Consumo de tinta por 1 sq. m de área da parede: calculamos de acordo com o material selecionado

Contente
  1. Fatores de consumo
  2. Tipos de tintas
  3. Fabricantes
  4. Superfície a ser tratada
  5. Método de aplicação

Hoje, a pintura se tornou a forma mais comum de decorar paredes. Quase todo dono de casa pode transformar pessoalmente o interior de seu apartamento usando apenas tinta. O custo final da obra dependerá da competência com que for feito o cálculo do corante necessário, sendo possível evitar a compra de uma quantidade excessiva de tinta.

Fatores de consumo

Antes de começar a contar a quantidade de tinta que será necessária durante o acabamento de um cômodo ou de um apartamento inteiro, é necessário estudar todos os fatores que afetam o consumo dessa composição. Normalmente, o consumo do agente de coloração é calculado por 1 m2 de superfície.

Parece a muitos que o cálculo é muito simples: é preciso medir a área de superfície das paredes e do teto que precisam ser processadas e, tendo estudado as instruções oferecidas na embalagem do produto, você pode começar a trabalhar. Mas isso é ao longo da "trajetória" ideal, ou seja, quando a área é absolutamente lisa.

Na verdade, muitos fatores afetam a quantidade de tinta consumida:

  • a forma como a pintura é aplicada;
  • Cor;
  • tipo de composição;
  • o tipo de superfície a ser tratada.

É necessário levar em consideração todos os aspectos acima para calcular corretamente a quantidade de mistura necessária.

Tipos de tintas

A fluidez da tinta e o seu tipo são os principais fatores que influenciam na contagem. Este indicador é denominado "poder de cobertura" e difere em todos os tipos de mistura.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é uma mistura de dispersão aquosa à base de acrílico. Na tinturaria, são utilizadas pastas de cores especiais, que também são criadas a partir dessa matéria-prima. A superfície a pintar terá uma cor mate.

Composições deste tipo são amplamente utilizadas em reparos internos e externos. Uma das principais vantagens da composição acrílica é que é resistente à radiação ultravioleta, por isso adere muito bem às paredes da fachada e não perde a cor com o sol. As qualidades decorativas são preservadas por 5 anos.

1 litro por 8 metros quadrados - é o consumo da mistura acrílica na pintura da superfície das paredes. Aqui, o cálculo vai para uma camada. No entanto, este indicador pode ser diferente para tintas de fabricantes diferentes.

A quantidade de produto que você precisa durante o trabalho depende da qualidade do produto. As paredes com tinta acrílica são cobertas com pelo menos duas camadas, de preferência três.

É aconselhável pré-revestir as paredes com primer, pois isso reduzirá significativamente o consumo de material.

Você também pode fazer um primer para tinta acrílica com suas próprias mãos. Para fazer isso, misture o acrílico branco com água e aplique nas paredes.

A proporção deve ser 50/50. Os tetos são revestidos com tinta látex fosca.

Tinta à base de água

Esta variedade não é resistente à humidade, uma vez que se baseia em solução aquosa. Para lhe conferir propriedades repelentes de água, vários aditivos são usados.

Em primeiro lugar, seu consumo por metro quadrado dependerá da espessura da tinta à base de água. m. Se a mistura for muito espessa, deve ser diluída com água. A emulsão deve ser aplicada em camada fina. Depois que a primeira camada secar completamente, você precisa passar pela tinta mais uma vez.

O cálculo das tintas à base de água é feito a partir dos padrões de 1 litro por 10 m2 de área pintada.Mas, na realidade, este indicador pode variar de 1 litro por 6 m2 a 1 litro por 18 m2, por isso torna-se muito mais difícil fazer um cálculo preciso. Tudo vai depender de fatores colaterais: a estrutura da área, densidade e cor.

Pintura a óleo. Durante a produção de tais composições, óleo secante é freqüentemente usado. Ele atua como um solvente. Depois de tal composição ser aplicada à superfície, ela começa a polimerizar ao ar fresco.

O esmalte PF-115 é a composição mais comum de tintas a óleo, ele pode criar um filme de maior resistência. Este filme tem uma textura uniforme. Se você pintar a parede em uma camada, o consumo aproximado de tinta será de 120-130 gr. por 1 m2.

Ao calcular a quantidade, é preciso saber que o consumo de tinta a óleo vai depender da cor. A densidade da mistura utilizada tem grande influência no "poder de cobertura" dos pigmentos.

Abaixo estão alguns exemplos de indicadores de consumo de mistura por 1 kg:

  • cor preta - até 20 m2;
  • cor azul - até 17 m2;
  • cor azul - até 15 m2;
  • cor verde - 13 m2;
  • cor branca - até 10 m2;
  • cor amarela - até 10 m2.

De acordo com os dados acima, você pode ver: quanto mais clara a cor, menor a superfície pode ser coberta com ela.

Fabricantes

Abaixo está uma lista dos melhores fabricantes de tintas e vernizes:

  • Dufa superweiss - difere em durabilidade e pureza de cor. A tinta é utilizada em pequenas divisões, permite aumentar visualmente o volume do espaço.
  • Caparol CapaSilan - o fabricante concentra-se em revestimentos de teto de silicone. A tinta tem a capacidade de cobrir pequenas fissuras de até 2 mm.
  • Dulux - a melhor opção na pintura de tetos. País de origem - Grã-Bretanha.
  • "Desconto Halo" - tinta de teto que seca 1,5 - 2 vezes mais rápido do que tintas de outros fabricantes.
  • Tikkurila Euro 7 - uma opção muito cara com excelente qualidade de produto. A tinta é resistente aos raios ultravioleta.
  • Ceresit CT 54 - tintas e vernizes para trabalhos de fachada. O produto possui propriedades antifúngicas.
  • SNIEZKA EKO - adequado para uso em qualquer tipo de superfície. No entanto, a taxa de fluxo é bastante grande, o que é uma desvantagem significativa.
  • "Especialista" - pintura do fabricante DEKART. A única desvantagem do produto é a espessura excessiva. Isso pode ser resolvido, mas o problema não está indicado nas instruções da embalagem.
  • "Tex pro" - uma opção de tinta bastante econômica, caracterizada pela ausência de um odor pungente.

Superfície a ser tratada

O cálculo do consumo de tinta também depende do tipo e da textura da superfície a ser pintada. O indicador de consumo pode aumentar significativamente se a tinta for aplicada sobre gesso ou concreto, e uma superfície lisa e densa, por exemplo, chapa de aço ou aço galvanizado, reduz significativamente esse indicador.

Hoje, as pessoas recorrem a uma variedade de métodos para reduzir a porosidade de uma superfície. As estruturas de madeira são pré-lixadas e cobertas com várias camadas de óleo secante, a base é coberta com uma composição de primer.

Os primários são projetados para preencher pequenos poros e pequenas fissuras na superfície a ser pintada. Isso reduz o nível de absorção da pintura, evitando custos de pintura desnecessários.

Método de aplicação

A forma como a tinta é aplicada também tem impacto sobre a quantidade de material que terá de ser usado.

Se você usar uma pistola de pulverização durante o trabalho de pintura, pode economizar até 10-15% da mistura de tinta e verniz do que ao trabalhar com um rolo ou pincel.

É verdade que o uso de uma pistola pulverizadora nem sempre é adequado.

Tendo estudado as informações acima, quase todos serão capazes de calcular corretamente quanta composição precisará, mesmo sem as habilidades especiais de um gesso-pintor. É claro que muitos aspectos afetam esse indicador, por isso mesmo os profissionais não conseguem fazer um cálculo preciso, mas o consumo aproximado da mistura sempre pode ser calculado.

Para obter informações sobre como determinar o consumo de tinta, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário