Escolhendo um compressor para uma pistola de pulverização

Escolhendo um compressor para uma pistola de pulverização
  1. Recursos do dispositivo
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

É impossível produzir pinturas de alta qualidade sem as ferramentas certas. Afinal, as necessidades de tingimento industrial e doméstico são diferentes. Como são os diferentes tipos e materiais das estruturas pintadas. É por isso que é tão importante escolher a tinta certa, não apenas a pistola, mas também um compressor para ela.

Recursos do dispositivo

O compressor é uma máquina especial, cuja ação visa comprimir o ar e fornecer substâncias gasosas. Como muitos outros mecanismos, o compressor de uma pistola de pintura possui vários recursos. O principal deles é a necessidade de um motor elétrico. Existem motores de diferentes potências. Quanto mais potente for o motor, maior será a eficiência do compressor. Conseqüentemente, o consumo de eletricidade aumenta em proporção direta à potência do motor.

Um recurso separado pode ser chamado de variedade de designs de máquinas elétricas. Existem muitas diferenças em seu design. Eles visam tornar o trabalho de pintura o mais confortável e de alta qualidade possível. As características também incluem o material para a fabricação de compressores.

São produzidos principalmente em aço inoxidável, de alta resistência às influências atmosféricas e químicas.

Visualizações

Os compressores diferem uns dos outros em termos de aplicação, princípio de operação, tipo de motor de acionamento e potência. O tipo mais comum é considerado o ar, usado principalmente para pintar carros. As máquinas pneumáticas, por sua vez, são divididas em pneumáticas e de parafuso.

O segundo tipo tem a maior potência entre os compressores. Este é um sistema com parafusos externos, cuja rotação acelera significativamente o processo de trabalho em comparação com um sistema de pistão. Além disso, entre as muitas unidades de compressor, os tipos inversor e inversor-linear podem ser distinguidos.

Uma característica desses dispositivos é a ausência de um motor elétrico.

O mecanismo inversor funciona devido a campos magnéticos, enquanto o mecanismo inversor-linear opera devido ao pistão embutido da bomba. Isso contribui para uma mudança suave na frequência do suprimento de ar. As unidades compressoras são projetadas para produção em escala industrial e uso doméstico.

Os compressores industriais possuem um motor de 380 V, enquanto os compressores domésticos são equipados com um motor elétrico de 220 V. Cada compressor é projetado para uma aplicação específica. Como outros dispositivos, as máquinas elétricas têm suas próprias vantagens e desvantagens. Para melhor compreender os princípios de funcionamento das unidades compressoras, vale a pena considerar os tipos mais comuns.

Parafuso

Os compressores de parafuso têm o melhor desempenho em comparação com outros tipos. Essas instalações são relativamente pequenas em tamanho. O dispositivo é representado por rotores de parafuso, divididos em mestre e escravo. O rotor principal é conectado ao motor por meio de engrenagens. Os compressores de parafuso são equipados com câmaras de rolamento. O ar é comprimido girando os parafusos.

Existem instalações roscadas que funcionam com e sem óleo. Máquinas compressoras de óleo têm menor velocidade de rotação dos parafusos e, portanto, menos potência.

As vantagens dos compressores de parafuso incluem o seguinte.

  • As instalações deste tipo são capazes de operar continuamente por 15-20 horas.
  • Os sistemas eletrônicos permitem que o compressor seja ajustado aos menores parâmetros.
  • Os compressores de parafuso têm a maior eficiência enquanto economizam eletricidade.
  • Os dispositivos fornecem uma grande quantidade de ar em alta pressão.
  • As instalações de parafuso não requerem manutenção periódica.

Com todos os pontos positivos, é claro, também existem pontos negativos.

  • Preço Alto.
  • Configuração complicada.
  • Impossibilidade de reparo em caso de quebra ou desgaste dos rotores.

Basicamente, tais instalações são utilizadas em postos de abastecimento, bem como em locais onde é necessária a operação contínua dos aparelhos.

Recíproco

O compressor de pistão comprime o ar devido ao movimento do pistão no cilindro... Essas instalações são tanto de óleo quanto de "compressão a seco". A unidade de pistão “compressão a seco” é caracterizada por uma completa ausência de óleo no sistema. A resistência ao desgaste das peças é garantida por baixo atrito e materiais duráveis ​​de fabricação. As vantagens de tal instalação incluem o seguinte.

  • Tamanho pequeno, peso leve.
  • A pressão é de 7 a 10 atmosferas.
  • Alta performance.
  • Preço relativamente baixo.

Este tipo tem desvantagens suficientes.

  • Aquecimento rápido. Portanto, não há possibilidade de uso contínuo.
  • Resistência ao desgaste reduzida.
  • Maior produção de ruído.

O compressor de pistão lubrificado a óleo é altamente resistente ao desgaste. Todas as peças estruturais são revestidas com um lubrificante, o que reduz os danos por fricção. O óleo é armazenado no cárter do sistema de pistão. A partir daí, é pulverizado e alimentado nas engrenagens, após o que atinge todas as peças. Esse mecanismo tem várias vantagens.

  • Maior eficiência devido ao atrito reduzido.
  • Geração de calor reduzida.
  • A instalação é capaz de operar por mais tempo.

As desvantagens incluem a necessidade de manutenção periódica do equipamento. É necessário trocar o óleo.

Este tipo de compressor é usado principalmente em pequenas empresas ou em oficinas domésticas.

Coaxial e acionado por correia

Uma característica distintiva dos compressores coaxiais é que a unidade de pistão está diretamente conectada ao motor. Isso aumenta significativamente o número de rotações do motor e cursos do pistão. No entanto, esse design superaquece rapidamente. Devido aos movimentos frequentes, os anéis do grupo de pistão desgastam-se muito rapidamente e requerem substituições periódicas.

As unidades com acionamento por correia se distinguem pelo fato de o grupo de pistão não estar diretamente conectado ao motor. O movimento é realizado por meio de rodas de fricção e, na verdade, do próprio acionamento por correia. Graças a este projeto, o compressor acionado por correia tem essas vantagens.

  • Devido ao número reduzido de rotações do motor e do pistão, a resistência ao desgaste das peças do compressor é aumentada.
  • A transmissão por correia reduz a carga do motor.
  • Esta unidade tem uma capacidade maior do que um compressor acionado coaxial.
  • Apesar da alta potência, o compressor economiza eletricidade.

A única desvantagem deste tipo de compressor é alto nível de ruído.

Isso se explica pelo fato de o motor funcionar em altas velocidades.

Modelos populares

As unidades compressoras têm características e preços diferentes. Existem os modelos mais populares que provaram ter um desempenho excelente.

"Kraton" АС-140-8-OFS

Este compressor coaxial relativamente barato é útil não apenas para pintar, mas também para encher pneus.... O projeto é equipado com um filtro de ar que remove o óleo reciclado. Um fusível embutido protege a unidade de sobrecargas. O motor elétrico está equipado com uma proteção especial para evitar o sobreaquecimento. Os pés de borracha reduzem a vibração. A unidade pesa apenas 15 kg. O compressor funciona silenciosamente. É compacto e fácil de transportar, pois está equipado com uma alça de transporte especial. O custo varia de 6.000 a 8.000 rublos.

Metabo Basic 250-24 W

O compressor de pistão tipo óleo tem uma capacidade de até 200 l / min. O motor é protegido por uma carcaça especial que impede a entrada de óleo. Este modelo tem uma alta qualidade de construção e um receptor espaçoso. Uma válvula de drenagem de condensado também está embutida na estrutura. Entre as deficiências pode-se notar uma alça curta para transporte. O preço do compressor é de 10.000 a 13.000 rublos.

Fubag VCF / 100 CM3

O compressor da fabricante alemã, equipado com acionamento por correia, possui receptor de 100 litros. Medidores de pressão instalados no corpo do dispositivo permitem que a pressão seja monitorada. As rodas e uma alça facilitam o movimento da máquina do compressor. O motor é protegido contra superaquecimento e possui um mecanismo de partida automática. O bom do compressor é que ele possui uma luva de ferro fundido. Também possui alto desempenho e conexões rápidas removíveis. O fabricante dá garantia de 2 anos para seus produtos. O custo de instalação começa em 30.000 rublos.

COMARO XB 11-08

Este é um compressor de parafuso projetado para pequenas empresas e estações de serviço. O corpo consiste em placas de isolamento de som e vibração. Como resultado, o dispositivo requer menos manutenção. A caixa está equipada com um botão de parada de emergência. Absorção de som, alta potência e desempenho não são todas as vantagens deste modelo. O compressor é fácil de operar e tem pressão de 8 bar. O custo de um carro elétrico é de 225.000 a 330.000 rublos.

Hyundai HYC 1824S

Este modelo sem óleo tem uma pressão de 8 bar. O dispositivo é adequado para pistolas de pulverização, máquinas de jato de areia para limpar da corrosão, para encher pneus. Este compressor tem baixo nível de ruído. O design possui um amplo receptor de 24 litros. O compressor mantém a pressão estável, mas precisa de interrupções. O preço começa em 10.000 rublos.

Como escolher?

Para escolher o compressor certo, você precisa decidir com o propósito de usá-lo. Afinal, as necessidades de produção em grande escala são significativamente diferentes das necessidades das famílias. Os materiais de pintura também são importantes. Por exemplo, tintas a óleo requerem um compressor de pistão. Isso criará pressão suficiente para que a camada se encaixe melhor na superfície das peças.

Levar em consideração a pressão das unidades compressoras ajudará na escolha. Para garagens, compressores com pressão de 8-16 bar são adequados. Tudo depende da quantidade de produtos a pintar. Se você planeja pintar em casa, não escolha compressores de alta potência.

Dispositivos portáteis de baixa potência são perfeitos para casa.

Existem pequenos compressores que apresentam bom desempenho. Quando se trata de pintura profissional, compressores com volume do receptor inferior a 50 litros são muito fracos. É melhor usar veículos elétricos que tenham um volume de recebimento de 50 litros ou mais.

Escolhendo um compressor você precisa estudar cuidadosamente suas características. Os especialistas recomendam a escolha de compressores com margem de desempenho e pressão... Afinal, os termos de uso podem afetar essas características. Às vezes ocorre perda de pressão ou desempenho. É importante que o compressor tenha uma reserva de capacidade de cerca de 25-30%, uma reserva de pressão de 2 bar.

Como usar?

Antes de começar a trabalhar, você precisa configurar o compressor e o atomizador. Primeiro você precisa conectar o dispositivo a uma tomada. Depois disso, você precisa esperar até que o cilindro esteja completamente cheio de ar. A pistola de pintura é conectada com uma mangueira para a unidade do compressor. Em seguida, é feito um teste de pressão. Se tudo estiver configurado corretamente, o ar sairá do atomizador.

É muito importante que a tinta que você vai trabalhar tenha uma consistência uniforme. Se houver protuberâncias, você pode coar com um pano de algodão.Não é recomendável iniciar a pintura com tinta não uniforme. Os caroços obstruirão rapidamente o bico de pulverização e você terá que interromper o trabalho. Quando a uniformidade da tinta é testada, ela é derramada no frasco de spray.

Não derrame tinta no topo. Isso pode secar a camada superior da tinta, dificultando a abertura do borrifador. Em seguida, o fluxo de tinta spray é ajustado. Para fazer isso, use uma superfície ou peça desnecessária. O fluxo é controlado girando a cabeça de pulverização. Quando a preparação estiver concluída, você pode começar a pintar.

É melhor realizar a coloração em uma roupa de proteção especial. É imprescindível o uso de respirador e óculos de proteção. Ao final do trabalho, o compressor é desconectado da tomada. Se o trabalho for realizado em câmara fria ou ao ar livre, é imprescindível drenar a condensação que se forma no interior do cilindro. Isso pode ser feito usando uma torneira especial localizada na carcaça do compressor.

Uma abordagem competente para a seleção de um compressor melhorará significativamente a qualidade do trabalho executado.

É necessário estudar cuidadosamente os parâmetros das unidades compressoras para escolher o que é necessário.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário