Tinta para metal resistente ao calor: como escolher e onde aplicar?
O metal é um material durável, confiável e refratário, suas propriedades têm sido ativamente utilizadas desde os tempos antigos. No entanto, sob a influência de altas temperaturas, mesmo as estruturas mais confiáveis não são fortes o suficiente. Para reduzir os efeitos negativos do calor forte e, idealmente, bloqueá-lo completamente, você precisa usar revestimentos protetores para o metal. Nesses casos, uma tinta especial resistente ao calor é de grande importância.
Peculiaridades
A tinta retardante de fogo possui um nível de proteção variado, propriedades especiais e nuances de aplicação. Existem duas categorias principais: corantes intumescentes e não inchaços. O segundo tipo é muito caro e não muito procurado.
Os parâmetros de proteção são obtidos por meio de reagentes que pertencem a um dos três grupos:
- contendo nitrogênio;
- contendo ácidos fosfóricos e derivados desses ácidos;
- álcoois polihídricos.
As tintas de proteção contra incêndio são 40-60% desses componentes. Em condições normais, funcionam como pintura padrão e verniz e, assim que a temperatura sobe, começa a geração de gases. Forma-se uma camada de coque que reduz o efeito do calor. Apesar da identidade dos princípios de trabalho, as tintas podem ter uma composição química diferente umas das outras.
Portanto, com base no nitrogênio, substâncias como melamina, dicianodiamida e ureia são freqüentemente criadas - elas tornam a tinta menos desgastada. Os principais álcoois poliídricos utilizados pelos profissionais são dextrina, dipentaetrina, pentaeritritol e amido. Além de prevenir o desgaste, os álcoois aumentam a adesão da tinta resistente ao calor ao metal.
Os ácidos contendo fósforo também melhoram a aderência à superfície, garantem a durabilidade da composição da tinta e do verniz. Quando um incêndio começa, o inchaço ocorre muito rápida e intensamente. Como resultado, a formação de fumaça é reduzida, a latência e a queima são significativamente reduzidas. Os principais componentes contendo fósforo nas tintas são: polifosfato de amônio, fosfato de melamina, vários sais e éteres. Quaisquer substâncias retardantes de fogo padrão não emitem gases tóxicos durante um incêndio, portanto, são consideradas as mais seguras possíveis.
Especificações
Em situações normais, a tinta de combate a incêndio não difere muito da tinta padrão, a diferença só começa a aparecer com um aumento significativo das temperaturas, quando a camada superficial é aquecida. Essa circunstância se torna um catalisador para a síntese de oligômeros porosos e sua cura. A velocidade dos processos é determinada pelas nuances da composição química, pelas características da aplicação e pelo grau de aquecimento. O processo em si será assim:
Tinta refratária emite produtos gasosos, que iniciam o processo subsequente e evitam que a temperatura destrua a camada de revestimento. O ácido fosfórico é liberado, formando espuma de coque. Destrói-se o agente espumante que, sob a influência do aumento da temperatura, é preenchido com uma almofada de gases que impede o aquecimento.
Decomposição química de substâncias contendo fósforo: o topo da reação ocorre quando aquecido a 360 graus.
Pirólise de estruturas de rede. Para tintas resistentes ao calor, começa em 340 e continua quando aquecido a 450 graus com intensa formação de espuma nas camadas protetoras.
A uma temperatura de 200 graus, o metal é forte o suficiente, mas assim que o aço é aquecido a 250 graus, ele perde sua resistência muito rapidamente. Quando aquecido a altas temperaturas - 400 graus e acima, as menores cargas podem danificar a estrutura. Mas se você usar boas tintas, poderá manter as qualidades básicas do metal mesmo a 1200 graus. O padrão de proteção é a preservação das qualidades básicas até 800 ° C. A quantidade de tinta que pode manter suas qualidades é determinada por sua composição química e finalidade.
Até agora, os tecnólogos criaram 7 categorias de proteção contra incêndio, as diferenças entre elas são expressas na duração da resistência ao fogo. A 7ª série significa que a proteção funciona por um quarto de hora, e o nível mais alto - 2,5 horas. A tinta resistente ao calor geralmente é capaz de suportar o calor de até 1000 graus. São esses revestimentos que são aplicados a equipamentos de aquecimento e outros sistemas de aquecimento de finalidade semelhante.
Os símbolos nas etiquetas ajudam a descobrir os parâmetros reais. Para fornecer proteção suficiente para o churrasco, vários componentes adicionais são usados - oxigênio, silício, matéria orgânica e pó de alumínio.
O objetivo das composições de alta temperatura é pintar radiadores e motores de transporte, as juntas de alvenaria de fornos de tijolos. Se o aquecimento não for muito alto - como nas partes de uma caldeira a gás - podem ser usados vernizes resistentes ao calor, que não perdem a aparência em temperaturas de 250 a 300 graus.
A tinta resistente ao calor pode ser feita de componentes alquídicos, epóxi, compostos e de silicone. Além disso, os químicos aprenderam a usar silicato de etila, combinações de éster de epóxi e uma série de corantes à base de vidro resistente ao calor para tais fins.
Ao escolher, sempre pergunte como a composição resistente ao fogo é suscetível a rachaduras e outros defeitos mecânicos. Afinal, por causa deles, problemas significativos podem surgir em um momento crítico ...
Visão geral dos fabricantes
Como o desempenho real dos produtos de pintura é crítico, há vários líderes que melhor protegem as estruturas de suporte de carga. Revestimento "Thermobarrier" garante proteção do aço por até duas horas, o nível mínimo é de três quartos de hora.
O custo e os parâmetros das tintas podem variar muito. "Nertex", por exemplo, é criado à base de água e cobre de forma confiável a estrutura contra altas temperaturas.
"Frizol" atende plenamente os padrões de GOST, pode ter as propriedades dos grupos de segundo-sexto. O tempo de uso do revestimento é de um quarto de século, a resistência ao fogo atende a todos os requisitos.
Proteção de marca "Palhaço" funciona bem, mas é aconselhável utilizá-lo apenas em salas onde o nível de segurança seja igual ao do segundo, terceiro ou quarto grupos.
"Avangard" - os produtos da recém surgida empresa de mesmo nome, mas que já conseguiu ganhar sólida autoridade, ficaram famosos por sua excelente relação eficiência e preço.
É importante considerar que as tintas de qualquer marca são menos eficazes do que os revestimentos especialmente desenvolvidos para resistir às chamas e ao calor.
Compromisso
As tintas resistentes ao calor podem transformar o produto em qualquer cor. As composições destinadas a fornos de pintura possuem um excelente nível de proteção anticorrosiva, não se deterioram sob a influência da umidade. Os requisitos obrigatórios para este grupo de tintas são a proteção confiável contra choques elétricos e a capacidade de tolerar o contato com substâncias agressivas.
Todas as propriedades desejadas do revestimento devem ser mantidas tanto em aquecimento significativo quanto em baixas temperaturas, mesmo que as mudanças sejam muito bruscas. Além disso, um parâmetro valioso como a plasticidade deve ser mencionado - a camada decorativa deve esticar após a base de aquecimento, e não dividir. A falta das propriedades necessárias também garante o aparecimento de fissuras após a secagem.
As tintas para trabalhos em metal resistentes ao calor podem ser aplicadas a qualquer tipo de metal ferroso ou liga. A classificação existente subdivide os materiais de coloração de acordo com vários critérios. Em primeiro lugar, a forma de embalagem. Sprays, latas, baldes e barris são usados como recipientes. Outra gradação é feita por métodos de tingimento, que determinam a quantidade de tinta consumida.
Na vida cotidiana, compostos de coloração resistentes ao calor são aplicados em estruturas de metal em banheiras, saunas e em câmaras para secar madeira. Eles cobrem fogões e churrasqueiras, lareiras, radiadores, silenciadores e freios de automóveis.
Visualizações
Na prática, as propriedades decorativas da pintura não são de pouca importância. Na maioria dos casos, os consumidores recebem variedades de prata cinza e preta. Outras tintas são muito menos comuns, embora você possa usar tinta vermelha, branca e até verde, se necessário. A variedade dos principais fabricantes inclui revestimentos foscos e brilhantes para cada tonalidade específica.
Corantes em latas são relativamente baratos em comparação com aerossóis. O aerossol, a um custo aparentemente baixo, é na verdade consumido de forma muito intensiva.
Se você quiser pintar os tambores de freio de um carro, na melhor das hipóteses, você terá que usar uma lata de spray para dois deles. Além disso, há um grande risco de outras peças automotivas ficarem entupidas com tinta, elas devem ser totalmente cobertas durante a operação. O tempo de secagem na maioria dos casos não excede duas horas.
Importante: para colorir metais não ferrosos, existem composições corantes especiais. Certifique-se de perguntar sobre isso no momento da compra.
O que considerar ao escolher?
Com a ajuda de corantes alquídicos e acrílicos, eles decoram os componentes dos complexos de aquecimento - eles serão capazes de transferir o aquecimento até 100 graus. A taxa por quilo do trem varia de 2,5 a 5,5 mil rublos.
Usando misturas de epóxi, as estruturas podem ser pintadasque aquecem até um máximo de 200 graus. Algumas dessas tintas não requerem preparação preliminar. A faixa de preço é bem maior - de 2 a 8 mil.A capacidade do contêiner e a marca do fabricante afetam a etiqueta de preço.
Se precisar de tintas para grelhar ou churrascos, você precisará usar tintas de silicato de etila e epóxi éster. Então, a temperatura de aquecimento permitida será de 400 graus. Usando um composto de silicone de um componente, você pode proteger o metal de aquecer até 650 graus; a base para a mistura é uma resina de silicone polimérica, ocasionalmente misturada com pó de alumínio.
Quando vidro resistente ao calor e compostos são adicionados à tinta, ela pode suportar temperaturas de até 1000 graus. Deve-se notar que as composições mais baratas podem ser usadas para radiadores de apartamento, porque eles não aquecem mais do que 100 graus. Mas os fogões de metal em residências são regularmente aquecidos oito vezes mais forte. Quanto mais alta a barra de aquecimento permitida, mais cara geralmente é a mistura de corantes. Em termos de segurança ambiental e sanitária, os preparados à base de água estão na liderança.
Além disso, você precisa descobrir se uma determinada tinta é adequada para trabalhos externos ou internos. Os corantes brilhantes e claros aquecem mais e emitem calor para o exterior por um período mais longo do que os escuros. Isso é muito importante se você pretende pintar fogões, sistemas de aquecimento.
Recomendações de uso
A aplicação correta de produtos de proteção contra incêndio é crítica para seu funcionamento completo. As superfícies metálicas devem estar completamente limpas e livres de qualquer corrosão. Os menores depósitos de óleos e crostas minerais são inaceitáveis. Além disso, toda a poeira é removida, as superfícies de metal são desengraxadas. É inaceitável colocar tinta retardante de fogo sem um primer preliminar, que deve secar definitivamente até o fim.
A composição é completamente misturada antes do uso com um misturador de construção, é deixado por cerca de meia hora para que o ar saia dele. O melhor método de pintura retardante de chamas é a pulverização a vácuo e, se a área da superfície for pequena, um pincel pode ser dispensado.
O uso de rolos é fortemente desencorajado. Eles criam uma camada irregular que não protege bem contra fogo e altas temperaturas.
Em média, o consumo de tinta retardante de fogo é de 1,5 a 2,5 kg por 1 sq. m. É importante entender que esses indicadores são determinados pela espessura do revestimento, a opção de aplicação e a densidade da composição. A quantidade mínima de tinta é de duas camadas e, na maioria dos casos, são 3-5 camadas.
Quando a estrutura está à vista, pode ser coberta com uma camada decorativa sobre o composto de proteção. A superfície deve ser preparada o mais cuidadosamente possível, obedecendo estritamente ao esquema de coloração e regime de temperatura prescrito pelo fabricante. Faça uma distinção clara entre tintas resistentes ao calor e resistentes ao calor. As últimas composições são adequadas apenas para o projeto das partes mais aquecidas.
Se você decidir pintar as pinças do carro, não as remova - é uma perda de tempo e o risco de danificar os freios. Primeiro, as rodas são retiradas, depois as peças são limpas de placa e ferrugem, só então são pintadas em duas camadas.
Ao preparar o revestimento de um forno de metal, sempre leia as instruções do fabricante para a preparação. Algumas das formulações só podem ser aplicadas após preparação cuidadosa. Quando não existem indicações especiais a este respeito, deve começar por limpar a superfície de todos os vestígios de revestimentos anteriores - óleo, depósitos e sujidade.
Você precisa remover a ferrugem com uma lixa, uma broca com um bico especial ou um conversor de ferrugem químico. Depois de remover até as menores manchas, a camada superior deve ser lavada e seca.
O forno deve ser desengordurado com um solvente, como xileno ou solvente.
A exposição após esse processamento antes da coloração é:
- na rua - 6 horas;
- em sala ou sala técnica - 24 horas.
Os fornos são necessariamente pintados com várias camadas de tinta, que são aplicadas em diferentes direções, cada uma após a secagem da anterior.
Importante: quanto mais alto for o nível de aquecimento permitido, mais fino deve ser o revestimento. Por exemplo, se a tinta é capaz de resistir a temperaturas acima de 650 graus, ela é aplicada com uma camada de no máximo 100 mícrons. Isso se deve à ameaça mínima de corrosão em aquecimento significativo em comparação com o risco de ruptura térmica.
Sempre descubra quão ampla é a faixa de temperatura onde a tinta pode ser usada. Na maioria dos casos, você pode pintar na faixa de -5 a +40 graus. Mas algumas modificações têm recursos mais abrangentes, você definitivamente deve conhecê-los.
Para informações sobre como pintar o sistema de escapamento com tinta resistente ao calor, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.