Tintas à base de água e acrílicas: diferenças de composição

Contente
  1. História de origem
  2. Variedades
  3. Composição
  4. Especificações
  5. Propriedades
  6. Diferenças
  7. desvantagens
  8. Âmbito de aplicação

As tintas à base de água há muito fazem parte da nossa vida. Sua última variedade - materiais de pintura acrílica - é muito popular devido às suas propriedades aprimoradas. A diferença entre as composições determina a amplitude de aplicação dos tipos de materiais dispersíveis em água.

História de origem

O químico alemão Fritz Klatte inventou a cola PVA em 1912. Na primeira metade do século XX, 3 tipos de dispersões para tintas à base de água foram descobertos sucessivamente: dispersão PVA - a primeira base, borracha sintética - a segunda base de dispersão, e a última dispersão em termos de tempo de criação - acrílica.

Nota: uma substância homogênea feita de líquidos que não interage inicialmente é chamada de dispersão. Nas tintas de emulsão resultantes, há um solvente (aqui - água) e uma parte corante com diferentes aditivos. Devido ao fato de que essas 2 partes da dispersão não interagem, elas não podem se misturar para sempre - elas acabarão se desintegrando nas camadas originais.

Por este motivo, qualquer material de pintura requer uma mistura completa.

Na década de 1950, dois artistas americanos lançaram as primeiras tintas acrílicas que ainda não podiam ser dissolvidas em água, mas dissolvidas, por exemplo, com aguarrás. Eles se destinavam exclusivamente a um escopo estreito - artístico.

Uma década se passou e, em 1960, um desses dois artistas, Leonard Bocku, criou uma tinta acrílica totalmente solúvel em água.

Há pouco menos de 30 anos, eram importadas para a Rússia tintas acrílicas à base de água, que ainda não eram produzidas em nosso país. Agora sua produção está sendo estabelecida no território do nosso país, e estamos produzindo produtos bastante competitivos.

Variedades

Como pode ser visto na história da origem dos materiais de dispersão em água, seus tipos diferem dependendo da base da dispersão.

As tintas de emulsão mais baratas - com base em PVA, uma vez que se dissolvem na água, são instáveis ​​a ele. Mas eles retêm sua cor e são resistentes aos raios ultravioleta.

Eles só podem ser usados ​​em ambientes internos secos (banheiro e cozinha estão excluídos) e em superfícies que não requeiram limpeza frequente e completa.

O próximo tipo - a qualidade do butadieno-estireno é superior... Tintas deste tipo também são aplicáveis ​​na decoração de interiores, são mais resistentes ao desgaste, mas não à luz solar. Eles não são resistentes à geada.

O último e o tipo de tinta de dispersão de água da mais alta qualidade - acrílico... Pertence às espécies mais caras devido à sua composição complexa e aprimorada. É praticamente universal e destina-se a qualquer superfície interna e externa nas quais forme uma película elástica resistente à abrasão. Este material de tinta e verniz é totalmente à prova d'água, possui resistência à temperatura e aos raios ultravioleta.

Composição

O solvente em tintas de dispersão em água é água desmineralizada purificada de sais minerais.

Os copolímeros que formam um filme na superfície pintada ocupam cerca de 1/2 da massa total. Serão:

  • acetato de polivinila, sua emulsão em água é uma cola PVA bem conhecida;
  • estireno-butadieno - ou borracha sintética, resistente à água, ao contrário da primeira opção, mas instável à radiação UV;
  • acrilato de estireno, suas menores partículas proporcionam boa adesão, as tintas com este polímero têm características de qualidade superior do que as tintas com os 2 primeiros polímeros;
  • acrilato, forma uma adesão muito forte à superfície, proporcionando alta proteção contra os raios solares, as tintas à base são uma das mais caras - são muito utilizadas na decoração de exteriores;
  • versátil, um novo formador de filme (também conhecido como copolímero) que recentemente começou a ser usado na composição de tintas à base de água, a tinta com a qual tem excelentes qualidades, mas é mais barata do que a tinta sobre acrilato, é comparável em preço ao acrilato de estireno.

Seguem-se diversos aditivos, que também são responsáveis ​​pelas propriedades e qualidade da tinta, âmbito da sua aplicação:

  • os próprios pigmentos são a base de coloração;
  • espessantes (mais frequentemente - cola CMC ou carboximetilcelulose) e conservantes;
  • plastificantes;
  • anti-sépticos;
  • anticongelante de proteção contra congelamento;
  • agentes que reduzem a formação de espuma e aqueles que melhoram a viscosidade da composição;
  • aditivos anticorrosivos;
  • dispersantes, cujo papel na composição é difícil de superestimar - eles são responsáveis ​​por evitar a separação dos materiais da pintura em componentes, ou seja, não permitem que as partículas se colem.

A tinta à base de água branca mais barata é feita à base de giz, tem a qualidade e a finalidade adequadas. Os pigmentos brancos de melhor qualidade são óxido de zinco e dióxido de titânio. Vários minerais podem ser enchimentos ao mesmo tempo: talco, mica, calcita.

Especificações

Dependendo da composição, a tinta apresenta certas características técnicas. Isso significa requisitos para:

  • velocidade de secagem de 1 camada;
  • poder de cobertura - é responsável pelo consumo de tinta;
  • o tipo de superfície resultante - sua uniformidade;
  • Nível de pH - neutro, baixo-alcalino;
  • o grau de resistência aos raios ultravioleta;
  • resistência ao desgaste;
  • possibilidade de uso em baixas temperaturas.

O material LK para trabalhos de acabamento é selecionado levando em consideração essas características. Graças à escolha correta cumprirá integralmente as condições de uso, durará muito tempo, mostrando seu melhor desempenho.

Propriedades

As qualidades do material de dispersão em água dependem do copolímero da dispersão, de um dos 5 listados no parágrafo "Composição":

  1. acetato de polivinila;
  2. estireno butadieno;
  3. acrilato de estireno;
  4. acrilato;
  5. versatata.

Vamos considerar, por sua vez, as propriedades das tintas à base de água contendo um deles na base:

  • amarelecimento, falta de resistência à água, por isso mesmo um âmbito estreito - apenas em ambientes com níveis normais de umidade, em superfícies que não necessitem de limpeza úmida, não expostas a esforços mecânicos;
  • boa resistência à água, mas suscetibilidade à radiação UV, aplicação ligeiramente mais ampla, mas ainda limitada a superfícies internas;
  • porosidade do revestimento, que forma permeabilidade ao vapor, resistência ao desbotamento com a luz, aderência firme em muitas superfícies - alta aderência, como resultado de uma aplicação mais ampla, em superfícies internas e em algumas superfícies externas;
  • a maior resistência à luz, todas as vantagens foram melhoradas e permitem a utilização ativa deste tipo de tinta acrílica de dispersão aquosa em condições desprotegidas do ambiente natural - ao ar livre, isto é, na decoração externa (fachadas de diferentes materiais - madeira, gesso);
  • excelentes características de qualidade comparáveis ​​a todas as vantagens das tintas acrílicas listadas.

As tintas acrílicas de látex à base de borracha sintética - estireno butadieno, com aditivos de silicone, apresentam uma série de vantagens:

  • resistência à água - forma uma superfície lavável, aplicável em ambientes com alta umidade;
  • elasticidade - não vai rachar;
  • adesão;
  • permeabilidade ao vapor, mas é melhor usar um primer preliminar contra fungos;
  • resistência ao desgaste - para salas com cargas intensivas;
  • uma variedade de efeitos decorativos;
  • incombustibilidade.

Como todas as tintas à base de água, é ecologicamente correta, pois não contém solventes orgânicos tóxicos, seca rapidamente e não tem cheiro.

Todos os materiais dispersíveis em água podem ser tingidos, são fáceis de trabalhar e resistentes a álcalis.

As tintas acrílicas mantêm a cor, servem por muito tempo - 10-20 anos, são fáceis de limpar, podem ser usadas para pintar móveis.

Diferenças

As tintas à base de água comparam-se favoravelmente aos materiais de pintura à base de solventes orgânicos - esmaltes, vernizes como seguros para a saúde, não combustíveis, de secagem rápida.

As tintas à base de água têm diferenças nas composições que determinam sua finalidade e escopo. Os graus acrílicos são uma versão aprimorada das tintas à base de água. A diferença entre as primeiras tintas à base de água e suas formulações modernas é significativa. O progresso os trouxe a um novo nível de aplicação e agora eles são um dos melhores materiais de pintura multidisciplinar.

desvantagens

Menos: você pode pintar a t de + 50C, você não pode congelar este tipo de pintura.

O acrílico é mais caro, mas o preço se justifica por suas qualidades.

É difícil pintar uma superfície de madeira com tinta à base de água devido à alta tensão superficial da tinta.

Âmbito de aplicação

Criatividade artística, acabamento - interno, fachada. As tintas acrílicas à base de água são usadas em superfícies de madeira, concreto, tijolo, gesso e metal. Designers e artistas usam essas tintas extensivamente em seus trabalhos.

Para mais informações sobre os tipos de tintas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário