Tudo sobre pistolas de pulverização para tinta à base de água
A pintura de superfícies em salas com grande área é geralmente realizada com os rolos e pincéis mais simples. Mas uma solução desse tipo dificilmente pode ser chamada de a mais eficaz, porque pode levar muito tempo para aplicar tinta no objeto desejado.
A melhor solução seria usar uma pistola de pulverização para tinta à base de água ou acrílica. Essa escolha aumentará significativamente a eficiência de tal processo e reduzirá o tempo necessário. Vamos tentar descobrir que tipo de dispositivo é, o que é e como usá-lo corretamente.
Descrição das espécies
Deve-se observar que ao escolher o tipo de dispositivo, deve-se levar em consideração a área de superfície que precisa ser processada. As pistolas de pulverização profissionais elétricas ou pneumáticas de alta potência para tintas à base de água são normalmente utilizadas por especialistas para grandes volumes de trabalho. Por exemplo, para pintar paredes ou tetos, é melhor usar modelos de pistão, mas os subtipos acima podem ser usados para a fachada. Se falarmos especificamente sobre os tipos de tais dispositivos, então existem 3 categorias principais:
- manual;
- elétrico;
- pneumático.
Vamos falar sobre cada categoria com mais detalhes.
Manual
Esses modelos, de design bastante simples, são muito semelhantes às bombas automotivas de estilo soviético. A injeção de tinta é feita aqui por meio de um pistão, que é acionado manualmente. Um pulverizador manual geralmente consiste nos seguintes itens.
- Um corpo cilíndrico com um par de válvulas dentro. Um é responsável pela injeção de massas de ar e o segundo é responsável pela entrada de tinta.
- A bomba é do tipo pistão, que se encontra no interior do referido cilindro.
- O cabo é feito na forma da letra T. Seu uso permite a injeção manual de massas de ar.
- Pistola com gatilho. A ele é conectado um par de mangueiras: pressão, que fornece ar comprimido, e também sucção, necessária para a retirada da tinta. Aliás, o filtro de sucção possui um filtro que permite reter partículas sólidas.
- Recipiente para tinta.
- Uma vara de pescar com função de ajuste de comprimento. É a ele que está acoplada a pistola pulverizadora.
Esse dispositivo seria uma excelente solução para tinta acrílica à base de água. O ajuste do suprimento de solução na válvula tipo agulha é possível devido à presença de um parafuso especial. Observe que essa ferramenta leva algum tempo para se acostumar.
Além disso, a força necessária do jato e a velocidade de bombeamento só podem ser encontradas empiricamente em cada caso específico.
Elétrico
O poder de tais dispositivos geralmente não é muito alto. Modelos portáteis compactos têm peso mínimo e desempenho relativamente baixo. Se falamos de peso, então sem tinta, geralmente varia de 1,5 a 2,5 quilos. O ar em tais dispositivos não é bombeado manualmente, mas usando uma bomba elétrica. Neste caso, a cabeça da pistola de pulverização é substituída por um bico. Modelos deste tipo, equipados com uma capacidade embutida de 600-1300 ml, são normalmente usados para trabalhar em casa. Os modelos mais potentes têm capacidade de 250 m². m por hora. Possuem mangueiras para conexão de tanques, além de bombas do tipo externo. Sua desvantagem pode ser chamada de nível de ruído bastante alto durante a operação.
As pistolas de pulverização de êmbolo também pertencem à categoria de modelo elétrico. Neles, a ejeção da tinta é feita não com o auxílio do ar, mas com o uso de um pistão, também chamado de êmbolo. Esses dispositivos diferem em eficiência. Além disso, um mínimo de "névoa" é formado durante o trabalho.
Outra vantagem de tal dispositivo será a capacidade de tirar tinta diretamente da lata, se você colocar uma mangueira lá. É verdade que a qualidade da pintura aqui será um pouco pior do que ao usar as pistolas de pulverização de ar mais simples.
Além disso, as pistolas pulverizadoras recarregáveis com capacidade de 1-2 litros podem ser atribuídas à categoria de modelos elétricos. Externamente, eles são uma reminiscência de chaves de fenda. Mas, estruturalmente, as pistolas pulverizadoras recarregáveis são muito semelhantes aos modelos elétricos. Mas, neste caso, a bomba arranca não da rede, mas sim com a ajuda de uma bateria recarregável. Acrescentamos que os dispositivos de baixo custo e potência de até 500 watts são geralmente chamados de dispositivos domésticos. Mas sua qualidade de pintura é ruim. E o recipiente com tinta, fixado na pistola, não está muito convenientemente localizado devido ao centro de gravidade deslocado. É mais conveniente usar modelos onde o tanque está localizado claramente no fundo.
Pneumático
Agora devemos conversar um pouco sobre qual dispositivo será melhor: air ou airless. Há a opinião de que os modelos do tipo semiautomático, onde o ar é bombeado por um compressor pneumático, permitem a pintura de superfícies da mais alta qualidade. Isso porque a distribuição do material da tinta e do verniz é feita em camada fina e da forma mais uniforme possível. Esses dispositivos também se distinguem por um desempenho bastante alto, capaz de até 400 sq. m.
Os modelos pneumáticos para tinta à base de água geralmente possuem um recipiente interno ou externo que é conectado ao dispositivo por meio de uma mangueira. Esse dispositivo de construção é adequado para trabalho profissional. Para o uso doméstico, basta um tanque com capacidade de até 50 litros. A potência média desse tipo de dispositivo pode variar de 0,7 a 3 quilowatts. Os mais populares serão os modelos com capacidade de 1,2 a 1,8 quilowatts.
Modelos populares
Considere vários modelos populares de pistola de pulverização que são considerados os melhores em termos de preço e qualidade. Isso não é nem uma classificação, mas apenas uma apresentação de modelos que realmente podem ser chamados de eficazes.
- Intertool PT-0140. Esta pistola de pulverização pneumática é considerada a melhor para tintas à base de água devido ao diâmetro do bico de 1,8 mm. Isso permite não ter medo de que a tinta seque no canal. Difere em peso - um pouco mais de um quilo, por isso é confortável e ergonômico. O modelo é feito de alumínio e não tem medo de influências físicas. O tanque também é feito de metal e é fácil de limpar.
- "Calibre MASTER EKRP-350 / 2.6M". Excelente para camadas mais espessas devido ao diâmetro do bico de 2,6 mm. Equipado com uma pega de plástico e 3 batentes. Seu peso é de 1800 gramas, então você pode usá-lo por muito tempo e não tenha medo de que sua mão fique cansada.
Critérios de escolha
Hoje, os fabricantes oferecem pistolas pulverizadoras com características técnicas diferentes. Para escolher uma ferramenta conveniente e de alta qualidade, é necessário levar em consideração não apenas os desejos e necessidades individuais. Você também deve levar em consideração os seguintes critérios:
- material do dispositivo;
- marca e valor;
- a localização do recipiente de tinta;
- tipo de juntas de vedação;
- possibilidades de regulação.
Se falamos de material para a fabricação de dispositivos, então é melhor comprar modelos cujo corpo e componentes não sejam de plástico, mas do mesmo alumínio. Este metal é leve, mas ao mesmo tempo resistente a vários tipos de influências naturais, mecânicas ou de qualquer outro tipo.Marcas famosas aplicam um revestimento de níquel ao corpo de alumínio, o que também melhora o desempenho do produto. Além disso, os dispositivos de alumínio são mais duráveis.
Observe que você também deve prestar atenção ao material do bico. É melhor que não sejam de plástico, mas sim de aço, alumínio ou latão.
O recipiente de tinta pode ser localizado na parte inferior ou superior. Aqui, a seleção deve ser feita com base nas preferências individuais. O próximo aspecto importante é o tipo de juntas de vedação. Note que a vedação de todas as juntas é um ponto extremamente importante, do qual dependerá fortemente a durabilidade do dispositivo, bem como a qualidade de seu funcionamento. E as gaxetas estão constantemente expostas a um ambiente agressivo. Por exemplo, os mesmos solventes, que muitas vezes são componentes de vernizes e tintas. As peças de vedação de Teflon provaram seu valor. Mas geralmente eles são instalados apenas em equipamentos que pertencem ao segmento caro.
Se falarmos sobre marca e valor, então, é claro, quanto mais famosa a marca, maior a probabilidade de obter bons equipamentos. É verdade que hoje vários fabricantes chineses produzem produtos que podem até competir com os de fabricantes conhecidos. O alto custo também nem sempre significa que o acabamento de um determinado modelo será adequado. Muitas vezes acontece que as pistolas de pulverização a um preço de $ 300 funcionam mal e não podem fornecer a qualidade de pintura necessária. E devido à mistura inadequada de massas de ar com tinta à base de água, o bico está simplesmente entupido com coágulos.
Se falamos sobre a possibilidade de ajuste, então deve-se notar que em vários modelos a configuração dos seguintes modos pode ser fornecida:
- taxa de alimentação de fluido;
- pressão;
- dimensões e características da tocha.
Muitas funções são freqüentemente injustificadas. Isso aumenta significativamente o custo do dispositivo, cujos recursos não são totalmente utilizados.
Ao escolher um dispositivo, como uma pistola de pintura, as seguintes características também são importantes:
- taxa de fluxo de ar;
- diâmetro do bico;
- massa do dispositivo;
- potência do dispositivo.
Observe que o tamanho do bico deve ser apropriado para a densidade e viscosidade das substâncias a serem pulverizadas. Além disso, existem alguns aspectos menores, que também não serão supérfluos para prestar atenção ao comprar a categoria considerada de dispositivos:
- o comprimento do fio e da mangueira da fonte de alimentação;
- a possibilidade de usar cabeçotes substituíveis de outras marcas;
- facilidade de regulação do desempenho do equipamento;
- o material para criar o bico, bem como a qualidade dos furos nele;
- disponibilidade do tipo de serviço e período de garantia.
Não será supérfluo prestar atenção ao peso do dispositivo, a capacidade de operar com uma bateria recarregável. Também será útil ter um estojo especial onde você pode colocar a ferramenta e todos os acessórios necessários.
Como usar corretamente?
Agora vamos descobrir como usar adequadamente esse frasco de spray. Primeiro você precisa preparar a superfície. Isso deve receber atenção especial, pois o resultado e a durabilidade do revestimento aplicado dependerão dessa etapa. É necessário remover a camada velha, sujeira e manchas de graxa. Na presença de rachaduras, vários defeitos e cavacos, eles precisam ser massajados e depois nivelados com uma trituradora. Em seguida, você precisa limpar a poeira com uma esponja úmida e, em seguida, cobrir as áreas adjacentes com filme de polietileno.
Em seguida, você precisa preparar o equipamento de proteção que será usado ao aplicar a tinta. Estamos falando de um respirador ou máscara, óculos de proteção, bem como um macacão especial. A pistola deve ser montada, verificar o aperto das ligações, a operabilidade do gatilho e efectuar o seu ajuste prévio.Antes de pintar, aplique um primer na superfície. Isso melhorará a aderência da tinta e reduzirá o consumo de tinta. Será correto fazer algumas camadas de solo. Naturalmente, isso é feito com uma pistola de pulverização. Agora você precisa limpar a pistola de pulverização. Para fazer isso, remova o primer do recipiente. Além disso, após o trabalho acima, você precisará limpar o dispositivo. Isso pode ser feito com um solvente especial e uma escova macia. Não use objetos de metal, caso contrário, você pode danificar a cápsula de ar.
A próxima etapa é preparar a tinta. Na maioria das vezes, ele precisa ser diluído em água, especialmente se for um produto à base de água. As proporções geralmente são indicadas no recipiente com o material. E a pintura da fachada geralmente também precisa ser diluída. Para obter a viscosidade normal, passe a tinta por várias camadas de gaze. Isso evitará o entupimento dos bocais. Você pode fazer um teste em alguma superfície desnecessária, o que permitirá que você calibre o dispositivo, se necessário. Agora você pode pintar a própria superfície, depois de encher o tanque com tinta de 70 a 75 por cento.
Em uso, a pistola é mantida perpendicular à superfície e o bico é mantido a uma distância de 25 centímetros da superfície. O spray deve ser feito durante a condução, caso contrário, a tinta se acumulará em um ponto e formará manchas. A pintura é feita com uma ligeira sobreposição de cima para baixo e da esquerda para a direita. O movimento da pistola começa antes que o gatilho seja puxado. Ao final do trabalho, primeiro solte o gatilho, e só então interrompa o movimento do aparelho. A pistola deve ser enxaguada após o acabamento da pintura. Para fazer isso, desmonte-o e limpe todos os elementos com um solvente.
Limpamos com especial cuidado os bicos injetores, bem como os canais de fornecimento de tinta. A ferramenta deve ser armazenada desmontada.
O comentário foi enviado com sucesso.