê uma aparência bonita pintando-o com uma camada fina.
Você pode aumentar o fluxo de ar, então o objeto será pintado de forma rápida e fácil. Carrocerias, paredes e tetos de carros em quartos não levam muito tempo. E se você reduzir a velocidade do ar, poderá retocar áreas locais, lascas, arranhões e arranhões.
Portanto, os medidores de pressão da pistola de pulverização ocuparam seu lugar firmemente entre as ferramentas. Além disso, graças ao seu design, podem funcionar durante décadas.
Princípio de operação
O dispositivo consiste em 2 partes - uma escala e um sensor com uma seta. Graças aos grandes números na escala, as leituras de medição são claramente visíveis, existem marcações para baixa, média e alta pressão. Freqüentemente, a escala é graduada em diferentes sistemas de medição - ATM, MPa e outros. No entanto, em alguns modelos, em vez de uma escala, existe um display LCD. Tudo para sua comodidade.
O sensor é geralmente mecânico; ele mede os micromovimentos do elemento sensor. Mas ele faz isso de maneiras diferentes, então os manômetros são divididos em vários tipos.
-
Carregado com mola. Neles, o elemento principal é uma mola, que é comprimida sob pressão. Sua deformação move a seta na escala.
-
Membrana. Uma fina membrana de metal é fixada entre as duas bases. Quando o ar é fornecido, ele se curva e sua posição é transmitida através da haste para o indicador.
-
Tubular. Neles, a pressão é aplicada a um tubo Bourdon, uma mola oca que é selada em uma extremidade e enrolada em uma espiral. Sob a influência do gás, ele tende a se endireitar e seu movimento é fixado pelo indicador.
-
Digital. Este é o design mais avançado, embora ainda seja muito caro. Eles possuem um extensômetro instalado na membrana, que muda sua resistência dependendo da deformação. As mudanças no sinal elétrico são registradas por um ohmímetro, que converte essas leituras em barras e as exibe.
A propósito, o preço dos modelos eletrônicos é bastante razoável. As células de carga são feitas de liga de aço ou alumínio e os contatos são revestidos com prata, ouro e platina.
Isso é para reduzir a resistência elétrica. Portanto, mesmo um dispositivo tão pequeno pode custar 5.000, 7.000, 10.000 rublos e mais.
Alguns modelos de medidores de pressão são equipados com reguladores de pressão de ar e podem alterar a seção transversal do canal de gás.Mas nem sempre isso é necessário, muitas vezes existem parafusos de ajuste na própria pistola. Vamos agora falar sobre que tipo de medidores são.
Tipos e modelos
Pelo tipo de elemento sensor, os medidores de pressão são divididos em mola, diafragma e eletrônico.
-
Carregado com mola. Eles têm o design mais simples, são duráveis, confiáveis e, ao mesmo tempo, baratos. Esses modelos são muito populares e muitas vezes se tornam a escolha dos usuários. A desvantagem é que, com o tempo, a mola enfraquece e o erro aumenta muito. Então a calibração é necessária.
-
Membrana. Eles são compactos, mas não precisos. Uma membrana fina reage muito ativamente às mudanças de temperatura, tem medo de quedas e picos repentinos de pressão. Portanto, tais dispositivos não são amplamente utilizados.
-
Eletrônico. Devido ao alto preço, são encontrados apenas entre os profissionais, embora sejam os mais precisos em mostrar a pressão e ajustar a relação ar e tinta. Em algumas pistolas de pulverização, eles são incorporados ao corpo. Esses sensores podem ser usados para ajustar automaticamente a pressão nos reguladores de pressão do gás. Isso é especialmente verdadeiro em indústrias, quando um acumulador pneumático alimenta vários bicos de uma vez.
As empresas de manufatura competem entre si. Ao melhorar a qualidade de seus produtos e reduzir o custo, eles atraem os clientes para si mesmos. Podemos destacar várias empresas dignas:
-
SATA;
-
DeVilbiss;
-
INTERTOOL;
-
ESTRELA.
Essas empresas produzem medidores de alta qualidade que há muito são amados pelos mestres.
-
Por exemplo, o manômetro Sata 27771. Está equipado com um regulador. O maior limite de medição é 6,8 bar ou 0,68 MPa. Custa cerca de 6.000 rublos.
-
Existem também modelos menos conhecidos, como o Iwata AJR-02S-VG Impact. Suas características são as mesmas do Sata 27771 e o preço é de cerca de 3.500 rublos.
-
DeVilbiss HAV-501-B custa quase o mesmo, mas seu limite de medição é de 10 bar.
A massa de tais medidores de pressão não excede 150-200 gramas, então eles dificilmente são sentidos em operação. Mas existem muitos benefícios. Claro, se você conectá-los corretamente.
Como conectar?
Apenas certifique-se de que as roscas do medidor correspondem às roscas do pulverizador. Quando tudo estiver bem, você pode prosseguir para a atualização da pistola para pintura.
-
O melhor lugar para instalar é a alça do spray. Se um coletor de umidade for instalado, ele reduzirá a precisão. Em seguida, monte o sistema pneumático da seguinte forma: mangueira de alimentação de ar - separador de umidade - manômetro - pistola de pulverização.
-
A estrutura pode ser volumosa, o que pode causar dificuldades ao trabalhar em espaços apertados. Para evitar isso, use uma mangueira curta (10-15 cm) através da qual você precisa conectar a alça do spray e o manômetro. Assim, as condições restritas não se tornarão um obstáculo, mas você terá que trabalhar com mais cuidado.
Todos os elementos do sistema são conectados por um fio. Caso contrário, use grampos de fixação. E para verificar a estanqueidade, aplique água com sabão nas juntas. Se houver vazamento de ar, aperte as porcas de conexão ou substitua a gaxeta.
O comentário foi enviado com sucesso.