Como remover tinta velha das paredes?
Qualquer reparo, mais cedo ou mais tarde, fica em mau estado e é necessário renová-lo ou refazê-lo completamente. Se colar papel de parede não exige muita energia de você na preparação do processo em si, então com a pintura tudo é muito mais complicado. Remover tinta velha das paredes é um processo complicado, mas conhecer alguns truques pode ajudá-lo a concluir o trabalho com mais rapidez e eficiência.
Recursos do processo
O trabalho de renovação para remover a tinta da superfície da parede dependerá do seu objetivo final. Se você deseja apenas repintar a parede, uma nova camada de tinta pode ser aplicada sobre a anterior. Esta opção é possível se a parede for plana e a camada anterior não rachar, borbulhar ou deformar de forma alguma.
Se houver alguma alteração na superfície, você precisará limpá-la. É especialmente importante fazer isso se, em vez de paredes pintadas, você quiser colar papel de parede e mudar radicalmente o clima da sala. Neste caso, será simplesmente necessário retirar a pintura antiga da parede. Este trabalho não é fácil e exigirá conhecimento e treinamento físico.
Será mais fácil retirar a camada velha se for grossa, pintada várias vezes, mas se for aplicada pela primeira vez, e mesmo sobre concreto, terá um trabalho longo e árduo. Para que o processo seja mais rápido, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo. Pode ser:
- Equipamentos de proteção para humanos: luvas, óculos, máscara respiratória;
- Ferro de soldar ou secador de cabelo;
- Espátula de ponta afiada, cinzel, faca ou raspador;
- Removedor de tinta, pincel;
- Um machado ou algo semelhante para criar serifas;
- Furadeira, furadeira, triturador com acessórios.
Depois de ter tudo pronto, a próxima coisa que você deve observar é o tipo de tinta com que está lidando. Dependendo disso, você precisará escolher as opções de ação e escolher um método específico no qual o trabalho será executado para remover a tinta velha da parede.
Tipos de revestimentos
Dependendo do tipo de tinta que você tem que trabalhar, você selecionará o estoque e a opção para lidar com ele. Quando se trata de tinta à base de água, então é importante saber seus detalhes. Este revestimento seca rapidamente, não tem odor e, após a secagem, deixa uma película difícil de remover de qualquer superfície.
Para remover essa tinta, é necessário preparar ferramentas, incluindo: luvas, roupa de trabalho, respirador, fita adesiva, espátula, rolo fofo. Ao começar a trabalhar, você precisa se preparar e preparar a sala. Para trabalhar com conforto, você precisa liberar espaço dos móveis e colocar o polietileno no chão. Para remover a tinta à base de água, é importante umedecer a superfície com água pura. Uma solução de iodo pode ser uma opção alternativa.
Isso permitirá que a tinta fique de molho e pode ser limpa com uma espátula. Se você for bem-sucedido nisso, você está no caminho certo. Quando a umidade ou o iodo não são absorvidos pelas paredes e não é possível trabalhar, você precisa se aproximar pelo outro lado. Para tintas à prova d'água, você precisará de uma espátula e um martelo, essas ferramentas funcionam da mesma maneira. Se achar difícil trabalhar assim, você pode usar um secador de cabelo para edifícios.
Ao trabalhar com ele, é importante proteger o rosto e o aparelho respiratório com um respirador.Usar um secador de cabelo aumenta o risco de inalar vapores de tinta nocivos das paredes e pequenas partículas. Se você trabalha com uma espátula, mas ela não limpa a tinta, apenas desliza sobre ela, então você precisa pegar um martelo e bater na própria parede, e só então usar uma espátula.
Se o trabalho for realizado na superfície do teto, então, para remover a tinta à base de água, é necessário usar uma lavagem da loja, que em sua composição contém substâncias potentes que permitem lidar de forma eficaz com camadas de tinta velha . Para tal, é importante abrir janelas e portas para que haja ventilação natural no ambiente.
Se você precisar remover Pintura a óleoentão é importante conhecer as características desse revestimento. Muitas vezes é usado para decorar o espaço. A limpeza da tinta a óleo muitas vezes não é fácil e às vezes é necessário aplicar uma série de medidas.
Para o trabalho, você vai precisar de tais ferramentas: várias espátulas de tamanhos diferentes, trapos, uma lixa de forte composição química, um amolador, uma lixa, um ferro de soldar.
Usando uma lavadora, o primeiro passo é abrir as janelas e portas, criando uma boa ventilação na sala.
As mãos são protegidas com luvas e um respirador é colocado no rosto. O produto químico deve ser aplicado na parede e deixado lá pelo tempo que as instruções sugerirem.
Será possível retirar o removedor junto com a tinta com um pano. Se em algum momento você não conseguiu remover toda a camada de tinta, será necessário repetir o procedimento novamente. Quando a tinta já está velha e começa a rachar, é retirada com uma espátula, cujo tamanho é escolhido de acordo com a situação. Em áreas difíceis de limpar, o trabalho é melhor feito com uma pequena espátula.
No caso de a espátula não ajudar, pode usar um secador de cabelo de construção. Eles vão aquecer uma pequena seção da parede, após o que ela deve ser limpa imediatamente. O trabalho mais eficaz será com duas pessoas - uma aquece e a segunda limpa a superfície da parede.
Ao trabalhar com uma lixadeira, a maneira mais fácil de remover a camada antiga de tinta a óleo é usando uma espátula além da máquina. Você precisa colocar um bico com uma lixa grossa na máquina e começar a polir a parede. Quanto menos camadas sobrarem, a lixa mais fina deve ser usada. Esta opção, embora eficaz, é muito empoeirada.
No caso de você ter que limpar pintura texturizada, então você pode usar qualquer um dos métodos listados anteriormente. Um revestimento irregular não permitirá trabalhar confortavelmente com uma espátula, por isso é melhor que ele destaque um papel auxiliar. O uso de uma emulsão à base de água também pode ser usado para decoração de paredes texturizadas, que deve orientá-lo imediatamente sobre como e com que você removerá o revestimento antigo.
Quando remover tinta acrílica, então o processo será um pouco mais fácil e rápido. Você precisará pegar uma escova de cerdas de metal ou lixa e remover ativamente a tinta das paredes. Neste caso também haverá muita poeira, por isso é importante proteger os olhos e os órgãos respiratórios.
Métodos de remoção
Para se livrar da tinta velha de um apartamento, você precisa escolher a maneira certa de lidar com ela. Na cozinha ou no banheiro, as tintas a óleo são mais freqüentemente usadas, que não podem ser lavadas, porque são resistentes à umidade. O melhor remédio neste caso é limpar a superfície com uma ferramenta elétrica e um bico adequado.
Uma opção para lidar com tintas antigas pode ser o uso de um decapante, uma substância que pode remover a camada de tinta e verniz de qualquer superfície. O processo de limpeza é rápido o suficiente, mas também existem desvantagens aqui. As substâncias apresentam um alto nível de toxicidade, portanto, é importante ter cuidado e aderir a todas as medidas de segurança necessárias.
Outra opção que permite limpar rapidamente paredes pintadas envolve o uso de tratamento térmico da superfície. Um secador de cabelo de construção ou um ferro soviético darão conta dessa tarefa.O principal princípio de ação é amolecer a tinta, após o que você pode limpar a camada de tinta desnecessária com um raspador.
Outra opção que pode ser usada envolve limpar a parede de concreto de tinta com um esmeril ou esmeril. A superfície pintada pode ser removida camada por camada sem grandes esforços ou danos à saúde. Esta é uma opção amiga do ambiente, segura para os humanos, mas tem uma desvantagem significativa - uma grande quantidade de pó no processo.
Se você tiver que trabalhar com o teto e lavar a cal, então é melhor usar um líquido e um rolo fofo para molhar o teto. Dependendo da espessura da camada de gesso e da idade de sua aplicação, o tempo de imersão pode ser diferente. Assim que a camada superior ficar encharcada, pode ser raspada com uma espátula.
Cada opção tem seus prós e contras.
Alguns carregam o perigo de envenenamento químico, mas evitam que você remova a poeira. Outros métodos se distinguem por uma atitude econômica em relação à saúde, mas muito mais suja. Estes foram os principais pontos a ter em conta na escolha do tipo de obra durante a renovação.
Mecânico
Esta opção envolve trabalhar com qualquer ferramenta para obter um bom resultado. Você pode trabalhar de qualquer ponto da parede, limpando gradualmente tudo o que está nela. Uma esmerilhadeira ou uma broca com pincel são as opções mais eficazes para esse trabalho.
O trabalho ficará empoeirado, portanto é impossível começar sem um respirador. Para reduzir de alguma forma a quantidade de lixo futuro, é necessário limpar a parede de trabalho com um pano embebido em água. A melhor maneira de fazer isso é um assistente que não opere uma ferramenta elétrica para reduzir o risco de situações perigosas. Além disso, as precauções de segurança envolvem o uso de luvas para que a ferramenta fique firmemente fixada na mão e não escorregue.
Em locais estranhos, como tomadas e interruptores, o trabalho é feito com um cinzel. Se não limpar bem a tinta, será necessário afiar, o que deverá ser feito de vez em quando. Se após a limpeza você não planeja nivelar a superfície da parede, então ela pode ser limpa com lixa e depois nivelada com massa.
Quando todo o trabalho estiver concluído, é necessário aspirar bem o ambiente tanto no chão quanto na parede onde a tinta foi removida. Em seguida, é realizada uma limpeza completa a úmido para evitar a entrada de substâncias nocivas da tinta no corpo humano.
Químico
Para remover a tinta de uma parede de concreto de forma rápida e eficaz, é necessário usar um removedor especial, que é aplicado na superfície e guardado por algum tempo. Esta opção é adequada para tinta a óleo e acrílica. Assim que a camada superior amolecer, você pode começar a limpá-la.
Apesar de toda a simplicidade do trabalho, essa opção também apresenta desvantagens. A primeira delas é o alto custo dos medicamentos desse tipo. O segundo envolve a destinação especial de resíduos, pois contêm uma grande quantidade de toxinas, que, por sua vez, se faz sentir com um cheiro horrível. Além disso, esta opção está disponível para as superfícies que são pintadas apenas uma vez. Caso contrário, a cada nova camada, uma nova solução será aplicada e a tinta antiga removida, e assim por diante até a base.
Para reduzir de alguma forma o custo de uma solução química e seus danos, você mesmo pode preparar uma mistura semelhante. Para fazer isso, você precisa de um pouco mais de um quilo de cal virgem, 0,5 kg de cálcio e água. Todos os componentes são misturados e aplicados na parede. Após doze horas, você pode remover facilmente a camada de tinta antiga.
Por aquecimento
A opção mais fácil e eficaz seria tratar a parede de onde deseja remover a tinta com um secador de cabelo de construção. Quando aquecida a alta temperatura, a tinta amolece e é facilmente removida.Assim que o secador de cabelo tiver tocado a tinta a ponto de borbulhar, você pode começar a remover a camada de tinta desnecessária com uma espátula. É muito conveniente trabalhar em locais próximos a interruptores e tomadas.
Das desvantagens deste método, pode-se notar uma pequena área que pode ser aquecida de uma só vez e, portanto, um curso lento de trabalho; não trabalhe perto de fios e fiação, para que eles não derretam sob a influência das temperaturas.
É importante trabalhar com muito cuidado, pois com o superaquecimento a tinta pode pegar fogo e causar um incêndio.
Quando expostas a altas temperaturas, substâncias nocivas também evaporam da tinta, portanto, não se esqueça do respirador.
Dicas úteis
Para facilitar a limpeza das paredes com tinta velha, você precisa escolher a opção de trabalho certa. Com a ação certa na parede ou no teto, a tinta cairá rapidamente e a superfície da parede não será danificada e você não precisará aplicar massa e nivelar.
Se a camada antiga estiver bem uniforme e não houver vestígios de rachaduras, você pode simplesmente atualizá-la e a sala terá uma nova aparência.
Neste caso, é importante prestar atenção às manchas de gordura que possam estar na parede. Se houver algum, é importante juntá-los, caso contrário, eles aparecerão em tinta fresca. Para evitar que isso aconteça, você terá que limpar a mancha com a mancha, aplicar massa e somente pintar o campo novamente.
Alternativamente, você também pode usar giz. Se você esfregar a área manchada com um pedaço de giz limpo, a mancha gordurosa será gradualmente absorvida por ela. Você precisa repetir o procedimento até que a mancha desapareça completamente. Você pode tentar limpar a mancha gordurosa com um detergente que combate todos os tipos de manchas em superfícies.
Os trabalhos com tinta devem ser executados levando em consideração o tipo de revestimento. Para alguns, é necessário um impacto forte, para outros - delicado. O mesmo princípio funciona ao limpar pinturas antigas de paredes. A partir do que exatamente se deseja obter, existe a utilização de determinados métodos e métodos, que no final lhe darão o resultado desejado.
Para obter informações sobre como remover corretamente a tinta a óleo das paredes, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.