Tintas à base de água para uso exterior e interior
As tintas de dispersão aquosa para pintar várias superfícies estão se tornando cada vez mais populares. Eles são usados não apenas em ambientes internos, mas também para trabalhos externos. A tinta distingue-se pela sua composição amiga do ambiente, economia e elevada capacidade de cobertura, o que contribui para a expansão do seu campo de aplicação.
O que é isso?
A tinta de dispersão à base de água é uma mistura multicomponente para pintar superfícies feitas de diferentes materiais. Uma característica dessas tintas é que a água serve como diluente para a matéria corante.
A composição de tintas de dispersão pode incluir um número diferente de componentes, mas a base é a seguinte:
- substâncias que formam um filme polimérico na superfície e ligam todos os componentes (polímeros: estireno, acrílico, látex);
- substâncias pigmentares, graças às quais se obtém a cor desejada;
- cargas sintéticas ou naturais que conferem as propriedades básicas da composição corante (minerais: talco, calcita, mica, giz, pó de mármore);
- aditivos tecnológicos especiais para melhorar a textura e armazenamento da mistura. A adição de etilenoglicol ajuda a conferir resistência ao gelo. A composição inclui conservantes, anti-sépticos, emulsificantes e espessantes.
A tinta à base de água é vendida na forma de uma pasta de várias consistências. Para obter a mistura de corantes, adicione água pura e fria na quantidade necessária para a aplicação na área a ser pintada com rolo, pincel ou pistola. À medida que seca, a água adicionada evapora da superfície, resultando em uma película protetora estável.
Vantagens e desvantagens
Para selecionar qualquer material de construção e acabamento, eles consideram os prós e os contras de aplicação e operação.
As vantagens das misturas de corante de dispersão em água incluem o seguinte:
- não há nenhum odor químico agudo;
- composição ambientalmente correta;
- resistente ao fogo;
- baixo tempo de secagem quando aplicado na superfície;
- apenas trabalhe com tinta;
- permeabilidade ao vapor de paredes e fachadas pintadas;
- força e resistência à abrasão;
- a vida útil do revestimento pintado é de 5 a 15 anos;
- alto grau de aderência ao pintar;
- as tintas estão em uma faixa de preço acessível;
- graus resistentes à umidade fornecem um revestimento protetor de alta qualidade contra água;
- grande variedade de cores. Você mesmo pode adicionar cores usando um esquema de cores.
Um grande número de propriedades positivas de uma dispersão aquosa supera as desvantagens. A desvantagem é a perda de características de qualidade durante o armazenamento e transporte em temperaturas muito baixas. A tinta de dispersão não deve ser resfriada ou congelada. Conclui-se que a coloração não é possível a baixas temperaturas. Para pintar estruturas externas, é necessário escolher um horário em que não haverá precipitação, a temperatura ficará aceitável e as condições climáticas permitirão que você comece a trabalhar, permitirá que a camada de tinta seque completamente. Antes da pintura, a área de trabalho é cuidadosamente preparada, pois as composições em dispersão aquosa não podem esconder irregularidades visíveis e imperfeições superficiais.
Tipos e características
Muitos tipos de tintas dispersas em água são produzidos, portanto, o escopo de sua aplicação é muito amplo. Em termos de resistência à umidade, as soluções de dispersão em água são divididas em laváveis, instáveis e resistentes à umidade.
A mistura dispersa é subdividida de acordo com o principal componente de polímero composto:
- acetato de polivinila;
- acrilato;
- látex ou estireno-butadieno;
- silicone;
- silicato dispersivo.
O componente nas misturas de PVA é o acetato de polivinila, que não tolera umidade e é facilmente lavado. Essas misturas baratas são adequadas para pintar tetos secos ou paredes de quartos. As dispersões de acrilato contêm acrílico, que é caracterizado pela resistência à umidade, resistência ao estresse mecânico, resistência à luz solar sem descoloração. Ao contrário do PVA, esses materiais são caros.
Uma mistura com acrílico é classificada por finalidade:
- interior.
- frente.
Os compostos acrílicos são versáteis no uso. Isso significa que eles são usados para trabalhos de pintura interna e externa. O tipo interior é usado para pintar as paredes e tetos de instalações residenciais e escritórios. Para a decoração exterior de estruturas, são usados compostos de fachada com propriedades resistentes às intempéries.
A tinta acrílica pode ser lavável ou limpa mecanicamente a seco. De acordo com o tipo de superfícies pintadas, distinguem-se composições para gesso, madeira ou metal.
A tinta látex é semelhante em suas propriedades à composição acrílica. A diferença é que o látex fica amarelo sob a influência da radiação ultravioleta, por isso não é usado para pintar as partes externas de edifícios e salas por onde penetra a luz solar direta. Um tipo de mistura de látex é uma tinta de borracha com alto teor de látex, que tem as propriedades da borracha quando aplicada em 2-3 camadas. Cria uma camada elástica e durável que não tem medo de abrasão, água, altas e baixas temperaturas.
É utilizado como proteção contra a precipitação atmosférica de telhados de ferro, andulina, ardósia, concreto. O material demonstrou ser de excelente qualidade na decoração de fachadas de edifícios de concreto, estruturas de madeira, cercas.
Misturas de látex com adição de vinil versatate surgiram recentemente no mercado de tintas e vernizes. Esta substância confere qualidades estáveis de combate a incêndios. Em sua base, materiais de coloração retardadores de fogo são feitos. Um elo intermediário entre os compostos acrílicos e de látex é o látex de acrilato. A mistura de látex e estireno permite alterar o preço final dos produtos e melhorar a qualidade. O preço dessas misturas é mais baixo em comparação com o material acrílico puro.
Tinta de silicone dispersível em água com resinas de silicone pode pintar qualquer material, uma vez que o silicone mascara os defeitos do revestimento. Pode-se aplicar sobre uma superfície úmida: por exemplo, características de alta qualidade permitem pintar salas com altos níveis de umidade e fazer o acabamento externo de edifícios. Uma característica especial da tinta de silicone é a capacidade de não absorver sujeira e poeira, garantindo a limpeza durante o uso. Os compostos de silicato são feitos com a adição de vidro líquido, por isso adquirem propriedades especialmente fortes. Ideal para pintura de fachadas, criando uma camada protetora de alta densidade. Apenas superfícies minerais podem ser pintadas: concreto, argila, gesso, gesso.
Toda a produção de misturas de dispersão aquosa é regulamentada pelo GOST.
Ao escolher os produtos, as seguintes características técnicas são avaliadas:
- Cor. A cor característica é de grande valor decorativo. A mistura é inicialmente branca devido ao pigmento de dióxido de titânio. A tonalidade desejada é obtida aplicando um esquema de cores. Quanto mais branca for a dispersão no início, mais rica ficará a cor desejada.
- Uniformidade. A solução diluída deve estar livre de coágulos e sólidos. Quando aplicado, deve formar uma camada lisa.
- Resistência ao desgaste. Esse desempenho depende da resistência da camada acabada.
- Consumo de material. Um parâmetro importante que depende não só da superfície a ser pintada, mas também da qualidade da matéria-prima, da densidade da solução. As soluções, que pesam um quilo e meio com um volume de um litro, costumam se distinguir por uma boa cobertura.O consumo médio de composições de dispersão é 130-180 g / sq. m. O consumo aproximado está indicado na etiqueta.
- Resistência à umidade. O grau de resistência à umidade depende de quais formulações podem ser usadas sob várias condições de umidade.
- Resistente à luz. A aparência do revestimento depende da resistência à luz. A resistência aos raios ultravioleta é determinada pelos componentes da composição. Acrílico e acetato de polivinila toleram bem a exposição à luz, eles não desbotam.
- Resistência à geada. O parâmetro de resistência a baixa temperatura é determinado pelo número de ciclos de congelamento.
Fabricantes
No mercado de construção nacional, as tintas de dispersão em água são representadas por fabricantes russos e estrangeiros. Entre as empresas estrangeiras que se dedicam à produção de emulsões dispersas estão as alemãs Dufa e Caparol, a turca Marshall, a finlandesa mais antiga Tikkurila, o fabricante esloveno Belinka, a polaca Snezhka e a britânica ICI, que produz o Dulux marca, destaque. Além disso, a marca Luxens, desenvolvida por Leroy Merlin, tem inúmeras críticas positivas. Eles oferecem materiais de pintura de qualidade, bem como uma ampla gama de outros produtos manufaturados. As tintas Dulux, Caparol e Dufa pertencem ao segmento de preço premium.
Os materiais de fabricantes estrangeiros nem sempre são melhores, uma vez que as matérias-primas europeias são frequentemente utilizadas na produção nacional para o fabrico de emulsões de dispersão. Por exemplo, a empresa alemã Dufa estabeleceu a produção de produtos de tintas na Rússia sob a marca Trend Farbe, o que reduziu o custo sem perder a qualidade alemã. Se falarmos sobre a classificação, as contrapartes estrangeiras são mais valorizadas do que as russas.
Entre os fabricantes russos, os produtos das empresas "Tex", "Aqua", "Lakra", Krafor, "Oreol", "Kraskoff" estão amplamente representados. Os corantes da marca Tex ocupam uma posição de liderança no mercado, pois produzem produtos de qualidade aceitável a um preço acessível. Leningradskie Kraski representa o segmento econômico do mercado. A empresa Kraskoff Pro produz uma ampla gama de materiais de coloração para vários tipos de superfícies. A Empils fabrica emulsões de dispersão Oreol e Newtone baseadas em acrílico, látex e silicone.
A empresa Concord, que produz a marca Ecopol, produz pastas profissionais de dispersão em água para construção e decoração. Além de fabricantes renomados que vendem tintas e vernizes no mercado russo, há um grande número de pequenos fabricantes voltados para o mercado regional. Por exemplo, o grupo de empresas "Surskie Kraski" produz emulsões de dispersão Grafics e "Svetlitsa", que estão em uma categoria de preço baixo.
Como escolher?
A tinta a ser escolhida para a pintura depende da própria sala e das condições de operação da superfície.
Ao escolher as composições dispersas em água, deve-se atentar para os seguintes critérios:
- tipo de superfície a ser pintada;
- fabricante;
- popularidade da marca;
- condições de operação do revestimento acabado: exposição à temperatura, umidade, luz;
- certificado de conformidade de qualidade;
- validade;
- cumprimento das condições de armazenamento e transporte.
As misturas de dispersão são selecionadas levando em consideração o tipo de superfície. Eles vendem soluções para processamento de madeira, metal, concreto. Eles incluem aditivos que melhoram a adesão a um tipo específico de material. Esta informação está indicada na embalagem. A composição para madeira é adequada para pintar portas de madeira, janelas, forros, fachadas de tábuas, protegendo cascas de árvores de roedores. Misturas para concreto são escolhidas para revestimentos minerais: paredes estucadas, painéis de concreto, tijolos. As soluções de coloração de metal criam uma camada protetora nas estruturas e peças metálicas. As tintas de dispersão à base de água podem ser aplicadas ao esmalte acrílico.
Eles atribuem grande importância ao fabricante e ao conhecimento da marca na escolha de tintas e vernizes.A qualidade dos fabricantes russos é inferior à dos estrangeiros devido aos padrões de qualidade. Vale a pena estudar as avaliações dos consumidores e, no futuro, dar preferência a marcas que já se mostraram positivas.
Para trabalho interno, todos os tipos de composições de dispersão de água são usados. Para quartos com janelas voltadas para o norte, escolha tinta látex. Também é adequado para pintar paredes de corredores e corredores. Para salas claras e frequentemente visitadas ou áreas de cozinha e jantar, uma composição de cor com acrílico é selecionada. Os tetos devem ser pintados com uma mistura barata de acetato de polivinila.
Na pintura de estruturas externas, a escolha recai sobre uma tinta acrílica para fachada. Possui as propriedades de desempenho exigidas e é resistente a condições atmosféricas negativas. A composição é aplicada em várias camadas para atingir as funções de proteção necessárias. A tinta de borracha possui alto grau de proteção, criando uma capa elástica permeável ao vapor. Compostos de silicone e silicato são caros, mas justificam totalmente seu custo, protegendo a superfície da água e da destruição prematura.
A tinta brilhante ou fosca é selecionada de acordo com o grau de brilho. A escolha é feita em função do interior e da função da divisão. Uma superfície brilhante exige um acabamento áspero, pois todos os defeitos são visíveis nela, mas o brilho suja e fica mais fácil de limpar. O brilho confere um ambiente especial ao ambiente. As soluções mate têm melhor cobertura, proporcionam uma cor rica.
Em uma lata ou balde de tinta, você deve definitivamente encontrar informações sobre a data de produção e o prazo de validade. Você não pode comprar um produto expirado. Não é utilizável. Grandes pontos de venda podem armazenar produtos em condições de temperatura adequadas. Em departamentos de construção menores, vale a pena perguntar sobre as condições do armazém. Se você congelar a composição uma vez, ela esfoliará. pintar mal a superfície.
Às vezes, o critério decisivo é o preço. Nesse caso, preste atenção às marcas de fabricantes nacionais de baixo custo. Você pode escolher misturas à base de estireno com adição de látex, o que reduzirá o preço sem sacrificar as características de resistência ao desgaste e resistência à luz. A escolha pode ser feita de forma independente com base nas informações estudadas. Também é sempre possível obter recomendações de um consultor do departamento de construção.
No próximo vídeo, você pode assistir a uma visão geral das tintas à base de água Simphony e dicas para escolhê-las.
O comentário foi enviado com sucesso.