Como aplicar tinta de martelo no metal?
As tintas acrílicas e à base de água são amplamente conhecidas pelos consumidores. Muitas pessoas têm experiência suficiente para aplicá-los sem prestar muita atenção às instruções do fabricante. Mas o mesmo não pode ser dito sobre a tinta de martelo, embora seus méritos não estejam em dúvida. Em alguns casos, apenas esse revestimento deve ser usado.
Peculiaridades
A tinta de martelo destina-se à pintura de superfícies enferrujadas. Não importa a presença ou ausência da camada original de outra tinta, bem como a execução de obra externa ou interna. Em todos os casos, a composição colorida mostra-se com dignidade e qualidade. Seu nome deve-se à aparência externa do revestimento aplicado. Parece ser feito de metal cunhado à mão com um martelo de ferreiro.
Inicialmente, as tintas de martelo foram usadas para cobrir equipamentos industriais e de laboratório, para os quais a beleza externa é menos importante do que a vida útil. Até recentemente, nenhuma outra cor de tinta de martelo (exceto cinza) era produzida.
É capaz de mascarar diferenças de superfície significativas e também pode ser usado para repintura. Nos últimos anos, os tecnólogos corrigiram a falha de seus antecessores e agora esse material é feito em uma variedade de cores e tons.
Características principais
As tintas de martelo para metal são formadas por uma combinação de substâncias acrílicas, epóxi e alquídicas-estireno. Para ligá-los, são usados vidro finamente triturado e pó de alumínio. O corante líquido possui alto nível de aderência. Assim que endurece, a camada protetora mais forte aparece na superfície do metal.
A introdução de pós metálicos aumenta a resistência da pintura, mas torna esta mistura inadequada para aplicação por pulverização. Teremos que trabalhar manualmente (com pincel). Os exemplos modernos de tintas de martelo contêm vários tipos de tintas coloridas.
Este material é muito resistente a temperaturas extremas, por isso pode ser usado com segurança até 80 graus Celsius. Não há necessidade de limpar escrupulosamente e preparar uma superfície enferrujada (enquanto outros vernizes, tintas e esmaltes requerem necessariamente tal preparação, mas mesmo com sua execução cuidadosa, nem sempre se adaptam bem e de forma estável).
O processo de pintura é muito simples e fácil, e a camada pintada não é pegajosa.
Se usado com uma lata de aerossol, após 120 minutos, a demão de tinta de martelo terá uma alta resistência e condição final.
Mesmo a vibração não será capaz de destruir sua camada, e as propriedades anticorrosivas permanecem por pelo menos 6-7 anos. Tinta de martelo é segura para humanos... Se ela tingir os defeitos do revestimento principal, a diferença em seu tom será quase imperceptível.
Aplicativo
Para perceber todos os aspectos positivos da pintura de martelo, é necessário pintar corretamente:
- Recomenda-se aplicá-lo com uma disposição horizontal das superfícies, caso contrário, o líquido escorrerá e não será possível obter um efeito atraente de cascalho.
- Nos casos em que não for possível colocar o objeto a ser pintado, será necessário utilizar as composições com secagem mais rápida. Eles não terão tempo para criar estrias feias antes de secarem.
- Remova a graxa de fábrica antes de pintar o novo metal para expor a superfície real da estrutura. Este requisito deve ser atendido, independentemente do tipo de corante.
- ML-165 é uma tinta de martelo resistente ao calor com excelente aderência à superfície. Recomenda-se aplicá-lo onde o metal pode aquecer até 130 graus. Existem outros tipos de cobertura. Cada um tem suas próprias características específicas.
A quantidade de corante consumida, que está gravada nas embalagens, é apenas aproximada e flutua dependendo de vários fatores.
- Pincéis e rolos padrão não funcionam com este composto. É necessário usar ferramentas de design especial. Se o substrato for muito liso e polido com alto brilho, pode ser necessário escová-lo com uma escova de metal ou lixa para melhorar a aderência.
- Tente remover a ferrugem com antecedência (o revestimento ficará plano apenas em uma superfície uniforme). Você precisa limpar essa sujeira com uma rebarbadora ou com uma broca, que são complementadas com escovas de metal.
- Tintas em pó inadequadas para tinta de martelo podem ser removidas se forem queimadas ou tratadas com solventes especiais.
- Depois de preparar a base com latas de aerossol, tinta de martelo é aplicada em estruturas planas menores. E se a forma geométrica é mais complicada, é preciso escolher um pincel - é com ele que se pintam bancadas e produtos soldados complexos. Sempre use apenas diluentes recomendados pelo fabricante.
Para obter informações sobre como aplicar corretamente a tinta de martelo, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.