Como fazer tinta brilhante em casa?

Contente
  1. Vantagens
  2. Que tipo de pintura maravilhosa?
  3. Funcionamento
  4. Por que é necessário?
  5. Tipos principais
  6. Como fazer isso sozinho?
  7. Fabricação de fósforo
  8. Fazendo tinta fluorescente do zero

O pedido mais comum de quem quer transformar seu espaço e está pensando em redecorar é a tinta brilhante. Muitos já ouviram falar sobre o que é e usam-no ativamente em suas casas.

É aplicado em paredes, tectos ou objectos de interior, conferindo personalidade à sua casa. Assim, durante o dia o quarto parece normal e à noite transforma-se numa verdadeira casa de conto de fadas com estrelas no tecto ou lindas flores nas paredes.

Vantagens

A tinta tem uma série de vantagens: é durável, fácil de manter e fácil de aplicar, e o efeito é impressionante. Esta é uma ótima alternativa para as luzes noturnas. É econômico: a tinta ganha energia com a luz do dia, e à noite a devolve e assim brilha.

É especialmente popular quando usado em quartos de crianças., porque é assim que pode criar aconchego, uma sensação de conforto e segurança. As crianças, via de regra, têm medo do escuro e, com belos padrões luminosos, é mais fácil para elas adormecerem, sentem-se calmas.

Pelos vários desenhos, a criança se acalma e adormece mais rápido, o que tem um grande efeito na imaginação e no desenvolvimento de habilidades criativas.

Esta tinta é popular não só na construção, mas também em vários tipos de criatividade - seja para criar pinturas faciais ou decorar vários objetos.

Isso adicionará um toque de magia a qualquer item ou processo.

Que tipo de pintura maravilhosa?

Existem dois tipos de tinta que irão transformar qualquer objeto devido ao brilho - luminescente (também chamada de luminosa) e fluorescente. Muitas vezes eles ficam confusos, cometendo um grande erro.

Considere as características que os distinguem:

  • A tinta fluorescente é capaz de brilhar apenas sob a influência direta dos raios ultravioleta, razão pela qual requer lâmpadas especiais.
  • A tinta luminescente é capaz de brilhar por si mesma.

É o último que será discutido agora - esta é a maneira mais fácil de transformar o espaço. Nenhuma fonte adicional é necessária.

Funcionamento

O nome da tinta vem da palavra "luminescência", que significa a capacidade de uma substância especial brilhar devido à sua própria energia. Pigmentos especiais são os responsáveis ​​por esse processo, chamados de "luminóforos". São eles que acumulam energia durante o dia, proveniente do sol ou da iluminação artificial, e à noite encantam os nossos olhos com o seu brilho.

Este processo de receber luz durante o dia e devolver à noite é como uma "máquina de movimento perpétuo", pode funcionar por muitos anos. Tudo o que é necessário é aplicar tinta na superfície e, em seguida, os processos são ativados de forma independente.

Curiosamente, a energia é gerada não apenas da luz solar intensa, mas também de qualquer outra fonte (lanterna, lâmpada, luar).

Quanto à duração da ação, 15 minutos de “recarga” com uma fonte de luz artificial fornecem energia para 10 horas de trabalho no escuro com diminuição gradual da luminosidade.

O fósforo é uma substância estável física e quimicamente, capaz de resistir na fachada do edifício por mais de 30 anos, o que podemos dizer sobre as superfícies internas. Você pode ajustar o brilho do brilho aumentando ou diminuindo a concentração de pigmentos.

A escolha do tipo de tinta entre fluorescente e fluorescente é sua.Em princípio, eles são semelhantes, diferem apenas na independência do brilho. Observe que este último contém fósforo, que é perigoso para a saúde humana. Se você usá-los, apenas para trabalhar fora do prédio. Os materiais de fósforo são quase totalmente seguros.

Por que é necessário?

Essa tinta é muito procurada na decoração de quartos, nos elementos de interior ou mesmo no guarda-roupa - basta aplicá-la na superfície. Além do fósforo já conhecido, inclui um verniz transparente. Ele é a base do material. Dependendo de suas propriedades, existem tintas para qualquer superfície - seja papel de parede, metal ou plástico, cerâmica ou vidro, madeira ou gesso - as opções são muitas.

A tinta luminescente é ativamente usada nas seguintes áreas:

  • ao pintar o revestimento interno;
  • ao decorar itens internos individuais;
  • em roupas (roupas profissionais, decoração de guarda-roupa);
  • em marcações rodoviárias;
  • na melhoria de carros;
  • no fabrico de produtos publicitários e decorativos (lembranças, fotografias, canecas, t-shirts, porta-chaves, emblemas, ímanes);
  • na indústria do espetáculo (telas para performances leves);
  • na indústria da beleza (esmaltes, sombras de pigmentos);
  • na criatividade (para criar decoupage, areia brilhante, pedras, pinturas, joias e presentes).

Além disso, esta composição pode ser aplicada até mesmo em flores frescas ou no rosto ao aplicar pinturas faciais. Imagine que tipo de plataforma para criatividade ela é.

Tipos principais

Todas as formulações de coloração são divididas em duas categorias:

  • Tintas incolores, que são produzidas a partir de um verniz totalmente incolor. Eles podem ser aplicados com segurança sobre qualquer padrão no assunto.
  • Colorido - tintas que contêm um pigmento colorido adicional, como um esquema de cores. Durante o dia eles não podem ser distinguidos da tinta comum, mas à noite eles aparecem e começam a brilhar.

Além disso, outros tipos de tintas são diferenciados dependendo das propriedades e características:

  • Emulsões acrílicas. Eles são completamente seguros e secam rapidamente. Eles podem ser usados ​​tanto na floricultura quanto na aplicação de maquiagem.
  • Esmaltes minerais de poliuretano. Eles são usados ​​principalmente para plásticos.
  • Tintas resistentes ao calor - podem ser aquecidos até 500 graus, por isso são adequados para vidro e metal.
  • Tintas impermeáveis - criar uma película impermeável especial, devido à qual são ativamente usados ​​em banheiros e piscinas.

Como fazer isso sozinho?

Você não precisa correr para a loja para comprar tinta brilhante. Podemos criar nós mesmos. Existem duas opções - você pode preparar tinta a partir de um fósforo pronto ou completamente do zero. Vamos começar com a primeira opção.

Fabricação de fósforo

Você pode comprar um fósforo em uma loja de ferragens ou encomendá-lo pela Internet. Não é barato, mas é preciso muito pouco: 100 g da substância podem pintar 8 metros quadrados de superfície. Basicamente, o preço depende apenas da cor escolhida. Os pigmentos claros (bege, verde claro) são um pouco mais baratos e os mais brilhantes (azul, verde) são mais caros.

Vale lembrar também que o verniz deve ser selecionado para a superfície que iremos pintar.

Método de preparação de tinta:

  • Despeje o verniz em um recipiente.
  • Adicionamos pó de fósforo com base na proporção de verniz 70% para pigmento de coloração 30%.
  • Não se esqueça de adicionar solvente - não mais do que 1%.
  • Misture bem a massa.
  • Se necessário, adicione um esquema de cores para nos dar o tom de que precisamos.

A tinta acabada pode ser utilizada com segurança e armazenada da mesma forma que os vernizes deste tipo.

Fazendo tinta fluorescente do zero

Se você não encontrou o tom de fósforo desejado ou se deseja conduzir um experimento independente, seja paciente. O processo será mais complicado e demorado. Você precisará fazer mais esforço, tempo e também encontrar reagentes especiais. Mas o resultado não demorará a chegar.

Aqui, o principal componente será o extrato de coníferas, dependendo de sua concentração, obteremos o efeito de brilho desejado.

Para criar tinta, precisamos:

  • pratos resistentes ao calor com fundo largo;
  • extrato de coníferas;
  • ácido bórico.

Método de fazer em casa:

  • Em um recipiente separado, dilua o concentrado de coníferas com água na proporção de 1: 50. A solução resultante deve ser amarela.
  • Despeje 3 g de ácido bórico em um prato resistente ao calor.
  • Gotejamos 10 gotas da solução de coníferas resultante no pó.
  • Misture bem a mistura resultante e distribua ao longo do dia das travessas de forma que a espessura da camada não seja superior a 4 mm.
  • Colocamos os pratos no fogão e acendemos uma pequena fogueira.
  • A água começará a evaporar, a mistura derreterá e pequenas bolhas aparecerão na superfície - nós as perfuramos.
  • Depois que a mistura derreter completamente, retire do fogo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
  • Moa a crosta congelada em pó - este é o fósforo resultante. Misturamos com verniz e solvente de acordo com a receita dada acima.

Como você pode ver, não é muito difícil fazer você mesmo uma pintura brilhante, o principal é o desejo e a diligência.

Tinta luminescente - uma maneira fácil de alterar um design enfadonho, atualize a coisa e faça uma mudança. Além disso, é uma forma moderna e incomum de autoexpressão, perfeita para a criatividade, decoração e outras necessidades.

Para obter informações sobre como fazer tinta brilhante em casa usando uma nova receita, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário