Como remover tinta de uma parede de concreto?
Como no passado recente se usava frequentemente tinta em vez de papel de parede, hoje a questão de retirá-la de uma parede de concreto é relevante. Este evento é obrigatório, caso contrário, papel de parede, ladrilhos ou outros materiais dificilmente serão fixados em uma superfície de parede suja. Vamos dar uma olhada em maneiras rápidas e eficazes de remover tinta velha.
Estágio preparatório
Há algumas coisas a serem consideradas antes de começar a limpar a superfície de concreto. Isso o ajudará a escolher o método de limpeza necessário e permitirá que você alcance rapidamente a meta:
- Avaliação do estado das paredes. Se for para decorar as paredes com gesso cartonado, a presença de tinta na superfície não será um obstáculo. Ao colar papel de parede ou ladrilhos, deve-se remover com cuidado o revestimento anterior, embora nem todos os métodos sejam adequados para preparar as paredes para trabalhos posteriores.
- Seleção de ferramentas. Aqui você deve levar em consideração a eficiência e facilidade de uso, bem como a capacidade de obter o tipo certo de ferramenta sem dificuldade e gastos desnecessários.
- O tipo de revestimento e a espessura da camada aplicada. Isso afeta diretamente a complexidade e a duração do processo. É muito mais fácil remover uma camada espessa de tinta do concreto do que tinta aplicada em uma camada em uma parede com primer fino. Para determinar o tipo de composição de cor, você precisa tentar removê-lo em uma pequena área. Tintas à base de água e acrílicas podem ser removidas com bastante facilidade, mas também é possível que os locatários anteriores usassem a opção mais resistente - tinta a óleo.
Tendo se familiarizado com os principais parâmetros da etapa preparatória, você deve prosseguir para a escolha do método apropriado.
Método mecânico
Métodos de ação mecânica sobre o revestimento antigo permitem limpar a superfície das paredes sem o uso de substâncias tóxicas, mas com a presença de sujeira e poeira. Portanto, é necessário preparar com antecedência proteção respiratória e ocular - um respirador, óculos de proteção e máscara de gás.
A maneira mais econômica de remover o revestimento antigo é usar um cinzel e um martelo. Um pequeno machado também é adequado para esses fins. Este método é muito demorado e fisicamente exigente, mas o resultado é uma superfície plana. Essa técnica é impraticável para grandes volumes de trabalho.
Com um machado pré-afiado ou o lado pontiagudo de um martelo, você precisa bater levemente na superfície pintada a cada 2-3 cm. Depois disso, a superfície nas fissuras deve ser umedecida bem com uma escova ou rolo, para potencializar o efeito , você precisa misturar cola de papel de parede ou sal no líquido. Após 6 horas, você pode começar a remover a camada de tinta inchada com uma espátula. A tinta pode sair em pequenas partículas ou em grandes camadas. Após a conclusão dos trabalhos nas paredes, deve-se andar com lixa grossa ou escova dura, deixar secar e só então passar para a próxima etapa do trabalho.
As paredes também podem ser limpas com aparelhos elétricos. Seu uso permite remover a camada antiga com rapidez e sem esforço. No entanto, todos eles trabalham muito barulhentos, portanto, a limpeza das paredes em um prédio de apartamentos desta forma deve ser feita em horários especialmente designados ou por acordo prévio com os vizinhos.
Para esse trabalho, você pode usar um perfurador. O acessório para essas finalidades deve ser escolhido em forma de pá, fixando-o no modo de cinzelamento.Para trabalhar perfeitamente, você precisa segurar a ferramenta em um ângulo reto. O movimento do martelo perfurador é direcionado para baixo ou para cima devido às vibrações emitidas. Selecionar a ponta mais larga ajudará a tornar o processo mais rápido.
Outro aparelho elétrico popular é o "búlgaro". Mesmo tintas teimosas em paredes ou primários finos podem ser removidos com ela. É capaz de limpar paredes até o solo, deixando uma superfície plana, pronta para novos trabalhos. Esta máquina não deve ser usada ao trabalhar em salas pequenas e sem ventilação, uma vez que mesmo uma máscara não protegerá contra o aumento de poeira. Em salas grandes, você também precisa interromper com mais frequência e umidificar o ar para que a poeira caia rapidamente no chão.
A remoção da tinta das paredes também é possível com uma broca de três bicos. O selecionador de tinta é composto por três correntes, cada uma com 13 elos. Permite que a tinta descasque em pedaços e a camada de gesso permaneça intacta. No entanto, a pinça não é durável: podem ser necessárias várias peças para tratar as paredes da mesma divisão.
A broca com um pincel funciona de forma eficazno entanto, gera muita poeira.
O bico com fenda funciona bem em tijolos, mas você também pode usá-lo em concreto, se desejar. A escolha deste método, embora remova uma grande quantidade de poeira, levará muito tempo.
Uma desvantagem comum de todos os dispositivos listados é que eles não podem remover a tinta em locais de difícil acesso: atrás de baterias, canos e em cantos. Nessas áreas, a tinta precisará ser limpa à mão. Após a limpeza com perfurador ou esmeril, as paredes tornam-se ásperas, o que melhora a aderência à argamassa no assentamento dos ladrilhos cerâmicos.
Método químico
Remover pinturas antigas com lavagens especiais modernas é uma forma rápida, silenciosa e eficiente. Proteja as mãos, olhos e sistema respiratório ao usar esses produtos. O algoritmo para trabalhar com química é descrito abaixo.
Aplique o produto químico na parede com um pincel ou rolo. Deve-se ter cuidado para garantir que o produto não seja aplicado na mesma área. O piso e rodapés devem ser cobertos para evitar a entrada de produtos químicos.
Quase imediatamente após a aplicação, você pode começar a limpar a parede com uma escova de ferro duro. Se a tinta não for removida imediatamente, o procedimento deve ser repetido.
Após a exposição química, a parede deve ser enxaguada com água morna com pó e uma esponja.
Não se esqueça que todos esses produtos são muito tóxicos, por isso seu uso só é possível em áreas bem ventiladas.
Você também pode fazer removedor caseiro para revestimentos antigos. Para isso, é necessário levar 1,2 kg de cal virgem, 500 gramas de água calcinada e água comum em quantidade suficiente para obter uma pasta espessa e homogênea. A solução deve ser aplicada na parede e deixada por 12 horas. Depois disso, você pode limpar a superfície da tinta.
Se tinta acrílica foi usada, você pode usar uma solução de sabão espumosa à qual é adicionado ácido salicílico ou álcool etílico. Para tinta látex, use clorofórmio ou dicloroetano.
Outro método químico para remover tinta é o vidro líquido. Deve ser aplicado em uma camada fina sobre a superfície de trabalho e deixado para secar completamente. A seguir, deve-se caminhar sobre a área tratada com uma espátula ou escova de cerdas duras.
O revestimento à base de água com menos de 3 anos pode ser removido com cola para papel de parede. É criado de acordo com as instruções, aplicado na parede e colados jornais velhos em vez de papel de parede. Após a secagem, o jornal deve ser rasgado junto com uma camada de tinta.
Método térmico
Revestimentos de tinta antigos nas paredes podem ser removidos usando altas temperaturas.No entanto, alguns tipos de tintas, ao contrário, aderem à parede quando expostos ao ar quente. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa realizar um teste em uma pequena área. Além disso, o método térmico não é recomendado para ser usado perto da rede elétrica.
Um secador de cabelo industrial é um dos dispositivos de limpeza térmica da parede. Com sua ajuda, é fácil remover as tintas acrílicas, à base de água, e também as tintas alquídicas e a óleo de difícil remoção. Ao soprar um secador de cabelo em uma parede pintada, aparecem bolhas. Isso significa que a tinta vai descascar da parede e pode ser removida com uma espátula. É conveniente trabalhar em conjunto - um aquece e o outro limpa.
O maçarico dá conta da tarefa não pior do que um secador de cabelo. Mas vale lembrar que tal ferramenta é uma fonte de fogo aberto, portanto não pode ser usada perto de tecidos, papel e outros itens inflamáveis. Além disso, o dispositivo ligado não deve ser colocado no chão.
Dos aparelhos de aquecimento improvisados, às vezes é usado um ferro. Para fazer isso, cole um pedaço de papel alumínio na parede e passe a ferro. Em seguida, você deve remover rapidamente o papel alumínio e começar a remover a camada de tinta amolecida.
Vale lembrar que quando aquecida, a tinta exala vapores nocivos, portanto não é preciso descuidar dos equipamentos de proteção e muitas vezes deve-se sair para respirar o ar puro.
Outras maneiras de remover tinta
Além dos métodos descritos, existem alguns outros métodos de remoção de tinta:
- Uso de equipamento de jateamento. Este método não é popular devido ao alto custo do aparelho, mas pode ser alugado.
O princípio de operação deste dispositivo é muito semelhante ao de uma máquina de jato de areia, apenas bolas de metal são usadas como material abrasivo em um jateador. Sob alta pressão, eles voam para fora do bico em jatos e removem instantaneamente a camada antiga, após o que são sugados junto com as partículas de tinta através do aspirador. Portanto, há muito pouca sujeira com esse método. A falta de habilidade no trabalho com o dispositivo pode levar ao fato de que a camada de concreto será removida junto com a tinta.
- Jato de água. Água sob alta pressão tem o mesmo efeito na tinta que o dispositivo descrito acima. No entanto, em um apartamento, o uso desse método está carregado com o fato de que você pode inundar seus vizinhos. Além disso, a água não remove a tinta epóxi permanente.
- Retificadoras com discos de diamante. Este dispositivo é muito eficaz, mas requer uma certa habilidade e precisão de movimentos, bem como um ritmo elevado de trabalho.
Para informações sobre como remover tinta velha das paredes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.