Tinta metálica: características e sutilezas de escolha

Contente
  1. Recursos de superfície
  2. Tipos de tinta: vantagens e desvantagens
  3. Cores
  4. Como escolher?
  5. Fabricantes famosos e análises
  6. Dicas úteis

Nosso tempo é marcado pelo surgimento dos materiais mais recentes em uma base sintética, mas isso não nega o uso generalizado do metal. As estruturas feitas dele são parte integrante dos prédios de apartamentos, assim como na construção suburbana - o uso é ainda mais ativo.

A popularidade do metal se deve às suas propriedades, como relação qualidade-preço, resistência, resistência a temperaturas extremas. No entanto, este material também tem seu próprio "calcanhar de Aquiles" - suscetibilidade à corrosão, por isso deve ser coberto com tinta.

Recursos de superfície

Ao realizar trabalhos de reparo, é preciso lembrar que qualquer estrutura de ferro necessita de proteção com agentes anticorrosivos. Para isso, deve-se aplicar um primer, criando uma camada invisível no revestimento, sem a qual a umidade não chega à superfície.

A superfície das estruturas metálicas pode ser integral ou conter vestígios de destruição. A avaliação da camada externa determina a escolha da tinta - para metal ou para ferrugem... Além disso, o produto pode ser feito de metal preto, não ferroso, galvanizado e qualquer outro tipo de metal. Isso também é de grande importância ao escolher um revestimento protetor. Por exemplo, os metais não ferrosos são pintados com um esmalte especial de um componente.

Sua peculiaridade é que, após a pintura, a estrutura fica protegida de desgastes, bem como da corrosão por influência das precipitações.

Além disso, a superfície pode variar em área: pode ser grande e pequena, pode ser ondulada, como uma cerca, ou pode exigir um acabamento espelhado, como uma asa de carro. Os produtos podem ser colocados tanto em ambientes externos quanto internos, o que também exigirá diferentes tipos de revestimentos e métodos de aplicação.

O radiador do radiador do aquecimento central e o puxador de “bronze” da porta da frente requerem diferentes tipos de tintas e métodos de pintura completamente diferentes uns dos outros.

Tipos de tinta: vantagens e desvantagens

Os principais tipos de tintas são:

  • alquídico;
  • acrílico;
  • epóxi;
  • óleo.

O esmalte epóxi é extremamente tóxico devido aos seus componentes constituintes. Portanto, ele é usado muito raramente.... Ele é projetado para proteger o metal do aquecimento a altas temperaturas.

V pinturas à óleo os principais componentes são óleos naturais e óleo secante. Eles não suportam mudanças de temperatura, porque usado principalmente para decoração de interiores... Outra desvantagem é que eles não protegem a estrutura metálica da corrosão.

Espécies alquídicas (esmalte) é extremamente inflamável. No entanto, essa categoria de tintas tem secagem rápida e boa aderência. Os esmaltes são bem adequados para pintar metal galvanizado e também evitam a ferrugem da estrutura.

Acrílico resiste a altas temperaturas, revestimentos deste tipo podem ser pintados, por exemplo, baterias de aquecimento central. É resistente ao desgaste, não racha nem desbota e oferece proteção contra corrosão. Não perde o brilho, não amarelece nem oxida.

Além disso, as tintas acrílicas são ecologicamente corretas, e as mãos e ferramentas são lavadas com água antes de secarem. Após a secagem, o acrílico se torna à prova d'água... Não é de se estranhar que esse tipo de corante esteja ganhando cada vez mais popularidade no mercado, apesar de seu alto preço em comparação a outros tipos.

Dentre as desvantagens, além do alto custo, também deve ser observada a necessidade de uma preparação minuciosa da superfície antes da pintura.

Ótimo para estruturas metálicas tinta agua... Tem boa aderência e elasticidade, não é inflamável, não emite substâncias nocivas... Pode ser usado em instalações industriais.

As tintas minerais de zinco fornecem a melhor proteção contra corrosão - até 25 anos. A tinta de poliuretano também é boa para esse propósito. Por exemplo, um esmalte primário de dois componentes é uma simbiose de propriedades como resistência ao desgaste e prevenção de ferrugem.

Além disso, é resistente ao gelo, impermeável aos efeitos do mar e da água doce, com um brilho brilhante. Existem também tintas de poliuretano semibrilhante.

Se você precisar pintura de espelho sob o cromo, ele também existe. Existem dois tipos, mas apenas dois componentes são adequados para pintar uma estrutura metálica.

O processo de aplicação é um pouco mais complicado, pois requer cuidadoso preparo da superfície antes da pintura e a criação de uma camada protetora de verniz depois, mas o resultado é indistinguível do cromo real. Para trabalhar com essas tintas, uma pistola é usada., rolos de pintura e pincéis não são adequados.

Adequado para aplicação de inscrições em superfícies metalizadas de qualquer grau de poluição ou desgaste marcador de metal... Ele usa tinta altamente pigmentada segura, é resistente à água e ao calor, opaca, não perde brilho por muito tempo e é fácil de usar.

Nitro tinta (nitroenamelo, nitrocelulose) - outro tipo de revestimento, obtido tratando a celulose com ácido nítrico. É vendido pronto a usar, não necessita de diluição. Difere em uma velocidade de secagem ultrarrápida, portanto, é mais frequentemente aplicado por pulverização. Barato. Cobertura muito atraente, resultante da coloração - outra vantagem no cofrinho do nitroenamelo. Mas deve-se ter em mente que um belo revestimento só é obtido com uma preparação longa e minuciosa da superfície antes da pintura.

Outros contras:

  • inflamabilidade;
  • alta toxicidade;
  • volatilidade;
  • a necessidade de trabalhar apenas em uma sala seca (em um edifício úmido, manchas esbranquiçadas podem se formar na superfície das estruturas);
  • fragilidade - pode voar para fora do revestimento com o impacto.

Além disso, a nitrocelulose é incompatível com outros tipos de tintas: não pode ser aplicada sobre nenhum revestimento, apenas por conta própria.

Cores

A indústria moderna permite pintar superfícies de metal em quase qualquer cor desejada pelo proprietário. Basicamente, é claro, essas são cores simples: azul, vermelho, branco. E se você precisar de uma tonalidade complexa?

Você pode obtê-lo sozinho ou com a ajuda de profissionais. Existem três opções:

  • tingimento;
  • misturar cores diferentes do mesmo tipo de tinta;
  • adicionar um pó especial.

Tingimento é a adição de um corante da cor desejada à composição do branco de base - um esquema de cores. Se a tonalidade for muito complexa, é possível adicionar várias cores. As formulações à base de água são mais adequadas para tingimento - silicone, acrílico.

Existem duas maneiras - tingimento por computador e tingimento manual. Ambos são complicados. No primeiro caso, a seleção da composição é feita pelo computador, o que é conveniente para os casos em que é necessário repetir a coloração (não houve revestimento misturado suficiente, por exemplo).

No entanto, a precisão dessa opção pode ser fraca, e o prazer não é barato. Quanto à coloração manual, aqui você pode conseguir quase qualquer tonalidade, mas existe o risco de não ser capaz de repeti-la exatamente na segunda vez, se necessário.

Ao misturar várias cores, o princípio de funcionamento é o mesmo, apenas a base não é o branco, mas uma cor diferente. Por exemplo, para ficando laranja mistura vermelho e amarelo.

É possível obter soluções de cores mais complexas. O método é adequado para revestimentos para os quais a coloração não é adequada.

Quanto ao método do pó, é mais adequado quando você precisa criar uma imitação de metal - prata, bronze. Por exemplo, usando cobre em pó, você pode obter uma tinta parecida com cobre. Quanto mais pó houver na tinta de base, mais plausível será o efeito do valioso metal no final. A proporção ideal é de 20% a 80%.

Por exemplo, tintas cromadas com acabamento espelhado colocarão qualquer parte de metal em ouro ou prata, darão à superfície qualquer tom - cobre, bronze, iridescente. A propósito, esses corantes são bastante acessíveis.

As cores preto e cinza são adequadas para instalações não residenciais para fins domésticos, e para o espaço de vida é melhor escolher cores mais brilhantes: verde, azul, vermelho, laranja.

Se for escolhida uma tinta tipo martelo, a gama de cores é modesta. Ele consiste em preto, branco padrão e várias outras cores simples. Mas eles podem pintar o produto em dourado, cobre ou bronze. A vantagem é que essas tintas são vendidas prontas para uso. Eles não precisam ser misturados e dissolvidos como os em pó, basta abrir a tampa e misturar bem.

Cada fabricante de tintas metálicas tem sua própria paleta de cores, algumas têm uma gama muito ampla, outras têm apenas cores básicas. O consumidor tem a oportunidade de escolher um produto ao seu gosto e carteira.

Como escolher?

A tinta para metal que o consumidor deve escolher depende de vários fatores. Se a estrutura é planejada para ser exposta a altas temperaturas, então os tipos de óleo e alquídicos são adequados, eles podem suportar o aquecimento de até 80 graus Celsius. Tinta acrílica, alguns tipos de tintas epóxi e alquídicas que podem tolerar facilmente 120 graus são adequadas para pintar baterias de aquecimento central.

Os mais resistentes ao calor são:

  • tintas de poliuretano - até 150 graus;
  • epóxi-betuminoso - até 400 graus;
  • tintas à base de resinas de silicone - até 600 graus, adequados, por exemplo, para pintar o forno.

Se importante, para que a tinta não seja tóxica, óleo ou acrílico é a melhor escolha... A tinta acrílica é, em muitos casos, a tinta preferida, pois é durável e não inflamável. Pode ser utilizado não só na produção de acabamentos de interiores, mas também na pintura de telhas metálicas e outros elementos de ferro da cobertura, caso a pintura original esteja queimada ou apareçam indícios de corrosão.

As tintas alquídicas são tóxicas, mas sua popularidade se baseia em suas altas propriedades adesivas. Se a estrutura precisa de proteção contra corrosão, esmaltes de base são adequados., eles não são inferiores em qualidade aos compostos convencionais no trabalho com ferrugem. Os compostos de poliuretano são adequados para uso em temperaturas abaixo de zero.

Um revestimento com efeito de martelo é adequado para pintar portas de entrada. E para pintar uma cerca de metal, eles tradicionalmente usam tinta alquídica, óleo, cloreto de polivinila, bem como esmalte à base de borracha de cloro.

Para pintar partes do produto que devem ser visíveis no escuro, tinta reflexiva (também conhecida como reflexiva) é adequada. Pode ser acrílico, poliuretano, à base de alquídico.

Se a cerca for galvanizada ou de alumínio, a única opção são tintas acrílicas de dispersão. De acordo com os consumidores, a tinta mais popular nesse segmento é a Cycrol. A embalagem é realizada em latas de aerossol, baldes, latas.

Se for necessário pintar e ao mesmo tempo isolar tubos ou tubulações de metal, é adequado um isolamento térmico fino de cerâmica líquida para metal.

É monocomponente, à base de água, protege as estruturas de aço da corrosão e pode ser aplicado à incrustação ou ferrugem.

Para decoração de produtos de metal, eles são mais adequados tintas acrílicas, elas podem ser usadas até mesmo por quem sofre de alergias... Esses tipos de revestimentos devem ser sempre marcados como "decorativos". Eles vêm em uma variedade de tons, mas ouro e prata são os melhores para decorar o metal.

Ao comprar materiais de um fabricante nacional, é melhor escolher aqueles que são feitos de acordo com GOST. Assim, você pode contar com propriedades de melhor qualidade e desempenho superior.

Para trabalhos de interiores

Nestes casos, são usados ​​os tipos óleo e acrílico. Não são tóxicos, secam rapidamente, retêm a cor se não houver influências externas constantes na superfície pintada. O esmalte nitro também é muito usado, pois é incompatível com um ambiente úmido.

É melhor evitar tintas tóxicas como acrílico ou epóxi para decoração de interiores, apesar de sua durabilidade e melhor adesão à superfície.

A escolha de um tipo específico de revestimento é feita levando-se em consideração as características do produto que requer pintura, bem como o impacto dos fatores a que a superfície pintada estará exposta durante o período de operação: altas temperaturas, umidade, luz solar direta, etc.

Para decoração de exteriores

Para a produção de exteriores, faz sentido adquirir tintas com a marcação "à prova de intempéries", uma vez que a sua composição é pensada especificamente para a rua, tendo em conta todos os tipos de influências ambientais. Este tipo de revestimento contém silicones de alto peso molecular.

Para pintar uma superfície galvanizada, nem todos os corantes são adequados. Existe um grupo separado de materiais para isso. Podem apresentar-se na forma de pó, que deve ser diluído, ou na forma de uma mistura pronta a usar.

Para preparar a estrutura metálica para a decoração exterior, sua superfície é limpa de placas, poeira, sujeira, bem como ferrugem, se a pintura não for feita com tinta sobre ferrugem. Se necessário, a superfície também é desengordurada.

Mais adequado para uso ao ar livre tintas com efeito de martelo. Seus indicadores de qualidade são os mais altos... É verdade que devido ao alto consumo e alto preço, é melhor escolhê-los quando precisar pintar uma pequena superfície. Você também precisa saber que este tipo de corante requer a aplicação de um primer da mesma marca. Se o consumidor não tem limitação de custos, este revestimento é adequado para pintar qualquer superfície ao ar.

Fabricantes famosos e análises

O principal fabricante de tintas decorativas na Finlândia, Suécia e Rússia é a empresa Tikkurila... A empresa atua no mercado russo há mais de 10 anos, por isso é ouvida até mesmo por pessoas que estão longe de fazer reparos. Os produtos fabricados com a sua marca invariavelmente fazem sucesso junto ao consumidor, pois são de alta qualidade e são apresentados em todos os segmentos de preço: econômico, médio e premium.

O revestimento Tikkurila é resistente ao desgaste, não é afetado por óleos lubrificantes e todos os tipos de gorduras... A empresa produz tipos de tintas para decoração de interiores e exteriores. Tintas resistentes ao calor também estão disponíveis. As críticas aos produtos desta empresa são extremamente positivas. A variedade de produtos e a possibilidade de escolher de acordo com seu gosto e carteira só contribuem para isso.

"Novbytkhim" - um fabricante nacional. A empresa produz esmalte de base 3 em 1, que não é apenas decorativo, mas também uma camada protetora. Adequado para decoração de interiores e exteriores, para acabamentos brilhantes e foscos. A vantagem é que o revestimento é resistente a flutuações de temperatura e influências ambientais: Pode ser aplicado em temperaturas de até -10 graus Celsius. As análises dos clientes para os produtos da Novbythim são geralmente boas.Tanto a relação "preço-qualidade" quanto o preço baixo, disponibilidade de bens, em princípio, são observados.

Outra marca - Hammerite (produzido pela Akzo Nobel) - o fundador da produção de tintas anticorrosivas, bem como da tecnologia de pintura direta sobre ferrugem. O revestimento tem uma estrutura escamosa e esta é uma barreira adicional no caminho da umidade e do ar para a superfície do metal. Os revestimentos são altamente adesivos, mesmo quando aplicados sobre a corrosão... Aparência permanente - pelo menos até 5 anos. Além disso, essas tintas se distinguem por uma textura interessante e incomum. As avaliações dos consumidores para os revestimentos desta marca são em sua maioria positivas, a única desvantagem é o alto custo dos produtos Hammerite.

Claro, ainda existe um grande número de produtos de diversos fabricantes no mercado, basta escolher.

Dicas úteis

  • É necessário armazenar a tinta em temperaturas de -15 a +25 graus Celsius. A maioria dos revestimentos deve ser aquecida à temperatura ambiente antes de ser aplicada. O prazo de validade sem perda de qualidade é de no máximo 6 meses. Em seguida, deve ser jogado fora.
  • Só é necessário pintar o sistema de aquecimento com o equipamento desligado. É melhor quando termina a estação de aquecimento, ou seja, durante o período de verão. Nesse caso, é usado um corante que pode suportar temperaturas de até 150 graus Celsius.
  • Para pintura de metais não ferrosos, apenas um tipo especial de primer é usado.
  • Para pintar o fogão, é necessário usar tinta que resista a temperaturas acima de 500 graus Celsius.
  • Para pintura externa de estruturas metálicas, devem ser usados ​​solventes orgânicos.
  • Se na área a ser pintada houver partes corroídas que se afastam da superfície, devem ser retiradas antes de iniciar a pintura.
  • Antes de iniciar o trabalho, vale a pena verificar as características de temperatura da tinta quanto à sua resistência ao calor do objeto.
  • Se uma estrutura metálica é revestida durante um período de baixas temperaturas, é melhor pegar uma tinta de inverno de secagem rápida, por exemplo, Bystromet. Compostos deste tipo podem ser aplicados em temperaturas de até - 20 graus Celsius.
  • É proibida a aplicação de revestimentos metálicos nas superfícies que entram em contato com a água potável.

Você aprenderá como escolher uma tinta para metal no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário