Pistolas de pulverização HVLP: o que são e como usar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo
  3. Escolha
  4. Costumização

Nas condições da produção moderna, a aplicação de tintas e vernizes tornou-se automatizada, o que permite não perder muito tempo com esse processo. Mas as mudanças qualitativas também afetaram a pintura doméstica. Para fazer isso, use pistolas de pulverização HVLP.

O que é isso?

Esses dispositivos são necessários principalmente para produtos de tingimento. São pistolas pulverizadoras com vários componentes. Isso inclui uma pistola, um fio de chumbo, um compressor e um recipiente contendo o líquido corante. Externamente, as pistolas pulverizadoras são semelhantes às pistolas padrão usadas para limpar janelas, móveis e aplicar líquidos.

A essência do trabalho é fornecer energia ao compressor, o que cria pressão. É isso que vai permitir que o material saia da arma, espalhando a substância na superfície tratada. A própria ideia de criar um HVLP foi implementada na década de 80 do século passado, quando surgiu a necessidade de uma versão mais conveniente e rápida dos produtos de pintura.

HVLP significa Alto Volume, Baixa Pressão, significa alto volume e baixa pressão.

Este princípio permite realizar o trabalho da forma mais ecológica, pois o teor de tinta e outras substâncias no ar é reduzido. Você pode processar peças com precisão e exatidão, ao mesmo tempo que causa o mínimo de danos ao meio ambiente. Não se pode afirmar que os modelos HVLP requerem a instalação não apenas de um compressor, mas também de filtros especiais para purificação do ar. São eles que tornam este tipo de dispositivo mais amigo do ambiente.

Pistolas deste tipo funcionam melhor na vida quotidiana, quando é necessário pintar algo sem qualquer inconveniente. O volume médio de trabalho executado aliado ao baixo preço tornam o HVLP a opção mais adequada para uso privado. E também esses pulverizadores de tinta são usados ​​na reparação de automóveis ao pintar vários componentes de veículos. Uma das principais vantagens do HVLP é a facilidade de operação e o baixo preço em comparação com outros tipos de pistolas pulverizadoras.

Dispositivo

As partes principais desses dispositivos são uma arma, um recipiente e um compressor. Este último está ausente nos modelos LVLP que operam por meio de um sistema elétrico. A este respeito, é importante atentar para a conformidade do compressor com as características necessárias da pistola de pulverização. A ponta, neste caso, é um bico de certo diâmetro. Esta característica é muito importante na pulverização de substâncias, pois permite realizar trabalhos em diferentes variações.

O contentor possui dois tipos de fixação, a saber: superior e inferior. A última opção é mais preferível, pois não obscurece a visão dos detalhes. Existem copos ajustáveis ​​que podem ser instalados em qualquer parte do dispositivo em torno de um círculo de 180 graus. Assim, é possível customizar o equipamento com base na comodidade e nas condições de trabalho.

É possível alterar o efeito pneumático da pressão e do fluxo de ar para definir um determinado ritmo para a ferramenta. Nesse caso, a configuração correta é importante, pois afeta significativamente a qualidade do trabalho. Os modelos profissionais têm mais opções para trocar as pistolas pulverizadoras, o que amplia o escopo de sua aplicação. Naturalmente, eles também são equipados com recursos mais atraentes que permitem que você faça mais trabalho.

O dispositivo técnico e o princípio de design deste tipo de pulverizadores de tinta têm uma vantagem na forma de uma economia notável de material de tinta e verniz, e uma desvantagem. Está associada a um curto intervalo de aplicação, por isso é necessário processar peças a uma distância não superior a 15 cm. Com alta pressão, você pode aplicar com precisão, mas o baixo volume de tinta liberado não permitirá que você faça isso com força total.

Você terá que chegar bem perto e entender que o usuário não será capaz de completar um grande deslocamento tão rapidamente como é feito com outros tipos de pulverizadores.

Escolha

A seleção de qualquer técnica, incluindo pistolas de pulverização, depende de muitos critérios. Como os modelos HVLP são ferramentas específicas com escopo próprio, não é necessário determinar o volume de trabalho neste caso. Uma característica importante é o custo. Na maioria dos casos, os consumidores procuram produtos de preços baixos a médios, onde existe uma grande variedade. Esses modelos têm tudo de que você precisa para executar tarefas de maneira confiável, enquanto, ao mesmo tempo, se pagam quando se trata de uso em pequenas indústrias.

A escolha do fabricante é igualmente importante. No momento, existem muitos no mercado de pistolas, por isso o consumidor tem uma boa oportunidade de escolher a ferramenta de pintura mais adequada. Se você decidiu definitivamente sobre a empresa e está confiante em seu produto, aqui vale a pena começar pela gama de modelos.

Nas situações em que você está pensando em um fabricante, escolha aquele com as melhores avaliações dos clientes. Algumas empresas, a Bosch ou a doméstica Zubr, estão no mercado há muito tempo e são amadas pelo consumidor.

Estude as avaliações de cada modelo, já que a qualidade do fabricante não se aplica a todos os modelos, então há ambos bem-sucedidos e não os melhores entre eles. Agora você pode encontrar não apenas informações gerais sobre a ferramenta, mas também toda uma instrução que fornecerá tudo o que você precisa para entender se esta pistola é adequada para você ou não. Não se esqueça das especificações e do design.

Alguns usuários avançados prestam atenção a essas características antes de comprar, pois elas representam a base de todo o uso da técnica.

Costumização

A depuração da pistola de pulverização e a operação subsequente são uma parte importante do fluxo de trabalho. Conforme mencionado acima, os modelos HVLP, entretanto, como os outros, são ajustáveis. Essas alterações afetam o fluxo de ar e a pressão para que o usuário possa escolher entre a aplicação que deseja. Antes de ajustar, prepare o papelão, é nele que você poderá verificar a precisão do ajuste. Depois de definir os parâmetros, aplique o material à peça de teste todas as vezes. Isso garantirá que o usuário esteja usando a proporção correta de fluxo de ar / pressão.

É importante entender que pintar diferentes materiais requer seus próprios ajustes. Esteja atento ao formato da peça, pois não é necessária muita pressão para borrifar diretamente. Se você pintar objetos complexos em sua estrutura, certifique-se de que a configuração esteja correta e que a substância seja aplicada uniformemente.

O usuário pode instalar um bico diferente ou ajustar um existente para trocar o spray da tinta pelo seu diâmetro, o que também deve ser considerado como uma importante opção de ajuste.

Aplique tinta suavemente na vertical e na horizontal para obter melhores resultados. Neste caso, as primeiras camadas devem ser feitas em sequência para criar uma espécie de base. Em seguida, faça pequenas pausas, permitindo assim que o material se infunda e, em seguida, aplique as camadas novamente. Faça todo o trabalho cuidadosa e gradativamente, pois assim não haverá áreas mal tratadas na superfície. Antes de usar a ferramenta, é necessário preparar adequadamente o próprio corante. Necessita da adição de um solvente, e em certa proporção, o que está indicado nas instruções. Em seguida, ajuste a oferta de tinta de acordo com sua consistência e quantidade, tendo previamente verificado tudo em papelão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário