Tudo sobre pistolas de pulverização sem ar

Contente
  1. Como é diferente do ar?
  2. Princípio de operação e dispositivo
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Principais fabricantes

O mercado moderno de equipamentos para pintura por pulverização é bastante diversificado, o que é consequência da disponibilidade de diversos tipos de dispositivos. Dentre estes, destacam-se o ar e o airless, que apresentam diferenças que podem fazer alterações no fluxo de trabalho. O segundo tipo não é menos eficaz e requer uma consideração mais detalhada.

Como é diferente do ar?

Pelo nome, já se pode entender que os modelos sem ar não requerem um dispositivo como o compressor. É ele quem cria a pressão do ar, que borrifa a tinta. No caso das ferramentas sem ar, a base do trabalho é o princípio da dispersão, ou seja, a trituração do material e sua entrega à superfície de trabalho.

Além dessa diferença, existem outras. Em primeiro lugar, podemos falar sobre a própria aplicação da tinta. É mais eficaz, pois a desvantagem dos modelos aéreos é o desperdício de material no ar ao se usar tintas e vernizes. Essa porcentagem é muito menor entre as unidades sem ar, uma vez que a mistura de trabalho simplesmente não tem para onde desaparecer, porque vai diretamente para a superfície.

Este método tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem alta eficiência e qualidade de pulverização, que é usada na indústria e na construção. Entre as deficiências, a principal é a franqueza excessiva. Uma pressão muito alta libera a tinta tão rapidamente que é melhor para ela manusear peças simples de forma regular, sem curvas ou outras características de design.

E também o próprio ajuste da ferramenta airless requer um ajuste mais preciso, uma vez que o material é aplicado com um fluxo uniforme de alta força. É impossível não falar sobre as características da limpeza. Este processo deve receber atenção especial, pois ignorá-lo reduzirá a eficiência do bico muito mais rápido do que com as pistolas de pulverização de ar.

Listando as diferenças entre esses tipos de pulverizadores, podemos dizer que os airless são mais usados ​​não no dia a dia, mas na indústria, por exemplo, em concessionárias de automóveis, construção naval e outras áreas.

Esta área de aplicação traduz-se na versatilidade das pistolas pulverizadoras sem ar, pois suportam uma grande quantidade de materiais, independentemente do seu estado. Por isso, essas unidades são utilizadas na indústria moveleira, onde o processamento insuficiente da madeira não será um obstáculo sério para o manchamento. Isso inclui o uso de pistolas de pulverização sem ar na ferrovia. É o desbaste que torna este tipo o mais versátil, embora mais exigente na operação.

Princípio de operação e dispositivo

A principal diferença no design dos modelos sem ar, conforme mencionado anteriormente, é a falta de compressor. Uma mangueira é conectada à pistola de pulverização, ou melhor, sua pistola, que fornece tinta por meio de um bico. Seu tamanho é pequeno para que a tocha tenha limites claros e aplique tintas e vernizes o mais densamente possível, alcançando assim alta eficiência. Vale ressaltar a presença de um sistema especial de segurança, cujo objetivo principal é proteger o usuário da alta pressão da ferramenta, sem interferir de forma alguma no funcionamento.

O projeto também prevê a instalação de um filtro.Ele permite que você pinte até mesmo em ambientes empoeirados, se você não tiver tempo para limpar. Claro, é melhor trabalhar inicialmente em um local adequado, mas existe essa possibilidade de operação instantânea sem perda de qualidade. A tinta é fornecida ao bico por meio de um motor elétrico, que pode ser conectado a diversos tipos de acionamentos.

Em geral, o princípio de funcionamento não difere dos modelos de ar, com exceção desses recursos. Por meio da ação de mecanismos, os corantes entram no bico e são distribuídos na superfície.

É importante acrescentar que as principais tintas e vernizes que podem ser utilizados são as misturas alquídicas, retardantes de fogo, látex, texturizadas e epóxi.

Visualizações

Há um total de três tipos de pistolas de pulverização sem ar, cada uma exigindo atenção especial para entender a operação e o escopo de aplicação com base nas características técnicas.

Elétrico

Este tipo de inversor é alimentado pelo sistema da rede elétrica por meio de um fio. Isso deve ser levado em consideração para garantir a máxima segurança e desempenho da ferramenta. Ao utilizar este tipo de modelo, é sempre necessário ter uma fonte de alimentação por perto, que se manifesta melhor quando utilizada em ambiente doméstico. Se você prestar atenção às pistolas elétricas, poderá entender que elas não têm tanta potência quanto os outros dois tipos de unidades.

Isso se deve ao fato de que as principais vantagens e características de operação são a comodidade e a compactação. Características ótimas para realizar um volume médio de pintura, pequenas dimensões e peso, facilidade de transporte - tudo isso pode ser atribuído às principais vantagens das baterias.

Não devemos esquecer que o trabalho com eletricidade tem sua peculiaridade, já que este tipo de dispositivo é proibido para uso em locais com risco de incêndio e muito úmidos. Pode ocorrer um curto-circuito ou algum mecanismo pode oxidar.

Gasolina

Um tipo de pistola pulverizadora que funciona com o combustível mais comum - gasolina. A principal vantagem é a independência de operação. Você não precisa se preocupar em ter uma fonte de eletricidade por perto. Basta encher o combustível e usar a ferramenta. Os modelos a gasolina têm boa potência, por isso são mais utilizados em trabalhos industriais. A alta eficiência pode ser atribuída às vantagens, mas também há desvantagens.

Em primeiro lugar, essas são as emissões de combustível. Eles são prejudiciais à inalação e, o mais importante, requerem condições especiais de operação. É muito importante garantir que a área de trabalho seja ventilada com antecedência. Portanto, os modelos sem ar a gasolina são usados ​​em áreas abertas, como canteiros de obras, onde a presença de emissões de escapamento não tem consequências graves. A potência também afeta a capacidade de transporte, o que é uma desvantagem em combinação com dimensões consideráveis.

Pneumático

O tipo de acionamento mais eficiente, pois permite trabalhar com grandes materiais. A base do trabalho é uma unidade pneumática projetada especificamente para escala industrial. Usualmente, Este tipo de pistola é utilizada em serviços automóveis, fábricas de automóveis, construção naval e outras indústrias onde o tempo de execução da tarefa é muito importante. Naturalmente, os modelos pneumáticos têm o preço mais alto, mas se você souber como usar essa unidade e puder obter sua potência, ela se pagará em um tempo relativamente curto.

Como escolher?

Em primeiro lugar, decida o tipo de dispositivo. Ao avaliar as vantagens e desvantagens, bem como os recursos de design e operação, você pode escolher o modelo apropriado com base nas tarefas e no volume de trabalho. Preste atenção às peças individuais da pistola, como o diâmetro do bico. Esta característica é responsável por garantir que a pistola possa liberar o máximo de material possível. Isso aumenta o consumo da emulsão, mas o trabalho pode ser feito mais rápido. O tamanho usual, que forma um diâmetro da tocha de até 80 cm, é suficiente para uma ampla gama de tarefas.

Não se esqueça da taxa de uso da viscosidade máxima permitida. Deve ser de 50-80 Din, para que você possa usar tintas de diferentes consistências e ajustar de forma independente sua condição adicionando a quantidade necessária de solvente.

Antes de escolher, será útil aprender mais sobre o design, ou melhor, sobre a presença de vários bicos no bico, sobre o cabo e sua estrutura. Dentre as características técnicas, destaca-se a importância dos níveis de ruído e potência, pois esses dois parâmetros determinam a eficiência e conveniência da tecnologia.

A seleção do equipamento de um fabricante específico não é menos importante. Existe um grande número de empresas no mercado moderno que estão prontas para fornecer seus produtos ao consumidor. A possibilidade de uma ampla escolha neste caso é decisiva, já que você pode proceder desde seu orçamento, preferências específicas, e comparar as capacidades do modelo com suas tarefas.

Principais fabricantes

Informações sobre fabricantes bons e confiáveis ​​podem ajudar muito na hora da compra. Você pode fazer uma pequena classificação, que incluirá empresas conhecidas com um bom sortimento.

Graco - empresa especializada em equipamentos de pintura manual. Entre as vantagens, pode-se destacar um amplo sortimento, que é construído de acordo com a linha do modelo. Ou seja, uma unidade possui diversas variações que diferem em suas características e configuração. Esta variedade permite que você escolha uma pistola com base no orçamento.

Bosch É uma conhecida empresa produtora de diversos tipos de ferramentas elétricas. Um número suficiente de sortimento nos mais diversos designs permite ao consumidor escolher equipamentos de diferentes níveis e áreas de aplicação. A boa qualidade e o preço médio são apreciados pelos compradores há muito tempo, tornando os modelos da Bosch fáceis de comprar na Rússia. Isso também se aplica a peças sobressalentes que podem ser adquiridas separadamente.

Wagner É um fabricante alemão conhecido principalmente por seus sistemas automatizados que são usados ​​em grandes indústrias. Os modelos pneumáticos Wagner são fabricados com tecnologias modernas, graças às quais se consegue elevada qualidade e eficiência na execução das mais diversas obras. Claro, esses sistemas são caros, mas são projetados para uso em massa e generalizado que pode recuperar os custos de equipamento no futuro.

"Zubr" - fabricante nacional de equipamentos de baixo custo, entre os quais unidades para pintura de superfícies. A linha do segmento de preço baixo e médio, expressa na ótima relação qualidade e custo, é mais adequada para uso doméstico. Operação simples, design confiável e a possibilidade de um bom feedback fazem dos pulverizadores de tinta Zubr um dos mais preferidos por seu preço. E também vale destacar o baixo custo com peças de reposição e outros componentes, devido aos quais os custos operacionais são reduzidos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário