Escolhendo uma pistola elétrica para todos os tipos de tinta

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Avaliação de modelos populares
  4. As nuances de escolha
  5. Como usar corretamente?

Quase todas as pessoas que se dedicavam ao trabalho de pintura pensaram em comprar um aerógrafo (pulverizador de tinta). Com o método de pintura manual, a produtividade e a qualidade do resultado serão muito menores do que com o uso de um dispositivo especial.

Descrição

Uma pistola elétrica para todos os tipos de tinta é um dispositivo especial com o qual você pode pintar qualquer superfície no nível adequado: vertical e horizontal. O processo é mais rápido e a composição da coloração é aplicada de maneira mais uniforme do que com o trabalho manual. A arma elétrica é alimentada por uma bomba embutida. Graças ao ar que entra, a composição de coloração se divide em grandes gotas e é distribuída por todo o objeto.

As principais vantagens da ferramenta são a ausência de névoa de tinta, seu tamanho reduzido, facilidade de manutenção e baixo custo. Portanto, um pulverizador de tinta elétrico é geralmente usado para o trabalho doméstico.

Visão geral da espécie

Como mencionado acima, uma pistola elétrica é um eletrodoméstico, enquanto os profissionais costumam trabalhar com uma ferramenta pneumática. Mas mesmo entre o sortimento de elétricos, você encontra modelos semiprofissionais, tudo depende da sua potência e da densidade de tinta permitida.

Modelos de ar

O reservatório de tinta pode ser superior, inferior ou com uma bomba especial. Como a composição da coloração será distribuída na superfície depende dos recursos de design do modelo. Um instrumento com uma bomba embutida é alimentado por ar forçado; um instrumento com um reservatório é alimentado por ar descarregado. A tinta é fornecida à pistola por gravidade e pulverizada por pressão (cerca de 8 atmosferas).

A maior vantagem da pistola de ar é a aplicação perfeita, o revestimento é aplicado em camada fina e uniforme. É por isso que geralmente é usado para trabalhos de acabamento e acabamento. Não sem suas desvantagens - devido à baixa pressão, o coeficiente de transferência da composição do corante também permanece baixo. Na pulverização, formam-se as menores partículas de matéria, que não conseguem ultrapassar o ar ambiente, por isso, forma-se uma pequena nuvem de tinta - uma névoa colorida. Por causa disso, a precisão da aplicação é reduzida.

Modelos sem ar

A pulverização ocorre devido à alta pressão (a partir de 500 atmosferas). O design da ferramenta tem um bico de abastecimento de tinta de seção pequena e uma mangueira de alta pressão. São essas pistolas de pulverização que podem ser usadas para materiais com alta viscosidade. A tinta fornecida na saída tem o formato de uma tocha de contorno nítido. A tinta deposita-se na superfície sem a formação de uma nuvem de coloração. É usado em grandes indústrias para grandes volumes de trabalho ou para a aplicação de quaisquer substâncias protetoras.

A principal desvantagem da pistola é que o resultado é de má qualidade. Se o bico não for adequado ou a pressão for muito alta, a tinta não ficará plana.

A qualidade da pintura também depende da forma do objeto a ser pintado - devido aos detalhes convexos, quebras ou manchas podem se formar.

Pistolas de mão

São designs versáteis adequados para qualquer trabalho. Os modelos consistem em vários elementos:

  • punho de pistola com bico;
  • recipiente para a composição de coloração;
  • bombear;
  • bloco com motor.

Em algumas pistolas de pulverização, a bomba e a pistola estão localizadas à distância e são conectadas por meio de uma mangueira especial através da qual o ar passa.É devido a esta estrutura do dispositivo que ruídos e vibrações são gerados durante a operação.

Estações de pintura

Essas ferramentas são de nível profissional. Eles têm uma maior transferência de matéria para a superfície tratada e produtividade. O design é uma bomba e motor potentes, fechados com uma caixa especial. A estação é pesada, por isso está equipada com pequenas rodas para movimento. Alimentado por uma pistola conectada a uma mangueira de alta pressão. Essas pistolas de pulverização têm um conjunto maior de opções de trabalho.

Avaliação de modelos populares

Ferramentas de baixa qualidade podem afetar não apenas o processo de pintura, mas também a superfície a ser processada. Com base em análises de usuários, uma classificação dos modelos mais populares foi compilada.

"Calibre EKRP-600 / 0,8"

Um pulverizador elétrico de baixo custo, projetado para trabalhar com composições cuja densidade não ultrapasse 30 DIN. O "Calibre EKRP-600 / 0.8" é uma ferramenta compacta em que o motor e o reservatório estão localizados separadamente. O tanque de tinta é feito de plástico, sua capacidade é de 0,8 litros. A localização do contêiner é mais baixa. O reservatório é conectado ao compressor por uma "corrugação" flexível, cujo comprimento é de 2 metros.

A pistola de pulverização tem três modos de operação, graças aos quais você pode ajustar a densidade do fornecimento de fluido. O conjunto inclui um funil especial para encher o recipiente, podendo também utilizá-lo para determinar a densidade da tinta. O diâmetro do bico é de 0,8 mm.

Com a ajuda de uma alça de ombro, a arma pode ser movida durante a operação.

Bort BFP-400

A segunda pistola elétrica mais popular. Trabalha com compostos não mais densos que 35 DIN, pois no modelo anterior a viscosidade do líquido é verificada por meio de um funil especial no kit. Neste dispositivo, a estrutura é uma pistola, bomba e compressor conectados entre si. O volume do reservatório de tinta é de 0,8 litros. O peso da pistola é de apenas 1,13 kg.

A alça é feita de forma correta e confortável, há emborrachamento adicional para uma fixação segura. Você pode ajustar a força com que a substância será fornecida à superfície, para isso existe um regulador especial no pulverizador.

Elitech KE 400P

Uma pistola de fabricação russa, na qual o motor e a pistola estão conectados. A alça tem inserções de borracha para melhor aderência. O recipiente dos corantes fica no fundo, feito de plástico transparente, seu volume é de 0,8 litro. A potência de alimentação pode ser ajustada, para isso existe uma roda especial. O tamanho e a forma do jato também podem ser alterados. O peso do modelo é de 1,53 kg.

"Bison KPI-500"

Pistola com motor incorporado, adequada para todos os tipos de formulações de tintas. A viscosidade permitida é de 100 DIN, com este indicador o dispositivo pode funcionar inclusive com massas e vernizes. O bico de pulverização tem um tamanho de 2,6 mm. Reservatório inferior. A força de aplicação e a forma do spray são alteradas por um regulador especial. A densidade da substância pode ser determinada usando o vidro incluído no kit.

Patriot SG 550

Fabricante americano. Aqui, a pistola e o motor estão localizados separadamente, o recipiente de tinta é mais baixo. O motor em si pode ficar no chão durante a operação ou com uma alça de ombro diretamente no ombro do pintor. A ondulação que conecta a pistola ao compressor tem 2 metros de comprimento... A viscosidade admissível do líquido é de 50 DIN, para determinação da densidade, como nos modelos anteriores, há um vidro especial no kit.

Martelo PRZ350

Pistola elétrica com motor embutido. Projetado para trabalhar com líquidos com densidade superior a 60 DIN. A densidade pode ser determinada usando um vidro especial incluído no kit. O reservatório é menor, seu volume é de 0,8 litros. Também estão incluídos dois bicos de pulverização de 1,8 e 2,6 mm. O tamanho do jato e a força de impulso podem ser ajustados.

"Stavr KE-800"

Pistola com motor portátil. Funciona com substâncias com densidade superior a 130 DIN.O compressor pesa 2,2 kg e pode ser pendurado no ombro ou deixado no chão com a alça fornecida. A geometria e a potência do jato são ajustáveis.

Bosch PFS 2000

Uma pistola de um fabricante conhecido. Adequado para tintas com densidade não superior a 60 DIN. Possui um desenho especial do spray, devido ao qual a tinta fica na superfície em uma camada uniforme. O bico tem um tamanho de 2,6 milímetros. A pistola e o motor estão localizados separadamente. O reservatório de fluido está na parte inferior, seu volume é de 0,8 litros... A embalagem contém bicos adicionais, um recipiente sobressalente e um filtro.

Wagner W100

Modelo de um fabricante alemão. Possui motor embutido, adequado para substâncias médias e densas com viscosidade de até 90 DIN. Tem uma capacidade inferior, cujo volume é de 0,8 litro. Bico de pulverização com tamanho de 2,6 mm.

O design da pistola está equipado com um sistema Click & Paint, que torna a limpeza ainda mais fácil e também a troca de tinta mais rápida.

Black + Decker HVLP400

A pistola de pulverização de fabricação americana pertence à categoria de ferramentas profissionais. Adequado para substâncias com densidade não superior a 40 DIN. O reservatório com volume de 1,2 litros possui uma tampa adicional através da qual é possível adicionar líquido sem desmontar toda a estrutura. A pistola tem um grande peso - 2,8 quilos. O comprimento da mangueira de ar é de 6 metros, pois o compressor é de chão e não tem alça de ombro. E também no conjunto completo do aparelho você encontra um recipiente para misturar e uma escova para limpeza.

As nuances de escolha

Os indicadores técnicos que o ajudarão a escolher a pistola elétrica correta incluem vários pontos.

  • atuação - este parâmetro indica a velocidade com que a superfície pode ser pintada, bem como a eficiência da distribuição da tinta. Os modelos domésticos são menos potentes - até 0,5 l / min, as estações de pintura têm uma capacidade de mais de 2 l / min.
  • Volume do tanque - o tempo de operação até o próximo reabastecimento depende do tamanho do tanque.
  • Diâmetro do bico de pulverização - o indicador depende da substância utilizada. Um tamanho selecionado incorretamente pode danificar a pistola e estragar o resultado: 0,5-1,3 milímetros - para tintas de base, até 1,6 mm - vernizes e compostos acrílicos, até 2,8 mm - massas e vernizes.
  • Material de fabricação - você precisa prestar atenção à composição dos elementos principais. As peças devem ter a forma correta e encaixar perfeitamente umas nas outras para excluir possíveis vazamentos.
  • Vibração - a ergonomia do dispositivo permite suprimir parcialmente as vibrações, para isso os cabos da pistola são parcial ou totalmente emborrachados.

Você pode verificar e comparar esta característica na compra, ligando as pistolas pulverizadoras com compressor e pistola separados e combinados.

Como usar corretamente?

Instruções gerais que ajudarão um mestre novato a aprender como trabalhar com uma pistola de pulverização.

  • A qualidade da pintura depende diretamente da superfície preparada. Deve ser limpo, desengordurado e bem seco.
  • A próxima etapa é a preparação da composição de coloração. A mistura é levada à consistência desejada de acordo com as instruções.
  • Ajuste da pressão e tamanho do jato. Aqui é necessário fazer um teste no papel - até que a camada fique uniforme.
  • O pintor deve usar equipamento de proteção individual - respirador e óculos de proteção.
  • A coloração em si é a distância do dispositivo à superfície de 15 a 25 centímetros. O ângulo em que você precisa segurar a pistola de pintura é de 90 graus. A composição de coloração é aplicada com uma sobreposição.
  • Deve haver uma boa circulação de ar na sala.
  • Após o uso, o dispositivo deve ser limpo e lavado imediatamente.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário