Removendo tinta de metal: tipos e composição de líquidos
A renovação é uma pequena vida, que, aliás, pode surgir tanto num antigo ninho de família como numa moradia recém reconstruída com um óptimo acabamento. Como as pessoas nem sempre estão suficientemente satisfeitas com o estado técnico e visual interno do espaço de vida, elas começam seu trabalho titânico de introduzir um pedaço de sua alma no interior, retrabalhando tudo o que veio antes delas. Mas nem todo trabalho interno pode ser alterado facilmente. Por exemplo, antes de começar a pintar peças internas, você deve se livrar da tinta velha, principalmente em superfícies de metal.
Nessa situação, a lógica, o destemor e a ação vêm em seu socorro. Na verdade, a primeira coisa que vem à mente é a química. Mas não é o único ... Vamos tentar entender as variedades e métodos de limpeza do metal da tinta, como este ou aquele método pode ser melhor, de melhor qualidade e mais confiável.
Visualizações
Para não se confundir em uma loja de materiais de construção, você deve descobrir como remover tinta de metal.
Três tipos dessa ação o levarão à decisão certa:
- Método mecânico. Maneira grosseira, de longo prazo, dura e conservadora de se livrar. Deve recorrer a ela no caso de necessitar urgentemente de remover esta tinta velha de uma cor horrível de uma superfície de metal e apenas ter à mão um amolador com ferramenta de amolar ou espátulas de metal afiadas.
- Método térmico. Parece que tudo é simples: ele aqueceu a área, raspou a tinta. Lentamente, mas com segurança, você pode alcançar o resultado desejado. Além disso, o método é muito complexo e demorado. E é problemático aquecer a seção de metal para que os pedaços de tinta comecem a se desintegrar por si próprios.
- Método químico. Na era moderna da nanotecnologia, é estranho não usar abordagens científicas. O removedor de tinta antigo mais popular é um removedor de tinta. Este é um removedor especial de várias composições que remove facilmente a tinta velha no metal.
Como esses produtos de limpeza têm uma grande variedade, destacaremos os principais aos quais você deve prestar atenção ao comprar:
- meios para remover tintas à base de água e óleo de tijolos ou concreto armado;
- lavagens universais - uma espécie de "panaceia" para qualquer tipo de tinta em qualquer superfície;
- produtos em pó, ajudam a eliminar os revestimentos de epóxi e poliéster nas superfícies metálicas;
- lavagem expressa, que permite obter um efeito instantâneo em um curto espaço de tempo (às vezes não mais do que 15 minutos). Isso inclui uma variedade de sprays sem álcali.
- Fazendo a escolha certa, você deve se alongar em mais detalhes sobre a composição dessa arruela.
Composição
Qualquer tipo de limpador contém um determinado mínimo químico que levará ao resultado desejado. Depois de processar a área problemática, a tinta amolece e descasca o metal. Este processo continua até que a lavagem tenha evaporado. Portanto, para superfícies revestidas com tinta em várias camadas, a aplicação ocorre em várias etapas. Para acelerar o processo de rejeição, além do componente principal - a soda cáustica - esses limpadores são adicionados com agentes que retardam a evaporação: cera ou parafina. Essas lavagens complexas requerem suporte "pós-operatório" - desengorduramento antes de aplicar uma nova cor.
Géis e pastas merecem atenção especial. São os mais versáteis e fáceis de aplicar em qualquer superfície. Não há por que temer o alto consumo desse tipo de limpador. Eles são aplicados de maneira uniforme, fácil e eficiente: eles não escoam nem mesmo em superfícies verticais e no teto. E ao mesmo tempo, eles têm eficiência máxima.
Existem também dois remédios populares para esfoliar tintas velhas de metal. A conhecida soda cáustica (refrigerante) está no topo desta lista.
Em segundo lugar está uma mini-receita caseira de uma mistura para o processamento de superfícies de metal:
- 250 ml de amônia;
- 1 litro de água;
- 2 kg de giz.
10% de amônia é misturada com um litro de água, onde o giz é adicionado. Acontece um mingau homogêneo, que é aplicado em áreas problemáticas. Depois de algumas horas, a tinta vai inchar e pode ser removida da superfície. Claro, esse método está muito desatualizado, o mercado moderno está pronto para oferecer para substituí-lo por meios novos e mais eficazes para combater a tinta indesejada no metal. Os especialistas modernos, de forma deliberada e sem medo, usam na prática misturas de lavagem especializadas.
Consumo
A sabedoria popular russa parafraseada diz: "Quantas garrafas não levam, ainda funcionam duas vezes". Claro, em uma situação tão penosa como a renovação, eu realmente quero evitar esse desenvolvimento de eventos. Normalmente, cada frasco de removedor contém uma descrição curta ou completa do líquido usado. Pode ser um produto programado por metro quadrado, ou instruções detalhadas de consumo para todas as ocasiões: a quantidade de gramas por superfície, devido à espessura do revestimento tratado.
Existe outra maneira de determinar a quantidade de lavagem necessária para sua aplicação específica. Os profissionais da construção civil recomendam observar mais de perto a espessura da camada de tinta para que a quantidade de removedor seja igual a este indicador. Pode não ser o mais conveniente, mas na maioria das vezes ajuda a atingir o objetivo.
Independentemente da quantidade de removedor que você usar, lembre-se de que quanto mais espessa for a camada de tinta, mais você precisará removê-la. E mais tempo demorará para trabalhar na área do problema.
Como remover?
Vejamos um exemplo dos processos mais complexos: remoção de tinta em pó de uma superfície de metal e remoção de cor de alumínio. O primeiro método é complicado pelo fato de o pó ser uma das tintas e vernizes mais duráveis, que não se presta a nenhuma limpeza mecânica.
Para remover tal revestimento de metal, você deve realizar o seguinte procedimento:
- O mais importante é proteger a si e à sua saúde: use luvas de borracha e óculos de segurança.
- Se o objeto de limpeza não for muito grande e puder ser segurado, recomenda-se mergulhá-lo completamente na solução de lavagem.
- Até que a tinta inche completamente, a solução deve ser constantemente agitada e, se necessário, aquecida (as propriedades químicas do removedor para tintas em pó funcionam melhor em altas temperaturas). Depois disso, resta esperar não mais do que 20 minutos.
- Quando houver um efeito visível do processo, retire nosso objeto e limpe-o da tinta descascada com uma espátula.
- O fosfato de sódio, ou melhor, sua solução, ajudará a remover os restos de tinta e detergente. Claro, você também pode usar uma grande quantidade de água comum. Mas deve ser constantemente aquecido para o efeito máximo.
Quanto à remoção de tinta de superfícies de alumínio, este assunto deve ser abordado com o máximo cuidado. O alumínio é um material muito caprichoso e até delicado. Nas lavagens modernas, o álcali é amplamente utilizado como componente principal. E para esse metal, isso é praticamente a morte.Construtores e reparadores experientes aconselham o uso de sprays especiais sem álcali na composição, que podem ser facilmente pulverizados sobre superfícies de alumínio de qualquer tipo, mesmo nos locais mais inacessíveis.
Falando sobre casos mais simples e compreensíveis de remoção de tinta velha do metal, várias etapas desse processo podem ser distinguidas:
- limpe a superfície de poeira e sujeira;
- aplique um agente de limpeza em uma superfície de metal (você pode usar um pincel, rolo ou pistola);
- aguarde o tempo indicado na embalagem da lavagem;
- remova os pedaços descascados com uma escova dura ou espátula;
- repita a lavagem se necessário;
- elimine os restos do agente de limpeza (a lista de medicamentos costuma ser indicada pelo fabricante na embalagem ou nas instruções de uso).
As instruções passo a passo são boas para os construtores iniciantes que decidiram limpar os produtos de metal da tinta. Embora haja uma série de nuances, todas as sutilezas desse processo só podem ser aprendidas empiricamente.
Dicas úteis
Para tornar o processo de limpeza de uma superfície de metal com tinta velha o mais fácil, rápido e eficaz possível, você deve prestar atenção a essas verdades simples:
- lavagem preliminar da superfície a ser limpa da tinta. Os produtos químicos domésticos comuns vão caber em você, uma vez que não têm apenas propriedades de limpeza, mas também de desengorduramento. É graças a esta preparação preliminar que o removedor químico poderá penetrar profundamente no revestimento metálico;
- Se você escolheu um produto que não contém parafina ou cera, o polietileno comum ajudará a reduzir a taxa de evaporação do removedor. Devem cobrir a superfície tratada com solvente e manter o tempo especificado nas instruções;
- frequentemente, para o próximo estágio de limpeza (após descascar a tinta), são utilizadas escovas de metal duro, raspadores ou espátulas. No entanto, os construtores de projetos de grande escala compartilham mais um segredo: a remoção da tinta inchada usando um jato de água de alta pressão;
- para não danificar o próprio metal (base pintada), é necessário escolher um removedor adequado para um material específico e uma tinta específica. Caso contrário, como no caso de revestimentos de alumínio, é repleto de deterioração da base e resultado de baixa qualidade;
- a mistura de solventes de composições diferentes não é perigosa, mas é totalmente ineficaz. Você não pode apenas perder dinheiro e tempo, mas também sair pela culatra;
- A ventilação constante e máxima da sala onde a limpeza é realizada não é apenas importante, mas uma das condições mais importantes e obrigatórias do processo.
O laborioso e complexo processo de limpeza de produtos metálicos de tintas velhas torna-se mágico, se levarmos em conta todas as nuances e recomendações de especialistas experientes. Meios corretamente selecionados, aderência a todas as precauções e a vontade de derrotar o revestimento irritante são os principais componentes do sucesso neste assunto.
Como remover tinta de metal com um limpador, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.