Como escolher a tinta de polímero?
Antes de pintar uma superfície específica, muitos se perguntam qual tinta é melhor escolher. Hoje, uma das mais populares é a tinta de polímero, que apresenta muitas vantagens em relação a outras composições de coloração e diversos recursos. Vamos considerar as principais características distintivas dos corantes poliméricos.
Conceito e recursos
Polímero ou tinta plástica é uma mistura à base de polímeros (formadores de filme), pigmentos corantes, endurecedores e plastificantes. Substâncias adicionais afetam as qualidades básicas do revestimento - espalhamento, adesão à superfície de um objeto e outros. Essa tinta é produzida em duas formas - seca (pó) e líquida, onde um solvente é adicionado.
As tintas de polímero em pó diferem significativamente dos tipos líquidos em suas propriedades: eles não se prestam à dissolução na água, mas o meio para a sua dissolução é o ar. Eles também são inodoros, mas possuem uma enorme paleta de cores. Essas tintas são fáceis de transportar e armazenar. Para este tipo de aplicação, não há necessidade de primer preliminar da superfície, e não há emissão de vapor, o que os torna uma forma ecologicamente correta e econômica.
Apesar de muitos fatores positivos, as tintas em pó têm uma desvantagem tangível - esta é a técnica de aplicação. Para aplicá-lo na superfície, são necessários equipamentos caros, que nem todas as organizações podem pagar, ou uma pistola de pulverização especial.
Também será necessário um forno especial para consolidar o efeito da tinta. Esses fatores complicam significativamente o trabalho com esse tipo em casa.
Vantagens
Independentemente da consistência da tinta, ela traz muitos benefícios.
- Alta capacidade de penetração até mesmo na menor camada superficial. Isso cria uma camada protetora no objeto contra água e corrosão.
- Alta resistência à luz solar. Essa qualidade permite que você proteja a superfície contra desbotamento e apagamento de cor.
- Resistência a danos mecânicos e químicos, já que os polímeros criam uma camada bastante espessa no objeto.
- Resistente às mudanças de temperatura.
- Preço acessível.
- Lucratividade. Essa tinta pode ser aplicada em uma camada, portanto, uma lata é suficiente para uma grande área.
- Uma variedade de tipos e uma ampla gama de cores. Devido a isso, esta tinta é amplamente utilizada para a decoração de aposentos e antiguidades.
- Versatilidade. Absolutamente todos os tipos de superfícies, metal, madeira e vidro, sofrem polimerização.
Pelas suas peculiaridades, essa tinta é um competidor valioso no mercado de tintas. E a variedade de espécies e tonalidades permitirá ao comprador escolher a opção desejada.
Tipos e propósito
As tintas de polímero podem ser divididas em dois grandes grupos - tintas para uso externo e interno.
Para uso externo, poliéster, produtos de poliuretano são usados. Na maioria das vezes, cobrem a fachada de um edifício, móveis e suas peças, carrocerias de automóveis. Essas tintas são altamente resistentes a extremos de temperatura e precipitação atmosférica. Ao mesmo tempo, distinguem-se pelas boas propriedades de fixação em qualquer superfície, portanto, são utilizados para a decoração de móveis. Uma grande seleção de cores dessa tinta permitirá que você encontre a substância necessária que parecerá organicamente com o design geral da sala.
A tinta de poliuretano também pode ser usada como base para outro tipo de corante.
Para uso interno, são utilizadas principalmente tintas epóxi, acrílicas e poliéster secas.
As principais propriedades desses fundos são:
- boa adesão a qualquer tipo de superfície;
- alta resistência a danos mecânicos e químicos;
- boa tolerância a ácidos, óleos, álcalis;
- resistência às mudanças de temperatura e umidade;
- resistência à luz solar: portanto, a aparência original do produto, pintada com tinta acrílica, mantém sua aparência original há muitos anos;
- tempo de secagem rápido;
- composição ambientalmente correta.
As tintas em pó de poliéster são uma excelente opção para a decoração de móveis, metais e produtos de concreto. Freqüentemente, eletrodomésticos (geladeira, fogão, forno de micro-ondas) e carroceria são cobertos por este tipo.
Dependendo da superfície utilizada, a tinta é dividida nos seguintes tipos: tinta para metal, madeira, concreto.
A tinta metálica também é chamada de plástico líquido e cria um filme invisível, mas durável na superfície.
Esta superfície protege objetos contra corrosão, mudanças de temperatura, luz solar e alta umidade. Por isso, é escolhida para a pintura de ferragens metálicas de varanda, portas de garagem ou cerca metálica no país. É frequentemente utilizado para acabamento de tubos e peças para piscinas, instalações residenciais e industriais, condutas de aquecimento.
O plástico líquido também é usado para superfícies de madeira, protegendo-as contra o apodrecimento e o envelhecimento prematuro.
Para a madeira, opta-se principalmente pela tinta de poliuretano à base de acrílico, que permite uma utilização segura tanto em interiores como em exteriores. Uma rica paleta permitirá que você pinte lindamente a fachada de uma casa de verão ou uma cerca de madeira, inserções de madeira no apartamento.
Também pode ser utilizado para pavimentação tanto em apartamento como no campo. Essa tinta protege a superfície dos danos químicos e mecânicos, da precipitação e do azar dos insetos. Os produtos de madeira tratados com esta tinta não têm medo das mudanças de temperatura e umidade, bem como do desbotamento da cor pelo sol.
Para superfícies de concreto, vale a pena escolher o plástico líquido, pois:
- possui alto grau de resistência a danos mecânicos;
- possui boa propriedade de aderência, portanto, não é necessário pré-preparar o concreto antes da pintura;
- resistente a vários agentes abrasivos e químicos;
- permite que você crie uma superfície fosca e brilhante;
- tem muitos tons.
A tinta é usada para acabamento de pisos de concreto na garagem, armazém de produção e cave. Ele pode ser usado para pintar paredes em instalações residenciais e industriais.
Também pode encontrar à venda: tintas poliuretânicas monocomponentes e bicomponentes.
O primeiro tipo é uma composição de um solvente orgânico com componentes acrílicos e de poliuretano. Isso permite que seja usado em ambientes internos, tornando a superfície mais densa e protegida.
O segundo tipo é obtido pela mistura de dois ou mais componentes. A peculiaridade deste tipo é a solidificação instantânea, na criação de figuras independentes e encartes. Os designers gostam de usar essa substância no projeto paisagístico, para cobrir a fachada de casas e pequenas estruturas arquitetônicas. Pode ser usado para decorar acessórios, móveis, paredes e tectos na casa de banho, WC e até mesmo numa varanda ou terraço.
Para escolher o tipo certo de tinta e obter o resultado desejado, vale a pena seguir algumas regras.
Dicas para seleção e uso
A tinta de polímero é um tipo bastante popular, pois seu escopo de aplicação é amplo o suficiente - da pintura de carros a pisos de concreto e cercas de madeira. Nesse sentido, na hora de escolher este tipo, vale a pena conhecer as regras básicas.
- Em primeiro lugar, você precisa decidir a superfície e o local da coloração. Para mudar a cor da superfície interna da sala, você precisará de uma pintura segura e ecologicamente correta. É aconselhável escolher uma composição de secagem rápida. E para trabalhos externos, você deve escolher uma tinta que seja resistente às mudanças de temperatura e umidade. E também tem boas propriedades protetoras.
- Material de superfície. Portanto, para objetos de metal vale a pena levar tinta com propriedades anticorrosivas, e para madeira, uma mistura com proteção contra insetos.
- Obtendo a superfície desejada - fosca, brilhante. A superfície brilhante é mais prática de usar e fácil de limpar. O brilho também permite ampliar visualmente o espaço e adicionar luz. O mate confere sofisticação e visual nobre aos itens. E em alguns itens parece incomum. Por exemplo, a carroceria de um carro com acabamento em veludo. Outro efeito fosco permite mascarar arranhões e pequenos defeitos.
- Considere sua paleta de cores de pintura com antecedência. Uma vez que o poliuretano tem muitas cores e tonalidades, pode caber em qualquer interior. Se surgirem dificuldades na escolha de uma cor, então você deve escolher as opções clássicas - branco, preto, cinza, marrom.
- É importante verificar a data de validade e o fabricante. É preferível dar preferência a uma marca conhecida e comprovada.
Como aplicar corretamente?
Após a seleção da tinta, é necessário aplicá-la corretamente na superfície. Nesse caso, é necessário seguir os conselhos de especialistas.
- Ao pintar em interiores, especialmente em áreas residenciais, você deve criar uma boa ventilação. Para fazer isso, abra janelas e portas. Para substâncias seguras e atóxicas, só se pode usar máscara, e sair da sala para ventilação após o término do trabalho.
- Observe as precauções de segurança. Use máscara ou respirador, roupas de proteção ou desnecessárias - no caso de respingos de tinta, luvas.
- Prepare todas as ferramentas necessárias em um só lugar - rolo, pincel, palete, tinta.
- Se necessário, prepare a superfície com antecedência - aplique primer, nivele a superfície, sele rachaduras e rachaduras, remova a tinta velha ou a massa.
- Ao aplicar a segunda camada, deixe a primeira camada secar completamente. Em alguns casos, esse tempo pode ser de até 24 horas.
A tinta poliuretânica é um material muito difundido e multiespécies para acabamento de instalações residenciais e não residenciais, devendo, na sua escolha e aplicação, seguir certas regras.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.