Pistolas de spray para pintar tetos e paredes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Dicas de Seleção
  4. Como pintar corretamente?

Uma pistola de pulverização é uma ferramenta projetada para aplicar pigmento, primer, verniz, esmalte e outros compostos em superfícies horizontais e verticais. Os pulverizadores são vendidos numa vasta gama - existem vários tipos de modelos no mercado para uso doméstico e profissional. Considere os tipos de pistolas pulverizadoras, seus prós e contras, regras de seleção e sutilezas de operação.

Peculiaridades

Um pincel ou rolo é freqüentemente usado para pintar paredes e tetos em um apartamento. O uso dessas ferramentas é justificado se você precisar processar uma pequena área. No entanto, ao planejar um trabalho em grande escala, é recomendável comprar um pulverizador de tinta especial. É muito melhor do que um pincel e rolo de pintura por vários motivos:

  • permite aplicar pigmentos de coloração e outros compostos em uma camada fina e uniforme;

  • promove o consumo econômico (reduz o volume de material usado em até 40% em relação a um rolo);

  • elimina a formação de estrias e o aparecimento de cerdas da escova, o que melhora significativamente a qualidade da reparação;

  • contribui para um aumento significativo da produtividade do trabalho.

A pistola é fácil de usar, graças à qual até um iniciante entenderá os meandros de sua operação. Os fabricantes anexam instruções detalhadas com o dispositivo, que descrevem as regras de uso do equipamento - se você tiver alguma dúvida, pode encontrar informações detalhadas nelas.

As desvantagens das pistolas de pulverização incluem seu alto custo em comparação com um rolo. No entanto, seu preço é compensado pela alta velocidade dos trabalhos executados, o que leva à rápida finalização das atividades de pintura. Usando uma pistola de pulverização, você pode economizar não apenas o tempo gasto em reparos, mas também energia.

Outra desvantagem típica das pistolas de pulverização é a liberação de partículas do material pulverizado para o meio ambiente.

Para evitar que atinjam os olhos e órgãos respiratórios, recomenda-se o uso de respiradores e óculos de proteção especiais durante o trabalho.

Variedades

Modelos mecânicos domésticos de pulverizadores de tinta têm um dispositivo semelhante. Visualmente, os dispositivos mais simples lembram uma pistola com alavanca, dotada de cabo e tanque para o material pulverizado. O recipiente para o pigmento, dependendo do projeto, está localizado na parte superior, inferior ou lateral da pistola de pulverização. As pistolas pulverizadoras também são classificadas por tipo de acionamento.

Manual

Esses são os modelos mais simples de design e orçamento. Eles são usados ​​para aplicar composições à base de água, soluções de cal e giz. O design dos modelos mecânicos inclui um recipiente de solução e tubos de saída. Esses dispositivos destinam-se a pequenos trabalhos de pintura, caiação de jardins e árvores de rua.

As vantagens dos modelos manuais:

  • disponibilidade financeira;

  • confiabilidade devido à simplicidade do design;

  • aumento de pressão sem custos de recursos adicionais.

As pistolas de pulverização mecânicas apresentam várias desvantagens significativas. As principais desvantagens incluem baixa produtividade, incapacidade de fornecer pressão constante, coloração irregular quando a alavanca é pressionada de forma desigual.

Uma pistola de pulverização portátil oferece a qualidade de cor mais baixa em comparação com outros tipos. No entanto, se for necessário processar pequenas áreas, é melhor dar preferência apenas a esses modelos - esta é a melhor alternativa ao pincel ou rolo.

As pistolas pulverizadoras portáteis incluem o dispositivo Zitrek CO-20. O aparelho pesa 6,8 kg e a capacidade do tanque é de 2,5 litros. Produtividade máxima - 1,4 l / min. Projetado para trabalhar com compostos cuja densidade não exceda 1,3 * 10³ kg / m³.

A pistola é de corpo metálico, o que a torna resistente a diversos tipos de solicitações mecânicas.

Elétrico

As pistolas elétricas são muito procuradas pelos DIYers devido ao seu tamanho compacto, baixo peso e faixa de preço médio. O equipamento pulveriza tinta usando a pressão gerada por uma bomba embutida. Como não há fluxo de ar direcional para essas pistolas, sua qualidade de pintura é inferior à das pistolas pneumáticas. No entanto, essa ferramenta pode ser um assistente confiável para pintores domésticos.

Vantagens das pistolas elétricas:

  • facilidade de gerenciamento;

  • a capacidade de realizar trabalhos em diferentes ângulos devido ao tubo elástico de entrada;

  • Boa performance;

  • Baixo consumo de energia.

As desvantagens de tal equipamento incluem a dependência da rede elétrica de 220 V e a faixa limitada do comprimento do fio.

As desvantagens dos usuários também incluem a necessidade de medidas preventivas para aumentar a durabilidade do dispositivo.

O topo dos corantes elétricos mais populares inclui o modelo Elitech KE 350P. Ocupa a primeira linha na classificação dos pulverizadores de tinta de rede. Este é um equipamento HVLP do tipo pneumático (baixa pressão e alto volume) com uma potência nominal de 350 watts. Graças aos ajustes fornecidos, é possível ajustar a intensidade do fornecimento do material de coloração. O dispositivo é projetado para trabalhar com compostos cuja viscosidade não exceda 60 DIN. O modelo vem equipado com um recipiente plástico de 700 ml.

Pneumático

Essas pistolas de pulverização são classificadas como profissionais. Os dispositivos são considerados versáteis, pois podem ser usados ​​para aplicar várias composições em superfícies. Por exemplo, permitem envernizar produtos de madeira, pintar paredes com tinta à base de água, tratá-las com massa, primer e outros meios. Os pulverizadores de tinta pneumática são projetados para realizar uma grande quantidade de trabalho - sua produtividade pode chegar a cerca de 400 m2 em 1 hora.

Outros benefícios do equipamento pneumático incluem:

  • garantindo pressão constante, devido à qual a composição aplicada fica na superfície em uma camada uniforme;

  • a capacidade de regular os parâmetros operacionais;

  • a velocidade do trabalho de reparo.

A pulverização de tinta em dispositivos pneumáticos é realizada com ar comprimido. A pressão necessária no sistema é gerada por um compressor - deve ser adquirido separadamente, o que acarreta custos financeiros adicionais. Desvantagens significativas também incluem a presença de mangueiras que reduzem a mobilidade do equipamento e o alto nível de ruído do compressor em operação.

Entre os pintores profissionais, a pistola de pulverização popular é o modelo Stels AG 950 LVLP. Equipamentos confiáveis ​​e de alto desempenho são projetados para a aplicação de revestimentos decorativos de acabamento em várias superfícies. O peso do aparelho é de 1 kg, a capacidade é de 600 ml, a pressão de trabalho é de 2 atm.

O corpo de metal do dispositivo o torna resistente a tensões mecânicas e o revestimento de cromo polido protege a pistola de pintura de corrosão e desgaste prematuro de forma confiável.

Recarregável

As pistolas pulverizadoras são consideradas móveis se tiverem uma fonte de alimentação no seu design. Graças à bateria recarregável, o dispositivo é caracterizado pela mobilidade - esta é a sua principal vantagem. Não depende da rede elétrica, podendo ser operado em campo.

As desvantagens dos modelos de bateria incluem um tempo limitado de operação contínua (não mais que meia hora para a maioria dos dispositivos no mercado) e um preço mais alto em comparação com atomizadores de rede. além do mais por causa da bateria embutida, os aparelhos são pesados, o que dificulta seu funcionamento.

Dicas de Seleção

Para não ficar desapontado com a compra, é necessário prestar atenção a vários parâmetros importantes ao escolher um pulverizador de tinta.

  1. Material do tanque. Os modelos mais confiáveis ​​são equipados com recipiente de alumínio com revestimento anticorrosivo. Em termos de resistência, os tanques de plástico são muito inferiores aos de metal.

  2. Localização do reservatório de pigmento. A maioria dos modelos tem na parte superior ou inferior. Para pintar o teto, o melhor é escolher um aparelho com uma disposição lateral ou inferior do recipiente, para paredes - com uma superior.

  3. Diâmetro do bico. Os tamanhos ideais variam de 1,3 a 1,5 mm. É conveniente trabalhar com ferramentas com tais diâmetros de bico com a maioria dos tipos de tintas, enquanto se obtém um revestimento uniforme de alta qualidade.

  4. Desempenho do dispositivo. A velocidade de trabalho depende diretamente deste indicador. A produtividade mostra o volume de solução pulverizada em 1 minuto. Para as necessidades domésticas, recomenda-se levar um pulverizador de tinta com uma vazão de pelo menos 0,8 l / min.

Ao escolher um frasco de spray, é importante prestar atenção ao seu peso. Ao usar aparelhos muito pesados, o mestre rapidamente se cansa e perde tempo em descanso. Os dispositivos mais convenientes em operação são aqueles cujo peso não excede 2 kg.

Como pintar corretamente?

A qualidade da coloração depende de muitos fatores. Em primeiro lugar, é influenciado pelo nível de preparação da superfície e a aplicação correta do pigmento.

Preparação

O trabalho inclui a remoção de materiais de revestimento antigos, desmontando a massa se necessário. Se a camada anterior estiver segurando firmemente, você pode deixá-la. Qualquer irregularidade nas superfícies do teto e da parede deve ser reparada. Para isso, utiliza-se massa. A solução é aplicada com espátula. Se precisar aplicar várias camadas, é importante esperar até que a anterior esteja completamente seca - isso levará cerca de 24 horas.

Antes de usar a pistola de pulverização, certifique-se de que as superfícies estão perfeitamente planas. Se aspereza, saliências e outros defeitos forem encontrados, eles devem ser esfregados com uma lixa.

Recomenda-se aplicar como primário as superfícies secas preparadas para aumentar a adesão do pigmento à base. Os primers podem ser aplicados com pincel, rolo ou spray.

Antes de pintar, é necessário diluir adequadamente a "emulsão aquosa". Normalmente, para obter uma cor específica, o artesão mistura tinta branca com um esquema de cores da tonalidade desejada.

Ao diluir, é recomendável observar as proporções selecionadas, caso contrário a cor pode ficar irregular.

Pintura de tetos

Depois de preparar a superfície, o pigmento e a pistola, pode-se iniciar o trabalho de pintura. Antes de pintar, é recomendável verificar a pistola, fazendo alguns "respingos" preliminares em papelão ou papel grosso. Ao aplicar a composição, não deve haver manchas e respingos. Ajuste a largura da tocha, se necessário.

Ao aplicar tinta no teto, segure a pistola perpendicular à base a uma distância de 30 a 50 cm. Para garantir uma cobertura uniforme, é recomendável fazer movimentos suaves com a ferramenta.

A velocidade aproximada do bico não deve ser superior a 1 m em 5 s. Não guarde o funil de pulverização em um só lugar - isso fará com que a camada fique mais espessa, obtendo um tom mais intenso.

Os pintores profissionais recomendam a pintura de superfícies em 3 camadas. Eles precisam ser aplicados alternadamente, esperando cada um secar completamente.

Se você pintar novamente a camada úmida, o pigmento pode ficar desigualmente e logo descascar. Nesse caso, o trabalho deverá ser repetido desde o início.

Pintando as paredes

Pintar superfícies de parede é semelhante a pintar tetos. Antes do trabalho, o revestimento antigo também é removido, é feito o reboco, o nivelamento, o esmerilhamento, o primer. A coloração deve começar nos cantos mais distantes e seguir em direção à porta da frente. A tocha deve se mover do teto para o chão.

Recomenda-se aplicar pelo menos 3 camadas de pigmento (a quantidade depende diretamente da viscosidade da composição corante). A cobertura com cada nova camada deve ser feita através da anterior. Se a primeira foi sobreposta verticalmente, a segunda cor será vertical.

Após o uso do equipamento, ele deve ser bem enxaguado e seco, e a seguir armazenado em local seco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário