Qual tinta escolher para superfícies de concreto?

Qual tinta escolher para superfícies de concreto?
  1. Características de revestimento
  2. Tipos de tinta
  3. Como escolher?
  4. dicas e truques
  5. Fabricantes famosos e análises

É difícil imaginar construir sem o uso de concreto. Fundações, contrapisos, passarelas, escadas, lajes são apenas alguns dos usos desse material de construção. Está associado a algo durável e confiável, mas poucos sabem que, sem algumas medidas de proteção, o concreto rapidamente sucumbe à destruição.

Características de revestimento

A necessidade de proteção adicional é ditada pelas características do pavimento de concreto.

Em primeiro lugar, é importante notar os aspectos positivos desta cobertura:

  • A popularidade do concreto não está diminuindo devido à sua durabilidade e resistência: pisos ou paredes vedados e devidamente tratados podem durar quase para sempre. A resistência do concreto é, em princípio, um indicador variável, pois cresce com o endurecimento e não para quando atinge o período padrão de 28 dias.
  • O concreto pode suportar cargas pesadas sem deformação e destruição.

Estas qualidades tornam-no especialmente procurado em edifícios industriais e na construção de instalações utilitárias (armazéns, garagens, etc.).

  • A facilidade de manutenção é outro bom bônus das superfícies de concreto. É suficiente renovar oportunamente a camada protetora a cada 3-9 meses, dependendo do produto usado.
  • O respeito ao meio ambiente também agrega pontos a este material.
  • O concreto tem menos radioatividade do que o tijolo. Mas, puramente teoricamente, os componentes do concreto podem ser contaminados, então você deve escolher fabricantes confiáveis ​​e verificar os documentos das mercadorias.
  • Por ser um material versátil, o concreto pode ser usado como superfície independente ou como base para revestimentos decorativos.

Apesar de todas as suas qualidades positivas, o concreto, entretanto, é sujeito à corrosão., durante o qual a estrutura do material é destruída. O principal inimigo é a água, que penetra facilmente nos poros do revestimento, se dissolve e elimina componentes prontamente solúveis (cal hidratada). O excesso de umidade é especialmente prejudicial em baixas temperaturas. O congelamento da água destrói mecanicamente a ligação entre os componentes, o que afeta a resistência.

Um ambiente ácido não é menos nocivo, pois pode causar tanto lixiviação de compostos de cal como contribuir para a formação de sais de cálcio insolúveis, que, acumulados, aumentam o volume do concreto e provocam fissuras. Mais um fator deve ser mencionado - biológico.

A estrutura porosa do concreto é atrativa para os microrganismos e os produtos de sua atividade vital são destrutivos para ele.

A proteção em várias etapas permite neutralizar os impactos negativos. A proteção primária consiste na introdução de substâncias estabilizantes e selantes na mistura, que retardam a ação de reagentes agressivos. A proteção secundária consiste na aplicação de tintas e vernizes, primários, mástiques e outros materiais menores.

Tipos de tinta

Hoje não faltam tintas e vernizes para o concreto, e as opções diferem em composição e propriedades. A única questão é a qualidade e o cumprimento das condições de operação.

Tinta alquídica

A tinta alquídica é um tipo de tinta de esmalte que, após o endurecimento, forma uma película forte e elástica na superfície. É universal, adequado para quase todas as superfícies: madeira, metal, concreto.

Alta resistência às intempéries, repelência à água e resistência a temperaturas extremas (de -50 a 60 ° C) o tornam adequado para uso ao ar livre. Igualmente fácil de aplicar com pincel, rolo e spray. O tempo de secagem é médio: cerca de 24 horas. O esmalte alquídico aplicado em 2-3 camadas retém suas propriedades protetoras por até cinco anos. Outra vantagem significativa é o baixo custo.

Das desvantagens, deve-se notar sua toxicidade no estado líquido., inflamabilidade e hermeticidade. A excelente adesão à superfície torna difícil a remoção. Todas as lavagens existentes apenas amolecem o revestimento, que é então removido com uma espátula.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é uma das favoritas universais no mercado de materiais de construção e é uma dispersão aquosa à base de resinas acrílicas. Quando seca, um filme de polímero é formado na superfície, que, ao contrário dos corantes à base de alquídicos, permite facilmente o ar.

A tinta forma um revestimento resistente ao desgaste, à água, ao calor, não combustível e ecologicamente correto. É totalmente atóxico e inodoro, uma vez que não contém solventes orgânicos.

Fácil de aplicar e seca em poucas horas. Via de regra, a segunda demão pode ser aplicada após 2 horas.

Ele pode ser usado em temperaturas altas e baixas (mas não abaixo de zero). É aconselhável fazer pelo menos duas camadas. Uma grande variedade de cores e texturas desta opção permite que você resolva qualquer problema de design.

Tinta de silicato

A tinta de silicato é um tipo de corante mineral, cujo principal elemento de ligação é o vidro de potássio líquido, que confere ao revestimento de acabamento alta resistência. Pó de silício, zinco ou alumínio atuam como componentes adicionais que melhoram as propriedades do material. A presença desses metais aumenta as propriedades anticorrosivas do corante. O vidro líquido e a mistura de pigmento seco são fornecidos separadamente e são conectados imediatamente antes do uso.

É um dos revestimentos mais duráveis (pode durar pelo menos 20 anos), mantendo sua aparência original durante todo o período de operação. É resistente à luz ultravioleta, flutuações bruscas de temperatura, umidade e sujeira, e é quimicamente resistente.

Este material de tinta e verniz forma a ligação mais duradoura com superfícies de base mineral (concreto, pedra, vidro, gesso). Freqüentemente usado para fachadas e outras aplicações externas.

Entre as desvantagens, vale destacar a inelasticidade desse corante, ou seja, pequenas fissuras não podem ser reparadas. Portanto, a base deve ser preparada de maneira ideal. A alta toxicidade da tinta exige o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. É provável que a força de união crie problemas ao remover o esmalte de silicato.

Tinta de emulsão de silicone

A tinta de emulsão de silicone é quase ideal. Ao solidificar, forma-se uma película impermeável e permeável ao vapor, que protege ao máximo a base da umidade. Além disso, é elástico, durável, resistente ao desgaste e também adere bem ao concreto e outros substratos minerais. A resistência a um ambiente alcalino permite que seja aplicada em concreto e gesso após dois dias, enquanto a tinta acrílica pode ser aplicada no máximo um mês depois. A única desvantagem é o alto custo.

A capacidade das resinas à base de silicone de se ligarem bem aos polímeros acrílicos resultou em um novo grupo de tintas modificadas com silicone.Eles são caracterizados por propriedades melhores do que o acrílico clássico, mas o preço é inferior ao das opções de silicone.

Tinta de borracha

A tinta de borracha é um tipo relativamente novo de tintas e vernizes que ganhou uma reputação de esmalte durável e durável. No estado líquido, assemelha-se a uma mástique que, ao secar, forma uma película semelhante à borracha. Contém látex acrilato, que confere elasticidade e resistência à composição.

A água comum atua como um solvente, o que fala da segurança ambiental do produto. A tinta é caracterizada por uma boa adesão a vários tipos de superfícies, incluindo concreto, plástico, metal, madeira. Ela não tem medo das oscilações de temperatura: todas as propriedades permanecem na faixa de -50 a +60 C.

A tinta de borracha pode ser aplicada de qualquer forma. Alguns fabricantes produzem em latas. A secagem é muito rápida: após 2 horas a superfície está pronta para o trabalho posterior.

A película de borracha tem um efeito antideslizante.

A elasticidade e a flexibilidade permitem que ele mude junto com a base sem quebrar a integridade. A tinta acrilato de látex é frequentemente utilizada como um agente impermeabilizante adicional, por exemplo, na construção de piscinas. A resistência aos esforços mecânicos permite a sua utilização na aplicação de marcações viárias (de preferência com recurso a reflectores), no acabamento de parques infantis, estádios, ginásios. A vida útil é de 8 a 10 anos.

Tinta de poliuretano

A tinta de poliuretano para superfícies de concreto é mais frequentemente usada como tinta de piso. A espessa película elástica que se forma após o endurecimento protege eficazmente o pavimento das influências mecânicas, químicas e atmosféricas. As tintas de poliuretano são encontradas em um componente e dois componentes. A última opção é mais comum e é vendida em dois contêineres. Um vem com endurecedor e o outro contém resina.

Uma característica distintiva deste tipo de tintas é a capacidade de aplicação em temperaturas de -10 a +30 C e com alta umidade. Além disso, a umidade é uma das condições para a solidificação desse material. Vida útil - a partir de 10 anos.

Esmalte epóxi

O esmalte epóxi é uma tinta de dois componentes à base de resinas epóxi. Hoje é considerado um dos revestimentos mais duráveis ​​e resistentes ao desgaste. Dependendo do tipo de resinas e de suas proporções com os endurecedores, são obtidas formulações com diferentes propriedades: de rígida a flexível. As tintas à base de epóxi são versáteis e aderem firmemente a todos os tipos de superfícies.

Entre seus análogos, distingue-se pela resistência a influências de qualquer orientação: química, atmosférica, mecânica, biológica. O revestimento de epóxi mantém sua aparência original durante toda a sua vida útil. A única desvantagem é sua natureza de dois componentes. Ao misturar componentes, é fácil errar nas proporções, o que não permitirá obter o resultado desejado.

Como escolher?

Para tintas de concreto, as seguintes características são importantes:

  • Resistência a danos mecânicos;
  • Resistência ao desgaste;
  • Refratariedade;
  • Resistência ao calor;
  • À prova d'água;
  • Resistência química;
  • Ausência de odor pungente;
  • Segurança ambiental;
  • Fácil de cuidar.

Infelizmente, o produto ideal que combina igualmente todas essas qualidades ainda não foi inventado. Portanto, a escolha depende, em primeiro lugar, da finalidade das premissas. Antes de ir para a loja, vale avaliar a intensidade de uso da superfície de concreto. Por exemplo, os requisitos de pintura para um piso de garagem serão maiores do que para um material semelhante para um peitoril de janela, varanda ou parede.

Ao escolher uma tinta, você também precisa ter em mente o tipo de trabalho:

  • Para trabalhos de interior, são apreciadas composições não tóxicas e amigas do ambiente. A ausência de odor forte também será um diferencial, pois permitirá pintar ambientes mal ventilados sem problemas.A durabilidade do corante no caso de decoração de interiores será importante para instalações industriais e grandes áreas de comércio onde há altas cargas mecânicas no piso.
  • Para acabamentos exteriores, o índice de toxicidade não é determinante. É importante aqui que o material de acabamento seja resistente a todos os tipos de influências: físicas, químicas e biológicas.
  • Do lado positivo, muitos dos produtos no mercado são versáteis. Portanto, antes de comprar, é necessário estudar cuidadosamente a rotulagem do produto, sua composição, propriedades e recomendações de uso.

dicas e truques

Uma condição importante para o sucesso da pintura de concreto, no entanto, como outras superfícies, é o trabalho preparatório. Nesse estágio, poeira, sujeira, resíduos de tinta e manchas de graxa são totalmente removidos. Ao pintar novamente, é aconselhável andar com uma lixadeira para remover a camada superior destruída. Examine a área tratada em busca de defeitos e remova as violações detectadas. O concreto em si possui baixa aderência (principalmente para grades de baixa qualidade), portanto, para melhor aderência ao material de acabamento, é tratado com tinta primer.

Fabricantes famosos e análises

Entre tintas e vernizes para concreto, ouve-se tinta de poliuretano "Texil"... Quase todas as avaliações de clientes são positivas. Foi uma surpresa para os usuários que, a um preço relativamente baixo, eles receberam um revestimento durável com bom desempenho.

Tinta acrílica de polímero para piso "Betoxil" - outra boa marca para uso industrial e civil.

Forte e durável, é adequado para pintura em temperaturas baixas e até negativas.

Material de acabamento da marca "Aquapol" usado em instalações onde carga normal ou média é esperada. Adequado para ambientes com alta umidade.

"Elakor" São tintas de poliuretano que podem ser de um ou dois componentes. Eles são aprovados para uso em indústrias alimentícias e farmacêuticas, bem como em instalações residenciais.

Como pintar uma superfície de concreto na rua, veja o próximo vídeo.

1 comentário
0

Artigo muito interessante! Obrigado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário