Tintas de martelo para metal: características distintas e áreas de uso

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Onde eles são usados?
  3. Visualizações
  4. Cores
  5. Fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Como aplicar

A pintura é uma das maneiras de proteger a camada superior de metal contra danos. No entanto, nem todos esses produtos podem suportar as duras condições de operação dos produtos. Portanto, os fabricantes estão tentando melhorar seus produtos, lançando regularmente novas modificações de formulação no mercado. Deve-se prestar atenção especial às tintas para martelo que podem facilmente resistir a temperaturas extremas e estresse mecânico.

Peculiaridades

A tinta para martelo é uma mistura de polímeros à base de nitrogênio. Quando o filme endurece na superfície do produto, uma espécie de amassados ​​são formados. O efeito de um martelo batendo no metal é criado. Isso explica o nome da ferramenta.

Os fabricantes adicionam vários outros componentes principais à solução:

  • Pó metálico. Na maioria dos casos, cobre ou alumínio é usado na produção.
  • Vidro de fração fina. Este componente forma uma textura na superfície após a cura.
  • Flocos de alumínio. São eles que formam uma textura única na superfície.
  • Resinas de silicone ou alquídicas. Eles repelem bem a água, evitando que ela escorra sob a película protetora.
  • Cera técnica. Após o endurecimento, este componente forma uma camada protetora.

Observe que um efeito semelhante é observado ao aplicar tintas em pó especiais. Porém, o custo desse processo é bastante elevado, pois requer a utilização de equipamentos especiais. Portanto, muitas pessoas preferem tintas de martelo, que são fáceis de aplicar em condições normais.

Hoje, as tintas de martelo são amplamente utilizadas na construção.

Isso se deve às muitas vantagens de tais formulações:

  • Resistência a extremos de temperatura e irritantes climáticos. Quase todos os tipos de tintas para martelo podem tolerar facilmente temperaturas de até +80 graus.
  • A mistura é universal, pois pode ser usada para revestir não só metais, mas também outros materiais.
  • A tinta é fácil de aplicar sem o uso de ferramentas especializadas. Para isso, são utilizados rolos ou escovas padrão. Alguns fabricantes produzem formulações na forma de latas de aerossol. Observe que alguns tipos de tintas podem ser aplicados mesmo quando há vento forte do lado de fora.
  • O período de secagem da mistura não ultrapassa 2 horas. Mas o filme adquire força absoluta somente 24 horas após a aplicação.
  • Os produtos são ecológicos. Ao pintar, as soluções não emitem odores pungentes e nocivos.
  • A vida útil da película protetora pode ser de até 8 anos, o que é difícil de conseguir com outras formulações.
  • Resistência a danos mecânicos. Isso se deve ao fato do material ser plástico mesmo após a secagem. É bastante difícil descascar parte do filme.

No entanto, essas tintas nem sempre são a melhor solução.

Isso se deve a várias desvantagens significativas:

  • Preço Alto. O preço das tintas de martelo excede várias vezes o custo de materiais semelhantes (esmaltes).
  • A complexidade da aplicação. Para obter um revestimento forte e durável, você deve seguir estritamente as recomendações de especialistas ao pintar.
  • A complexidade da retirada. Remover uma camada de tinta de martelo é difícil. Portanto, é recomendável selecionar cuidadosamente a cor se você planeja aplicá-la com uma demão de acabamento.

Onde eles são usados?

As tintas para martelos possuem características técnicas únicas.

Hoje são utilizados em diversos setores da economia nacional:

  • Indústria. A composição é usada para pintar máquinas, estruturas e mecanismos. É também a melhor escolha para proteger os invólucros de vários sistemas elétricos (quadros de distribuição, etc.).
  • Indústria automobilística. Muitos tipos de discos, carrocerias e outras peças de metal de carros são cobertos com tinta de martelo. Isso lhes permite estender sua vida útil várias vezes.
  • Setor de construção. Aqui, com a ajuda desta ferramenta, as estruturas metálicas são protegidas da corrosão.
  • Pintar cercas forjadas para dar-lhes um efeito de envelhecimento, bem como para prevenir a probabilidade de processos de corrosão.
  • Produção de móveis metálicos. Na maioria dos casos, as argamassas de martelo são utilizadas para pintar portas de entrada, cofres e outros produtos semelhantes.
  • Setor de publicidade. Os compostos protegem perfeitamente as estruturas metálicas e também são usados ​​para criar um efeito decorativo em vários tipos de plástico ou vidro.

Visualizações

As tintas para martelos possuem características técnicas únicas. Ao mesmo tempo, as substâncias estão em constante aperfeiçoamento, adquirindo propriedades novas e aprimoradas. Existem várias marcas principais desse tipo de tinta no mercado hoje.

  • ML-165. A tinta pertence aos esmaltes, cujo principal componente são as substâncias alquídicas-estireno. Entre as propriedades positivas do material, pode-se destacar a resistência ao calor. A tinta não perde suas propriedades originais quando exposta diretamente a temperaturas não superiores a 130 graus. Como camada protetora, o produto pode ser usado em quase todos os tipos de superfícies.
  • EP-1323 ME. Esmalte epóxi que combina as propriedades de tinta e primários. Produto único, utilizado principalmente para revestir metais suscetíveis a influências externas (guindastes, empilhadeiras, cercas, etc.). A tinta pode ser aplicada sobre a ferrugem, o que elimina o pré-tratamento da superfície.
  • NC 221. Essa tinta tem um preço baixo. É usado como revestimento decorativo. A qualidade da proteção aqui é muito pior do que as modificações revisadas anteriormente. No entanto, a composição resiste bem às condições climáticas externas. Também pode ser usado dentro de casa.
  • Hammerite. Este tipo de tinta de martelo é o mais caro e da mais alta qualidade. Adequado para cobrir vários produtos. Também pode ser aplicado sobre ferrugem.

Cores

A principal tarefa da tinta de martelo é considerada a proteção de superfícies de metal. Inicialmente, os fabricantes não deram atenção à paleta de cores do produto, pois consideravam esse momento secundário.

No entanto, hoje a tinta é produzida em diferentes tonalidades, entre as quais podem ser distinguidas as seguintes cores básicas:

  • Preto;
  • Cinza;
  • Branco;
  • azul;
  • azul;
  • roxa.

Observe que muitos fabricantes produzem compostos que podem parecer externamente com as cores da madeira, pedra natural, etc.

No entanto, a estrutura dessa tinta nem sempre é adequada para decoração de superfícies.

Fabricantes

O mercado moderno está saturado de tintas de martelo. A popularidade do produto explica o surgimento de várias falsificações de baixa qualidade.

Os especialistas recomendam dar preferência apenas a marcas conhecidas, entre as quais existem várias empresas fabricantes:

  1. Hammerite. Alguns tipos de tintas podem ser aplicados a metais galvanizados somente após terem sido preparados com soluções especiais.
  2. Dali. As composições são destinadas à aplicação em metais (galvanizados, etc.), madeira e plástico.
  3. Alpina.

As composições desses graus se distinguem pela alta adesão aos metais, o que permite que sejam aplicados mesmo sobre ferrugem. De acordo com as avaliações, as tintas resistem bem à umidade e também à exposição direta aos óleos. Algumas variedades são capazes de resistir ao contato com álcalis e ácidos suaves.

Outra boa opção é a tinta spray do Kudo.

Os usuários observam que ele pode ser facilmente aplicado a quase todos os lugares de difícil acesso.

Como escolher?

A variedade de tintas para martelo costuma levar a dúvidas na hora de comprar um produto. Para encontrar a solução certa, você deve prestar atenção a vários fatores.

  • Método de aplicação. As mais populares são as soluções líquidas. Para sua aplicação, utilizam-se rolos ou escovas. Alguns fabricantes produzem formulações em latas de spray. Seu preço é ligeiramente superior ao custo de um produto de modificação padrão. Normalmente são utilizados quando é necessário obter uma camada uniforme de tinta, bem como quando é necessário preencher com tinta locais de difícil acesso.
  • Propósito. Tintas de martelo são usadas como produtos de proteção. No entanto, muitos deles requerem limpeza preliminar de metal ou outro material para aumentar a adesão. Existem também modificações especiais que são facilmente aplicadas à ferrugem. Esses produtos combinam um primer e esmalte regular. Também é importante prestar atenção a quais substâncias a composição se destina. As tintas para martelo sempre funcionam com metais, mas nem sempre podem aderir à madeira, vidro ou plástico.
  • Características físicas e químicas. Esses parâmetros permitem que você selecione uma composição que pode resistir não apenas a altas temperaturas, mas também a um ambiente relativamente agressivo.

Como aplicar

A tecnologia de aplicação de tinta por martelo consiste em várias etapas sucessivas.

  • Preparação da superfície. Antes de aplicar a solução, deve-se limpar minuciosamente o metal das manchas oleosas e também remover as camadas descascadas do revestimento anterior. Novas estruturas metálicas devem ser pré-tratadas com lixa ou esmeril. Danos menores aumentam a adesão da argamassa ao substrato.

Observe que todos os produtos de metal não ferroso devem ser preparados com soluções especiais antes da pintura.

Se for de alumínio, também é desejável limpá-lo da película protetora superior que se forma durante a oxidação do metal.

  • Quadro. Este processo pode ser realizado de várias maneiras. A opção mais fácil é usar um pincel. O algoritmo para a aplicação de tinta de martelo com esta ferramenta não é diferente da pintura comum. Os especialistas recomendam o uso de um pincel para pequenos segmentos. É melhor pintar superfícies planas com um rolo. É importante garantir que a tela seja posicionada estritamente na horizontal. Isso permitirá que a tinta se espalhe uniformemente. Não mergulhe o rolo na solução, é melhor despejar a mistura sobre a ferramenta. Não é desejável usar espuma de borracha para imersão, pois a tinta irá simplesmente "corroí-la".

A maneira mais fácil é usar latas de aerossol ou pistolas de spray. Com a ajuda dessas ferramentas, a composição é aplicada em várias camadas finas. O intervalo entre as etapas de pintura deve ser de cerca de 20 minutos. Ao usar um aerossol, direcione o jato perpendicularmente à superfície a ser pintada.

Se você deseja obter a proteção mais confiável, todas as camadas subsequentes devem ser aplicadas após o filme ter adquirido resistência total (1-2 semanas).

Para obter informações sobre como aplicar tinta de martelo corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário