Como pintar com pistola?
A pintura de alta qualidade de grandes áreas requer o uso de um aparelho especial denominado pistola de pulverização. Existem muitos modelos e variações deste dispositivo, mas seja qual for o dispositivo escolhido, seus recursos devem ser usados com sabedoria, de acordo com a tecnologia. Ou seja, você ainda precisa ser capaz de pintar corretamente com uma pistola de pulverização.
Como preparar tinta?
Antes de mudar a aparência das paredes com um novo revestimento, é necessário preparar a pintura. Vários fatores são importantes.
-
Se a tinta for muito viscosa e muito espessa, ela não se espalhará uniformemente. A secagem demorará mais, pois ocorrerão excessos de material. E ao pintar planos inclinados ou verticais, a qualidade do trabalho piorará significativamente as manchas. E para consertar isso, uma nova mancha é necessária. E também com a viscosidade da tinta, não se pode contar com irregularidades, rugosidade, microfissuras preenchidas com a composição do corante.
-
Se a tinta for, ao contrário, muito líquida, será necessário colocar camadas adicionais, pois o efeito desejado não pode ser obtido da primeira ou mesmo da segunda vez. A durabilidade de tal revestimento também será questionável e levará mais tempo para pintar as fachadas.
Usando uma pistola, você pode usar tintas alquídicas, à base de água, óleo, acrílicas, bem como nitroesmaltes. O tipo de tinta vai depender do material das paredes. Para uma superfície de madeira, uma composição de óleo ou acrílico é adequada, e se for um material mais moderno, tinta acrílica, alquídica ou emulsão aquosa é melhor.
Quanto à escolha do solvente, é preferível utilizar o recomendado pelo fabricante da tinta.
Nem toda mistura de tintas e vernizes é um produto acabado que pode ser usado imediatamente após a abertura. A maioria das formulações são concentrados que requerem diluição com algo mais fluido. Pode ser um solvente ou água para uma emulsão de água. As proporções que devem ser normalmente estão indicadas no recipiente nas instruções.
Você pode controlar a viscosidade da mistura usando um viscosímetro, ou simplesmente pegando um palito forte e mexendo, tentando sentir a densidade e avaliá-la. A consistência ideal é determinada pelo método de teste de pulverização. Se um filme uniforme não for observado como resultado do estiramento das gotas, mas a forma dos tubérculos for preservada, então a mistura não está suficientemente diluída. A mistura que está pronta para pulverizar geralmente tem uma consistência comparável à do kefir líquido.
Distância e trajetória
A distância ideal do dispositivo à superfície é de 15 a 20 cm. Por exemplo, a largura da palma de um adulto com os dedos fechados é de aproximadamente 12 cm e, se os dedos estiverem separados, é de 20 cm. Aqui está o marco. A distância pode diferir ligeiramente em relação ao tipo e viscosidade da composição do corante, das configurações do pulverizador, do próprio dispositivo.
Aqui estão algumas dicas importantes de especialistas.
-
Se mantiver a pistola muito próxima do objeto a pintar, a concentração excessiva da composição fará com que a superfície adquira um aspecto de seixo (algo que lembra uma casca de citrino). Vazamentos não são excluídos.
-
Se o spray for mantido mais longe do que o necessário, as gotas de tinta começarão a secar antes de atingir a superfície. Isso causará aumento de poeira e você obterá uma camada "seca" com um consumo de tinta alto e irracional.
A coloração deve ser realizada em movimentos horizontais, movendo-se da esquerda para a direita. O dispositivo é segurado uniformemente, com segurança, mantendo a mesma velocidade, fazendo o máximo de passes paralelos possível. Cada próxima passagem deve sobrepor a anterior em pelo menos metade. Você também pode sobrepor em 2/3. A principal coisa não é inferior a 50%. Se você não cumprir este requisito, poderá enfrentar o principal erro de pintar a superfície com uma pistola de pulverização - sobreposição insuficiente da tocha. As listras permanecerão na parede, especialmente em superfícies de metal.
É necessário iniciar o movimento um pouco para o lado da borda superior esquerda, pressionando sem demora na liberação do aparelho. Na margem direita, a descida pode ser liberada, mas o movimento continua até que tenhamos passado para uma nova passagem. Quando exatamente puxar o gatilho é praticamente o ponto mais importante no procedimento de coloração. Basicamente, esse entendimento vem com a experiência, a prática nesse assunto é tudo.
Enquanto o pulverizador se move da esquerda para a direita, a tinta mantém uma sobreposição segura da tocha. Não é permitido descrever um grande arco com o dispositivo.
Pressão
A pressão na entrada do aparelho é um parâmetro padronizado, geralmente regulado pelo fabricante da pistola. E este indicador é sempre indicado no suporte técnico do aparelho. É importante ajustá-lo à pressão de entrada usando um regulador com um manômetro que se conecta ao cabo da pistola para pintura. No trajeto do ar comprimido do compressor ao atomizador, não se excluem perdas de até 1 bar (às vezes até mais). O regulador, que está conectado à alça do aparelho, contribui para um ajuste de pressão mais preciso.
Vamos dar uma olhada em como ajustar a pressão.
-
Abra os parafusos ao nível máximo (refere-se aos parafusos que regulam o fluxo de ar e o tamanho da chama).
-
Pressione o gatilho para que o fornecimento de ar seja iniciado. O parafuso de ajuste gira no manômetro, a pressão de entrada prescrita é ajustada.
-
Depois de definir a pressão de entrada, a pistola de pulverização é totalmente aberta três a quatro voltas do regulador. Depois de verificar se todos os parafusos de ajuste estão abertos o máximo possível e se a viscosidade da composição está normal, você pode testar o funcionamento do aparelho.
Bem, se o aparelho tiver um manômetro embutido, fica ainda mais fácil, a automação funciona. Também há casos em que o dispositivo é simples, comprado no mercado de baixo custo e simplesmente não há indicações quanto à pressão de entrada. Então, a pressão de entrada é determinada empiricamente. É necessário derramar a composição do corante no tanque, com foco na viscosidade usual, abrir totalmente os reguladores e, girando o parafuso de ajuste do manômetro, conseguir uma impressão extremamente uniforme da tocha na peça de teste - 15 cm. a pressão que será determinada se tornará a pressão de trabalho na entrada.
É verdade que vale a pena notar que já nesta fase, pode-se, infelizmente, ficar desapontado com os pulverizadores de tinta baratos. h
Enquanto o pulverizador se move da esquerda para a direita, a tinta mantém uma sobreposição segura da tocha. Não é permitido descrever um grande arco com o dispositivo.
Preparação da superfície
O plano a ser pintado deve ser alinhado inicialmente. Deve ser tratado com lixa de grão fino e, em seguida, despoeirado. O fato é que após a pintura, todas as irregularidades na parede ou outra superfície se tornarão mais perceptíveis.
Uma superfície bem preparada é uma superfície desengordurada, seca e sem poeira. Se a graxa e a sujeira permanecerem nele, a densidade de adesão com a composição aplicada estará longe de ser ideal. O material se desgasta facilmente e podem formar-se bolhas nele. Mas é preciso lixar a superfície para que uma leve aspereza promova a penetração nos poros da tinta, o que já aumenta a resistência da colagem.
Antes de começar a pintar, você pode praticar em papelão grosso. É assim que a mão é “recheada”, e ficará claro como pintar, qual será o fluxo. A fachada (ou outro plano / superfície a ser pintada) deve ser visualmente dividida em zonas. Aqueles que têm prioridade na coloração são destacados.Para navegar com mais liberdade, você pode dirigir em estacas, usar ripas ou outros pontos de referência - no caso de uma fachada, isso funcionará. A pintura de parede geralmente começa com áreas menos significativas.
Tecnologia de tingimento
Para que a coloração seja uniforme, homogênea e de alta qualidade, é necessário aprender a “entender” o material, suas características e a aceitação da tinta.
Metal
A absorção do metal inicialmente não é particularmente alta, portanto, pessoas com experiência em pintura de estruturas metálicas usam a pistola de pulverização. Em qualquer caso, você terá que praticar. Pulverize tinta de martelo no metal sem parar, com primeiros movimentos lentos e suaves. A camada deve ficar paralela. Depois de dados os primeiros passos, o ritmo de cobertura é acelerado, um local é processado em diferentes direções.
É muito importante manter a mesma distância ao pintar.
Madeira e contraplacado
Forro, tábuas, móveis de madeira - é o que muda ativamente de cor com uma pistola de pulverização. E se pequenos objetos são pintados com sucesso com um rolo ou pincel, grandes volumes, fachadas ainda requerem uma abordagem diferente. Normalmente são utilizadas tintas acrílicas e tintas alquídicas a óleo para este negócio. É necessário pintar MDF ou madeira a uma temperatura de ar de pelo menos +18 graus, o teor de umidade da árvore não deve exceder 14%.
Neste caso, a pressão de trabalho da pistola de pulverização será de 2 a 4 atmosferas. Mas o tamanho da dosagem é selecionado dentro da faixa de 2,4 mm. É necessário pintar a árvore em uma camada; de preferência, não é necessária a reaplicação. Após a pintura, a superfície é seca, podendo ser usados jatos artificiais de ar quente.
Velocidade de pulverização de aproximadamente 1 m em 2 segundos. Se atrasar um pouco, há imediatamente o risco de pingar, e se a velocidade mudar, flutuar, então a uniformidade do revestimento será questionável.
Concreto
A tinta se espalha não por manchas, mas por gotículas liberadas sob pressão. A solução sai do bocal, forma-se um jato, plano ou redondo.
O processo é como se segue:
-
o compressor e o pulverizador estão ligados, a pressão é regulada (3 bar);
-
a composição filtrada é carregada no recipiente na quantidade necessária para o revestimento contínuo;
-
a amostra é feita em um pedaço de papelão;
-
a pistola permanece na mesma distância (cerca de 15 cm), não se desvia;
-
a coloração é feita em linha reta;
-
toda a superfície é preenchida com tinta, de forma consistente e uniforme;
-
o equipamento é limpo após o trabalho com um solvente.
Se a base for inicialmente escorregadia, deve ser mecanicamente rugosa.
Gesso
Primeiro, você pode preparar um recipiente com um volume de 10 litros, onde são adicionados pigmentos e tinta branca. A composição é agitada até que a consistência seja lisa. Se a mistura ficar espessa, adiciona-se água e o conteúdo é bem misturado. A cabeça de pulverização é conectada à pistola de pulverização. Várias amostras são feitas na placa de teste. Se o revestimento for homogêneo, você pode alternar para o gesso.
Durante todo o tempo de trabalho, o pulverizador é mantido em ângulo reto. A mão deve se mover suavemente, de baixo para cima. Você não deve permanecer em uma área por muito tempo. Você precisa ter um cuidado especial nas áreas dos cantos. Não deve haver áreas sem pintura.
Formulários
A pistola é usada de forma muito ativa e para finalidades completamente diferentes - alguém quis pintar o portão sozinho, alguém decidiu mudar a cor da parede da casa ou mesmo da fachada, alguém tentou pintar um carro. A principal função de uma pistola de pulverização, seja de pistão ou de outra forma, é precisamente aplicar revestimentos decorativos e protetores. A ferramenta foi projetada principalmente para trabalhar com tintas, vernizes, pigmentos, primers, impregnações e até mesmo cola.
Mas o dispositivo também tem áreas de uso menos esperadas. Por exemplo, pode ser usado para pulverizar plantas no local, pode realizar a caiação de primavera dos troncos das árvores, pode até desinfectar o local com meios especiais.A pistola de pulverização funciona perfeitamente com qualquer solução na forma líquida, e como suas frações podem passar pelo orifício do bico, o dispositivo torna-se multifuncional. O principal é lembrar sobre sua limpeza oportuna e uso cuidadoso. Naturalmente, qualquer trabalho é realizado com roupas de proteção, óculos, luvas, respirador.
Como pintar com pistola, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.